Recommended Posts

Publicado (editado)

Dimensões: 65x36x40 alt.

Volume: ( 93 litros brutos )

Iluminação: Calha com 2 Lampadas de 15w 45cm

Filtragem: Filtro de mochilla de 600 l/h

Substracto : Sera floredepot + Hobby Vulcanit + pastilhas de longa duração .

Aquecimento: Jagger 100 w

Fauna: Ainda em estudo.

Mas será Crystal reds , Caridina multidentata , tylomanias de 2 especies diferentes .

Flora : Ainda em estudo.

Mas será tapete de eleocharis

Decorações: Xistos de vindos de rebordosa , areão preto 3/4 mm

Assim começa mais uma pequena jornada na montagem de mais um aqua , neste caso para invetebrados .

Deixo algumas fotos passo por passo , espero que comentem.

O aquario

aquaefiltro.jpg

O areão que foi bem lavado , molhado fica preto .

areopreto.jpg

Os substratos usados ,misturados , usei estes dois porque eram as sobras que tinha cá por casa .

substrato.jpg

Pastilhas de fertilização de longa duração que enterrei no substrato , também tinha cá por casa .

pastilhas.jpg

Pedras de xisto colhidas em rebordosa .

pedras.jpg

Substratos já espalhado e com pastilhas enterradas

aplicaodesubstrato.jpg

O areão já espalhado , ainda vai levar mais uma camada para fazer os acertos .

areao.jpg

A tentativa do layout.

tentativadeloyout.jpg

Ainda falta arranjar um fundo preto , e uma base para por debaixo do aqua , que irá ficar em cima da bancada de uma cozinha que nao uso .

Ainda estou a ponderar usar um tronco ou não ... é uma questão que ainda vou ter que reflectir .

Comentem ..

Abraço

Editado por D3moN

...::: Pedro Casanova :::...

Amazonia Splendor

P.C. 400 Lt "Discus inside" - Desativado

Publicado:
Olá,

Força com isso.

Parece-me que tens pouco areão (altura) para plantar aí.... podias aproveitar e colocar uns declives se achares que fica bem e gostas.

Oix .

O areão sim era pouco , ainda estava em fase de estudo ...

Fica aqui a nova actualização ...

Adicionei mais areão , deixando com muito mais altura no centro daparte de trás ...

Dei mais um jeitinho nas pedras , e enchi o aqua .

A agua está muito turva ,mas o filtro já se encontra a trabalhar apenas com esponjas ,as ceramicas estão dentro de outro filtro externo que tenho ,para ajudar na cultura das bacterias.

Coisa interessante neste filtro,é que vem com skimmer , para sugar alguma agua da superficie .

cheio.jpg

Amanha irei plantar 3 vasos de eleocharis, umas anubias , e ainda tenho de tentar arranjar mais umas plantinhas , mas vou com calma ..

Os camaroes ainda estao bem no outro aqua ..

Comentem

Abraço

Amazonia Splendor

Publicado: (editado)

Olá amigos , aqui fica mais uma pequena actualização .

Ja plantei , mas ainda falta muita coisa , algumas plantas nao vieram .

Plantas adicionadas.

Juncus repens .

pogostemon stellata (eusteralis)- penso que seja esta do lado esquerdo ..

Eleocharis - ainda falta plantar o restante para fazer o tapete .

Do lado direito atras , nao sei o nome , se alguem poder ajudar ...

Entretanto já foram adicionados alguns pés de blixa mas ainda nao aparece na foto .

Invetebrados :

4 Tylomelania de 2 especies , uma com corpo amarelo e concha preta, a outra especie com corpo pretro e concha preta , cinza e branca .

Um caracol que nao sei identificar.

8 cardina multidentata.

As fotos :

prontop.jpg

Ajudem a identificar este caracol .

caracol.jpg

Ainda falta um fundo preto , e plantar o restante tapete e mais umas blixas ..

Mais fotos assim que adicionar mais coisas .

Comentem.

