o meu 1º Nano


Bruno M. Martins

Recommended Posts

boas, tinha um aqua de 10Lt com 2 kinguios, mas como era mto pequeno decidi arranjar outra coisa mais interessante, pois os kinguios não são peixes de tar em aquas de 10lt, então decidi arranjar um tronco, umas pedras e umas plantas e meti mãos ao trabalho.

 

SETUP:

 

filtro: não sei o nome, vinha com o aqua, tenho a filtragem com esponja e lã de vidro;

 

termostato: Trixie de 25W;

 

areão comprado;

tronco comprado mas a deitar alguma cor a agua, pedras de rio e de barragem;

 

flora: uma anubia ana e várias sagittaria subulata, comprei vaso e vinha com muitas

 

fauna: infelizmente ja tenho fauna, mas não tenho culpa de o aqua ainda não ter feito a ciclagem, tenho um camarão que ainda não sei que espécie é por ser muito pequeno, mas deve de ser um camarão fantasma, o camarão vinha nas plantas com um caracol minusculo.

 

e CO2 caseiro com difusor de pedra, mas ainda tenho que arranjar outra forma.

 

agora os teste ainda não os fiz mas amanha ja devo de fazer os teste.

 

aqui fica uma imagem do meu aqua ainda um bocado nu...

 

hpim3563.jpg

 

aceito sugestões para melhorar o aqua, tou a pensar em colocar musco java no tronco e cuba ou outra planta que faça tapete no lado esquerdo.

 

espero que gostem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como disses, esta um pouco nu...tenta encher mais atras do aquario, e coloca uma cartolina preta atrás...faz sobresair as cores :animal_fish:

 

quanto ao co2, com essas plantas nao precisas, sao pouco exigentes e ainda assim tens poucas...aconselho-te a colocares mais, snao ja sabes o que aconteçe...eheheh

 

quanto à fauna, nao vás muito para alem dos camaroes...com 10 litros é complicado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tava a pensar so em arranjar um otto e um corydora, alguns camarões e tava a pensar numa ampulária marfim, ja é mto para 10Lt?

 

se coloco a carolina atras "leva" com o fluxo do filtro.

Editado por Sok
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tava a pensar so em arranjar um otto e um corydora, alguns camarões e tava a pensar numa ampulária marfim, ja é mto para 10Lt?

 

se coloco a carolina atras "leva" com o fluxo do filtro.

 

sim, isso ja é muito para 10 litros...corys, necessitam de mais que 1 elemento...sao peixes de cardume

 

ampularias, chegarias a um pouco, que nao irias mais ver o aquario eheheh

 

aquilo é tipo coelhos :animal_fish:

 

nao entendi +- isso da cartolina levar com o fluxo do filtro...explica melhor sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao entendi +- isso da cartolina levar com o fluxo do filtro...explica melhor sff

 

 

esquece, kuando li pareceu-me carolina, mas a da cartolina ja pensei nisso, mas tou a ver se arranjo uma que seja tipo plastico para não se molhar com os TPA's e não manchar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquece, kuando li pareceu-me carolina, mas a da cartolina ja pensei nisso, mas tou a ver se arranjo uma que seja tipo plastico para não se molhar com os TPA's e não manchar.

 

eu no meu caso, nao tenho cartolina...sao folhas de cadernos de capa preta usados! eheheh

 

uni-os todos e pareçe uma grande cartolina...poupar e reciclar acima de tudo! :animal_fish:

 

quanto às TPAs, nao tenho problemas com aquilo...mesmo que caia umas pingas (se cai, nem vejo), esta sempre igual

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma lampada de 15w, mas akilo da uma luz um bocado para o amarelado, keria ver se arranjava uma branca, mas não sei se tenho espaço na calha para ela por a lampada que la estar seja mto pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma lampada de 15w, mas akilo da uma luz um bocado para o amarelado, keria ver se arranjava uma branca, mas não sei se tenho espaço na calha para ela por a lampada que la estar seja mto pequena.

 

é daquelas lampadas incandescentes? ou as economizadoras?

 

a que poderias ter com mais facilidade, seria a eleocharis acivularis...mesmo assim tenho as minhas duvidas...precisavas de substrato fertil...agora depende tambem da lampada...quantos kelvins tem?

 

contudo espera a opiniao do pessoal mais "expert"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não vou comentar muito sobre o aquário, pois muitas das minhas opiniões já estão expostas nos post's acima.

Posso é dar-te uma opinião sobre o CO2. Dizes que tens uma difosora de pedra. Sempre aprendi que as de madeira (quando não se usam difusores próprios para CO2) funcionam melhor. E para um aquário desse tamanho porque não pegas num lápis de carvão, partes um bocado a seguir ao bico e enfias na extermidade do tubo. Vais ver que as "bolinhas" saem muito mais pequenas e vão entrar na coluna de água com muito mais eficácia.

 

Podes ver um exemplo num aquário maternidade que tenho aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=132995&st=

 

Continua com esse projecto e vai postando a evolução.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não resisto a 2 ou 3 sugestões:

 

. Mete a saida do filtro mais à superficie para assim criarem agitação que te vai ajudar com o Oxigénio na coluna da água

. Tenta meter o aquecedor direito e a um canto. Ele tem uma marca e só até à marca é que precisa de água. (isto claro se conseguires. Não percebi se o aquário era tapado)

. Se meteres essas plantas maiores a um canto e meteres o tronco de outra forma, mas mais à frente com os calhaus, vais ver que quando as plantas crescerem, vão dar um aspecto muito melhor (não gosto do tronco assim lá metido no canto, mas é só a minha opinião)

. Mete a cartolina preta. Com 50 cêntimos fazes uma evolução de 50% :(

. Uma anubia pequena aí também ficava muito bem

. 15w para 10L não está mau. Quantas horas estás a fazer?

 

Bem, foram apenas umas sugestões. Mais importante do que qualquer coisa, É QUE TU GOSTES!

 

Vai dando noticias.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não resisto a 2 ou 3 sugestões:

 

. Mete a saida do filtro mais à superficie para assim criarem agitação que te vai ajudar com o Oxigénio na coluna da água

. Tenta meter o aquecedor direito e a um canto. Ele tem uma marca e só até à marca é que precisa de água. (isto claro se conseguires. Não percebi se o aquário era tapado)

 

- o aqua é tapado, mas tou a pensar em destapa-lo e mudar a lampada para uma de cor branca

 

. Se meteres essas plantas maiores a um canto e meteres o tronco de outra forma, mas mais à frente com os calhaus, vais ver que quando as plantas crescerem, vão dar um aspecto muito melhor (não gosto do tronco assim lá metido no canto, mas é só a minha opinião)

 

- com as plantas ja tive a pensar mudar o visual dakilo, colocar o tronco deitado na parte de traz, a anubia por cima do tronco ou a frente, as pedras maiores nos lados do tronco e as mais pequenas a frente, as sagittarias coloca-las no lado direito do aqua, so tenho uma duvida, posso colocar as sagitárias mais proximo uma das outras? ja vi que esta planta é parecida com o glosso na parte de se alastrar para os lado atraves de um caule (não sei bem se é caule ou rizoma), tava a pensar em comprar eleocharis acicularis para colocar nos lados e em frente do tronco para dar mai enfeito, agora fico com mais espaço no aqua para fazer um tapete verdinho na parte da frente.

 

. Mete a cartolina preta. Com 50 cêntimos fazes uma evolução de 50% :(

. Uma anubia pequena aí também ficava muito bem

. 15w para 10L não está mau. Quantas horas estás a fazer?

 

- de luz tou a fazer 4 horas de dia e 3 a noite, ou faz mal tarem repartidas as horas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa a luz ligada sempre seguida. 8 a 9 horas seguidas para já é suficiente.

Criares ambientes de noite e dia é importante para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei por comprar mais duas plantas, uma cryptocoryne becketti e uma bacopa caroliniana (eu sei que é uma planta que fica mto grande, mas com umas podas fica sempre igual), e dei uma reviravolta na montagem que tinha feito, aqui fica as imagens (desculpem a qualidade das imagens, mas a minha maquina já é velhinha e não tira la grandes fotos)

 

hpim3576o.jpg

hpim3577f.jpg

 

a anúbia que comprei ja vinha em flor, aqui fica uma foto dela

 

hpim3572.jpg

 

ja tive a fazer testes ao aqua, mas pode alterar os valores, pois tive a fazer um TPA de 75%, pois o tronco ta a deixar cor na água

 

PH -> 7

 

Amónia (NH3) -> 0.6

 

Nitrato (NO3) -> 5

 

Nitritos (NO2) -> 0.1

 

este valores foram feitos por um teste da Nutrifin

 

espero que gostem agora do no update e deêm as vossas justiças.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que fauna posso colocar no aqua, visto ter ja feito a ciclagem.

 

esquci-me de dizer uma coisa, o areão veio de um aqua que tinha.

 

queria colocar um otto, será possivel?

 

Já fizeste a ciclagem ???!!! :bs_quesexclaim:

Com amónia e nitritos não fizeste ciclaste nada !!! O aquário só está pronto a receber a fauna quando não tiver nem amónia, nem nitritos e os nitratos baixos....

Por isso tu tem-me cuidado :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que a escalda dos testes que tenho aki, são da nutrafin, e no da anomia aparece um quadro onde aparece os resultados do ph e os resultados obtidos com o teste da anomia o 0,6 nem aparece, mas o valor logo a seguir é o 1.2 e este valor aparece como ph de 7 um valor de 0.00.

 

mas há algum teste mais facil de utilizar que os da nutratin, nunca percebi bem estes testes.

 

vou tentar a sorte, mas gostava de saber que espécies posso colocar no aqua, ja vi que os ottos não posso colocar que o indicado é para aquas de 40L, e são uma espécie comunitária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas...

 

o meu aqua passando uns 20 dias desde que o montei.

 

aqui fica umas imagens dele

 

hpim3580.jpg

 

vista lateral (um bocado limitada)

 

hpim3585.jpg

 

vista de cima no canto esquerdo

 

hpim3586m.jpg

 

visto noutro angulo

 

hpim3584.jpg

 

alterada a lampada da calha, coloquei uma lampada flourescente de 15watt a outra que tinha era dakelas de filamento e dava uma luz muito amarelada, encontrei esta aqui em casa e troquei, assim que ia trocar a outra foi-se a vida, tava mesmo nas ultimas, mas ja tinha uns bons 10 anos.

 

hpim3587.jpg

 

desculpem a qualidade das imagens

 

OK, agora la vem as criticas:

 

Teste?

 

ainda não fiz, amanha tou a pensar em fazer o meu 1º tpa da semana (sim da semana, faço sempre nas terças, quintas e domingos)

 

que peixes são esses?

 

são 4 rasboras arlequins, uma corydora albina e 3 camarões caridina japonica.

 

mas as cory dão-se bem acompanhadas com as da mesma espécie e o aqua é muito pequeno.

 

eu sei disso, mas daki a uns 2 meses tou a pensar em adquerir um bem maior para o sitio deste, mas como ainda ando a ver de preços e de material, a cory ainda so ta la de passagem juntamente com as rasboras.

 

tenho CO2 caseiro, mas tive que fazer outra coisa, no filtro vinha com uma coisa para colocar a frente da "boca" que faz a mesma função das bombas de ar, isto pk? como não tenho testes para medir o CO2 no aquario, assim fico mais descansado pk sei que os niveis de CO2 nunca chegam a passar o limite.

 

este aquario vai ficar para fazer de maternidade, tou a pensar em colocar um tronco de videira pequeno neste aquario juntamente com musgo java e outra planta que la mais para a frente vou escolher, as plantas que aqui estão vao para o outro maior, ficando so a anubia e os camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.