Urgente?-Que bichos são estes?


VB75

Recommended Posts

Olá,

descobri hoje estes inquilinos não desejados no aqua dos camarões.

Têm cerca de 0.5 cm, os maiores, são brancos e parece que numa das pontas têm uma "ventosa" que usam para se deslocar.

O que são, são prejudiciais, o que faço para me livrar deles.

 

010myt.jpg

011two.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

descobri hoje estes inquilinos não desejados no aqua dos camarões.

Têm cerca de 0.5 cm, os maiores, são brancos e parece que numa das pontas têm uma "ventosa" que usam para se deslocar.

O que são, são prejudiciais, o que faço para me livrar deles.

 

 

boas

 

já tive disso no aqua dos camarões... são vermes mas eu não sei o nome...

 

não são prejudiciais e normalmente são indicio de comida a mais...

 

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pesquisa por planarias.

 

Se forem planarias ao contrário do que 'disse' o maneljakim fazem mal aos camarões menos resistentes (crias, fêmeas ovadas e stressados/cansados).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

descobri hoje estes inquilinos não desejados no aqua dos camarões.

Têm cerca de 0.5 cm, os maiores, são brancos e parece que numa das pontas têm uma "ventosa" que usam para se deslocar.

O que são, são prejudiciais, o que faço para me livrar deles.

 

010myt.jpg

011two.jpg

no meu nano de camarões tmb me apareceu planarias qual a melhor maneira de as combater?

há algum ser vivo que se alimente delas?

1483_2457.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos sao planarias ...agora se elas apareceram nos vidros atençao aos paramentros do aquario ou aos tpa´s...

 

parece-me que ha para ai alguma coisa que pode estar mal...pois elas costumam é estar no areao...abraço

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver mas não consigo perceber se são ou não planarias, são muito pequenas, hoje fiz TPA maior e consegui tirar algumas mas elas escondem-se no areão e é impossivel tirar todas.

O aqua é um nano de 3 cubos vodafone ligados entre si e só tenho camarões e um caracol que não sei a especie, o que achas que posso fazer mais além das TPA para eliminar estes bichos.

Obrigada a todos pelas respostas.

Editado por VB75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos sao planarias ...agora se elas apareceram nos vidros atençao aos paramentros do aquario ou aos tpa´s...

 

parece-me que ha para ai alguma coisa que pode estar mal...pois elas costumam é estar no areao...abraço

 

Hoje fiz testes antes da TPA e parecem bem.

pH- 7

KH- 2

GH- 6

NH4/NH3- 0

NO2- 0

NO3- 10

PO4- 0.5

 

Mas o que é que faz estes bichos aparecerem num aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em último caso retirava os camarões e o caracol que desejas manter e limpava isso tudo muito bem, inclusive pensaria em mandar esse areão para o lixo e colocar um novo e voltava a colocar tudo do inicio.

 

Podes utilizar uma armadilha deste género:

 

planarienfalle.jpgplanarien_werkzeug.jpg

fotografias retiradas do site www.wirbellose.de

 

 

Dentro do recipiente está comida.

 

 

Podes utilizar também peixes mas cuidado que podes ficar tb sem marisco.

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vou mesmo ter de tentar com a armadilha pois não tenho outro sitio para colocar os camarões porque se os ponho no principal era uma vez camarões.

Mas o que poderá ter acontecido para elas aparecerem, o aqua é bastante recente tem cerca de mês e meio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois vou mesmo ter de tentar com a armadilha pois não tenho outro sitio para colocar os camarões porque se os ponho no principal era uma vez camarões.

Mas o que poderá ter acontecido para elas aparecerem, o aqua é bastante recente tem cerca de mês e meio.

Boas, já me aconteceu algo parecido num dos meus aquas, nesse mesmo só tinha camarões e caracóis como tu. Mas como tinha muito musgo de java onde os camarões mais pequenos se podiam esconder, pus lá dentro uns 3 guppys e esses vermes não duraram dois dias...