Abraço

Editado por D3moN

Amazonia Splendor

Publicado:

Olá.

Acho que stellata uma planta com muito porte para esse aquário, tenta encontrar uma planta que gostes mas que seja mais pequena.... (folhas pequenas e caules mais finos) acho que ficaria melhor.

Publicado:
Olá.

Acho que stellata uma planta com muito porte para esse aquário, tenta encontrar uma planta que gostes mas que seja mais pequena.... (folhas pequenas e caules mais finos) acho que ficaria melhor.

Oix .. Sei que stellata é grande ,e até dificil de manter ,mas por acaso gosto bastante dela é bonita , para já vai ficar a ver como se aguenta , se notar que está a ficar com carencias passo-a para o comunitario .

Hoje fiz a adição de 5 crystal reds "grade A" , e mais uns caracois ...

Amazonia Splendor

Publicado:

Boas.

Parabens pela montagem,o aqua está a ficar muito bom e com o fundo preto ainda vai ficar melhor,gosto muito e penso que devias colocar um pequeno tronco com musgo de java,mas é só a minha opinião,força com a evolução.

cumps.

Publicado:

Por acaso já adicionei um tronco muito bonito , e completei o tapete com eleocharis ..

Infelizmente de momento nao tenho a maquina para tirar umas fotos ,mas prometo que ainda este fim de semana ponho cá umas fotos ....

Ainda estou á espera de uns caridinas cardinais para juntar a este aqua ...

Ahhhh... já me esquecia .. Tenho uma crystal red ovada , vamos ver se também tenho sorte ..

Abraço .

Amazonia Splendor

Publicado:

Então ficamos á espera das fotos e das crias dos crystal red!!

Boa sorte,cumps.

• 2 meses depois...
Publicado:

Olá a todos .

Depois de estar bastante tempo sem actualizar o meu topico , decidi tirar umas fotos para mostrar a todos como se encontra o aqua neste momento.

As principais mudanças foram retirar algumas plantas e adicionar um tronco.

Fauna:

Crystal red A

Caridina Cardinal

Japonicas

Greens

Ampularias

Tylomelania

Neretinas

e mais 2 especies de caracol que nao sei identificar.

Aqui ficam as fotos.

cimap.jpg

lado1.jpg

lado2.jpg

outra.jpg

Amazonia Splendor

boas.

muito fixe o teu aqua .

lindo esse tronco.

pessoalmente recolocava as plantas. essas elodeas crescem so em altura , para mim ficariam melhor atras. , tapava mais o fundo e nao impedia a vista á frente.

tens o ph a quanto ? e a temperatura ?

a fauna acho que esta uma salada ... cardinais e tylomelanias precisam de um ph a rondar os 8 e temperatura acima dos 28º, ja os outros tem um ph ideal pelos 7 e temperatura 25º/26º.

nao sei se estarao confortaveis ai ...

por exemplo: ph abaixo de 7 e as tylomelanias começam a ficar sem casca ate morrerem , ph acima dos 7,5 e ja tens os cristal red de patas para o ar ... é mais ou menos isto. ou pelo menos o risco de isto acontecer.

para os cristal , greens e japonicas um pouco de musgo de java e eles agradeciam.

procuraste saber as necessidades de cada especie e resolveste arriscar ou juntaste tudo sem fazer a minima ideia ?

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Boas.

Inicialmente este aqua iria ser sulawesi apenas, toda a fauna já se encontrava cá por casa em outros aquas , e na qual tive a necessidade de os juntar todos para libertar espaço para alguns peixes mais agressivos .

Sei que teem necessidades de parametros da agua diferentes , mas lá teve de ser e arrisquei , posso dizer que se encontram todos saudaveis e aparentam estar confortaveis .

As tylos ja se reproduziram , as crystal ja estiveram ovadas , uma largou os poucos ovos que tinha a outra foi explorar o interior do filtro passando pelo rotor :blush: .

Não é minha ideia fazer plantado neste aquario , as plantas lá , são para consumir alguns nitratos .

temp. :27

ph: 7.5

Ps: Em breve este aqua vai ser desmontado e vai passar a nano reef , que era a ideia inical aquando a aquisição deste aquario . A fauna ira ser espalhada pelos outros aquas.

Abraço.

Editado por D3moN

Amazonia Splendor

Boas.

Inicialmente este aqua iria ser sulawesi apenas, toda a fauna já se encontrava cá por casa em outros aquas , e na qual tive a necessidade de os juntar todos para libertar espaço para alguns peixes mais agressivos .

Ps: Em breve este aqua vai ser desmontado e vai passar a nano reef , que era a ideia inical aquando a aquisição deste aquario . A fauna ira ser espalhada pelos outros aquas.

Abraço.

desculpa ... nao percebi a tua ideia inicial ... nano reef ou sulawesi ???? é que estes tu nao consegues juntar de certeza ...

fiquei baralhado :D

PS: pelo menos fizeste a ousadia consciente , arriscaste a salada de marisco. para mim é mais grave quando se mistura tudo so porque se acha bonito ... e depois queixam-se que tem os bichinhos de patas para o ar e nao sabem porque.

digo isto porque tambem ja corri alguns riscos , fiz experiencias , umas correram bem outras nem por isso.

antes de conhecer o forum onde posso expor as minhas duvidas, pedir opinioes , pesquisar , e comparar resultados com outros membros mais experientes, era tudo por experiencias e tentativas. tenho aquas desde sempre , com agua quente a 25 anos , so tenho internet a 3 ou 4 anos e so conheço o forum a pouco mais de 1 ano. nem sempre tive acesso a informaçao como tenho agora. era por tentativas e por algumas orientaçoes dos vendedores ... que em setubal á 20 anos nao sabiam muito mais do que eu ... lolll.

desculpem este á parte :blush:

mas sulawesi ou nanoreef continua a mostrar a evoluçao desse aqua. cheers

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Quando adquiri este aquario em julho do corrente ano foi a pensar num nano reef , mas decidi adiar um tempinho esse projecto , e então passou a prevalecer a ideia do sulawesi com material que tinha ca por casa , mas tal também nao aconteceu , e ficou só aqua de invertebrados . :twisted:

Para janeiro o "Nautilus" vai ser desmontado e passar a reef como tinha dito e era essa a ideia original .

Não ando nestas andanças á muito tempo , e se nao fosse a internet e foruns acho que nao arriscaria tanto , gosto de me aventurar e fazer novas descobertas , sucesso ou não isso é relativo , mas acho que me tenho saído bem. #food

Para quem gosta de pesquisar e ler no forum nao falta informação , é uma mais valia . Mas o contacto pessoal com outros aquariofilistas e trocar ideias ainda é mais importante.

Se houver evoluções ou alterações neste aqua ate janeiro ainda mostro por cá .:D porque depois é reef :D

Abraço

Amazonia Splendor

Publicado:

boas.

actualmente nao me estico muito , mas quando ha falta de informaçao , nao ha mais opçoes senao arriscar ...

por isso perguntei se ele tinha feito a salada de marisco consciente do que estava a fazer, ou se tinha feito a salada a "toa".

mas é arriscando que se descobre coisas novas. os caridina dennerli , por exemplo , os primeiros exemplares tinham que ser mantidos a um ph igual ao ph dos lagos de origem da especie, actualmente ja existem cardinais a reproduzir em ph 7,5. alguem arriscou a mante-los em ph mais baixo ... mas é certo que se tenham ficado muitos pelo caminho ... mas sao feitas experiencias e é a sobrevivencia dos mais fortes ... ou a maior capacidade de adaptaçao de alguns. caso contrario creio que nao teriamos a variedade de peixes e invertebrados que temos em aqua nos dias de hoje.

por isso temos discus reproduzir em ph acima de 7 ... escalares a reproduzir em ph de 7,5 ... e muitos mais exemplos.

pelo menos eu vejo assim.