marcioinacio Publicado Julho 20, 2009 Publicado Julho 20, 2009 (editado) Olá pessoal, sou novo nas andanças dos salgados embora tenha alguma experiencia nos tropicais, e precisava da vossa ajuda. Depois de comprar um red sea max 130d, montei o estaminé todo com mais uma bomba de circulação extra, e com 12 kg de rocha viva e 8kg de rocha morta. Coloquei a rocha viva a fazer de base em baixo e a rocha morta são uns reef plates que coloquei em cimada rocha viva. Passado dois meses os pratos estavam com a parte de cima cheio de algas verdes tipo fios de cabelo, mais parecia um campo de futebol, mas mais estranho ainda com apenas 4 horas de luz, e sem qualquer espécie ainda introduzida. Reduzi a luz a zero e as algas a pouco e pouco estão a desaparecer. Passado dois meses e meio noto que a alga coralina em vez de tomar conta da rocha morta e está a desaparecer da rocha viva. Troquei a rocha viva com a rocha morta de posição para a vida na rocha descer em vez de subir a conselho de um lojista (não sei se faz sentido mas não se perde nada em fazer isso). Preciso de ajuda no que é que estou a fazer mal pois já devia notar-se alguma colonização da rocha morta e até agora continua branca. Faço trocas de água de osmose semanalmente o ciclo já está feito, e os valores estão normais, comecei a adicionar nitrobac para ver se arrancava a colonização a semana passada, e já não sei o que hei-de fazer mais. O que estou a fazer de mal? Ficam aqui os parametros do meu aqua para uma ajuda mais completa. Para quem não está familiarizado com o red sea max 130 D tem 130 lts e é um cubo de cerca de 50cm Temp- 28 Dens- 1028 PH- 8,5 NH4-0 NO2-0 NO3-10 Quanto ao resto não medi mas julgo não ser importante para esta fase. Mais um vez !!! Editado Julho 20, 2009 por marcioinacio http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Fernando Freire Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Olá viva, Não sou a pessoa mais entendida nestas coisas dos salgados mas posso esclarecer aqui umas coisas. A diferença entre a rocha viva e a rocha morta, são as bactérias que lá estão, as que não e possível ver, logo como consegues concluir que Preciso de ajuda no que é que estou a fazer mal pois já devia notar-se alguma colonização da rocha morta e até agora continua branca.? Será por não teres coralina??? A coralina nada tem haver com a colonização da rocha. A coralina é uma ALGA, não é uma bactéria! Por isso o facto de veres a CORALINA A DESAPARECER (e não a ficar "descolonizada") é por teres cortado a luz. Como é uma alga, é fotossintética, como é fotossintética precisa de luz para manter-se e crescer. Como qualquer alga, aloja-se onde as condições são mais favoráveis! Como é obvio vias as rochas com algas porque tens nutrientes na água, e quem os consome são as algas A colonização do aquário parece estar boa, a rocha está a fazer o seu papel visto que tens a Amónia e Nitritos a 0. Podes adicionar o primeiro coral (preferência mole) de exigência baixa. A Colonização da Rocha vê-se pelos parâmetros do aquário, NUNCA pela alga na rocha... A alga coralina pode ser um indicador de QUALIDADE, mas é só em aquários já muito maturados. Os teus parâmetros não parecem mal, se bem que a salinidade podia estar nos 1025. Cumpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
marcioinacio Publicado: Julho 21, 2009 Autor Publicado: Julho 21, 2009 Parece-me que tens toda a razão e nunca tinha pensado nisso nesse ponto de vista. Vou começar então com uma equipa de limpeza de ermitas e nassários, com pouca luz e aumentando gradualmente porque entretanto também vou de férias e essa fase vai requerer mais atenção e depois disso vou colocar 1 ou 2 peixes e ver se o aquário mantem-se estável e com as algas verdes controladas depois um ou outro frag, e a seu tempo irá aparecer a alga coralina. O que acham? Estou a agir correctamente? http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Fernando Freire Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Parec bem. Experimenta colocar uns eremitas enassários antes de ires de férias, e quando voltares medes amónia nitrtos e nitratos, e s tudo estiver em, adiciona um Cirurgião e um ou dois corais. Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Poseidon Publicado: Setembro 28, 2009 Publicado: Setembro 28, 2009 boas, adiciona calc a agua pa promover o crescimento da coralina. quando tive o meu aquario nunca se desenvolveu coralina ate eu começar a adicionar calc.a partir dai ate nos vidros crescia. cumpts |我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|
jorgepedro Publicado: Setembro 29, 2009 Publicado: Setembro 29, 2009 a rocha viva,devería ter sido colocada sobre a rocha morta,eu ,pelo menos faço assim,pois acho + lógico !! estarei errado !?
Recommended Posts