Se tiveres guppys á mão faz o mesmo, de certeza que não te comem os camarões se tiverem algo para comer que não lhes dê tanto trabalho a apanhar; como é o caso desses vermes.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já me aconteceu algo parecido num dos meus aquas, nesse mesmo só tinha camarões e caracóis como tu. Mas como tinha muito musgo de java onde os camarões mais pequenos se podiam esconder, pus lá dentro uns 3 guppys e esses vermes não duraram dois dias...

Se tiveres guppys á mão faz o mesmo, de certeza que não te comem os camarões se tiverem algo para comer que não lhes dê tanto trabalho a apanhar; como é o caso desses vermes.

Cumps.

 

Só se for comprar amanhã pois no aqua principal só tenho viuvas, serpae, serpae fantasma, sae, corydoras, olho-de-fogo, ramirezi, escalares, ancistrus, bótia paquistanês e gourami azul mármore e destes não estou a ver nenhum que possa pôr lá embora as corys, as bótia e os sae ainda não sejam muito grandes acho que iam stressar num espaço tão pequeno pois embora tenha cerca de 15lt é dividido em 3 partes, mesmo os guppy dá-me pena eles ficarem num espaço assim e depois não os posso colocar no principal devido à fauna já existente :transport027:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for comprar amanhã pois no aqua principal só tenho viuvas, serpae, serpae fantasma, sae, corydoras, olho-de-fogo, ramirezi, escalares, ancistrus, bótia paquistanês e gourami azul mármore e destes não estou a ver nenhum que possa pôr lá embora as corys, as bótia e os sae ainda não sejam muito grandes acho que iam stressar num espaço tão pequeno pois embora tenha cerca de 15lt é dividido em 3 partes, mesmo os guppy dá-me pena eles ficarem num espaço assim e depois não os posso colocar no principal devido à fauna já existente :(

Realmente é pena, não conheces ninguém que more perto de ti que te empreste uns guppys até acabarem com essa praga? É que do resto fauna que tens não me parece que haja algum que seja shrimp safe, se bem que já tive um casal de ramirezi num aqua de 60l juntamente com red cherry, e que eu visse nunca lhes tocaram.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for comprar amanhã pois no aqua principal só tenho viuvas, serpae, serpae fantasma, sae, corydoras, olho-de-fogo, ramirezi, escalares, ancistrus, bótia paquistanês e gourami azul mármore e destes não estou a ver nenhum que possa pôr lá embora as corys, as bótia e os sae ainda não sejam muito grandes acho que iam stressar num espaço tão pequeno pois embora tenha cerca de 15lt é dividido em 3 partes, mesmo os guppy dá-me pena eles ficarem num espaço assim e depois não os posso colocar no principal devido à fauna já existente :bs_quesexclaim:

 

experimenta colocar um Corydora para ver se ele come esses bichos, mas tb é um bocado apertado para ele.

 

acho que os Cory não fazem mal aos camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se for comprar amanhã pois no aqua principal só tenho viuvas, serpae, serpae fantasma, sae, corydoras, olho-de-fogo, ramirezi, escalares, ancistrus, bótia paquistanês e gourami azul mármore e destes não estou a ver nenhum que possa pôr lá embora as corys, as bótia e os sae ainda não sejam muito grandes acho que iam stressar num espaço tão pequeno pois embora tenha cerca de 15lt é dividido em 3 partes, mesmo os guppy dá-me pena eles ficarem num espaço assim e depois não os posso colocar no principal devido à fauna já existente :bs_quesexclaim:

 

Experimenta colocar uma Corydora no aqua para ver se ela come esses bichos, mas é um bocado apertado para ela, mas acho que a Cory não faz mal aos camarões.

Editado por Sok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já quase não tenho as planárias no aqua mas tive mesmo de comprar 2 guppys que foram um espetaculo na limpeza.

Por isso aconselho se alguem passar pelo mesmo a utilizar os guppy.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais