Recommended Posts

Publicado

Boas,

tenho algumas plantas, e pretende levar a flora um pouco mais a sério, dando uma boa fertilização.

queria saber os produtos, ou metodos que utilização, a duração dos mesmos e quanto em média gastam com a fertilização, e claro a opiniao dos fertilizantes usados

agradeçido desde ja

Publicado:

Depende das plantas que vais usar e dos equipamentos que tens.

Consegues ser mais específico?

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado: (editado)
Depende das plantas que vais usar e dos equipamentos que tens.

Consegues ser mais específico?

Cmpts.

Boas,

Peço desculpa se não me expliquei correctamente. Uso co2, e como substrato fertil uso terra vegetal (uma experiencia que fiz). Quanto a plantas, tenho algum musgo amarrado a troncos, HZ, rotala, riccia, elodeas e recentemente eleocharis acicularis. A riccia por sinal está bem (esta como flutuante de momento) e chega a fazer pearling, tal como os fetos de java que se encontrar mais à superficie da agua. Como iluminação tenho 30w na calha de origem (aquapor), mais 15x2 numa "pseudo-calha" que tive a fazer com lampadas economizadoras. Quanto a plantas, basicamente são essas...apenas irei para plantas mais "complicadas" assim que reunir as condições necessárias. No caso da HZ, quando esta se solta, reparo que a base da planta fica um pouco amarelada...não sei se é normal por ter sido uma poda e que ao plantar la danifique a base.

EDIT: esqueçi-me de indicar, o aquario é de 120 litros (100x40x30)

Grato desde já

Editado por Helder Barbosa
Publicado:

Boas

Há a fertilização comercialmente posta à disposição de quem a quiser comprar. Várias marcas, vários preços, vários rácios de sucesso.

Há também a dissolução e utilização de elementos químicos comprados avulso. Igualmente aqui há vários fornecedores, vários preços e infelizmente várias experiências que correm mal.

Como pude constatar és alguém sem medo de experimentar métodos alternativos (no teu caso até já quase em desuso).

Posso-te garantir que a compra destes elementos químicos, fica bastante mais em conta que a dos seus concorrentes comerciais já preparados, postos à disposição pelas grandes marcas.

Para que percebas as quantidades que irás necessitar deixo-te aqui um link interessante.

Se conseguires chegar ao fim deste primeiro tópico e ainda tiveres duvidas ou quiseres mais alternativas, podes procurar por Estimative Index ou por PPS.

Quanto a preços, não vale muito a pena andar a fazer experiências, tens aqui um excelente fornecedor, ainda para mais é nacional.

Espero ter sido útil.

Abraço

Publicado:
Boas

Há a fertilização comercialmente posta à disposição de quem a quiser comprar. Várias marcas, vários preços, vários rácios de sucesso.

Há também a dissolução e utilização de elementos químicos comprados avulso. Igualmente aqui há vários fornecedores, vários preços e infelizmente várias experiências que correm mal.

Como pude constatar és alguém sem medo de experimentar métodos alternativos (no teu caso até já quase em desuso).

Posso-te garantir que a compra destes elementos químicos, fica bastante mais em conta que a dos seus concorrentes comerciais já preparados, postos à disposição pelas grandes marcas.

Para que percebas as quantidades que irás necessitar deixo-te aqui um link interessante.

Se conseguires chegar ao fim deste primeiro tópico e ainda tiveres duvidas ou quiseres mais alternativas, podes procurar por Estimative Index ou por PPS.

Quanto a preços, não vale muito a pena andar a fazer experiências, tens aqui um excelente fornecedor, ainda para mais é nacional.

Espero ter sido útil.

Abraço

Boas,

obrigado pela tua resposta, mas fiquei com uma duvida. Sei que tenho que fazer alguns testes (agora nao me lembro quais), para ver se necessito de x nutriente ou nao necessito de outro. Naquele link da horizonte aquatico, tem la uma seria de nutrientes...necessitava exactamente de todos?

Já agora, qual o tempo de duração? (penso que a fertilização com aqueles nutrientes seja diária)

Publicado:

Boas

A fertilização serve para repor os elementos em falta.

Deves fertilizar com o que as plantas necessitarem, no caso do Estimative Index ou PPS é na base da estimativa.

Como fazes um reset ao Aqua com as TPA não tens acumular de fertilizantes.

Com testes ou a observar as plantas tens que ser capaz de entender quais os elementos em falta, a partir dessa análise fertilizas.

É como andar de bicicleta, posso até fazer um filme acerca disso mas tens de ser tu a experimentar.

Abraço