iluminação para áquas com poucas plantas ??


Bruno Eduardo

Recommended Posts

Oi, qual é a iluminaçao necessária para um aquario com poucas plantas ,estava a ver umas mas são muito caras .Não existe outras mais baratas???

 

Lí que as halógenas com fluorescentes compactadas dão certo,o que acham ??????

 

como é do seu aqua??

 

 

Agradeço desde já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lâmpadas de halogéneo não são boas para aquário, podes usar umas vulgares fluorescentes T8 com uma lâmpada Daylight ou Flora.

 

O problema das lâmpadas não é a quantidade de plantas, mas a quantidade de litros e as exigências das plantas. Se tiveres uma planta que precise pouca luz tipo Feto de Java, Anubias, Musgo de java, usas como média à volta de 0,5 watts por litro de água (este valor varia se por exemplo o aqua for muito alto, superior a 40/50cms, ou muito baixo no caso dos nano aquários).

 

Se as plantas forem mais exigentes um bocado deves meter cerca de 0.75 watts por litro de água e para plantas super exigentes, tipo plantas que formam tapete (riccia, glossostigma) ou cuja necessidade de luz seja maior, deves usar cerca de 1 watt por litro.

 

O que eu no fundo estou a dizer é que mesmo que só tenhas 1 planta, mas esta for super exigente em termos de luz, vais acabar por a perder se tiver uma iluminação insuficiente.

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as plantas forem mais exigentes um bocado deves meter cerca de 0.75 watts por litro de água e para plantas super exigentes, tipo plantas que formam tapete (riccia, glossostigma) ou cuja necessidade de luz seja maior, deves usar cerca de 1 watt por litro.

 

O que eu no fundo estou a dizer é que mesmo que só tenhas 1 planta, mas esta for super exigente em termos de luz, vais acabar por a perder se tiver uma iluminação insuficiente.

 

Olá,

 

Só tentar fazer um reparo e espero que não leves a mal, para manter as plantas em boas condições não podemos pensar só em iluminação suficiente/insuficiente mas mais importante do que isso será adequada/inadequada..

 

Podes ter o rácio de 1w/l mas se tiveres lâmpadas muito velhas e/ou com temperaturas muyito baixas (ex. 4000k) as plantas de tapete não devem ficar lá muito contentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só tentar fazer um reparo e espero que não leves a mal, para manter as plantas em boas condições não podemos pensar só em iluminação suficiente/insuficiente mas mais importante do que isso será adequada/inadequada..

 

Podes ter o rácio de 1w/l mas se tiveres lâmpadas muito velhas e/ou com temperaturas muyito baixas (ex. 4000k) as plantas de tapete não devem ficar lá muito contentes.

 

 

Concordo contigo, infelizmente o meu post não pode conter tudo aquilo que existe por ai sobre iluminação, dai eu ter aconselhado ele usar uma lâmpada de denominação "Flora" ou "Daylight" fluorescentes que são ao mesmo tempo relativamente comuns, baratas e servem perfeitamente para manter plantas e a partir dai falei em termos de watts para ele ter uma ideia melhor de que a coisa não depende só de ter muitas ou poucas plantas, mas mais do tipo de plantas que possui. É certo que falta talvez dizer que as lâmpadas devem ser substituidas de 6 em 6 meses pelo menos (se possível até mais frequentemente), porque perdem intensidade, mas além disso podia ter dito muito mais, foi um conselho mais geral, até porque por certo haveria de aparecer mais alguém que se lembraria de pormenores que eu omiti/esqueci.

 

Não levo a mal de forma alguma o reparo, até porque eu estive 5 anos sem ter aquários e há por ai muitas novidades e diferenças relativamente à aquariofilia de há 5 anos atrás que me escapa. Na altura os plantados em portugal ainda estavam na fase embrionária e embora existisse já muita gente a fazê-los, não tinham a divulgação que possuem hoje.

Editado por Paulo Almeida

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro que existe sempre muito mais a dizer do que geralmente dizemos, não por comodismo mas pq em todos os assuntos é mesmo assim, não sabemos tudo, por vezes as coisas mudam e não damos por isso, ou até mesmo pq não era bem o assunto que se conversava.

 

Só fiz o reparo pq algumas vezes encontram-se tópicos em que recomendam e SÓ recomendam o 1w/l para tudo..... não é bem assim como vimos atrás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais