Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Os meus escalares pela 2ª vez desovaram... a 1ª vez estavam num aquário com outros escalares e então os ovos acabaram por ser comidos em 5 minutos mal desliguei a luz, no sábado passado separei o casal para um aquário plantado de 80 litros que era o meu comunitário e hoje encontrei novamente uma desova numa planta...

Já li que é necessário colocar azul metileno mas não tendo esse produto que produto posso colocar ou não será necessário? Também já li que devia agora retirar o casal, mas já li também o contrario!

Alguém experiente para me elucidar ?

Obrigado pessoal omg

Edit

No aquário apenas tenho os dois escalares e um CAE, tenho receio de desligar a luz e o cae limpar os ovos, é possível ? Ou será melhor não arriscar e deixar a luz ligada 24 horas durante uns dias?

Editado por tgomes
Publicado:

Eu tinha um pleco (grandinho... 15cm...) que depois de provar os ovos, não queria outra coisa...

Agora está na colónia penal das carpas....

Ovos, posturas, e luz apagada com mais peixes no aqua, é um grande risco....

PauloA omg

Publicado:
Boas pessoal,

Os meus escalares pela 2ª vez desovaram... a 1ª vez estavam num aquário com outros escalares e então os ovos acabaram por ser comidos em 5 minutos mal desliguei a luz, no sábado passado separei o casal para um aquário plantado de 80 litros que era o meu comunitário e hoje encontrei novamente uma desova numa planta...

Já li que é necessário colocar azul metileno mas não tendo esse produto que produto posso colocar ou não será necessário? Também já li que devia agora retirar o casal, mas já li também o contrario!

Alguém experiente para me elucidar ?

Obrigado pessoal omg

Edit

No aquário apenas tenho os dois escalares e um CAE, tenho receio de desligar a luz e o cae limpar os ovos, é possível ? Ou será melhor não arriscar e deixar a luz ligada 24 horas durante uns dias?

Pela minha experiencia, os cae's não são problema. Porque duvido que o casal de escalares o deixe aproximar sequer dos ovos. Se não tens azul de metileno podes por um outro produto que contenha essa substancia, como o eSha 2000, é o que utilizo. Se deves ou não retirar o casal? Se fosse eu deixava-os criar os pequenos, mas tentava tirar o cae para os pais estarem mais á vontade e não stressarem. Até porque se retirares os pais terás que retirar todos os outros elementos da fauna, se tiveres camarões e/ou caracóis também os deverás retirar se separares os pais dos alevins. E também terás que por uma bomba de ar ao pé dos ovos para eles não fungarem, este processo de oxigenação dos ovos é a simulação daquilo que é feito pelos pais.

Agora só tens que ver o que achares melhor para ti.

Cumps.

Publicado:

Bem então vou deixar os pais lá e vou colocar esha 2000, pois ainda pensei em retirar o cae mas se tentasse o retirar agora provavelmente o casal iria stressar e comer os ovos não?

Já agora coloco esha 2000 a dose normal que vem no folheto? No dia a seguir faço a troca de agua normal? Ou é colocar e deixar assim uns dias?

Publicado:
Bem então vou deixar os pais lá e vou colocar esha 2000, pois ainda pensei em retirar o cae mas se tentasse o retirar agora provavelmente o casal iria stressar e comer os ovos não?

Já agora coloco esha 2000 a dose normal que vem no folheto? No dia a seguir faço a troca de agua normal? Ou é colocar e deixar assim uns dias?

Isso não é muito linear, mas digamos que stressar de certeza; comer os ovos é incerto. Coloca a dose normal, depois dos ovos eclodirem já não será necessário. Se tiveres a água a 29 graus melhor para os alevins, desenvolvem-se mais rápido. Depois, já sabes tpa's de 10% todos os dias até ás 4 semanas. Lê isto: http://escalares.no.sapo.pt/EscalaresV2.4.pdf, vai-te ajudar muito.

Cumps.

Publicado:

Em todo o caso não te stresses.

Se eles comerem os ovos tens posturas todos os 7 a 10 dias.

Ai só tens que aprender com os erros.

Para a primeira vez deixa a luz acessa para eles poderem ver o CAE... pois se eles não o virem e pode fazer uma limpeza pois quase não precisa de luz para chegar aos ovos.

PauloA :)

Publicado:

Ontem coloquei esha 2000 e deixei a luz ligada, hoje quando acordei vi talvez uns 20 ovos brancos... será que os outros vão pelo mesmo caminho? Não os contei pois é impossível mas devem ser uns 80... 20 deles já estão brancos...

Publicado:

Ovos brancos são ovos não fecundados, por isso não há nada a fazer.. o macho é que não está a fazer o job dele como deve ser.

PauloA ;)

Publicado:

Ou seja provavelmente o resto irá pelo mesmo caminho certo? Eu vejo sempre um ou outro a ir lá arejar os ovos... mas ontem so havia 3 brancos hoje acordei com uns 20 :S

Publicado:

Os ovos estão a amadurecer, normalmente ficam brancos por não estarem fecundados. Depois disso fungam por falta de tratamento dos pais ou pelos parametros da água estarem fora.

Ou seja há muitos factores. Em todo o caso os pais normalmente escolhem os ovos maus e tiram-nos (e comem-nos...).

PauloA ;)

Publicado:

Durante o dia deixa a luz do aquário normal, durante a noite, deixa um candeeiro de luz fraca para o aquário e assim há menos probabilidade de os pais comerem os ovos devido ao stress dos outro peixes se eles não veem mas sentem os movimentos a volta para asegurar os ovos comem nos

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

O que fiz esta noite foi deixar apenas uma luz ligada de 24W pois a calha tem 3 de 24W e apenas deixei uma ligada.

De momento não sei se o resto dos ovos ficaram brancos pois estou no trabalho mas logo já dou mais noticias sobre o estado dos mesmos :character0050:

Publicado:

Se ficarem todos brancos não desesperes. Eles tambem tem de ganhar experiência....

Cumprimentos

João Marques

Publicado: (editado)

Nem te preocupes, já tens um casal. Ainda por cima põe ovos e trata mediamente deles.

Mais tarde ou mais cedo vais ter alevins.

Se não for desta é daqui a uma semana. E ai já arranjaste uma folha verde de imitação e podes tirá-la para uma maternidade.

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Publicado:

Bem cheguei a casa e... onde andam os ovos? :bs_quesexclaim:

Desapareceram todos por completo...

Aproveitei e retirei o cae que estava lá a mais!

Publicado:
Bem cheguei a casa e... onde andam os ovos? :bs_quesexclaim:

Desapareceram todos por completo...

Aproveitei e retirei o cae que estava lá a mais!

Não sei se acrescento algo !

Casal de escalares , aquário, filtro de esponja e um sitio onde eles possam fazer a desova....mais nada

O meu aqua 260

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Publicado:

Casal de escalares , aquário, filtro de esponja e um sitio onde eles possam fazer a desova....mais nada

Penso que tenha sido os escalares que os comeram pelo que um familiar me disse pois estavam todos brancos...

Publicado:

Esquece.

Novo capitulo.

Alimenta bem o casal arranja uma folha verde tal com diz no Guia dos Escalares.

Mede os parametros da água e trata do filtro de esponja.

Daqui a uma semana conta como foi.

PauloA ;)

Publicado:

Também já consegui assim, sem medicar. Safaram-se e cresceram.

Mesmo no comunitário já tive eclosões de muitos alevins, sem medicação. Neste caso não vingaram porque existe grande predação.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pessoal após a desova do dia 10 nunca mais houve nada, já lá vão 12 dias e nada... estou a pensar que me enganei no casal, penso que vou colocar os outros 2 lá para ver se consigo mesmo ver algum comportamento diferente, pois nunca mais os vi aos beijos nem nunca mais houve ovos... Ou seja provavelmente enganei-me ao seleccionar os escalares pensado ser aquele o casal, mas o estranho é eles terem feito uma desova 2 dias depois de eu os mudar para o novo aquário, é possível a fêmea já ter ido com os ovos para o outro aquario?

Publicado:

Bem ontem coloquei os outros 2 e a resposta foi: Levaram uma tareia dos dois que lá estavam upa upa... tive que os retirar de imediato e por surpresa hoje ... uma postura e das grandes pois encheram duas folhas com ovos...

Publicado:

Bem... então eu peço desculpa... devia ter sido mais explicito.. normalmente uma semana, mas em certos casos (stress, mudanças de ambiente, etc.) 2 semanas.

Em todo o caso Parabens!

Daqui a 48h quando nascerem diz coisas!

PauloA :medieval_mace:

Publicado: (editado)
Bem... então eu peço desculpa... devia ter sido mais explicito.. normalmente uma semana, mas em certos casos (stress, mudanças de ambiente, etc.) 2 semanas.

Em todo o caso Parabens!

Daqui a 48h quando nascerem diz coisas!

PauloA :thumbdown2:

Não tens que pedir desculpa, toda a ajuda é bem-vinda e não é obrigatório as pessoas se lembrarem de tudo :thumbdown2:

Em relação a nascerem vamos lá ver pois é a 3ª postura apesar que a 1ª foi no meio das "cobras" mal apaguei a luz foi tudo, a 2ª ainda restava um cae não sei se foi o motivo que os levou a comer mas penso que não pois os ovos ficaram brancos, nesta postura após umas 6 horas apenas 3 ficaram brancos e os escalares acabaram por os comer.

Vamos lá ver. em todo o caso já comprei comida em liquido para estar prevenido.

EDIT

Uma pergunta rápida: É melhor tapar o aquário para eles não sofrerem nenhum tipo de stress? Pois o aquário onde estão é no meio da sala onde passa todos os dias pessoas de um lado para o outro...

Editado por tgomes
Publicado:

No meu cubo de 50, eles stressam por tudo e por nada.... mas optei por não tapar.

Melhor, até optei por stressá-los para ver se eles protegiam melhor os filhotes.

Meti uma maternidade com ums minibettas da minha criação no aqua. O stress dos outros peixes por perto fê-los ficar super protectores dos mini escalares. Mas cada caso é um caso. Este casal comeu, bem... deixa cá contar... 8 posturas, todas com 6 a 9 dias de intervalo, ou seja está desde o ínicio de Junho a praticar...

PauloA :discuss_gathering:

Publicado:
No meu cubo de 50, eles stressam por tudo e por nada.... mas optei por não tapar.

Melhor, até optei por stressá-los para ver se eles protegiam melhor os filhotes.

Meti uma maternidade com ums minibettas da minha criação no aqua. O stress dos outros peixes por perto fê-los ficar super protectores dos mini escalares. Mas cada caso é um caso. Este casal comeu, bem... deixa cá contar... 8 posturas, todas com 6 a 9 dias de intervalo, ou seja está desde o ínicio de Junho a praticar...

PauloA ;)

Tanta postura comida? Bem e eu que pensava que era muito mau se comessem esta :? afinal estão na normalidade ;). Hoje já vi uma meia duzia de ovos brancos mas nada como da outra vez, pois da outra vez acorde tinha metade talvez!... Vamos lá ver se chego a casa e ainda resta lá algo :?