Recommended Posts

Publicado

Olá,

No sábado ofereceram-me alguns tropheus (ogrigado Filipe). Entre eles o que me parece ser um Tropheus brichardi ujiji (katonga). De uma coisa tenho a certeza - o peixe é fenomenal!

Picture1_edited-61.jpg

Picture10_edited-8.jpg

Picture2_edited-58.jpg

Picture4_edited-50.jpg

Sendo um macho grande, depressa tomou conta do aquário, o que quer dizer que vai ter que sair em breve!

Picture12_edited-3.jpg

O macho moliro dominante ainda deu luta... mas acabou por ter de ceder!

O que acham - estará bem identificado?

Abraço,

Diogo

Publicado:

Fantásticas fotos, Diogo, como sempre!

Sempre pensei que ele fosse subjogar-se aos outros machos, pois o grupo que tens é grande!

Uma coisa é certa... no meu aquário foi sempre ele quem ditou as regras!

conta comigo para qualquer ajuda.

Abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Boas Diogo... tenho alguns exemplares juvenis de Ujiji... são ainda, como disse, juvenis, mas já apresentam uma forte tonalidade amarela... Pelo que vejo a introdução com os sp. red não correu da melhor forma e a minha ideia era juntar os meus sp. red com os ujiji, se calhar vou ter que repensar a coisa.

Abraço

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado: (editado)

Olá Ricardo,

Boas Diogo... tenho alguns exemplares juvenis de Ujiji... são ainda, como disse, juvenis, mas já apresentam uma forte tonalidade amarela... Pelo que vejo a introdução com os sp. red não correu da melhor forma e a minha ideia era juntar os meus sp. red com os ujiji, se calhar vou ter que repensar a coisa.

E achas que é um ujiji?

Este peixe tem uns 12 cm (deverá ser um macho adulto) entrou no aquário onde estão os 12 moliro adultos (são 4 machos e 8 fêmeas) e pura e simplesmente atacou-os a todos até ser rei e senhor do aquário. Tudo isto em menos de 10 minutos. Pode ser este exemplar... mas que é agressivo, é!

Hoje à noite vou ter que o apanhar e volta para a sump até decidir o que vou fazer.

Podias colocar umas fotos dos rapazes!

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Publicado:

Diogo,

como sabes Tropheus não são a minha especialidade, mas o teu parece ser, efectivamente, um Ujiji daquilo que eu os conheço, que não é muito. Embora devesse ter os "lábios" mais escuros, tem tremendas semelhanças com os exemplares que tenho visto.

Os meus são descendentes de um lote de de F1s trazidos de França - Convenção da AFC.

De qualquer maneira os meus estão a partilhar os espaço com N. splendens juvenis e N. brevis "Ikola" e ainda não lhes vi qualquer agressividade intergenérica.

Tinha ideia de junta-los, depois, com os meus sp. red, mas estava a espera que crescessem um pouco mais, já que a colónia de sp. red está grande e tem peixes adultos com bastante envergadura... se calhar e face à tua experiência o melhor seria juntá-los antes que os Ujiji cheguem a adultos.

Mais logo tiro fotos dos jovens (se conseguir que eles não param quietos e são pequenos), mas ainda estão longe do esplendor do teu.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:

Olá,

Tinha ideia de junta-los, depois, com os meus sp. red, mas estava a espera que crescessem um pouco mais, já que a colónia de sp. red está grande e tem peixes adultos com bastante envergadura... se calhar e face à tua experiência o melhor seria juntá-los antes que os Ujiji cheguem a adultos.

Mais logo tiro fotos dos jovens (se conseguir que eles não param quietos e são pequenos), mas ainda estão longe do esplendor do teu.

O peixe está mais calmo e não tem atacado tanto os outros peixes (foi mais para mostrar quem manda).

Ainda espero as fotos...!!!

Aqui ficam mais algumas fotos do bicho...

Picture1_edited-64.jpg

Picture2_edited-61.jpg

Picture8_edited-14.jpg

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá,

Os bichardi, além da sua mais evidente beleza, também são famosos pelo seu feitio.

Pois... isso eu já consegui perceber!

Belos exemplares.

É só um...!

Abraço,

Diogo