Paulovsky Publicado Setembro 29, 2003 Share Publicado Setembro 29, 2003 Pessoal boa tarde. Tenho um grave problema.Necessitava de melhorar o meu sistema de filtragem...mas não tenho espaço para um sump.Neste momento só tenho como sistema de filtragem RV( +/- 20 Kg num aqua de 180Lts). Existem alternativas de filtros biológicos...tipo areia(achoque já vi qq coisa do género), etc..., valem o investimento, ou mais vale apostar em RV somente. me... Cumprimentos Paulo Soares Cumps, Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Visitante Publicado: Setembro 29, 2003 Share Publicado: Setembro 29, 2003 oi paulo e assim o melhor sem duvida sera a rocha viva , mas tambem podes ter um filtro de fundo como aqueles usados nos aquarios de agua doce so que aqui sem a tal la de vidro mas atençao a rocha viva e de uso obrigatorio. podes montar no modelo de jalaberht com varias camadas de subestrato dividida por rede mosquiteira , etc. ou entao utilizar um filtro interno com cabeça motorizada mas so com ceramica la dentro , ate teres rv suficiente , depois vais tirando gradualmente a ceramica. espero ter ajudado , agora escolhe bem pois nao convem mexer muito no aqua depois de montado e a funcionar. luis Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Setembro 29, 2003 Share Publicado: Setembro 29, 2003 Olá Paulo, Eu acho que podes montar um filtro externo com cerâmica. Se montares por exemplo um Eheim, daqueles com as torneiras para fechar, podes inclusivé colocar Carvão activado e Lã de Vidro. O que é importante é não deixares o carvão sempre no filtro (utilizares por exemplo durante 1 semana por mês) e a lâ de vidro ser substituída todas as semanas... Eu tenho Sump, mas também tenho um Eheim 2228 (1100 L/h), constantemente ligado onde coloco o Carvão Activado (durante 1 semana) e de resto apenas tem Eheim Substrat Pro, que é aquela cerâmica muito porosa nova (está sempre ligado). Além disto tenho também na coluna seca do aquário (que a zona de extravasão até à Sump) bioballs e por cima destas lã de vidro que troco todas as semanas. É verdade que tenho cerca de 100 kg de rocha viva, o que pode equilibrar o sistema de apenas 300 litros colmatando os eventuais erros! Este pode não ser o método que todos os livros aconselham, mas a verdade é que comigo resulta, e não pretendo mudar...!! No teu caso recomendo que montes pelo menos 2 filtros externos e que coloques uma camada de aragamax como substrato (acrescenta ao que já tens) de pelo menos 10 cm. Coloca o máximo de RV que consigas pois esse é sem duvida o melhor filtro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulovsky Publicado: Setembro 30, 2003 Autor Share Publicado: Setembro 30, 2003 Obrigado pela ajuda...portanto digam-me uma coisa...devo comprar um filtro externo, é isso..Diogo pq o não deixar permanentemente o carvão? Cumps, Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Setembro 30, 2003 Share Publicado: Setembro 30, 2003 Olá Paulo, O carvão activado remove uma grande variedade de moléculas orgânicas, única e simplesmente porque as "prende" nos seus poros por absorção ou por adsorção resultado de reacções quimicas devido à polaridade de muitos compostos. Muitas vezes algumas marcas de carvão activado libertam fosfatos na água, isto porque são tratados com ácido fosfórico para aumentar a sua porosidade. Esta é uma das razões para não usar continuamente o CA. Outro dos problemas relativos ao uso continuo do CA deve-se ao facto de ele, ao fim de algum tempo ficar saturado e voltar a libertar as substâncias que tinha absorvido e adsorvido para água novamente. Sem dúvida que a maior questão, prende-se com o facto de o CA ser efectivamente muito eficiente. É Tão eficiente que retira até algumas substâncias benéficas para o aqua, como são os Elementos Traço. E esta sim é a principal razão pela qual não se deve manter o CA muito tempo no filtro ou sump. No entanto também esta razão é ultrapassável com a adição periódica de elementos traço... Há muita gente que é absolutamente contra o uso de CA, muitos recomendam o uso periódico e outros usam sempre. Enfim, não existe uma regra e deverá imperar o bom senso. Se o teu aquário está em condições e apresenta-se com uma água limpida e cristalina então essa será a melhor forma de aferir se devemos ou não utilizar o CA. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulovsky Publicado: Outubro 1, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 1, 2003 Olha Diogo então aconselhas-me a comprar um filtro externo..certo? Qual a melhor opção...tipo seco/húmido, normal, etc.. Dá-me umas dicas...pois estou completamente perdido, queria melhorar o sistema de filtragem...