tiagoluz Publicado Julho 21, 2009 Publicado Julho 21, 2009 Boas, será que um filtro eheim de 2217 de 1000 l/h, funciona bem com um esterelizador UV de 24W?? ou serão demasiados l/h? Já agora 4h por dia é suficiente certo? cump Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
jpospr Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Tens que ver o que o fabricante recomenda, varia de marca para marca, contudo eu recomendaria a utilização do Uv temporizado com a iluminação Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
AGA Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 (editado) Boas, será que um filtro eheim de 2217 de 1000 l/h, funciona bem com um esterelizador UV de 24W?? ou serão demasiados l/h? Já agora 4h por dia é suficiente certo? cump No meu entender é demasiado caudal, sim. Vai ao site da JBL, por exemplo, para veres quais são os caudais recomendados, tendo em conta a potência. (é diferente se pretenderes eliminar apenas algas ou se pretenderes alguma esterelização da água). A título de exemplo, eu tenho um 2213 com um UV de 36 W. Podes fazer uma derivação, com torneiras do 2217 para o filtro UV. Assim controlas o caudal de acordo com o recomendado, sem estrangular o 2217. EDIT: Tendo visto a sugestão do post anterior eu avanço outra: se tiveres contador bi-horário liga o UV em horário mais económico, de madrugada (com temporizador, claro). As 4 horas diárias não me parecem mal. Cumps Editado Julho 21, 2009 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
tiagoluz Publicado: Julho 21, 2009 Autor Publicado: Julho 21, 2009 obrigado pelas respostas. Vou então começar com as 4 horas diárias, e como estava a pensar adquirir outro filtro, o mais certo é comprar um de menor caudal, o 2215 ou mesmo o 2213. O esterelizador em questão é da Jebo. cump Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Godlike Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Os filtros UVs para terem boas prestações o caudal deve rondar os 300L/h... se for para uv de 18w para cima... os mais pequenos é que ainda convém menos caudal tipo 200L/h! Cumps Citar Cumps
tiagoluz Publicado: Julho 22, 2009 Autor Publicado: Julho 22, 2009 Exactamente, foi a pensar nisso que comprei um de 24W. E de certeza que os filtros carregados de substrato e esponjas, não fazem os l/h que o fabricante diz. O meu 2217, é capaz de fazer ai uns 800 l/h. Obrigado cump Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
AGA Publicado: Julho 22, 2009 Publicado: Julho 22, 2009 Exactamente, foi a pensar nisso que comprei um de 24W. E de certeza que os filtros carregados de substrato e esponjas, não fazem os l/h que o fabricante diz. O meu 2217, é capaz de fazer ai uns 800 l/h. Obrigado cump Sim Tiago, mas se atenderes à informação do Godlike, percebes que 800 L/h está muito acima dos cerca de 300 que ele refere. Consulta as tabelas da JBL, para destruição parcial de microorganismos (esterelização parcial) um UV de 18W deve ter entre 150-200 L/h de caudal e um de 36W deve ter entre 200-400. Como vês pode-se estimar qualquer coisa como entre 175-300 para o teu, sendo que 300 já é um valor para o elevado... Um 2217 não é, de todo, um filtro indicado para estar ligado a um UV de 24W, a menos que se arranje a forma de não passar mais do que uns 250 L/h ou que se queira o UV só para gastar energia (e eventualmente matar umas quantas algas em suspensão, porque até para elas o caudal já está acima do que devia) http://www.jbl.de/?lang=en nos downloads podes consultar o folheto informativo Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
tiagoluz Publicado: Julho 22, 2009 Autor Publicado: Julho 22, 2009 sim eu percebi o que o Godlike quis dizer, No site da Jebo eles dizem para usar no máximo 550 l/h, talvez seja apenas para eliminar algas. Vou então arranjar um 2213 ou mesmo um 2211. Obrigado pelo esclarecimento. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
miltonleopoldo Publicado: Julho 22, 2009 Publicado: Julho 22, 2009 (editado) sim eu percebi o que o Godlike quis dizer, No site da Jebo eles dizem para usar no máximo 550 l/h, talvez seja apenas para eliminar algas. Vou então arranjar um 2213 ou mesmo um 2211. Obrigado pelo esclarecimento. cumps Podes sempre arranja um T e coloca-lo depois da saida do filtro e em principio tens o problema resolvido. Embora o caudal desse filtro seja 1000 l/h com o T que passe para 500l/h, se por acaso tiveres torneiras no filtro sempre podes estrangular um bocadinho à saida do filtro. Já agora o teu aqua é de quantos litros? Editado Julho 22, 2009 por miltonleopoldo Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
tiagoluz Publicado: Julho 23, 2009 Autor Publicado: Julho 23, 2009 mas colocando o T só metade da água que passa no filtro é que é esterilizada pela UV. certo? Fechando uma das torneiras de saida, está fora de questão, visto ser o unico filtro que possuo. O aquário é de 320L. obrigado cump Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Godlike Publicado: Julho 23, 2009 Publicado: Julho 23, 2009 Olha o que te recomendo, é mesmo comprares um filtro dedicado, existe power heads que fazem esse efeito. Ou então um 2211 ou 2213 (se comprares um classic aposta só na filtragem mecanica, enches o filtro de esponja filtrante) Cumps Citar Cumps
tiagoluz Publicado: Julho 23, 2009 Autor Publicado: Julho 23, 2009 Olha o que te recomendo, é mesmo comprares um filtro dedicado, existe power heads que fazem esse efeito. Ou então um 2211 ou 2213 (se comprares um classic aposta só na filtragem mecanica, enches o filtro de esponja filtrante) Cumps sim em principio é isso que vou fazer, e como o 2217 é maior fica apenas para filtragem biologica. obrigado cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
Godlike Publicado: Julho 23, 2009 Publicado: Julho 23, 2009 Mas já agora, pela diferença de preços opta pelo 2213.. compensa mais... e se algum dia desistires do UV.. tens sempre um filtro que dá bem para aquarios de 80 a 100LT.. Cumps Citar Cumps
tiagoluz Publicado: Julho 25, 2009 Autor Publicado: Julho 25, 2009 Já está a funcionar num 2213. Vamos lá ver se o UV faz o seu papel. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
miltonleopoldo Publicado: Julho 25, 2009 Publicado: Julho 25, 2009 mas colocando o T só metade da água que passa no filtro é que é esterilizada pela UV. certo? Fechando uma das torneiras de saida, está fora de questão, visto ser o unico filtro que possuo. O aquário é de 320L. obrigado cump Errado! Passa metade da agua que sai do filtro. Nimguém falou em fechar na totalidade, basicamente era reduzir o caudal de entrada no exterilizador UV pela estragulação a saida do filtro. No meu caso tenho 2 aqua com o esquema do T e estão a bombar lindamente. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
tiagoluz Publicado: Julho 25, 2009 Autor Publicado: Julho 25, 2009 Então mas isso foi o que eu disse, ou quis dizer. Mas o melhor é ter os filtros no máximo (no meu caso), é que os discus fazem muita porcaria Pelo que percebi essa ideia do T não é má pensada... obrigado cump Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
sarapintas Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 boas eu tb tenho UV ligado ao filtro com T, mas queria meter com uma bomba de no maximo 200l\h, alguem pode dar ai um exemplo de uma bomba que possa fazer esse trabalho? cumps Citar CumpsPedro Silva
Godlike Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 EHEIM compact 300L/H EHEIM POWERHEAD 1212 Este ultimo link, penso que dá para meter tubagem na saida da powerhead, mas sem certeza... e tb não consegui confirmar o capacidade da mesma.. Citar Cumps
AGA Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 Tenho a bomba que o Godlike menciona em primeiro lugar a funcionar com UV de 9W. Só a envolvi em esponja larga. É muito pequena, esconde-se facilmente. É uma solução fácil e de baixo custo (no meu caso ainda comprei os tubos de saída e entrada para o aquário, para ficar tudo direito - mas é relativamente simples fazer isso com tubo de PVC). Também tenho uma power head cá em casa (segundo link). Seria mais difícil de adaptar (mas possível). O bocal de saída é mais largo. Escrito na minha está a potência (6W) e o caudal (650 L/h). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
sarapintas Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 EHEIM compact 300L/H EHEIM POWERHEAD 1212 Este ultimo link, penso que dá para meter tubagem na saida da powerhead, mas sem certeza... e tb não consegui confirmar o capacidade da mesma.. estive a ver as características dessa 1º bomba, e mais algumas que encontrei de baixo caudal e todas elas tem um defeito que é altura de entrega: 0,5 m... o que é muito pouco =X se tiver a bomba no chão o mais provável é não ter força para meter a agua dentro do aquário... e as que já tem uma altura de entrega razoavel sobe logo o preço por 30\40\50€ tenho que ver isto melhor... Citar CumpsPedro Silva
AGA Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 (editado) estive a ver as características dessa 1º bomba, e mais algumas que encontrei de baixo caudal e todas elas tem um defeito que é altura de entrega: 0,5 m... o que é muito pouco =X se tiver a bomba no chão o mais provável é não ter força para meter a agua dentro do aquário... e as que já tem uma altura de entrega razoavel sobe logo o preço por 30\40\50€ tenho que ver isto melhor... Bombas com caudais pequenos normalmente têm alturas pequenas. Mas não te preocupes com isso, pois a altura a que a bomba vai trabalhar é praticamente zero. Num sistema fechado, como no nosso aquário, a única "altura" que as bombas têm de vencer são os atritos ao longo da tubagem (atrito com as paredes, turbulência de fluxo, cotovelos, reduções, etc). No caso dos filtros têm ainda que vencer os materiais filtrantes. Isso pode converter-se numa "altura" equivalente e essas são as perdas. Isto porque a água quando desce é ajudada pela gravidade, logo ajuda a empurrar a outra que está a subir, a bomba tem que vencer é o atrito. (estou a simplificar). No entanto essa bomba é para colocar dentro do aquário e terá que vencer, no arranque, uns 10 cm (distância entre o topo da água e a curva onde a água começa a descer). Acredita que é mais que suficiente, se quiseres eu mostro-te o caudal da minha a funcionar. (oo filtro até podia estar a 3 m abaixo do aquário, pouca diferença faria). Nota: o que eu digo não é válido para sump, dado que o sistema não está "fechado". A energia mecânica que a água tem ao vir do aquário é dissipada ao bater na sump e não transferida para a água que sobe. No entanto, neste caso não há perdas nas massas filtrantes. Cumps Editado Julho 27, 2009 por AGA Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Godlike Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 AGA, acho que a ideia do Sarapintas.. é meter uma bomba de circulação externa... por isso é que ele refere a altura.. As bombas que eu tava a falar são internas... para uso no aquario ou na sump... ( pelo menos as compact apenas têm a sua saida com encaixe para tubagem, a entrada da água na bomba é por ranhuras...) Por outro lado a powerhead 1212, penso que tem tanto a entrada como a saida com encaixe para tubagem... mas sinceramente se for para usar fora do aquario é 10x melhor usar um filtro externo tipo 2211, ou 2213 (ao menos tens mais um equipamento a filtrar e não apenas a movimentar água) Cumps Citar Cumps
AGA Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 AGA, acho que a ideia do Sarapintas.. é meter uma bomba de circulação externa... por isso é que ele refere a altura.. As bombas que eu tava a falar são internas... para uso no aquario ou na sump... ( pelo menos as compact apenas têm a sua saida com encaixe para tubagem, a entrada da água na bomba é por ranhuras...) Por outro lado a powerhead 1212, penso que tem tanto a entrada como a saida com encaixe para tubagem... mas sinceramente se for para usar fora do aquario é 10x melhor usar um filtro externo tipo 2211, ou 2213 (ao menos tens mais um equipamento a filtrar e não apenas a movimentar água) Cumps Pois Tiago, são sempre bombas para usar dentro de água. A power head dá para encaixe de tubagem (adaptado), mas o caudal é relativamente elevado (também não sei qual o UV que ela tem). De qualquer forma, bombas deste tipo só dentro de água e exigem sump ou aquário, como referes (para sump pode ser pouco potente, dada a altura máxima, 0,5 m, pelo que fica restrita à colocação em circuito fechado). Não vejo grande problema na colocação da primeira dentro do aquário, pois é pequena. A instalação de uma bomba externa será sempre mais difícil e exige um tipo de bombas que possa funcionar fora de água (a eheim também tem dessas). No entanto, a solução que defendes (a instalação de um filtro externo) tem grandes vantagens, pelas razões que invocas, e por isso é que eu no meu aquário maior optei por um 2213. No entanto, nesse aquário tenho um UV de 36W, que já me permite funcionar com caudais maiores. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
sarapintas Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 (editado) Pois eu pensava que essas da compact era mesmo tipo bombas externas, por isso é que me estava a referir a importância da "altura" o filtro é um JBL de 9W seri II, neste momento está ligado ao filtro externo em T, sempre faz cerca de metade do caudal...(500l\h) mas queria fazer mesmo um sistema separado... optar por outro filtro ó se for mesmo um 2211 porque não tenho muito mais espaço... tenho que ver melhor isto agora durante as férias =X o sistema T é bom e rapido de fazer e talvez o que ocupa menos espaço mas nunca conseguimos precisar a quantidade de agua que passa por lá... depende sempre um bocado da posição dos tubos etc... Tenho aqui também uma cabeça de um filtro mesmo muito muito antigo da eheim, que tanto a saida como a entrada é por tubagem talvez ainda vá é adaptar essa cabeça ele também não faz muito caudal, quando era "nova" fazia 400l\h agora acredito que se fizer 200 já é muito por isso acho que vou é meter as mãos a obra e tentar engenhocar para aqui qualquer coisa... Editado Julho 27, 2009 por sarapintas Citar CumpsPedro Silva
AGA Publicado: Julho 27, 2009 Publicado: Julho 27, 2009 Há uma forma de reduzir o caudal do que passa pelo UV, com essa instalação em T. Colocas uma torneira ou alguma coisa que aperte a mangueira, para estrangular ao caudal que queres. Assim, a água, tendo maior resistência nesse "caminho" acaba por aumentar o caudal no outro diminuindo o que passa pelo UV. Para controlar o caudal, podes fazer medições em 5 minutos, por exemplo. (quanto maior o período de medição, menor o erro) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Recommended Posts