Recommended Posts

Publicado

Boa Noite a todos,

Depois de ausente do fórum, tinha começado no mundo da aquariofilia com um aqua de 100l, que nao comecou da melhor maneira, agora eu e o meu namorado decidimos comecar um projecto nosso mais pequeno, 50l para depois recomeçarmos o de 100l novamente.

Com isto dito, o aqua em questao foi montado no domingo passado, e colocamos o aqutan e passado uma hora a colonia de bacterias. como foi dito no frasco, passado 24h a água estava cristalina e foram introduzidos os primeiros peixes, um casal de mollys balão. O pH da água é 7,5, o KH perto do 6ºd, o GH perto do 10ºd, NO3 a 10, NO2 a 0 (isto com os testes da SERA). À água não é adicionado nenhum produto para subir ou baixar o pH.

O aqua tem uma filtragem de 300l/h, e está nos 26º. A habituação dos peixes foi feita ao longo de 1 hora, e nos primeiros dias os peixes comeram normalmente. Contudo, ontem quando iamos alimentá-los o macho este durante muito tempo parado no mesmo sítio, e demorou bastante a começar a comer. Parecia quase que não conseguia nadar por uns tempos. Ele não aparenta ter manchas no corpo, para além de atrás das barbatanas laterais parecer ter as escamas mais esbranquiçadas, como uma camada muito fina e transparente, mas não parece algodão nem nada felpudo.

Ele depois de comer fica bastante mais animado, e percorre o aqua normalmente, mas hoje quando o iamos alimentar esteve novamente muito tempo parado até decidir comer. Não sei se é um comportamento normal, mas mesmo tendo toda a informação da primeira vez cometi bastantes erros, e agora não quero cometer os mesmos.

Não sei se isto está no tópico certo, mas como se relaciona com o comportamento do molly macho achei que foi o melhor sitio onde se encaixava.

Ainda não foi feita nenhuma TPA, quando aconselham a fazer a primeira, dado os valores e o comportamento do macho?

Obrigada a todos pela ajuda

Publicado:

Se já tiveram problemas com o primeiro aquario decidiram avançar para um segundo mais pequeno sem lerem a "biblia"?

Inicio na aquariofilia!

O que se pode estar a passar é que os métodos acelerados de fazer o ciclo nem sempre (ou melhor quase nunca) funcionam.

As bactérias precisam de amónia, para fazerem nitritos, que por sua vez são consumidos por outras bactérias e dão origem a nitratos que por sua vez podem ser consumidos por outras bactérias e transformados em produtos inócuos.

O que os processos acelerados fazem é deitar bactérias e "rezar" para que elas sobrevivam.

Ora se elas não têm o que precisam, morrem.

E depois os peixes sofrem com as falhas no processo de ciclar (ou criar bactérias que permitam efectuar o ciclo total da amónia passando por nitritos, nitratos e finalmente azoto e O2).

PauloA :character0050:

PS: quanto ao mollie e às TPAs, podem começar já, com 10 a 20%, dia sim/dia não durante a próxima semana e adicionem as bactérias. Se tiverem testes de Amónia/Nitritos/Nitratos façam. O de PH neste momento é irrelevante.

PS1: os aquarios maiores são mais estáveis, por isso um aqua de 100L é sempre melhor que um de 50L.

Publicado:

Nos tinhamos lido toda a informação, mas e muito diferente ler do que fazer ;) E apesar de um aqua de 100l ser mais estavel do que um de 50, e mais facil comecar pelo de 50... Pelo menos para nos ta a ser.

Obrigada, vamos continuar a fazer testes e tratar das TPA's, e esperar que o comportamento nao seja nada de especial.

Publicado:

Fizemos ontem a primeira TPA de 10% , e segundo os resultados dos ultimos testes, o NH4 está em 0.5mg/L o que com o PH do aquario em 7.5 dá 0.009mg/L de NH3. Os Nitritos estão a 0 e os nitratos (NO3) estão em 10mg/L.

O macho continua a comer, mas com o mesmo comportamento de estar muito tempo parado em partes mais escuras do aquario, deve ser mesmo comportamento do proprio peixe.

Havendo nitratos no aquario não era suposto haver nitritos?

Desde já obrigado por toda a ajuda.

Publicado:

Amónia -> Nitritos -> Nitratos.

Verifiquem nos próximos dias.

Parace-me que o ciclo deve estar a funcionar.

PauloA #cool