Qual a capacidade que um filtro deve ter para um aquari de 360 l


Recommended Posts

Boas

Gostaria que alguem me ajudasse!!

Estou a montar um aquari e gostaria de saber quantos litros deve debitar um filtro para um aquari de 120*60*50( aproximadamente 360 l)

Obrigado

 

no minimo dos minimos 1000 litros aconselho um de de mais ou menos 2000 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tão há terra nem tanto ao mar, um filtro deve fazer 5x hora o volume do aquário...300l/h para um aqua de 260L parece-me realmente insuficiente!

 

No meu aqua de 540 tenho 2 filtros um dede 1850l/h e outro de 1700l/h, temos de ter em conta que estes valores são valores teoricos e sem matérias filtrantes que depois perdem cerca de 30% da capacidade.

 

Tb temos de ter em conta que peixes vamos colocar dentro do aqua, se sao mais porcalhões ou não

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tão há terra nem tanto ao mar, um filtro deve fazer 5x hora o volume do aquário...300l/h para um aqua de 260L parece-me realmente insuficiente!

 

No meu aqua de 540 tenho 2 filtros um dede 1850l/h e outro de 1700l/h, temos de ter em conta que estes valores são valores teoricos e sem matérias filtrantes que depois perdem cerca de 30% da capacidade.

 

Tb temos de ter em conta que peixes vamos colocar dentro do aqua, se sao mais porcalhões ou não

 

 

se perde 30 por cento fica em 1400, o aquario tem 360 litros, vezes as 5 vezes dá, 1800 litros por isso não e de mais 2000 litros por hora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quando comecei a ler sobre estas coisas de aquariofilia lembro-me de ter lido que qualquer coisa como 3x o volume do aquário em termos de circulação de água já era bom.

 

Entretanto tenho visto o nº a aumentar... é comum falar-se em 5x e também não é difícil haver quem diga, para aquários de ciclídeos africanos, que deve ser 10...

 

Tudo isto tendo em conta apenas o caudal, parecendo que, ao fabricante, basta colocar bombas muito fortes (com elevados consumos e desperdício de energia) esquecendo o mais importante: o volume e qualidade das massas filtrantes!

 

Isto porque sem bactérias em nº suficiente, por muito rápido que a água por lá passe, o processo de degradação da amónia e nitritos está limitado pela taxa de metabolismo das bactérias...

 

Fazendo uma análise a uma marca de filtros consagrada, constato que, de modo geral, nos filtros que eles recomendam, se pode ver que temos cerca de 1L de massa filtrante de qualidade para cada 100 L de volume de água do aquário. (dependendo do modelo, anda à volta disto)

 

Ora, todos sabemos que o filtro ideal depende não só da fauna, mas também da flora e até das TPA´s que fazemos e, pelo menos no meu entender, gosto de sobredimensionar.

 

Assim, entendo que fico mais à vontade se, como margem de segurança, duplicar as indicações da marca. Por isso, para um aquário de 300L nunca colocaria filtro com menos de 6 L (mais coisa menos coisa) de massas filtrantes de qualidade. O caudal... bem esse é o que a marca determinou como necessário para fazer funcionar o sistema. se eu quiser movimentar mais água dentro do aquário existem bombas de circulação que, comparativamente com as dos filtros, consomem muito menos e movimentam muito mais!

 

Só para ver se deixamos o paradigma que olha exclusivamente para os caudais, sem ter em conta o recomendado pela marca, que tem também em conta o volume de filtrantes. É que se continuamoas a subir nos caudais, qualquer dia, para montar um aquário de 1000L necessitamos de 5 filtros 2080...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem só de filtros vive um aquário...

Há membros no form que nem filtro têm....

Abel nunca é demais.... a não ser que os peixes até saltem fora do aqua :medieval_mace:

 

lógicamente , que tudo tem limite!

 

E essas de nem filtro terem...com que peixes???

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há uns tempos li, não me lembro onde, um artigo sobre alguém que fez um sistema de filtragem da seguinte maneira: dividiu um aqua de 200l com uma rede de maneira a que 1/3 do aqua estivesse ocupado com plantas de crescimento rápido. Depois disto as plantas serviam de filtro biológico ao absorverem tudo aquilo que era produzido pelas fezes dos peixes. Não posso precisar onde foi que li isto, mas havia fotos do esquema e provas que mostravam que as plantas conseguiam manter a estabilidade do aqua a nível biológico. Quanto ao facto de não haver movimento da água não sei como resolviam isso, mas achei que poderia ser um projecto que eu pudesse por em prática, até saber que por mês o autor desse projecto retirava kilos e kilos de matéria vegetal, e digamos que já me dá trabalho suficiente ter de podar as minhas valisnérias quase todas as semanas.

Já mais alguém ouviu ou leu algo sobre filtragem de aquários feita exclusivamente por plantas?

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gostaria que alguem me ajudasse!!

Estou a montar um aquari e gostaria de saber quantos litros deve debitar um filtro para um aquari de 120*60*50( aproximadamente 360 l)

Obrigado

 

Com um Fluval 405 ficas bem servido e já está com um preço mais em conta

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há uns tempos li, não me lembro onde, um artigo sobre alguém que fez um sistema de filtragem da seguinte maneira: dividiu um aqua de 200l com uma rede de maneira a que 1/3 do aqua estivesse ocupado com plantas de crescimento rápido. Depois disto as plantas serviam de filtro biológico ao absorverem tudo aquilo que era produzido pelas fezes dos peixes. Não posso precisar onde foi que li isto, mas havia fotos do esquema e provas que mostravam que as plantas conseguiam manter a estabilidade do aqua a nível biológico. Quanto ao facto de não haver movimento da água não sei como resolviam isso, mas achei que poderia ser um projecto que eu pudesse por em prática, até saber que por mês o autor desse projecto retirava kilos e kilos de matéria vegetal, e digamos que já me dá trabalho suficiente ter de podar as minhas valisnérias quase todas as semanas.

Já mais alguém ouviu ou leu algo sobre filtragem de aquários feita exclusivamente por plantas?

Cumps.

Boas.

Penso que também deve estar por um dos posts no fórum... é um artigo do Miguel Figueiredo, que podes encontrar no nº 0 da Bioaquaria: http://www.bioaquaria.pt/bioaquaria_0_edition_low.pdf

 

Ou as plantas faziam 5x o caudal do aquário ou o Miguel é um "caçador de mitos"... :medieval_mace:

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Penso que também deve estar por um dos posts no fórum... é um artigo do Miguel Figueiredo, que podes encontrar no nº 0 da Bioaquaria: http://www.bioaquaria.pt/bioaquaria_0_edition_low.pdf

 

Ou as plantas faziam 5x o caudal do aquário ou o Miguel é um caçador de mitos... :medieval_mace:

 

Cumps

 

 

Foi mesmo aí que li, tenho que dar outra vista de olhos nesse artigo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi mesmo aí que li, tenho que dar outra vista de olhos nesse artigo...

Em resposta a uma questão que fizeste no outro post ele faz circulação de 700 L/h, com uma power head. (cerca de 3x o volume do aquário)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta a uma questão que fizeste no outro post ele faz circulação de 700 L/h, com uma power head. (cerca de 3x o volume do aquário)

 

Cumps

 

Então a soluçaõ das plantas para o efeito de filtragem não é total mas apenas parcial, pois o movimento da água tem que ser feito artificialmente na mesma. Sabes de alguém que já tenha posto em prática um projecto destes, sem ser o autor desse artigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a soluçaõ das plantas para o efeito de filtragem não é total mas apenas parcial, pois o movimento da água tem que ser feito artificialmente na mesma. Sabes de alguém que já tenha posto em prática um projecto destes, sem ser o autor desse artigo?

Não, não sei de mais nehuma experiência destas.

 

Repara que num aquário é sempre recomendável haver alguma circulação de água, mesmo que não fossem os 700 L/h deveria haver alguma coisa (mais que não seja para promover trocas gasosas).

 

Mas nota que o sistema, tal como descrito, tem alguns inconvenientes, nomeadamente no que diz respeito ao espaço, muito embora as plantas possam estar distribuídas por todo o aquário, funcionando, também como aspecto decorativo.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem me pode dizer oque faço ao meu aquario de 62x36x31

-Termostato 150 W

-1 maternidade

-Filtro de esponja

-1 torre

-1 tronco artificial

-plantas artificias

-(chão) feito de pequenas pedras

 

peixes

4 neons

2 peixes vidro

2 limpa fundos

1 limpa vidros

1 escalar

6 guppys

1 tubarao azul

1 tubarao bicolor

4 peixes ainda sem eu saber espeçie

 

 

Obrigado pelo seu tempo :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.