~mas como não tenho espço para sump!!!!!o que fazer? Cumps, Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 1, 2003 Share Publicado: Outubro 1, 2003 Olha Paulo eu aconselho-te a comprares um filtro normal, com uma boa tiragem (1000 L/H), onde colocas cerâmica (Eheim Substrat Pro) e o carvão. Podes também colocar uma resina anti-fosfatos caso necessites. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulovsky Publicado: Outubro 1, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 1, 2003 Ok...tenho que tratar disso então. Cumps, Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 1, 2003 Share Publicado: Outubro 1, 2003 Oi... Paulo, eu não comprava filtro nenhum... vais perder em vida macro e microscopica. Não há nada como as Rochas vivas... e com o preço do filtro podes comprar uma mistura de vivas e mortas que só te vai dar alegrias no futuro. Diogo o teu sistema funciona e sei disso, mas o uso de filtros externos de qualquer tipo, em água salgada, já á muito foi deixado de usar... mas é apenas a minha opinião. Quanto ao carvão, nunca usei mas reconheço a sua utilidade em aquarios que façam poucas trocas parciais... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Outubro 1, 2003 Share Publicado: Outubro 1, 2003 Viva, Paulo tudo o que foi dito pode ser verdade mas estou com o Marco filtros externos só servem para gastar dinheiro e com ele compras um pouco de RV misturada com morta que ao fim de 6 meses estará viva e os beneficios nem se comparam! Está mais que provado que é a melhor forma e se puderes experimentar os dois sistemas em aquas diferentes daqui a 6 meses podemos falar novamente. Não se esqueçam que a maturação de um sistema de reef nunca se alcança em semanas mas sim em meses, é que nisto a paciencia é a grande virtude e o grande investimento e não custa nada... Montei um aqua de 250l em Março só com agua substrato e RV em Agosto coloquei mais RV, no inicio de Setembro coloquei nasarios e ermitas e luz e só no sábado passado comprei um palhaço e um hepatus.... Filtors secos humidos então nem pensar! Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 1, 2003 Share Publicado: Outubro 1, 2003 Olá, Eu apenas posso falar da minha experência e essa comprova-me que o filtro externo funciona!!! Um filtro seco-húmido nem pensar e quando eu falo de um filtro este só tem carvão activado e Substrat Pro da Eheim, que é muito poroso, e que provavelmente não mata a vida microscópica do aqua. Se calhar se não tivesse o filtro montado, o meu aqua ainda estaria melhor... não sei!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Outubro 1, 2003 Share Publicado: Outubro 1, 2003 Viva, Diogo mas o uso que estás a dar ao filtro externo é quase como se fosse um acrescento ao teu sump, ie, usa-lo para pôr de vez em quando o carvão e tens lá a cerâmica! nada mais. Podemos eventualmente aqui discutir o uso ou não da cerâmica mas isso até pode ser inofensivo. A questão que coloco é que dar um uso ao filtro externo tal e qual ele foi concebido é completamente desnecessário, e pelo custo desse filtro compra-se RV ou num cenário de recorrermos a ele por não ter espaço para um sump ou qualquer outra razão fácilmente se dá a volta sem gastar dinheiro como por exemplo um 6º vidro em que podem lá colocar se quiserem as ceramicas, o carvão, o skimmer, e até um mini-refugio. Por isso eu pergunto: se já sabemos que o uso de um filtro externo não serve para nada e se por acaso ele for seco-humido ou colocarem lá bio-balls seja prejudicial para um aqua de reef, então para quê gastar dinheiro com isso???? Porque é que hoje em dia já ninguem aconselha a montagem de um sistema de reef com Jaulabert???? Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Sérgio, Ok, já percebi, o que estás a dizer é que o Paulo iria utilizar o filtro externo como filtragem principal do aqua isso não acontece comigo, pois o meu filtro é apenas um complemento... muito bem concordo contigo! Agora deixa-me lançar mais uma BOMBA... eu tenho a minha coluna seca por onde toda a água do aquário passa cheia de Bioballs (OOPS!!!). "E esta hein...!!!" Bom, agora a sério. Já agora explica-me quais são os malefícios das bioballs (ie - da filtragem biológica), pois sinceramente não percebo qual o seu significado no equilibrio do reef... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Oi... Eu apenas posso falar da minha experência e essa comprova-me que o filtro externo funciona!!! Nunca disse que não funciona... tanto os filtros externos normais como os secos humidos funcionam... e sei de aquarios bonitos e a funcionarem dessa maneira (como o teu Diogo) mas não é o melhor...!! Esse tipos de aquarios funcionam e até são optimus para aquarios só de peixes onde o nitrato não é importante. Para aquarios de reef com base no substracto e rocha viva este sistema não é o ideal. Apenas isso, não é o ideal apenas pelo facto de acumular nitrato com o longo do tempo (piora se não houver TPA) e de reter todo o tipo de particulas nas suas massas filtrantes. A capacidade nitrificadora melhora bastante com bioballs sevos humidos filtros etc mas por defeito o nitrato é acumulado devido a nitrificação excelente contra uma desnitrificação normal... ora como todo o nitrito rapidamente é tranformado em nitrato e o mesmo não acontece com o nitrato, este acumula. Mas tudo isto não quer dizer que não funciona e nunca disse isso.... já falei deste tema varias vezes e sempre disse que se montasse um aquario só de peixes usaria um seco humido concerteza. Diogo, isto são factos verificados e é uma opinião que defendo, mas ninguem melhor que tu para verificares o que se passa no sistema. Experimenta tirares os filtros externos por uma semana ou 1 mes e vê o que acontece. Ou verifica o nivel de nitratos no sistema? ou mesmo que ele seja detetado mas o teu aquario estiver bem para que mudar? Se achas que assim esta bem, não mudes.... Apenas digo que não é o ideal e daí a minha opinião ao Paulo. Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Viva, É isso mesmo que o Marco falou acrescentando mais um pormenor é que com o acumular dos nitratos torna-se mais imprecindivel as TPA's e a atenção ao sistema, mais critico se torna quando temos determinados tipos de corais que são mais sensiveis aos nitratos e dessa forma o nosso cuidado, a nossa observação constante a estes parametros torna-se importantissima. O que eu defendo é que perante estes factos se uma pessoa estiver na altura da montagem do sistema para quê complicar, para quê investir mais dinheiro em aparelhos que não nos vão auxiliar na manutenção do sistema? Ora acho que se estiver a montar o aqua, se estiver a aprender como tudo isto funciona é preferivel ir para o que nos der mais garantias de uma estabilização completa. Quem sabe se o imenso tempo e problemas que tu tiveste no inicio para estabilizar o teu sistema não se deveu exactamente a estas caracteristicas? Se fossemos americanos ou alemães colocavamos mil e um aparelhos e ao fim de uns 3 meses provavelmente aquilo até estava muito bem estabilizado mas para isso é preciso grandes investimentos. Na minha optica voces já se aperceberam disso de certeza que o que prefiro é um sistema o mais natural possivel, isto é o que acontece na natureza. Eu prefiro chegar ao fim de 6 meses de maturação de um sistema e dizer que consegui estabilizá-lo pelo uso correcto dos factores naturais dos animais do que forçá-los em prol de conseguir ter um aqua cheio de bichos e muito bonito ao fim de 1 mês e estar constantemente a mudar invertebrados porque eles morreram sem perceber bem porquê. Apenas para concluir: Sem dúvida que os filtros externos funcionam, sem dúvida que as bioballs também funcionam agora que não é o melhor sistema de filtragem para um aqua de reef que pretendemos ter em casa não me convencem a dizer que é! Já se efectuaram milhares de testes por esse mundo fora e ninguém aconselha a tê-los. Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulovsky Publicado: Outubro 2, 2003 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2003 Ok Pessoal já percebi muita coisa, com esta conversa, já posso optar por muitas situações diferentes sabendo as suas repercursões no sistema ao nível biológico.Agora só tenho que tomar decisões. Cumprimentos e obrigado Cumps, Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Paulo, Desculpa estar a aproveitar o teu tópico com os meus "problemas"!! Marco e Sérgio, como é óbvio concordo convosco e vou experimentar retirar o filtro externo e colocar uma bomba de circulação dentro do aqua e o carvão dentro da sump. Quanto à coluna seca, gostava de Vos perguntar se ao retirar todas as bioballs lá presentes me aconselham a colocar algo? É que o problema é que a água ao cair de 60 cm de altura faz um barulho tipo marisqueira e isso nos dias que correm não é muito benéfico para o hobbie (sabem como são as mulheres e ainda mais com a Beatriz!!!). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Oi... é como te disse... uma das coisas mais importantes e até boas nos aquarios de água salgada e principalmente nos recifes são as imensas mudanças que se dão no aquario e nos seres que o compoem. Algumas mudanças até somos nós que as fazemos ao trocar o sistema biologico trocar o tipo de luz o tipo de movimentação e até trocar as rochas e corais de sitios. É isso que é espetacular incluindo a própria criação de vida no aquario todos os dias, e é uma coisa que não se encontra nos aquarios de água doce (desculpem, mas é verdade !!)... Essa interferencia Diogo é a que eu te aconcelho a fazer e acho até muito bom para a propria evolução do aquariofilista... trocar um filtro ou por uma bomba ou mais luz ou seja lá o que for tu deves é experimentar e testar e ver como resulta no teu aquario.. e só tu é que podes dizer se é melhor ou pior... eu e o Sergio temos uma opinão mas tu próprio chegarás a uma opinião sobre o que é melhor para o teu aquario... Quanto ao Paulo, foi o que o Sergio disse, apenas recomendámos o que para nós é a maneira mais ideal para um reef... mas, Como dizia um amigo meu, não existem receitas de 100% de sucesso para um aquario, existem sim muitas maneiras de monta-lo de acordo com o que se pretende deste e que pode variar muito de aquario para aquario e de pessoa para pessoa... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Oi... é como te disse... uma das coisas mais importantes e até boas nos aquarios de água salgada e principalmente nos recifes são as imensas mudanças que se dão no aquario e nos seres que o compoem. Algumas mudanças até somos nós que as fazemos ao trocar o sistema biologico trocar o tipo de luz o tipo de movimentação e até trocar as rochas e corais de sitios. É isso que é espetacular incluindo a própria criação de vida no aquario todos os dias, e é uma coisa que não se encontra nos aquarios de água doce (desculpem, mas é verdade !!)... Essa interferencia Diogo é a que eu te aconcelho a fazer e acho até muito bom para a propria evolução do aquariofilista... trocar um filtro ou por uma bomba ou mais luz ou seja lá o que for tu deves é experimentar e testar e ver como resulta no teu aquario.. e só tu é que podes dizer se é melhor ou pior... eu e o Sergio temos uma opinão mas tu próprio chegarás a uma opinião sobre o que é melhor para o teu aquario... :D Quanto ao Paulo, foi o que o Sergio disse, apenas recomendámos o que para nós é a maneira mais ideal para um reef... mas, Como dizia um amigo meu, não existem receitas de 100% de sucesso para um aquario, existem sim muitas maneiras de monta-lo de acordo com o que se pretende deste e que pode variar muito de aquario para aquario e de pessoa para pessoa... Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SD Publicado: Outubro 2, 2003 Share Publicado: Outubro 2, 2003 Viva, Diogo quando comprei o aqua grande que tem o sump no sexto vidro também ele vinha com bioballs para colocar nessa coluna seca. O que eu coloquei lá dentro foi exactamente RV. Isso mesmo, em vez de bioballs instalado no aqua colocas pequenos pedaços de RV até encher até cá cima. Agora quando e se fizeres a mudança não te esqueças de a fazer gradualmente pois o teu sistema neste momento está estável e neste momento ao retirares as bioballs pode causar algum desequlibrio. Pedia-te no entanto Diogo que não penses que possa estar com isto a dizer que tens o teu sistema mal montado ou algo do genero, o teu sistema está lindissimo e nunca o conseguirias ter se estivesse mal montado. Como te expliquei no outro dia que vieste ver os meus (eu acredito que podesses estar à espera de ver qq coisa diferente, mas é que nunca me preocupei em ter um aquario de exposição, até agora, (por isso é que montei o outro de 240l) é que vou criar um de exposição. O aspecto feio ou os possiveis desequelibrios que tenho tido são fruto das experiencias que tenho feito ao longo do tempo e que por vezes sai mal feito. Não pretendo influenciar ninguem a fazer isto ou aquilo, dou as minhas opiniões fruto do que tenho lido, destas conversas e trocas de experiencias e da minha própria ao longo destes ultimos anos. No meu inicio quando a própria net não estava divulgada, quando era quase impossivel adquirir livros e quando pensava eu que era impossivel ter um reef em casa, passei as passas do Algarve, até que alguem (o mestre de Coimbra) me ajudou imenso e me ensinou as bases do que fazer, daí tentar fazer com que quem se inicie agora tenha a vida mais facilitada. E afinal isto é mesmo fácil de montar, não custa nada!!!! Sérgio Dantas Abraços Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts