Recommended Posts

Publicado

Olá.

Estou a (re)começar um aquário e, até agora, tenho lá dentro areão vulcânico (muito pouco ainda) e água de uma nascente que testei e dá-me ligeiramente ácida e muito pouco mineralizada.

Depois de ter lavado o aquário da instalação anterior, só com água da torneira e várias vezes, ao esvaziá-lo ficou alguma água da torneira (cerca de 0.5cm do fundo), que é alcalina, e juntei uns 70l da água da nascente. Coloquei um filtro de interior a circular a água e um aquecedor.

Passadas algumas horas, fiz o teste de ph e deu-me 7,2. Hoje testei outra vez e deu-me um ph de 7,4.

Porque é que o ph sobe? Não tenho nada calcário no aquário... E a falta de dureza não deveria fazer o ph baixar?

O que é que me escapa?

Money doesn't talk. It swears

Publicado:

Olá MGN

Aqui no forum muitas pessoas queixam-se que é muito difícil baixar o pH de águas alcalinas e é verdade. As águas alcalinas têm um efeito tampão muito grande e mesmo colocando ácido coloridrico em águas alcalinas com 160 ppm na proporção de 0.5% não consegui baixar o pH da água de forma permanente. De momento consegui baixar o pH, mas passado algumas horas o pH já lá estava em cima outra vez. Em primeiro lugar eu propunha que lavasses o aquário com a água ácida da fonte + ácido (podes comprar ácido coloridrico na drogaria). Depois de enchaguar bem para retirar o ácido, com a água da fonte, limpa as gotas de água com papel absorvente, ex papel de cozinha. Depois faz o teste de alcalinidade aos materiais que colocas dentro do aguário. Se for um tronco, coloca-o a afundar na água ácida e não na água da torneira. Não faças tratamento do tronco com lixivias ou sal porque vai alcanilizar e/ou endurecer a água. Tens também que fazer o teste de alcalinidade das rochas e do areão. Para isso basta diluir o ácido em água, tipo 25% e colocar algumas pedrinhas do areão dentro da solução de ácido, ou despejar sobre as rochas do aquário. Se fizer bolhinhas, por mais pequenas que sejam, as rochas e/ou areão são alcalinos. De uma forma geral, as rochas volcanicas e derivados das rochas volcanicas são rochas que dão características alcaninas à água, apesar da reacção com ácido não ser evidente. Por fim, nunca uses água alcalina nas lavagens do que quer que seja para não dar caracteristicas alcalinas indesejáveis. Não te esqueças de fazer as TPAs com a água da fonte.

Publicado:

Eu peço desculpa ao nplima por violentar o "nosso português" desta maneira mas, Porra! Isto de ir à fonte dá trabalho!... Se eu fizer o teste ao areão e, eventualmente, substituí-lo, não devo ter esperança de vencer a meia dúzia de litros de água alcalina da torneira?? :wink:

Os cerca de 70l de água da fonte que lá tenho, não são sequer metade da capacidade do aquário. Se eu encher o resto com água francamente ácida (de garrafão), achas que o ph vai voltar a subir? Que tortura! Ao fim de 17 anos de aquários, cada vez percebo menos disto... :D

E o que eu sonho com os meus tetras do Congo...

Bom, em alternativa, conheces algum areão que seja completamente "seguro"?

Publicado:

Existem areões inertes, por exemplo, areão de silica. Mas podes também pegar em carvão que se compra para fazer uns grelhados, partes o carvão com um martelo, passas por uma peneira e seleccionas a granulometria que desejas. Lavas, pões de molho, água ácida claro e passado 2 ou 3 dias está quase tudo no fundo. Colocas o carvão no aquário e vais ver o efeito que dá para tetras :wink: . Outra alternativa é passar em regiões do país em que se sabe que as rochas são ácidas, e apanhar areão, por exemplo barragem do Rouxo ao pé de Beja ou na Serra da estrela.

Publicado:

Já experimentaste testar a água da fonte um dia depois de a recolher e depois de muito bem arejada? Pode ser que esta seja muito rica em ácido carbónico e, depois deste se evaporar, o ph começar a subir.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Obrigado, Paulo. (E caotropheus também) Essa explicação parece-me bastante verosímil, sem desprimor para as anteriores. Pronto, lá vou eu voltar às experiências. Os tetras vão ter que esperar :shock:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!