FAlex Publicado Agosto 6, 2009 Publicado Agosto 6, 2009 Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquário parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57 lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquário não tinha tampa desenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lâmpada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo(não sei qual é melhor)tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orçamento da tampa que pedi com 4 calhas e 25 cm de altura, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas(que felizmente andam felizes e contentes,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor. na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. Citar
lgass Publicado: Agosto 6, 2009 Publicado: Agosto 6, 2009 Preciso de alguns conselhos,á uns 2 dois anos ofereceram-me um aquário,se é que o podemos dizer,coloquei um filtro miserável que tinha de outro aquário. e claro os bichinhos morriam todos. tive o aquário parado sem nada 7 meses(desde que nasceu a minha filha),e ai o bichinho voltou,limpei-o todo,comprei um filtro Elite Jet-Flo 150 que estou a usar só como filtro(sem os acessórios para entrada de ar) e uma bomba de ar que me foi aconselhada(apesar de eu não estar muita certa disso) da elite até 57 lt e uma pedra difusora,fui fazendo algumas pesquisas e ainda ando as aranhas com a iluminação,se bem percebi preciso de 1 w por cada litro para ter peixes e plantas,mas,como o aquário não tinha tampa desenrasquei para li uma coisa maluca e tenho uma lâmpada de 20w T8 Aqua-Glo,e na caixa diz que deve ser combinada com a Power-Glo ou Life-Glo(não sei qual é melhor)tenho-a todo dia ligada,enquanto não recebo o orçamento da tampa que pedi com 4 calhas e 25 cm de altura, apesar de assim só conseguir colocar 80w e tenho medo que que seja pouco.tive a bomba e o filtro ligado quase quinze dias, só com uma plantita que comprei e aí asneira da grossa já sei,comprei 2 telescópios,4 orandas e 2 cometas(que felizmente andam felizes e contentes,queria colocar uma equipa de limpeza,mas,não sei o que é melhor.na altura eu não sabia quantos litros levava o meu aquário,e ao dar as dimensões falaram-me em 90 lt,mas tendo em conta que é 40x40x70cm,parece-me é que é de 112 lt. O que me faz esbarrar na iluminação não sei quantos w é que vou por e já comprei esta T8,não sei quantas tenho que por de cada e qual a combinação adequada. se alguém puder dar uma ajuda agradecia. antes de mais, nao era necessario dois posts. as luzes nao devem estar mais de 12 horas ligadas... senao ajuda a criaçao de algas. nao precisas de tampa visto que ha iluminaçoes que se encaixam nos aquas Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
FAlex Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 não coloquei os dois por vontade própria, foi mesmo aselhice. ando a ver se consigo apagar um. em relação á tampa o problema já está resolvido. No meu caso, a tampa era imprescindível,porque tenho dois gatos em casa, e um já caiu dentro do aquário uma vez, quanto á iluminação já arranjei um temporizador, assim é o tempo certo,já não tenho que me preocupar. Continuo é sem saber qual a combinação das lâmpadas que devo usar. Se puder,um conselho é muito bem vindo. obrigado. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 9, 2009 Publicado: Agosto 9, 2009 Olá bem vinda de novo a este fantastico mundo aquático. As tuas dúvidas são normais e iguais a tantas outras nossas e de outras pessoas por isso sem stress Quanto à iluminação, 1w por litro é uma referência que a mim é má aconselhada, isto pq só interessa saber a iluminação que precisamos depois de sabermos a quantidade de água, a altura de água e a quantidade e exigencia da massa vegetal. Ora para ver peixes não é preciso 1w/l para nada, certo? se forem plantas de fácil manutenção, anúbias, musgos, fetos elódeas etc etc não é preciso muita luz mas alguma. Escolher lâmpadas podes pensar da seguinte forma, valor de K mais baixo melhor para plantas mas aos nossos olhos fica tudo amarelado, valores de K mais altos fica tudo mais branco para nós mas não são tão boas para plantas, a partir daqui é tentar obter o meio termo ou misturar várias. Se tivermos só uma ou duas lâmpadas o melhor é ir para as 6500k (são boas para plantas e menos amarelas para nós), mais do que duas é misturar, exemplo 6500k 6500k 8000k Mas mais ideias espera pelos experts na matéria Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
FAlex Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 bem sendo assim esta foi sem duvidas uma grande asneira, é da Aqua-Glo de 20 w e é de 18000k. na loja foi a que me aconselharam,disseram é que tenho que as conjugar com a Power-Glo que tem 18000k ou a life-Glo que tem 6700 k. Neste momento só tenho uma planta(não sei o nome), apesar estar a pensar em fazer um plantado, e por isso a minha tentativa de ao comprar as coisas,darem para este momento e para utilizar depois, pelo menos a maior parte(€). Mesmo assim, devo estar a falhar em alguma coisa certamente.Ontem tive uma baixa,fui outra vez à loja mas ainda não tinham chegado os testes de ph.Fiz uma mudança parcial da água, pois disseram-me que se o problema era o ph estar muito baixo,a mudança parcial ia ajudar um pouco pelo menos até terça-feira que é quando chegam os testes, e comecei o tratamento eSHa 2000, que também me aconselharam.Espero que resulte,ter baixas é péssimo.Fico a aguardar novas sugestões.Obrigado. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 9, 2009 Publicado: Agosto 9, 2009 olá. Podes não ter feito asneira pois as lâmpadas qualquer-GLO tem uns K próprios.... (dessas lâmpadas percebo pouco quais as reais capacidades delas a não ser a grolux que é muito recomendada para puxar pelos vermelhos das plantas). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
FAlex Publicado: Agosto 9, 2009 Autor Publicado: Agosto 9, 2009 aquela diz qué é para plantas e peixes,mas tem que se fazer a tal combinação que me mata... vou eu e os peixitos ficar a aguardar que algém me dê uma luz... mas,de qualquer das formas agradeço a sua ajuda. Citar
Bruno M. Martins Publicado: Agosto 10, 2009 Publicado: Agosto 10, 2009 aquela diz qué é para plantas e peixes,mas tem que se fazer a tal combinação que me mata... vou eu e os peixitos ficar a aguardar que algém me dê uma luz... mas,de qualquer das formas agradeço a sua ajuda. boas... os peixes, fala com os donos da loja onde compras-te e disses que o aquario que compras-te é muito pequeno para eles, inventas uma capacidade abaixo do normal, tipo uns 50L, pois esse peixes, so para um é por volta de uns 100L, para colocar dois, ja vai mais uns 20l e por ai fora, resumindo, 20L para cada peixe, pode ser que eles trocam por aoutra coisa, mas vai com uma ideia ja na cabeça, so te vão pagar 1/4 daquilo que eles custaram. só para teres a ideia, eu ja tive 2 cometas (um dourado e um sarasa) num aquario de 10L (que assasino que eu sou) mas fui a loja e a senhora so me fez 1,50€ cada, e por acaso vi a quanto tava ela a vender os cometas e tava la marcado entre 5 a 7€. Citar
Tugz Publicado: Agosto 10, 2009 Publicado: Agosto 10, 2009 pocha eu comprei ha um mes atras 3 cometas a 59 centimos cada um. Ainda tenho dois á procura de casa, se alguém quiser ofereço, são fortes e rápidos xD Citar
Bruno M. Martins Publicado: Agosto 10, 2009 Publicado: Agosto 10, 2009 pocha eu comprei ha um mes atras 3 cometas a 59 centimos cada um. Ainda tenho dois á procura de casa, se alguém quiser ofereço, são fortes e rápidos xD grande achado, mas os meus quando os comprei ja iam com uns bons 20cm de comprimento, e sairam do aqua um ano depois com uns bom 40cm, aquilo cresceu para caraças. Citar
FAlex Publicado: Agosto 11, 2009 Autor Publicado: Agosto 11, 2009 Na realidade os meus não foram muito caros: Os telescópios e os oranda foi a 1,90 cada,os cometas foi a 1,06 cada. Quando li a sua resposta fui fazer pesquisa (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=1203) e realmente que combinação mais estúpida eu podia fazer... mas, não sabia. Logo tenho que ir há loja comprar os testes de ph e falo com o rapaz,mas,não preciso de mentir,ele é fantástico. logo após ter comprado o filtro, encontrei um aquário à venda bem baratinho.(num Site) e Contei ao moço da loja, ele perguntou se eu já tinha utilizado o filtro e eu disse a verdade,que o tinha ligado.Ele disse que como não tinha colocado os peixes,para o secar que ele me trocava por outra coisa para os meus bichos(cá em casa são muitos,1 gato e 1 gata europeu comum;1 cão Cruzado S. Bernardo/Bourdoel,1 Cadela Pastor Alemão Lobeiro Pura;1 Casal de Caturras),fiquei toda contente,mas,depois fui ver o aquário e não estava aquela coisa. De qualquer das formas um cliente do meu marido tem lá um aquário com pelo menos três metros,com móvel e quer 150 euros, quando o senhor voltar ao país vou espreitar. Neste momento,o meu aquário está de cima do móvel da sala,mas,estes dois últimos dias tenho andado até as quatro da manha,a armar-me em recuperadora de móveis(o meu marido arranjou-me um móvel velho de pinho cor natural),lixei o armário todo,comprei Bondex da cor de Pau Santo e já dei 2 mãos está a ficar muito giro.Logo há noite se já estiver bem seco dou-lhe a ultima volta e voilá,fica lindo. O problema da tampa também já está resolvido,mas,nem todas as pesquisas são compensatórias,li alguns artigos em que a tampa do aquário, tinha que ter 25 cm de altura,no domingo lá vai o mariduxo fazer a tampa com as caracteristicas que tinha lido serem do melhor que há,que terror....25 cm fica do pior... ele ia-me matando quando lhe disse que tinha que refazer a tampa...porém lá foi ele... agora está com 15cm... ainda não é bem o que eu quero,mas,vou,dar um tempito,até lhe pedir o melhoramento. Mas,estou é sem saber qual é a lampâda que vou combinar com a que já tenho.Dêem por favor alguma ideia. Obrigada. Citar
pinhel Publicado: Agosto 11, 2009 Publicado: Agosto 11, 2009 grande achado, mas os meus quando os comprei ja iam com uns bons 20cm de comprimento, e sairam do aqua um ano depois com uns bom 40cm, aquilo cresceu para caraças. É o problema desses fishs... Citar
Recommended Posts