Diogo Albuquerque Publicado Agosto 3, 2009 Publicado Agosto 3, 2009 Pessoal, estou montando o meu primeiro Aqua Descrição: Tamanho:150x50x50 Volume total:375L Iluminação: 2xT5 40w (branca), 2xT5 40w (actinia) e 1x T5 40w (rosa) Filtragem:1 cannister 839 (1500 L/h) + Filtro UV 24w + ??? Minha Dúvida é exatamente na colocação do filtro complementar... eu tenho comigo um PUMP 500 L/h com um suporte externo com 4 materiais filtrantes (obs. filtro é interno, ou seja, vai ficar dentro do meu aqua; e é relativamente grande...) um filtro externo da RESUN con 2 materiais filtrantes apenas, carvão ativado e lã, com autonomia de 570 L/h (obs.: é relativamente pequeno e não fica dentro do Aqua, e isso é positivo do ponto de vista estético) um filtro de fundo ou filtro biológico eu já vi muitos relatos que não são mais aconselhaveis, por causa de muitos infortuitos que aparecem com o tempo... mas um amigo meu disse que preferia utilizá-lo, pois a sujeira que fosse mais pessada ficaria no fundo do Aqua e depois eu só teria de sinfonar o substrado de 6 em 6 meses e a água ficaria muito mais "transparente", mas como pretendo montar um plantado tenho medo de não conseguir sinfonar todo o substrato e acabar causando um "boom" de amônia e terminar matando os meus peixes... eu gostaria de saber o seguinte... eu gostaria de colocar um filtro para complementar o cannister ou o PUMP ou o RESUN e gostaria também de saber se vocês indicam que eu use o filtro de fundo ou não? mais uma idéia sobre o layout do meu futuro Aqua: pretendo colocar um substrato fertil Flora: plantas nas laterais e no fundo, com um tronco no centro, todas as plantas pouco exigentes e a maioria de crescimento rápido. Fauna: Discus, ramirezis,e alguns peixes pequenos de cardume e de limpeza, e red's bom é mais ou menos isso... por favor ajudem... desculpem por eu ter me prolongado tanto... Todas as opniões são bem vindas! Grato. Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 3, 2009 Publicado: Agosto 3, 2009 Olá, São mais os contras do que as vantagens de utilizar filtro de fundo, ainda para mais se dizes querer um plantado e com a fauna que indicas, primeiro pq sujam muito, depois para plantado vais utilizar substrato fértil e não pode haver grandes aspirações ao fundo se não lá se vai o substrato.... Sinfonar o fundo de 6 em 6 meses com filtro de fundo pode dar muito mau resultado, pois irás ter nesses 6 meses muita matéria orgânica no substrato, pode ser perigoso.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogo Albuquerque Publicado: Agosto 3, 2009 Autor Publicado: Agosto 3, 2009 Obrigado, Hugo eu pensei em utilizar no meu plantado um substrato fertil com uma camada areia fina ou de cascalho por cima e pretendia adicionar laterita e humus de minhoca em algumas partes para complementar ou até substituir uma parte do substrato, mas me disseram que se a laterita entrar em contato com a água... o meu Aqua ficará muito sujo, com a água turfa e vai dar um "boom" de Fe em suspensão o que, provavelmente, poderia acarretar em grandes problemas para os meus peixes... então eu pensei em utilizar o "filtro de Fundo" (não em sua função original, seria apenas a "placa" que fica no fundo) para separar a laterita do cascalho e assim impedir que algu peixes desenterre a laterita... Sendo mais sucinto, o filtro de fundo ou pelo menos a "placa" dele não teria a função de filtrar, mas sim de impedir dos peixes desenterrarem a laterita. Contudo, enquanto eu procurava aqui pelo forum, eu vi em um dos tópicos que um dos membros desaconselhou a utilização do Filtro de fundo em um plantado, pois impediria o crescimento efetivo da planta porque atrapalharia a "enraização" delas. o meu projeto ficaria algo mais ou menos assim: Cascalho -------------------- Placa do Filtro de Fundo (aquela preta...) -------------------- Areia Fina Humus de Minhoca Laterita Deu para entender ou ficou um pouco dúbio? O que acham? deveria utilizar a placa do filtro ou não? E qual dos outros dois filtros complementares me aconselham a utilizar o PUMP (500 L/H) ou RESUN (570 L/H)? Todas as opiniões são bem vidas, Grato Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 3, 2009 Publicado: Agosto 3, 2009 Olá, Quanto ao filtro eu optaria pelo externo mas se possível outro melhorzinho.... Entendo a tua questão e sim o filtro de fundo vai atrapalhar as raízes das plantas, penso que podes utilizar para separar os substratos uma rede com malha pequena, as raízes conseguem passar na mesma e não entope e faz o que pretendes. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Diogo Albuquerque Publicado: Agosto 3, 2009 Autor Publicado: Agosto 3, 2009 Obrigado Hugo podes utilizar (...) uma rede com malha pequena pode ser aquelas que usam no véu das noivas? ele é de pano e é bem fino... também é utilizado em mosquiteiros, aqueles utilizados em berços de bebês. ou seria melhor uma malha mais grossa, tipo uma de plastico que se vende em lojas de produtos agrícolas, como é de plastico tenho medo que possa liberar alguma substância indesejada no Aqua. ou seria melhor comprar um substrato fértil industrializado, o ruim é que chega com um preço não muito bom aqui nas lojas...?? Todas as opiniões são bem vindas, Grato Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 4, 2009 Publicado: Agosto 4, 2009 Isto não é um chat a dois, qualquer pessoa pode e deve participar pessoal Eu acho que podes essa sim, tule ou que raio é aquilo das noivas, se poderes testar num pequeno pedaço, com um bocado de fio de nylon (ou um palito) verificas se o tule tem alguma elasticidade para o fio passar, pois as plantas tem raízes com vários diametros, e ficas com a certeza que elas passam. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts