PauloMarinheiro Publicado Outubro 15, 2004 Share Publicado Outubro 15, 2004 Finalmente o aquario arrancou. Ao fim de mais de 6 meses consegui por o projecto de pé, desmontar o meu aquario anterior de 600l e construir um novo, adequado a outras exigencias, não foi fácil, mas aqui vão as pimeiras fotos. Atenção, nada de muitas exigências pk o aquario so tem apenas 1 mês, só tenho os animais que tinha no outro, e ainda me falta algum equipamento, principalmente de circulação de agua. Cumprimentos, Paulo Marinheiro uma squamosa Hydnopora verde Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Rodrigues Publicado: Outubro 15, 2004 Share Publicado: Outubro 15, 2004 Oi Paulo, Antes de mais parabéns pela iniciativa e pela obra, está impecável! Por curiosidade quais são as medidas do teu aquário e qual a espessura do vidro? Qual a potência das hqi que está a usar? Que bombas planeias utilizar para a circulação no aquário? Essa estrutura de suporte em aço inox está um luxo! Boa sorte, Ricardo Rodrigues Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 15, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 15, 2004 Boa noite Ricardo, obrigado pelos elogios. O aquario tem 215cmx75cmx75cm, e o vidro é de 19mm.A sump tem 200cmx50cmx60cm.Com 300 litros reservados ao refugio. As Hqis são da BLV 10 000k 250watts, neste momento tenho só duas e tres actinicas 24watts powercompact, mas pretendo instalar mais três hqis. A bomba de retorno é da EHEIM 3400l/h, no final deste ano vou instalar mais uma EHEIM na coluna seca, e duas tunze stream 4000l/h-12000l/h. Cumprimentos, Paulo Marinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 15, 2004 Share Publicado: Outubro 15, 2004 e o vidro é de 19mm Aqui está o segredo para ter um aquário aberto. A maioria das pessoas não faz esta opção e acaba por ficar com uma belas travas a bloquear a penetração da luz e a dificultar a manutenção do aquário. Poupa-se na altura da compra mas fica-se a perder em electricidade desperdiçada durante a vida do aquário. Esse aquário tem potencial para ter muito sucesso. Parabéns! A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ZANITO Publicado: Outubro 15, 2004 Share Publicado: Outubro 15, 2004 Bom, que aquário, os litros falam por si. Agora com o tempo vais enchendo com mais RV e corais, e fica ai uma obra de arte eheh. Muito bom! Ps : Quando é que posso marcar as aulas mergulho ? ehehehe Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 16, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2004 Agradeço os elogios Alexandre e Zanito, e sim, é de facto o vidro ter 19 mm um dos factores que permite retirar as travessas que são muito chatas na minha opinião, de qualquer maneira com esta altura tive de colocar as cantoneiras em aço inox e tb vidros nas arestas interiores à meia esquadria. São realmente bastante mais caros os vidros de 19mm :D mas é outro prazer olhar para uma superficie de agua sem barreiras e a luz penetra muito melhor. Cumprimentos, Paulo Mariheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Calado Publicado: Outubro 16, 2004 Share Publicado: Outubro 16, 2004 Viva Antes de tudo parabens pelo projecto está impec. Vai ser muito interessante ir seguindo a evolução desse aqua. Não te esqueças de ir colocando as fotos. Quantos camarões é que devem caber nesse aqua (brincadeirinha...) RCalado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 16, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2004 vou tentar colocar fotos sempre que algo mude significativmente. Quanto os camaroes lolol, cabem alguns de facto e, por acaso são uns dos meus habitantes preferidos , mas ainda só tenho um lysmata amboinensis e quatro wurdemanni (os que atacam aiptasias). Eremitas é q são uns 25 entre patas brancas, verdes e azuis, mas se conseguir ver 5 ao mesmo tempo sempe que olho para o aqua é muito perdem-se, as desvantagens tb existem em aquas grandes. :D Cumprimentos, Paulo Marinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nelson Pena Publicado: Outubro 17, 2004 Share Publicado: Outubro 17, 2004 beleza... um aquario com futuro , não só pela qualidade de idealização e construção mas também pela pessoa e pela sensibilidade do paulo para os aquarios. ja vi q tens uma "ameijoazinha grande" !!! h2o+something reef club Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 17, 2004 Share Publicado: Outubro 17, 2004 Olá Paulo, Parabéns pelo aquário. Está muito bem feito sem dúvida que promete! Apenas uma questão - parece-me que tens as lampadas muito elevadas. Será impressão minha ou elas estarão a mais de 30 cm do nível da água? Parece-me que estás a perder muita luz! Abraço, Diogo PS - coloca o setup no tópico inamovível que tens no topo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 17, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2004 De facto Diogo as lampadas estão a 40 cm de altura mas era uma situaçao que nao pude contornar, por lapso meti o aquario no sitio e com alguma água antes de fazer os furos para os perfis, fikei condicionado, no entanto, poderá dar a sensação de que perko muita luz mas nao é verdade pk o aquario é muito largo. Eu vou é instalar mais lampadas pk estas duas estao a iluminar somente a parte de trás do aquario e sao insuficientes para tanta superficie. PS Obrigado pelas opiniões favoráveis Cumprimentos, Paulo Marinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
dogue Publicado: Outubro 17, 2004 Share Publicado: Outubro 17, 2004 ola! eu sou mais virado para os ciclideos mas acho q um dia ireia ter um aqua gigante como este para agua saldada... so para ter uma ideia, quanto custa um aqua destes com o equipamento todo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Costa Publicado: Outubro 18, 2004 Share Publicado: Outubro 18, 2004 Paulo O que se vê nas arestas do aquário, com maior expressão do lado direito, são cantoneiras metálicas? São elementos estruturais do aquário e por isso não existem travamentos em vidro? Um abraço e parabéns pelo belo potencial de aquário! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 18, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 18, 2004 Olá novamente, Dogue, d facto ja perdi a conta a quant ja gastei, e tenho medo de tentar lembrar-me , eu vou fazer o setup e daí verá mais ou menos o material que tenho. Pedro, As cantoneiras em aço inox, são de facto para reforçar, mas não só, têm uma função tb estética (a da direita é mas larga pk esconde a coluna seca, que tem toda a largura do aquario. O facto de nao ter travessas deve-se mais aos 19mm do vidro e aos vidros de reforço nas arestas interiores. Cumprimentos, PauloMarinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Outubro 18, 2004 Share Publicado: Outubro 18, 2004 Oi Paulo, por acaso sabes em que tipo de aço inox são essas cantoneiras? Só por curiosidade... Parabéns pelo aquário. Tem potencial como disse o Nélson Pena. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Madeira Publicado: Outubro 19, 2004 Share Publicado: Outubro 19, 2004 Ólá Paulo... Antes de mais parabens pelo aqua. Estou com o Diogo. Já tinhamos falado na feira, mas de facto estão bem altas essas lampadas. Se não perdes intensidade pelas travas que não tens, acabas por perder pela altura que estão as lampadas... Vê lá se podes dar um jeito na calha, porque deves estar a perder uns 30% de intensidade luminosa. De qualquer das maneiras está ai um belo aquario. Abraço... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 19, 2004 Share Publicado: Outubro 19, 2004 Olá, Com a visualização cuidada das fotos que colocas-te surgiram-me algumas dúvidas (tipicas de quem está para montar um novo aqua)! Pelo que consigo ver a coluna seca está cheia de água e a saída é feita por um ou mais tubos. Nesta mesma imagem não consigo perceber como é que a água passa para dentro da coluna seca (ou será melhor chamar-lhe coluna molhada??!!! ) Outra dúvida prende-se com a movimentação de água! Não percebo pelas fotos o que movimenta a água - das duas uma - ou não tens nada ou está muito bem feito!!! :D Dá-me lá umas dicas... Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Costa Publicado: Outubro 19, 2004 Share Publicado: Outubro 19, 2004 Paulo se pudesses gostava de ver uma foto desses reforços nas arestas interiores, não percebi como funcionam e nas fotografias que puseste, não os consigo ver. A secção dos tubos que constituem a estrutura de suporte, tem uma secção de 30x30mm? E o vidro assenta directamente sobre esta (só nas arestas), ou existe um estrado de madeira ou outro material? Um abraço Pedro Costa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 19, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 19, 2004 Bem , vou tentar responder a todos....Antes de mais um cumprimento ai para o Marco que tive o prazer de conhecer em lx e me pareceu uma pessoa impecável. Alexandre de facto nao te poderei dizer ao certo que aço é, mas vou tentar saber. De qq maneira sei que é um aço com uma resistencia à corrosão acima do normal. Marco, vou ver se quando tiver um pouko de tempo contorno esse problema da altura das lampadas. Diogo de facto a coluna nao é na realidade seca, usei essa expressão pk é a mais comum. Na realidade o escoamento para a sump faz-se através de dois furos de 42mm que depois sao adaptadas roscas e tubos em pvc de 40mm, estes furos estao por trás de um sexto vidro que percorre toda a largura do aquario, por isso a minha cantoneira da direita é maior do que a da esquerda, precisamente para tapar esse espaço. Os dois tubos tem um pouko menos da altura do sexto vidro ou seja, depoix da agua transpor o vidro, enche todo esse espaço e so quando chega ao nivel dos tubos escoa. Esta situação permite me colocar uma bomba de grande caudal nessa "coluna seca" a injectar para baixo da rocha (por isso nao vês as saidas, esse 6ºvidro é furado em baixo) neste caso uma EHEIM de 3400l/h. A outra circulação é a bomba de retorno ou seja, completamente escondida tb. A juntar a outra EHEIM que servirá tb de retorno, terei mais de 10000l/h em bombas perfeitamente escondidas. Só fikarei com as duas stream à vista. No entanto neste momento ainda me falta uma EHEIM de retorno e as tunze stream, estou a funcionar com duas EHEIM 3400l/h ( a da coluna seca e a da sump) e duas EHEIM provisorias menos potentes. A explicação poderá estar um pouko confusa mas, vou tentar colocar umas fotos para ajudar. Pedro, a secçao do tubo de aço é de 40mm e e espessura é de 2mm. As arestas onde assenta o aquario são somente revestidas a duas camadas de borracha de alta densidade, não existindo qq prancha de madeira, já em baixo, na sump, usei uma prancha de madeira. Cumprimentos, Paulo Marinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Costa Publicado: Outubro 20, 2004 Share Publicado: Outubro 20, 2004 Paulo se pudesses gostava de ver uma foto desses reforços nas arestas interiores, não percebi como funcionam e nas fotografias que puseste, não os consigo ver. Paulo desculpa lá se puderes responde também a esta minha dúvida obrigado e desculpa o massacre Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Outubro 20, 2004 Share Publicado: Outubro 20, 2004 Olá Paulo, A explicação poderá estar um pouko confusa mas, vou tentar colocar umas fotos para ajudar. A explicação está óptima e estou esclarecido - obrigado! Abraço, Diogo PS - como é óbvio as fotos são bem vindas Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 23, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 23, 2004 Pedro, desculpa nao falei das arestas, de qualquer maneira eu amanha vou colocar mais fotos, incluindo uma dessas arestas. PS- Explicar e ajudar não é qualquer tipo de "massacre". , portanto estás à vontade. Cumprimentos, PauloMarinheiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 25, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2004 Cá vão mais algumas fotos que poderão ajudar explicar mais qualquer coisa Sump Saidas agua para a sump Uma das saidas de agua inferior(por baixo da rocha) Uma das 4 espécies de eremitas (este, de patas brancas, aconselho especialmente porque remove todo o substracto de forma incrivel) Pessoal de familia na melhor parte ...olhar Cumprimentos, PauloMarinheiro[/img] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloMarinheiro Publicado: Outubro 25, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2004 A que faltou Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Teixeira Publicado: Outubro 25, 2004 Share Publicado: Outubro 25, 2004 Grande projecto sim senhor....Neste caso enorme. Parabéns, espero ver mais actualizações. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts