Recommended Posts

Publicado (editado)

olá.

Pela primeira vez, venho dar uma mostra do meu aquario. Nunca o tinha feito, por alguma "vergonha" .

É um aquario de 140x50x70 cm , e aqui começam os problemas.. demasiado alto, o que para as plantas não é grande coisa.

Depois outro problema foram as tubagens para a Sump. Gastei muito dinheiro e esteve a trabalhar muito pouco tempo. O barulho, a necessidade de estar sempre com atenção e de afinar a queda de agua, não ficou muito a meu gosto.

O Aquario foi pensado por mim e para no futuro passar a Salgado. Mas o tempo ($) não proporciona essas andanças para já.

Com tudo isto, nunca tive o aquario ao meu gosto e há algumas semanas decidi tirar tudo lá de dentro, limpar e recomeçar.

O meu jeito para layout's é reduzido, mas desta vez, daquilo que já estou a ver estou a gostar mais.

Iniciei a limpeza no passado sabado e entre hoje e amanha vou colocar de novo em funcionamento. Os peixinhos estão num outro aquario mais pequeno, mas encontram-se muito bem de saude. Aproveitei a agua para eles não sentirem alterações.

O setup do aquarioé o seguinte:

140©x50(l)x70(a), cerca de 490L brutos, uns 440 efectivos.

Aquecedor jagger 300W,

Filtro Jebo 805 - 900l/h + Eheim 2080 - 8L de Substract Pro + 3 L de eheim Fix.

Iluminação 4*54W (T5)

A fauna é contituida por:

9 Escalares;

4 Botias Palhaço;

4 Corys;

1 Pleco;

1 Betta Macho;

1 Betta Fenea;

1 Nariz Bebado;

4 Neons Rosa;

1 Neon Falso;

Estes ultimos eram mais, mas parece-me que os escalares lhe chamaram um figo quando eram mais pequenos.

A flora é contituida por:

2 Anubias Barteri;

e mais umas plantas que logo que saiba coloco aqui o nome.

A nivel de flora quero pouca coisa, já que as plantas que lá coloco não costumam ficar bonitas porque crescem muito, mas por baixo não se aguentam.

Esta montagem é bastante simples, leva apenas uns pequenos troncos, umas pedras também pequenas e areão do rio que já tinha antes. Nos locais em que vou por plantas leva JBL AquaBasis, por baixo do areão.

Vou só colocar umas imagens de como o deixei ontem, pronto para plantar e depois começar a encher de agua.

dsc0137mbr.jpgw1000.png

Uns meses antes da nova montagem, quando ainda estava relativamente bem. Pelo final estava bem pior.

dsc0289y.jpgw1000.png

A terminar a colocação do areão.

dsc0292p.jpgw1000.png

Com o Hardscape final e iluminação.

Espero que gostem. Agradeço comentarios e tenham em conta que não tenho jeito nenhum para layout's/hardscap.

Tiago

Editado por Tiaago
DBDportugal.gif
Publicado:

Tens aí uma bela casa para escalares. A altura é de facto grande pelo que para plantas era melhor HQI's, pois a luz das T5 não chega às plantas do fundo junto ao areão. Tens cerca de 0,5 W/L o que nem é mau. Acho que devias por umas Bolbitis heudeloti e Microssorum narrow ou windelow e uns musgos aí nos troncos.

Faltam também aí umas pedras para dar mais relevo e profundidade ao cenário. Para que é o cone de direita ?

Os 300 w de aquecimento são suficientes no Inverno ? E os filtros quais vão ser afinal ? Isso precisa mesmo é da sump a funcionar direito.

Se puderes coloca o setup completo.

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:

O Aquario já se encontra terminado, mas não fiz fotografias dos passos seguintes, infelizmente, porque o layout acabou por não ficar como queria inicialmente.

O que se passou foi que os troncos, que já tinha uns 2 anos de aquario, estiveram uns dias na rua (sem sol), mas foi o suficiente para secarem e quando comecei a por agua começaram a boiar. Para evitar isso tive que por umas pedras em cima deles...

Realmente, HQI era o que tinha pensado(2*150W), mas fica bastante caro. E estou com planos de trocar para um aquario com 60cm de alto, aquatlantis.

Sim, os 300W são mais que suficientes, já que a casa em pleno inverno nunca baixa dos 18/19º.

O cone era da montagem antiga... não servia para nada... eh eh eh já antes de desmontar o aquario tinha tirado o cone.

Era para re-activar a sump, mas eu não gostei muito quando a tive em funcionamento, acabei por comprar um Eheim 2080.

Em relação às plantas, estive a ver as que aconselhas e são porreiras. Vou procurar nas lojas. Agora não tenho fotos do aquario finalizado, mas logo à noite ver se tiro e amanha já coloco qualquer coisa.

Não estou a pensar colocar mais pedras. Ficam feias ao fim de algum tempo. Gosto mais de madeira e isso vou procurar este fim de semana. ;)

Obrigado pela critica, Neon Tetra! Vou então tentar seguir alguns dos pontos que referiste.

Cumprimentos, Tiago

DBDportugal.gif
Publicado:

Segue a fotografia geral que tirei após a montagem. Ainda está um tanto "despido", mas quero colocar mais umas plantas, umas valisnérias, mais uma anubia nana e outra igual à central que esta no tronco. Já tenho mais troncos em casa e depois de estarem bem pesados (estão em agua) passo-os para este aquario.

Tenho também algumas pedras para ver como ficam. Se fizer alguma alteraçãp mais eu posto....

geralaqua.jpgw1280.png

DBDportugal.gif
Publicado:

Acho que agora está muito melhor. Só não estou a perceber o tronco que se vê ao fundo a vir da superfície (?!). Que outras plantas estás a pensar colocar ?

Cumprimentos

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!