Recommended Posts

Publicado

Pessoal tenho o meu aqua empestado de caracois indesejados, já tenho um botia 3 helenas para os comerem mas acho que não dão conta do recado que mais posso fazer.

O status do meu aqua!

Aquário SUNSUN HRX800 Medidas 80x35x45

Filtro: Tetratec Ex700 Também utilizo o filtro que o aquário traz na tampa que enchi com uma esponja branca fina

Massas filtrantes: Originais do Filtro; Ceramicas, Carvão, Esferas Plasicas Perfuradas, Esponja

Aquecedor Tetratec HT150W

Iluminação T5 2x24W 14000K

Medidor de pH Reagentes Anda entre os 7,5 e 8

Pedras decorativas Pedra Marmore

Troncos de Madeira De videira

Substrato Fértil JBL 3L

Areão 1-3mm

Válvulas de retenção Tetra Tec

Sistema de CO2 Caseiro

TPA Semanal 30%

Flora: Cryptocoryne weendi green, cryptocoryne Balansae, hidrophila polismerma, cabomba e pogostmon strellata

Fauna: 1 Botia Palhaço, 3 Caracois Helenas

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_1.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_2.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_17932_3.jpg

Go to the top of the pageReport Post

Publicado:
Boas Seta,

Colocas uma folha de alface no aquário durante 30min, os caracóis irão atacar a folha. Repete esse processo 3 ou 4 vezes e ficas com o problema resolvido.

Cumprimentos

Octávio Alves

Vou Ja esperimentar, Obrigado

Anselmo Sousa

Publicado:

Os caracóis não aparecem do nada, por isso tens que ver onde está e retirar o "ninho" (desculpem mas não me recordo agora do nome técnico) dos caracóis. Tem a forma de um cacho de uvas e costuma estar fora de água, normalmente nas tampas dos aquários.

Depois para os apanhar, tens a técnica da alface. Caso não funcione, nada como ir à apanha dos caracóis :)

Publicado:

Boas crush,

Esses caracóis a quais te referes que têm "cachos de uva" fora de água são as Pomacea (ampulária), e esses certamente ele não iria querer tirar dos aquários pois são excelentes companheiros de aquário.

Cumprimentos

Octávio Alves

Publicado:

Boas, faltou-me ver este post antes de responder ao outro.

Os bótias dão-te conta disso na minha opinião, a técnica da alface nunca experimentei porque sempre li relatos que não te livras dos caracóis todos dessa forma, especialmente estando eles feito praga. Os caracóis chegam facilmente aos nossos aquas junto com as plantas, esses tipo praga normalmente colocam os ovos numa espécie de gelatina nas folhas e são praticamente invisíveis a olho nu.

Acho que o melhor já tu fizeste que foi adquirir o bótia e os helena....se não pretenderes manter o bótia no aqua depois de ficar sem caracóis, podes sempre tentar pedir "emprestados" os bótias de algum conhecido (se conheceres alguém que os tenha óbvio) por uns tempos, porque apenas 1 nunca mais dás conta do recado, embora eu desconheça o ritmo a que os helena se livram dos caracóis, mas sei que os bótias são eficientes nisso....

Carpe Diem

Publicado:

Quanto à alface, passa-a por água quente.

Funciona melhor. Eu costumo usar cenoura. Funciona 5 estrelas mas só para os agarrar.

Deves sempre apagar a luz após colocares alface ou cenoura.

Os caracois às escuras tendem a ir para a alface.

Passadas algumas horas, 5 ou 6 (normalmente durante a noite) a alface está coberta de caracois.

Tiras com cuidado e deitas fora.

Quanto a reprodução, esses caracois colocam ovos numa especie de gelatina transparente, normalmente por baixo das folhas (no meu caso anubias) e nos vidros.

Quanto a velocidade de remoção das A. Helenas, é lenta. Tenho 10 no meu aqua grande (300 e muitos L ) e ainda luto com a praga.

No aqua dos bettas (20L) tenho só uma e ela já deu conta do recado.

Quanto aos bótias, se houver outro tipo de comida mais fácil os caracois ficam para ultimo.

O melhor conselho é alface/cenoura e redução drástica na comida, aliado à remoção manual.

Se tiveres plantas, corta mesmo com a comida durante algum tempo.

PauloA :naughty:

PS: durante as minhas férias os caracois cresceram em tamanho e deixaram de se reproduzir devido à falta de comida.

Publicado:

nunca me consegui ver livre dessa praga no meu aquário.

tentei de tudo... técnica da alface, etc. até comprei o Sera Snailpur! nada!

inclusivé, mudei de casa e tive de desmontar o aquário e deitei a água fora... o areão, lavei-o bem, tirei os caracois maiores e tive o areão a secar ao sol uma semana inteira, pensando que eles morriam todos.

Já tenho o aquário montado e cheio de caracóis!

o máximo que consigo é manter o seu número sob controlo... como ? "indo aos caracóis".

Aspiro os que posso quando faço aspiração do areão... quando são muitos, arranjei um passador de rede (daqueles que se usam para coar o leite) e pumba! toca de ir ao areão peneirar a terra....

Apesar de não gostares (eu também não gosto, estragam a estética ao aquário), a sua presença é sinal de "boa saúde" do aquário e, inclusivé, são benéficos para o aquário... segundo li, alimentam-se de detritos e, portanto, ajudam na limpeza! e são uma equipa grande e sempre a crescer!

como já se disse aqui, reduz um pouco na alimentação.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!