Bruno Conceição Publicado Julho 20, 2009 Publicado Julho 20, 2009 Boas, após quase 12 anos sem aquas, decidi (por causa do bichinho e por causa dos miudos) montar um aqua: Medidas - 100 © x 40 (a) x 30 (p) Filtro - exterior Einheim 2213: Termostato - 150w Bomba de ar e pedra difusora sempre tive o sonho de ter alguns ciclideos e então: areão anivite charcoal - 12 kg algumas pedras de basalto negro (lavadas e escovadas) Filtro - Materias filtrantes: - além das esponjas de origem do filtro, lã de vidro, tubinhos de cerâmica e resina para eliminar fosfatos (tentativa de reduzir possiveis micro algas???) No entanto e apesar de várias TPAs continuo com agua esbranquiçada e não consigo obter a agua cristalina que normalmente tinha no meu antigo aquario???? O que fazer? Agradeço toda a ajuda possível. Abraço, Bruno Conceição Citar
jpospr Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Olá Bruno, benvido Tb andei com esse problema, após ter o aqua ciclado fazia TPA's atrás de TPA's na altura a água ficava melhor mas no decorrer dos dias voltava a voltar a ficar leitosa Liguei o filtro UV-C e a coisa começou a ir ao sitio, não andava com ele ligado pq como estava a adicionar bactérias não queria que entrassem no filtro fossem destruídas. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
maxxedison Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Penso que seja natural, o ciclo está a "fazer-se", quantos dias de montado tem o aquário? cumprimentos Ricardo Citar
Bruno Conceição Publicado: Julho 20, 2009 Autor Publicado: Julho 20, 2009 Penso que seja natural, o ciclo está a "fazer-se", quantos dias de montado tem o aquário?cumprimentos Ricardo boas, tenho o aqua montado há 2 semanas.... será normal?? quanto tempo mais deverei esperar? Abraço, Bruno Conceição Citar
jpospr Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Será normal...eu esperava mais 2 semanas, mantinha-me a fazer algumas TPA's, adicionava bactérias, eventualmente uns peixes resistentes, controlava nitritos e amonia... ...mas como te disse, no meu eu fiz tudo isso e não resolveu, só quando liguei o UV-C Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Paulo A Santos Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Filtro - Materias filtrantes: - além das esponjas de origem do filtro, lã de vidro, tubinhos de cerâmica e resina para eliminar fosfatos (tentativa de reduzir possiveis micro algas???) Ola Bruno Acho que devias retirar a resina para eliminar os fosfastos ate o aquario estar ciclado... Um abraço Citar "Muralhas" - "Profundezas"
maxxedison Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 boas, tenho o aqua montado há 2 semanas.... será normal?? quanto tempo mais deverei esperar? Abraço, Bruno Conceição O tempo de espera é variavel, há quem tenha aquários com o ciclo feito num mês, há outros com 2 meses. Também há quem tenha nesse espaço de tempo, a água leitosa como tu tens, mas há quem não tenha. Já tive vários aquários e várias montagens que tiveram de ser submetidas ao ciclo, e só meia dúzia de vezes tive a água leitosa (que presumo seja uma explosão de bactérias, se estiver errado, corrijam-me sff), na minha última montagem (há precisamente 18 meses), nunca tive a água leitosa, mas os parametros da água levaram muito tempo a estabilizar, (mandando assim para o ar) quase 4 meses. Aconselho-te a teres calma, fazeres algumas TPA's pequenas, para ires repondo nova água, se quiseres adicionas bactérias apesar de não haver necessidade já que parece que o teu ciclo de azoto está a ir bem, e também se quiseres e tal como o jpospr disse meteres alguns peixes mais resistentes, há quem não aconselhe, eu costumo meter, mas a escolha é tua e sei que deves estar farto de ver o aquário sem nada, mas sabes que podes vir a ter perdas de peixes... E por último, concordo com o Paulo A Santos, retira a resina... Vai dando noticias Cumprimentos Ricardo Citar
Bruno Conceição Publicado: Julho 20, 2009 Autor Publicado: Julho 20, 2009 Será normal...eu esperava mais 2 semanas, mantinha-me a fazer algumas TPA's, adicionava bactérias, eventualmente uns peixes resistentes, controlava nitritos e amonia... ...mas como te disse, no meu eu fiz tudo isso e não resolveu, só quando liguei o UV-C Boas, que UV-C recomendas para um aquario como o meu? Marcas/modelos/preços€€€€ banana rock Obrigado. Abraço, Bruno Conceição Citar
jpospr Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 O UV-C não é em relação ao aqua, é em relação ao caudal do filtro que está no aqua. Quanto mais tempo a água estiver em permanecia com a radição UV-C mais efeito irá surtir A Aqua Medic recomenda para os filtros UV-C deles o seguinte Mas varia conforme o fabricante Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Bruno Conceição Publicado: Julho 20, 2009 Autor Publicado: Julho 20, 2009 O UV-C não é em relação ao aqua, é em relação ao caudal do filtro que está no aqua. Quanto mais tempo a água estiver em permanecia com a radição UV-C mais efeito irá surtir A Aqua Medic recomenda para os filtros UV-C deles o seguinte Mas varia conforme o fabricante Boas, desculpa a ignorancia banana rock, mas estes UV-C são filtros exteriores com lampadas uv inseridas ou são aparelhos que se acoplam a outros filtros exteriores? eu tenho um Einhem 2213, por isso pergunto? Obrigado. Abraço, Bruno Conceição Citar
jpospr Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 (editado) São filtros que se ligam em série a bombas ou a filtros...geralmente ligam-se após o filtro. Não são filtros no verdadeiro sentido da palavra são mais "burners", eles não mas "queimam" bactérias, micro-algas e tudo o que for orgânico e que passe na radiação. Existem uns filtros da Sun-Sun (chineses) que já vêm com o "filto UV-C" incorporado, mas, a potencia da lampada é muito baixa para a potencia da bomba do filtro. Editado Julho 20, 2009 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts