Recommended Posts

Publicado:

uma bomba no fundo? mas eu tenho um tubo no fundo. e esta mais alto que o fundo mesmo para não entupir com os detritos. se nao era so cortar rente ao fundo.

uma bomba no fundo foi o que eu evitei fazer por isso coloquei-a fora do lago naquela caixa branca de proposito, alem de puxar a agua do fundo tal e qual estivesse no fundo ,e olha que puxa 3600l/hora, esta mesmo ás mao para limpar .

se colocasse a bomba a 1.25m de fundo só com barbatanas e fato é que la ia agora com o frio.lol

esste esquema de filtragem ta pensado para ser facil de limpar e do mais barato que existe. e ta a provar ser eficiente. tenho agua cristalina desde que foi feito, exepto quando as plantas secaram com o frio e as folhas fizeram chá na água.

como a cascata esta a cair ao meio, mas a tenter para a direita da parte circular faz a agua andar em circulo a volta do lago todo. não ha zonas mortas pois as raises dos jacintos e folhas so se acumulam mesmo na rede de proteçao do tubo, se houvesse zonas mortas ficavam las as folhas e detritos e nao ficam.

Mas obrigado pelo comentário e ainda bem que ficou do agrado :(

agora na primavera quero colocar cascalho branco/castanho e valisnerias na parte funda que acho que fica engraçado.

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

• 1 mês depois...
  • Replies 149
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

estou completamente parvo. . .

uma hora a ler tudo e nem sei o que dizer. . .

PARABENS tá um espectaculo biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

muito brigado :D assim que tiver mais calor vou colocar fotos novas.

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Bom trabalho !

Vi agora o post pela primeira vez, e enquanto não cheguei aqui, não descansei ! :)

Gostei bastante, muito bom a todos os niveis !

Continua a dar noticias.

Mega abração,
ALLEN

Publicado:

PARABÉNS!!! ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICO!! Gostei muito!

ps(Enviei-te uma mp a perguntar umas coisas...)

Abraço

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

boas. ca voa 2 videos dos peixes.filmagem subaquatica :roflroll2:

*

*

e umas fotos:

P3100069.jpg

P3100087.jpg

P3100085.jpg

P3100079.jpg

P3100076.jpg

P3100073.jpg

a agua parece escura nas fotos mas nao ta muito, ta um bocado devido aos jacintos e algumas plantas que secaram e fizeram tipo um cha. mas ta transparente e ve-se vem o fundo.

agora a tenho mais 7 peixinhos pequenos provenintes da criaço do ano passado e que tiveram de sair do lago pequeno para colocar la os ovos deste ano

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Oi Tmaster, o lago está muito fixe, tens ai umas carpas bem gordinhas para a época.

Que plantas são aquelas de folha larga pelo meio dos "pinheirinhos"?

E a outra aguenta-se?

Como comseguiste por a camara tão baixa na filmagem?

Afinal sempre usas o anel!

Cumps

Está muito fixe o teu lago Tmaster. :transport027:

Uma pergunta, nessa ultima foto, no canto inferior esquerdo, essas plantas plantadas no canteiro em terra seca parecem-me ser Canna sp. (ou estou enganado?)

Li algures que algumas variedades se aguentam com as raizes dentro de água. Já experimentaste?

Editado por Egnom
Oi Tmaster, o lago está muito fixe, tens ai umas carpas bem gordinhas para a época.

Que plantas são aquelas de folha larga pelo meio dos "pinheirinhos"?

E a outra aguenta-se?

Como comseguiste por a camara tão baixa na filmagem?

Afinal sempre usas o anel!

Cumps

aquela de folhas larga pordentro dos pinheiros é uma planta da familia dos jacintos de agua(dai a folha ser igual mas tao mirrads do frio) mas tem raiz e caule num vaso. tem o nome cientifico parecido ao nome do (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] mas agora nao me lembra.

que outra? a lotus? 1 das semantes secou devido ao um fungo qualquer na semente, tenho actualmente a outra semente que nasceu com 3 rebentos de 20 cms mas ainsda nao abriu nenhuma folha.

a camara é uma webcam dentro de uma caixa de bombons transparente e semi_selada(pois ia entrando agua pelo buraco onde passava o cabo usb :roflroll2: ) mas subeviveu ao banho. e depois a caixa presa a um cabo de madeira que chegava quase ao fundo. ha e claro que a webcam estava a gravar para o pc portatil que estava ali ao lado da rede.

espero que esta ideia ponha ai muito pessoal a fazer filmagems para vermos qui. uma webcam ,uma caixa de moncherri de acrilico bem selada com fita isoladora ou cola quente e ta feito.

as carpas nao tao propriamente gordas. tenho é gravidas:P aquele goldfish laranja, a koi branca e preta e a oranda pequena tao msmo mesmo a por ovos. é so a temperatura subir novamente e vai haver ovos por tudo o que é planta. lol

o arco para dar comida coloquei ha um ou 2 meses quando tava mais frio porque nao comiam muito rapido e as bolinhas de comida iam para as plantas. aquilo é um arco de tubo de 10 ou 12 mm feito de mangueira de rega dessas dos pomares.. isto aqui é quase tudo "faça voce mesmo" banana rock

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:
Está muito fixe o teu lago Tmaster. banana rock

Uma pergunta, nessa ultima foto, no canto inferior esquerdo, essas plantas plantadas no canteiro em terra seca parecem-me ser Canna sp. (ou estou enganado?)

Li algures que algumas variedades se aguentam com as raizes dentro de água. Já experimentaste?

sim e canna. mas estas tao assim deste tamanho desde o fim do verao. com o frio e como foram transplantadas pararam o crescimento. tenho em vermelho e estas da foto acho que sao amarelas.

Quem me vendeu as carpas tinha estas plantas ao longo dum canal atravez do qual se fazia circular a agua do lago para ser filtrado, logo devera-se dar bem dentro de agua, nao sei se com alguma terra se so presa entre pedras. mas parece-me que em adultas e com flor fazem muito lixo para se colocarem dentro do lago...

Vivendo e aprendendo

Publicado:

À cerca de uns 5 anos atrás montei um lago, e o sistema mais simples que encontrei de montar, foi um kit de piscina que era só necessário fazer as ligações com o tal tubo de piscina (tinha entradas dos skimmers, sáidas de fundo e superficie, backwash,etc.), bastou basicamente fazer a colagem dos tubos (já vem dentro de uma caixa em fibra, bomba com todas as ligações e filtro de areia).

Em termos de filtragem funciona bastante bem, o filtro de areia é muito facil de lavar com backwash, e a filtragem bio foi feita com tubos perfurados com água a sair no meio de uma praia de seixos.

Quanto a ilhas, aconselho o uso de ilhas flutuantes, porque deixam circular a água por baixo das mesmas e ajudam na filtragem da água quando são plantadas .

Boa Sorte

Publicado:

Olá Tmaster, quando disse gordinhas para a época referia-me á época reprodutiva e sim a outra era a flôr de lotus.

Então a planta que tu tens é a eichhornia azurea da familia dos jacintos mas a parte que fica de baixo de agua é totalmente diferente.

Eu punha um telemovel dentro dum aquario minusculo e filmava com cuidado para não submergir totalmente, mas estou a ver que webcams é o que está a dar.

Cumps

Publicado:
Olá Tmaster, quando disse gordinhas para a época referia-me á época reprodutiva e sim a outra era a flôr de lotus.

Então a planta que tu tens é a eichhornia azurea da familia dos jacintos mas a parte que fica de baixo de agua é totalmente diferente.

Eu punha um telemovel dentro dum aquario minusculo e filmava com cuidado para não submergir totalmente, mas estou a ver que webcams é o que está a dar.

Cumps

sim é a eichhornia azurea. mas debaixo de agua nao cria folhas. so tronco e raiz

mandei uma mensagem ontem pm . cumps

Vivendo e aprendendo

• 2 semanas depois...
Publicado:

Os meus parabéns, está a ficar com um ambiente muito giro, quando chegar ao fim do verao e estiver tudo bem pegado ainda vai ficar melhor, tambem ando a ver se consigo criar um ambiente assim cheio de verdura no meu, mas o clima é um bocado agreste !! os papirus ao fundo estão com bom aspecto e são optimos para limpar a agua.

Continua que esta a ir no bom caminho.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Publicado:
Os meus parabéns, está a ficar com um ambiente muito giro, quando chegar ao fim do verao e estiver tudo bem pegado ainda vai ficar melhor, tambem ando a ver se consigo criar um ambiente assim cheio de verdura no meu, mas o clima é um bocado agreste !! os papirus ao fundo estão com bom aspecto e são optimos para limpar a agua.

Continua que esta a ir no bom caminho.

Obrigado. os papirus ate nem tao com mt bom aspeto. estao com o tamanho que vieram e tem as pontas meio secas deve ter sido do frio mas ja tem raizes a sair dos vasos que sao daqueles de rede perfurados. Espero que sejam tao eficazes como as sombrinhas chinesas que tenho no outro lago .que nem a bomba ta ligada agora porque ta cheio de criaçao e a água esta transparente. ha e estes sao papirus anoes. so tem esta altura

Vivendo e aprendendo

• 1 mês depois...
Publicado:

olá

parabéns pelo teu lago, está espetacular. Já não sei as vezes que li o post todo do principio ao fim. Ando indeciso na maneira de fazer o meu. Andei a ver preços do liner e pelas contas é muita massa. como sei assentar uns blocos, estou a pensar fazer desta maneira, só tenho receio que não fique a vedar. essa argamassa da weber é mesmo segura? o Ph mantem-se estável? onde compráste? para não fazer publicidade aqui manda-me uma mp. Hoje abri o buraco, mas o gajo da maquina foi além do que eu previa, abriu um buraco de 7m x 4m x 1,5. Isto em membrana da firestone fica carote. tenho o dia de domingo para pensar nas alternativas.

Depois abro um post com fotografias

cumprimentos

Joaquim Marques

Publicado:

OLá o teu lago está muito bonito.

Tem sido uma boa evolução.

Quanto a filmagem, já ando a algum tempo para fazer filmagens dentro de lagos mas, quando disse que a webcam era capaz de ser solução todos disseram que não tinha resolução mas parace que estavam enganados.

Continua a colocar material.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Boas.

quanto ao topico do marujo, eu nao usei esse isolante da weber mas é parecido,tem atençao so que dê para cisternas de agua potável e assin em sabes que é seguro pos peixes e pelo menos este que usei ,que ja nem me lembro o nome e foi comprado aqui numa loja de materiais de construção, fez com que nem houvesse muita oscilação no ph que era suposto quando o cimento era novo.

desde que a construção leve ferro suficiente para não partir não passa água nenhuma. Agora por exemplo um lago desse tamanho sem ferro nenhum so com blocos nao dura muito e nao ha isolante que valha.

gardenkoi. a webcam no exterior com luz natural e acima de 1.2 mp ja se ve bem. como é a minha. ja ha webcams boas de 3 megapixeis ou assim baratas que sao optimas para filmar debaixo de agua desde que bem seladas dentro de uma caixa de acrilico ou assim. ja tirei fotos novas com o telemovel agora que os nenufares ja tem 4 ou5 folhas.tenho de as passar para aqui assim que tiver vagar.

Vivendo e aprendendo

Boas.aqui fica umas fotos de hoje 14/5/2010

os nenúfars já se vêem e as plantas estão a crescer bem.podiam estar melhor se não fosse a temperatura ter descido novamente na semana passada.

de resto tudo na mesma.. evoluindo

Foto0081.jpg

Foto0083.jpg

Foto0081-1.jpg

Foto0083-1.jpg

Foto0084.jpg

Foto0086.jpg

Foto0088.jpg

Foto0090.jpg

Foto0091.jpg

Foto0092.jpg

Foto0093.jpg

cumprimentos a todos

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Muito fixe de ter isso num jardim, Parabéns cabecadura

Como é que é a manutenção disso? É muito trabalhosa?

Publicado:

boas

isso sao nenufares.... as folhas dos meus sao pequenas :)

so tem um senao o lago..... para mim claro.

eu por exemplo os nenufares colocava o vaso mais chegado a ponta desse ''degrau'' para as folhas assim chegarem mais ao meio por assim dizer.

e era capaz mesmo de arranjar maneira de colocar umas pedras grandes ou entao um vaso virado ao contrario e por cima metia um direito com nenufar. acho que ai os nenufares ficavam bem no meio do lago ou assim.... o lago esta bonito mas nao gosto de ver esse meio despido.

so tens esse jacinto ???

eu estou a pensar ir em breve apanhar ;) e vou ver se desta vez dou com a zona dos nenufares la na pateira de fermentelos ;) se desse so nao trazia alguns se nao desse..... se a aguar for baixinha era capaz de tentar trazer alguns.

é que mesmo sabendo nadar nao gosto de andar onde nao vejo o fundo..... brrrrr

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:

este jacinto nao é dos que tinha no ano passado.é outra variante acho eu. são mais compridos e maiores e sobreviveu ao inverno e era só um pe que ja deu 3 ou 4.

eu queria fazer umas alterações no lago mas depois tens desvantagens. por exemplo,queria por pedras redondas brancas no fundo,calhaus ou seixos como lhe quiserem chamar.mas depois não consigo limpar os detritos e folhas que se acumulam no fundo.

na zona central do lago é onde tenho mais corrente a superficie. se colocar uma planta leva com a corrente toda da cascata e cresce toda torcida,se nao cair. mas logo vejo.

os nenúfars se ficarem mais ao meio a corrente arrasta as folhas e ficam todas juntas, e convem tarem mais abrigados das kois pk tem muita força. ja não é a primeira vez que viram o tubo da comida ao contrario.

Vivendo e aprendendo