Fundos em esferovite


Recommended Posts

Boas.

 

Estou a pensar fazer umas remodelações aqui por casa e remodelar a casa dos meus mbunas.

Para o efeito vou mandar fazer um aqua de 250L (100*50*50) com coluna seca para ligar a sump. Todo o equipamento técnico irá então para a sump e apenas o chuveiro de retorno de água ficará no interior do aqua.

Tinha pensado em construir um fundo para o aqua recorrendo a blocos de esferovite aí com uns 4 a 5 cm de altura.

 

A ideia é criar uma "parede" com cavernas, passagens, etc que possa servir para os peixolas terem um "feeling" mais natural.

 

Por um lado sei como posso abrir "paisagens" estranhas na esferovite, usando um pouco de diluente mas tenho algumas dúvidas sobre se não ficarão elementos quimicos perigosos na esferovite depois.

Por outro lado queria pintar ou de alguma forma disfarçar a esferovite que é branca.

Sabem de algum tipo de tinta que seja inofensiva para os peixes?

Pensei em "pintar" a esferovite com silicone transparente neutra e povilhar com areia mas isso vai criar uma superficie abrasiva e tenho medo que os peixes se magoem nela depois se nadarem muito perto.

 

Depois eu coloco fotos do meu fundo :shock:

 

PS: se calhar isto é mais equipamentos e manutenção... :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquaonline.com.br/forum/phpBB2/...opic.php?t=5849

 

este fui eu que postei. para as tuas duvidas, podes cobrir o esferovite com cimento (eu usei spray, que contem diluente, cobri com cimento e em quase 2 meses não tive mortes), senão podes pintar com a tinta que quiseres para dar cor e cobrir com epoxi (fibra de vidro), que não é tóxica, e a seguir areia.penso que os peixes não se vão aleijar pois na natureza tambem existem rochas desse genero

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... já andei a pesquisar um pouco por aqui no forum pois lembrei-me que havia um tópico criado sobre o assunto algum tempo atrás.

Encontrei o tópico que tem um link para uma página onde o autor faz referência a ter usado cimento para cobrir a esferovite.

 

Ora os nossos cimentos em Portugal tenho muitas dúvidas que sejam adequados para colocar em aquários dada a quantidade de matérias perigosas usadas na produção.

Assim tenho como hipotese usar um tipo de tinta ou então usar outro material que não a esferovite.

 

O meu problema é usar um material que seja inofensivo para os peixes e que seja fácil de trabalhar e que seja leve.

O uso de pedra é uma hipotese (actualmente tenho 60Kg de pedra no meu aqua) mas queria criar uma parede de fundo e com pedras é arriscado além de concentrar muito peso sobre a parte traseira do vidro do fundo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

o teu problema será resolvido com polioretano expandido neutro que não contem materiais tóxicos, que se vende em latas e que podes cobrir bocados de tubo em pvc ou vasos com o fundo partida. Tenho um amigo que os faz assim, e já fez dezenas deles.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi num site (esqueci-me do link apesar de estar em sueco) em que o indivíduo usava algum tipo de latex (?), fibra de vidro (?) enfim, um material mais denso do que poliuretano ou esferovite em que o dito cujo material era aplicado sobre uma rocha. Ao despegar o material do molde e pintando, o fundo do aquário estava feito.

 

 

Hotdogger

 

As folhas de eucalipto que usaste foi na formulação do cimento para cobrir o esferovite ou simplesmente colocaste as folhas na água do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

não as folhas de eucalipto não têm nada a haver com o fundo, foram usadas no filtro (a turfa é carota) apenas para acidificar a àgua, já que o cimento é alcalinizante.

quanto à espuma eu tambem utilizei, e explico o porquê de não voltar a utilizar, o cimento não agarra bem e a espuma sem o cimento fica com um ar artificial.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O autor da outra página usou cimento cola (daquele para azulejos) e pelos vistos deu várias demãos.

 

Página: http://www.catfishheaven.net/day1.html

 

Mas sabendo eu que pelo nosso país usam pneus velhos no fabrico do cimento, não acho que queira arriscar a meter cimento no interior do aqua.

 

Quanto ao poliuretano é complexo. Tudo bem que dá para usar tubos e afins mas ele é quase liquido quando é aplicado e depois de secar é quase impossivel de moldar aquilo de forma correcta.

Fica engraçado mas deixa sempre o mesmo problema de o cobrir.

 

A minha dúvida mesmo é o material a usar na cobertura.

Não sendo o cimento, que outro material se pode utilizar para cobrir a esferovite?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

como eu ja disse eu uso cimento enão tive problemas, aj agora uso cimento cola. o único defeito é o aumento do pH que desaparece com o tempo.podes usar por exemplo fibra de vidro (epoxi) e passar depois areia.leiam o tópico que eu escrevi com atenção, acho que é útil

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Quanto ao cortar esferovite pode ser feito com calor. Para fazer um buraco basta aproximar um isqueiro (mas sem a chama tocar no esferovite para não inflamar, senão lá vai placa e fica um cheiro terrivel.)

Feito com varias placas finas coladas entre si com silicone pode ficar um bom trabalho.

Tambem em poliuretano o resultado não é toxico e pode ser escavado com facilidade.

Para cobrir que tal cola de silicone e areia ou areão, junto com pedras, enfim o que a imaginação permitir.

 

Cumprimentos

 

Pedro Pelote

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal para abrir buracos no esferovite não é o isqueiro nem mesmo diluentes.

Os buracos devem ser escavados, pura e simplesmente escavados.

Podes inclusivamente furar a placa de um lado ao outro com um limatão redondo e depois ir aprimorando a forma e tamanho do mesmo com outras limas, acho que uma Grosa é a coisa ideal para isso.

 

Quanto à tinta, só se pode utilizar tintas epoxidicas. Nada como dar uma voltinha numa loja de tintas, tipo Robbialac ou Dyrup, que eles devem ter esse tipo de tintas.

 

Depois é tudo uma questão de imaginação e saber aplicar as tonalidades certas.

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu eu escavei no esferovite com tinta de spray normal, para comer o esferovite, e apesar da tinta em alguns, poucos, sitios ter ficado em contacto com a agua os peixes andavam fixes, sem mortes a registar.

para abrir buracos no esferovite podem usar um ferro de soldar ou um decapador a quente.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.