horas de iluminação


Recommended Posts

depois de ler algures, estou a fazer essa experincia

tenho a luz a ligar das 12h as 14h e depois das 17h as 23h

li que se assim fizesse teria menos algas, ja não sei porquê.

sera que tem algum fundamento?

ira fazer algum mal as plantas ? ou aos peixes?a estes julgo que não, mas mesmo assim fica a pergunta

 

abraço

joao sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu também tenho uma progrmação como a tua só que as horas são diferentes.. e por experiencia propria posso dizer que ajuda contra as algas ja não tenho nada nos vidros à meses... isso porque as algas presisam de luz com maior duração por isso umas 2 horas de pausa ajuda a combater... em relação às plantas e peixes não notei nada está tudo bem... se fosse na natureza é como se uma nuvem tapasse o sol por uns tempos lol :(

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devias fazer como estas a pensar, de facto as luzes não devem ficar sempre ligadas, pelo que é a aconselhado a telas ligadas 8 a 10 horas por dia.

 

O que penso que estas a fazer mal é por a luzes a ligar duas vezes ao dia. opta por 8 a 10 h seguidas.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não devias fazer como estas a pensar, de facto as luzes não devem ficar sempre ligadas, pelo que é a aconselhado a telas ligadas 8 a 10 horas por dia.

 

O que penso que estas a fazer mal é por a luzes a ligar duas vezes ao dia. opta por 8 a 10 h seguidas.

 

Cumprimentos.

 

Caros amigos ca vai uma opinião de um principiante, eu iniciei com iluminação das 15horas as 24 luz que era por demais pois as algas invadiram-me por completo os vidros pois para alem das 9 horas de luz tenho uma sala com muita claridade durante o dia.

Baixei a luz para durar das 15horas as 23 as algas ja estavam de novo a aparecer, agora desde há trez dias esta trabalhar desde as 14horas as 22horas, pois durante a manha será o amanhecer para os peixes depois a partir das 14 será como se fosse o dia ate as dez, falta apenas o anoitecer!!!

Cumprimentos

Anselmo Sousa

Editado por Anselmo Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No livro "Encyclopedia of Aquarium Plants" (ISBN: 978-0764155215) recomenda-se um período de "sesta" de duas horas, a meio do período total de luz. Segundo o autor, as algas precisam de muitas horas de luz seguidas e essa interrupção dá cabo delas, ao contrário das plantas, que aguentam perfeitamente.

 

É assim que tenho nos meus aquas e não tenho problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No livro "Encyclopedia of Aquarium Plants" (ISBN: 978-0764155215) recomenda-se um período de "sesta" de duas horas, a meio do período total de luz. Segundo o autor, as algas precisam de muitas horas de luz seguidas e essa interrupção dá cabo delas, ao contrário das plantas, que aguentam perfeitamente.

 

É assim que tenho nos meus aquas e não tenho problemas.

 

 

Boas, posso dizer que a luz ajuda a crescer as algas; mas não só. O que se passa é que se houver nutrientes a mais no aqua que as plantas não possam ou não consigam aproveitar, vai um desiquilibrio que vai fazer com que haja algas no aqua. Isso já me aconteceu, mas desde que pus plantas de crescimento rápido atingi um equilibrio no aqua em relação aos nutrientes, isto no meu aqua de 200l, tenho outros dois aquas de 60l onde isso não acontece, pois só tenho anúbias fetos e musgo de java e neste caso não faço fertilização. Pois o mais certo era acontecer um boom de algas se fertilizasse e não tivesse plantas que aproveitassem esses nutrientes. Em todos os aquas tenho 10h de luz por dia.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da-me a entender que se fizer um intervalo no periodo de luz no aquario é uma boa ajuda no combate as algas, agora o que para mim não é seguro é se esse intervalo não sera prejudicial as plantas? fica a pergunta.

abraço

joao sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.