João Paulo Viegas Publicado Outubro 18, 2004 Publicado Outubro 18, 2004 Olá a todos. Li há já algum tempo, não me lembro aonde, que quando o autor desse texto fazia TPA’s utilizava a água que retirava do aquário e colocava uma porção da mesma na sua janela na rua, ao ar livre para conseguir comida viva, por exemplo larvas de mosquito. A ideia pareceu-me boa e experimentei: numa muda de água que fiz ao aquário, coloquei na minha varanda um recipiente de plástico com a água do aquário onde lavei o recipiente e a esponja do filtro. Nunca pensei que ao fim de três semanas obtivesse resultados, mas ontem à noite era dia de grelhados em casa e tocou-me a mim ir para a varanda. Enquanto estou entretido com os grelhados, reparo que o fundo do recipiente está coberto de algas verdes e está completamente cheio de crias de um insecto qualquer, com cerca de 1 milímetro, tipo espécie de vermes “minhoca” brancas e com uma genica a mexerem-se, que nem vos conto. O nível da água no recipiente baixou devido à evaporação da mesma mas penso que todos os nutrientes necessários para a existência de vida ficaram. Lembro-me que quando era pequeno, na casa dos meus pais tínhamos um quintal onde o meu pai utilizava a água de um poço de onde retirava a água para uma banheira velha, para finalmente regar a pequena horta que tínhamos, por vezes nessa mesma banheira surgiam um bichinhos com cerca de 1 cm que se deslocavam à superfície para respirar e voltavam ao fundo contorcendo-se como forma de nadar, mais tarde soube que eram larvas de mosquito. Uma vez que fiz a respectiva busca no fórum mas surgiram-me à volta de 2000 resultados sobre comida viva, a minha pergunta é a seguinte: quem já fez esta experiência ? Que animais são estes ? Serão as larvas de mosquito ? Que resultados obtiveram ? Alimentam os peixes com esta comida viva ? Opiniões. PS: Não sei se coloquei a questão no tópico certo, mas agradeço aos moderadores que procedam em conformidade, caso não seja este o local para tal. Obrigado. Cumprimentos. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
caotropheus Publicado: Outubro 19, 2004 Publicado: Outubro 19, 2004 Como resido numa vivenda, sempre tive diversos baldes com água no exterior para "criação" de larvas de mosquito. Qualquer peixe adora e quanto mais, melhor. Até as corydoras vinham a meia água para comer as larvas de mosquito. Também é comum aparecerem bloodworms. O importante é deixar os baldes com água à sombra. Citar
André Silvestre Publicado: Outubro 19, 2004 Publicado: Outubro 19, 2004 Viva. Eu até acho viável esse método senão houvesse a hipótese de os insectos que poem essas larvas poderem estar contaminados com parasitas e passá-los à descendência. Ao darmos as larvas aos nossos peixes, estes podem contrair esses mesmos parasitas, o que pode ser fatal. Penso eu que haja esse risco, mas o colega caotropheus que refute esta ideia, visto já ter experiência no assunto... Existem culturas já estabelecidas de vários tipos de comida viva, igualmente ou até mais rica em proteínas e sem o risco de estarem contaminadas, visto que são criadas em cativeiro. É só procurares um pouco nos particulares que encontras muito disso. Citar
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 19, 2004 Autor Publicado: Outubro 19, 2004 Olá a todos. Obrigado pelas respostas. Concordo plenamente que podemos estar a correr o risco de infecção ao alimentarmos de os nossos peixes ao com este tipo de criação. Tenho visto nas lojas da especialidade aqueles kits para a “cultura” de alimentos vivos, por exemplo da artémia, mas é tudo um pouco caro ( ovos, sal, etc. ). Claro que os nossos animais merecem, não é isso que está em causa. Saliento o facto de ser desafiante o que isso se nos apresenta ( a criação de alimentos vivos ), que penso ser um complemento alimentar para os nossos peixes. Não excluo a alimentação congelada, claro. A minha sogra mora em Alcochete e costumo ir lá aos fins-de-semana. Também faço fotografia ( amador ) e de vez quando dou uns passeios por lá, já pensei até procurar junto das salinas alguns ovos ( se os conseguir identificar ) ou até mesmo tentar encontrar a artémia. Cumprimentos. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
André Silvestre Publicado: Outubro 19, 2004 Publicado: Outubro 19, 2004 Viva. Tens também outras culturas tais como Vermes de Grindal, Microvermes, Enquitréas, Tenébrios do amendoim, Dáfnias, etc. Vai ao sub-fórum " Particulares" e lá encontras ao que me refiro. Fala com o colega Jorge Costa para mais informações e aquisições das mesmas. Citar
Recommended Posts