ocirebla Publicado Julho 24, 2009 Share Publicado Julho 24, 2009 Ora bem pessoal. estou aqui com um problema dos diabos que tenho tentado resolver mas sem sucesso.. Tenho o aquário cheio de algas filamentosas verdes.. ainda não muito grandes.. mas em grande quantidade. penso que sejam as BBA's... É um aqua de 1m plantado, com CO2 de botija ligado de dia(de noite fecho-o e ligo a bomba do ar..) tenho TPA's todas as semanas.. agora tenho testado um produto.. alga control da PRODAC no qual tenho que colocar 84 gotas por semana.. quando meti a primeira vez notei que as algas perderam cor, não estavam tão "vivas".. no entanto ainda não resolvi o problema.. PS: retirei o carvão do filtro por causa do alga control. alguem tem sugestões? Posso fazer testes de PH,KH,GH,NO3,NO2,CO2 Temperatura do aqua: 25 graus um pequeno filme a mostar o meu aquário.. agora não se nota muito as algas, porque a foi com a webcam e também estive a dar um jeito ás plantas a tirar as algas.. http://www.youtube.com/watch?v=d7FBvkL-G8U cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Fernando Freire Publicado: Julho 26, 2009 Share Publicado: Julho 26, 2009 Olá, Os testes de NO3 e PO4 seriam muito bem vindos. Que iluminação tens no aquário? Cmpts, Fernando "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 28, 2009 Autor Share Publicado: Julho 28, 2009 (editado) Olá, Os testes de NO3 e PO4 seriam muito bem vindos. Que iluminação tens no aquário? Cmpts, Fernando Boas. Desculpa pelo atraso mas aqui vai as informações: NO3: 50 NO2: 0 GH: 6ºd KH: 3ºd PH: 6.4 Infelizmente não tenho teste de PO4, justifica muito comprar um? Quando á iluminação: 2xGLO-POWER 91cm 30W T8 Filtro FLUVAL 205. Resistência 300W Temperatura: 25º Os testes foram feitos agora, e ontem fiz TPA de 30%. Cumps. PS: luz ligada entre: 9h ás 11h e das 18h ás 23h Editado Julho 28, 2009 por ocirebla Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bruno_79 Publicado: Julho 28, 2009 Share Publicado: Julho 28, 2009 Boas, sim justifica comprar o teste de Po4, pois o objectivo é alcançar um equilibrio entre o NO3 e o PO4, se não me engano algo como 10ppm de NO3 para 1ppm de PO4 alguem que corrija se estou em erro. Tanto a falta de Po4 como o excesso de NO3 pode provocar o aparecimento de algas, e 50ppm de NO3 já é um pouco alto. O Co2 ajuda, mas se conseguires adicionar, penso que todos os dias, Seacem Excell também ira dar uma ajuda no control e eliminação das mesmas, apesar de ser um produto um pouco caro. Poria de parte o produto para as algas, pois se mata as algas não tera efeito nas plantas? Tenta remover o máximo de algas com uma escova de dentes ou algo assim, depois uma boa aspiração seguida de uma TPA. Acertar ou tentar equilibrar o NO3 e o PO4 isso desaparece no instante. Eu no meu caso tinha PO4 basicamente a 0ppm o que levou ao aparecimento de algas, comprei fertilizante liquido Fe, No3 e Po4 em separado e fazendo uns testes acertando o valor e TPA's de 2 em 2 dias, introduzi uns Sae que iam comendo algumas algas e lá se resolveu o problema. Já agora porque não fazes um periodo de luz sem intervalo, alguma razão em especial? De qualquer forma 7h por dia parece-me bem. Mas sera melhor alguem mais experiente dar o seu parecer ou conselho. Abraço Bruno Farinha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 28, 2009 Autor Share Publicado: Julho 28, 2009 Já agora porque não fazes um periodo de luz sem intervalo, alguma razão em especial? De qualquer forma 7h por dia parece-me bem. Mas sera melhor alguem mais experiente dar o seu parecer ou conselho. Abraço Obrigado pela info. Também pensei nisso, mas a razão por ter assim com o intervalo é que tenho o aquário na sala, onde tenho uma grande janela(é mais porta..) por onde entra bastante luz de tarde, apesar de não incidir directamente no aquário. Não sei se será a melhor opção, mas até agora.. Pelo menos as plantas com a luz desta maneira desenvolvem. As algas é que estão mesmo a lixar tudo Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 28, 2009 Share Publicado: Julho 28, 2009 Normal teres algas com nitratos a 50... TPAs de 50% diárias.. e deves ter os filtros cheios de porcaria por isso é melhor pensares em fazeres manutenção aos mesmos.. Que fauna tens??? Convém arranjares o teste de PO4 para conseguires equilibrar os valores! Cumps Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 28, 2009 Autor Share Publicado: Julho 28, 2009 (editado) Normal teres algas com nitratos a 50... TPAs de 50% diárias.. e deves ter os filtros cheios de porcaria por isso é melhor pensares em fazeres manutenção aos mesmos.. Que fauna tens??? Convém arranjares o teste de PO4 para conseguires equilibrar os valores! Cumps O filtro ainda ontem o limpei e não tinha assim tanto lixo por aí além.. TPA's de 50% diárias não será demais? 1 tubarão azul 12 neos 4 neons falsos 4 zebras 1 lápis 2 colisas 3 guppy's 1 espada 6-10 platis.. 1 tubarão de cauda vermelha.. e mais alguns que não sei o nome... acho eu que está tudo.. lol fotos: http://img30.imageshack.us/gal.php?g=snapshot200907281.jpg Editado Julho 28, 2009 por ocirebla Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Marquês Publicado: Julho 28, 2009 Share Publicado: Julho 28, 2009 tens peixes a mais... O normal erro de comprar tudo o que parece bonito Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 28, 2009 Share Publicado: Julho 28, 2009 Para teres os nitratos altos.. das duas uma tem de ser... ou é fauna a mais ou TPAs a menos!!! TPAs 50% não é demais.... desde que tenhas atenção para a temperatura nao baixar mais que 1 ou 2ºc e meter acondicionador para evitar intoxicações com cloro. Se o filtro nao estava muito sujo ... entao tens carga organica em excesso.. devias pensar em reduzir a fauna! (Isto se te quiseres ver livre das algas) Com uma pinça tira as algas que conseguires e injecta Seachem excel com uma seringa em cima das algas (Com os filtros parados, ou seja, sem agitação na água) porque o excel queima as algas! Cumps Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 28, 2009 Autor Share Publicado: Julho 28, 2009 Para teres os nitratos altos.. das duas uma tem de ser... ou é fauna a mais ou TPAs a menos!!! TPAs 50% não é demais.... desde que tenhas atenção para a temperatura nao baixar mais que 1 ou 2ºc e meter acondicionador para evitar intoxicações com cloro. Se o filtro nao estava muito sujo ... entao tens carga organica em excesso.. devias pensar em reduzir a fauna! (Isto se te quiseres ver livre das algas) Com uma pinça tira as algas que conseguires e injecta Seachem excel com uma seringa em cima das algas (Com os filtros parados, ou seja, sem agitação na água) porque o excel queima as algas! Cumps Bem mas também ele não estava muito sujo desta vez.. das outras tem estado bastante.. De qualquer maneira não há perigo injectar o excel em cima das algas que estão presas ás plantas? Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 28, 2009 Share Publicado: Julho 28, 2009 Não desde que nao seja muito... tipo mais metende todos os dias 5ml... injectas 1ml num sitio depois outro 1ml 2cm ao lado e assim sucessivamente... depois de cada TPA! E tira com uma pinça todas as algas que conseguires! Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 29, 2009 Autor Share Publicado: Julho 29, 2009 (editado) ora bem.. comprei o teste de PO4 e fiz.... acho melhor fecharem os olhos e não verem o resultado.. lOL 5mg/L.. o máximo da escala.. :S Soluções para resolver isto? basta TPA's diárias? Quanto ao Excel andei á procura mas não consegui encontrar nenhuma loja que o tivesse.. achei uma que tinha produtos da marca, mas diz que a marca deixou de ter representante cá em portugal.. Andam a ver se arranjam outro.. Cumps. Editado Julho 29, 2009 por ocirebla Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 29, 2009 Share Publicado: Julho 29, 2009 podes ver nos patrocinadores, em especial a naturpets.. que tem excel a bons preços! Bem nitratos e fosfatos altos... é pq tens fauna a mais... começa a reduzir os peixes que tens.... e TPAs com fartura! Cumps Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ocirebla Publicado: Julho 29, 2009 Autor Share Publicado: Julho 29, 2009 podes ver nos patrocinadores, em especial a naturpets.. que tem excel a bons preços! Bem nitratos e fosfatos altos... é pq tens fauna a mais... começa a reduzir os peixes que tens.... e TPAs com fartura! Cumps Sim as TPA's já vou começar a tratar disso.. quanto á fauna.. se adicionar mais plantas não resolverá o problema? Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts