Recommended Posts

Publicado (editado)

Descrição do tópico: Algas filamentosas nos troncos, plantas e substrato.

Descrição detalhada do Problema: O aquário está montado à cerca de 3 meses e apartir do mês passado começaram a aparecer as malditas algas filamentosas que teimam em não desaparecer! Este é um aquário exclusivamente para camarões e como tal não faço nenhuma fertilização. Tem apenas substrato fértil. De flora tenho fetos, anubias, eleocharis, riccia, cryptos, Micranthemum umbrosum. Já estive a pesquisar aqui no forum e o factor mais provavel será os baixos niveis de PO4 certo? Mas não existe nenhuma fauna que coma estas algas?

Testes Efectuados: -

Fertilização: Nenhuma.

Substrato usado: Sera floredepot + Akadama

Iluminação: 1x36w (PLL) - 8 horas de luz. Só há dois dias para cá é que li algures aqui no fórum para aumentar a luz pois assim puxava mais pelas plantas, neste momento estou com 11 horas.

Capacidade total do aquário em litros: 60x30x30 = 54L

Desde já obrigado.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Boas, o factor que provoca aparecimento de filamentosas é um desiquilibrio de NPK em que normalmente é os nitratos que estão elevados...

Fosfátos baixos estão associados às green spots que geralmente aparecem nos vidros e nas plantas de crescimento lento.. como anubias!

Aumentar a luz em principio só vai prejudicar... pois quanto mais luz mais consumo vai existir logo se existir desiquilibrio mais rapidamente os parametros se afastam da relação..

O unico caso em que eu recomendaria o aumento de luz era se os resultados dos testes mostrarem uma relação NPK conforme mas em valores elevados do tipo (N-20 P-2 K-*) se fosse um caso destes o aumento do tempo de fotosintese era uma boa opção.. pois irá proporçionar às plantas mais tempo para consumirem os nutrientes em excesso... isto pq senão adicionas fertilizantes... logo o que existe é criado pelo o teu aquario....

No parágrafo anterior tou só a tentar explicar uma maneira de tentar ao maximo criar um equilibrio estável, em que a reposição de nutrientes não seria necessária e as TPAs, só mesmo as recomendadas. Pois as TPAs é a maneira mais facil de baixar os valores..

Bem mas sem testes de NO3 e PO4 é complicado sugerir com certezas uma solução, mas à partida faz TPAs diárias de pequena % (os invertebrados não gostam de TPA muito grandes) e reduz a luz para 8h até teres os testes (Convém fazer testes varias vezes para compreender como os valores sobem ou descem)

Cumps

Cumps

Publicado:

Antes de mais muito obrigado.

Pois, tenho que ver se poupo uns trocos para comprar esses testes.

Até lá vou seguir à risca as TPA's a ver se dá resultado e reduzir o tempo de luz.

Mais ou menos qual a % que deve fazer de TPA diariamente? 2L por dia? Ou um pouco mais?

Cumprimentos,

Francisco P.

• 3 semanas depois...
Publicado:

Viva,

Tenho feito as TPA's e baixei a luz mas as algas teimam em não desaparecer...

Fui comprar os testes mas só consegui o NO3 porque o PO4 não havia.

Teste de NO3 = 0mg/l :mrgreen:

O que acham que deva fazer? Tenho que adicionar Nitratos? Ou é melhor esperar pelo teste de PO4 e depois pensar e acertar os valores fertilizando...

O meu grande medo são os crystal red...

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Pois a ver se no fim de semana vou a outra loja para ver se compro.

De qualquer das maneiras já andei a procurar em dois patrocinadores do fórum que vendem fertilizantes Macros separados mas de Nitratos não vi nada, só nitrato + potássio... é esse que devo utilizar para aumentar o NO3? E no caso de o PO4 não estar bom compro também fertilizante de PO4.

Ps- Mais uma vez obrigado Godlike, sempre com grande disponibilidade!

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado: (editado)
De quanto em quanto tempo fazias tpas normalmente?

Em que quantidade fazias?

Cumps

5 litros todas as semanas.

Já fui medir a água da rede e o problema vem daí... também não tem nitratos.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

O meu problema são os camarões... se fosse um aquário com peixes, ou com camarões menos sensíveis.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Pois os meus são Crystal Red.

Já encomendei os fertilizantes e amanha vou comprar o teste de PO4 e coloco aqui os resultados.

De qualquer forma se a água da rede não tem nitratos mesmo que faça TPA's não vai resultar ou vai? O que é estranho é que no meu outro aquário, com praticamente a mesma coisa que este tem, umas plantas a mais, não acontece nada disto.

Cumprimentos,

Francisco P.

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Antes de mais boa tarde,

Ontem já comecei a fertilizar os testes antes da fertilização deram os seguintes resultados:

NO3: 3 ou 4 (não tenho acertesa pois o teste que eu tenho é o da Sera e é um bocado complicado de saber os valores correctos.

PO4: 0,0

Fertilizei de modo a elevar o PO4 até 0,5 e o NO3 até 5.

Não tive possibilidade de fazer os testes depois do fotoperiodo terminar, mas hoje antes de ele começar fiz e tinha os seguintes valores:

NO3: 3 ou 4

PO4: 0,0

O que será que consome tantos fosfátos?

Já agora outra dúvida, os valores aceitáveis de PO4 é 0,5ppm a 1ppm certo? É que eu tenho o teste da JBL e tem a verde, o que eu deduzo como valores aceitáveis o 0,02 e 0,05 enquanto que o 1ppm vermelho, o que eu deduzo que seja critico. Logo os valores de PO4 aceitaveis são 0,5 ou 0,05?

Mais uma vez obrigado.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

Francisco P.