Recommended Posts

Publicado (editado)

Entrei recentemente na aventura dos invertebrados , tem estado tudo relativamente normal até ontem á noite .

O meu aqua tem estado sobre um ataque constante de algas o qual tenho vindo a debelar , nos ultimos tempos tenho adicionado 1 ppm de potassio pois tinha fosfatos muito elevados .

As mudanças no aqua , foram essencialmente:

retirei uma casca de cortiça , que após muitos anos começou a apodrecer , penso que derivado a mudança do ph da agua para acida , sendo que penso ser a fonte de fosfatos( ha cerca de 2 dias substituindo por 2 red moor wood)

Fiz uma tpa de 20 % ontem e limpei um reator externo onde faço filtragem biologica, o proximo só daqui a uns dias para não afectar o nivel de amonia

Verifiquei que a temperatura do aqua subiu para 29 graus ( hoje)

A dureza da agua desceu pois alem de restituir a agua de evaporação ainda introduzi agua mais mole ( tratada previamente com capatta)

Ãgora em relação aos reds :

Verifiquei uma morte confirmada , mas encontrei varias cascas

As botias palhaço começaram a partilhar o esconderijo dos reds pelo que pode ter sido um dos factores ( o esconderijo delas era a cortiça)

Agora será possivel que ao baixar a dureza da agua tenha iniciado uma mudança de cascas em alguma escala ? Fiquei um pouco perplexo com o desaparecimento dos reds e das multidentatas , vejo alguns aparentemente normais e não consigo perceber as causas ... Tou fd com isto e ja tinha 2 reds cheias de ovinhos ...tava todo feliz...

Aquario

Fauna

3 botias palhaço

1 botia paquistanesa ( todas estas botias são para ser substituidas por ottos e pitbuls quando arranjar um dono decente para elas )

9 iriatherinas werneri

3 neons ( já velhinhos)

2 ldas 25

1 otto

3 vittinas semiconicas

1 neritina natalensis

2 septtarias porcelana

introduzi anteontem 6 caridinas japonicas

colonia inicial de 12 reds - pelo menos entre 6-8 estavam aqui ontem

Flora - hygrofilas rosanervis, siamensis e bacopas carolianas , 2 anubias nana e barteri, 2 limmnophilas sessiliflora (edit) 2 porções de chrystmas moss , cuba 4 porções e eleocharis parvula

12 h de luz

6 h de moonligth e bomba de ar

Ph - 6,7

Kh , 3-4

Gh 16 . passou para 12

n03- 10

N02 -0

Nh3/nh4 -0

p04- 0,5-1

fe - 0,1

Cu-0

Temp Esteve a 29 até eu ligar as fans( atemperatura externa só começou a aumentar durante o dia de hoje )

o aqua tem 100x30x35

tem 4x 39w - neste momento apenas 3

Reactor interno de c02 da sera tabs plus e teste continuo de c02

Tem filtro interno com uv- jup ( foi limpo á uma semana e meia)

Filtro externo 2213 ( irá ser limpo daqui a uns dias )

Reactor externo com ceramicas e uma pequena esponja no inicio para prefiltro , com bomba interna de fluxo( um antigo alga duplo control , modificado)

Sistema de 6 ventoinhas - multifan - como o aqua é aberto aumenta bastante a evaporação e como tal aumenta tb a dureza da agua ...

Alguem sabe o que aconteceu ? Será da temperatura ?

Com os melhores cumprimentos filipe cruz

Editado por Filipe_cruz
Publicado:

Olá,

Se for só a "casca" vazia, semi-transparente que encontraste não significa que tenha havido mortes.

Como deves saber, os camarões para crescerem precisam mudar de exoesqueleto, ou seja, fica curto para eles e tem que o renovar, fazem isso largando o exoesqueleto (casca) velho e cria-se um novo.

Nesta altura eles estão muito vulneráveis, por isso procuram-se sempre esconder, pode ser esse o caso.

Tens consciência que habitam ai alguns peixes que são possíveis predadores de camarões (pelo menos das crias)?

Publicado:
Olá,

Se for só a "casca" vazia, semi-transparente que encontraste não significa que tenha havido mortes.

Como deves saber, os camarões para crescerem precisam mudar de exoesqueleto, ou seja, fica curto para eles e tem que o renovar, fazem isso largando o exoesqueleto (casca) velho e cria-se um novo.

Nesta altura eles estão muito vulneráveis, por isso procuram-se sempre esconder, pode ser esse o caso.

Tens consciência que habitam ai alguns peixes que são possíveis predadores de camarões (pelo menos das crias)?

Eu sei que as botias e os neons gostam de uma boa gamba al dente mas nem lhes ligam , às crias acredito que sim, mas como esta no post é apenas temporario ...

Uma das cascas parecia ser o camarão inteiro , quando eles morrem ficam com a alguma côr ? ou ficam translucidos tb ? E que se for o caso nenhuma tinha côr,,,

Cumprs Filipe

Publicado:

Quando morrem ficam brancos, ou rosados.

As "cascas" mais correctamente o exoesqueleto é inteiro que fica, aparenta mesmo um camarão mas sem recheio, daí o translucido. com antenas e tudo.

Publicado:
Quando morrem ficam brancos, ou rosados.

As "cascas" mais correctamente o exoesqueleto é inteiro que fica, aparenta mesmo um camarão mas sem recheio, daí o translucido. com antenas e tudo.

realmente um deles estava inteiro mas esbranquiçado pareceu mesmo que era o camarão pois tinha as nervuras dos musculos , não tinha um pingo de cor os outros eram só exoesqueleto... vamos ver amanha pelo menos 6 do total dos camarões vi que estão vivinhos da silva... se calhar a mudança do gh da agua estimulou-os a mudar a casca , achas que devo dar um suplemento de calcio?

Obrigado

filipe

Publicado:

Bem realmente só uma morte , de um dos maiores reds , penso que provavelmente já de idade pois afinal todos os outros encontram-se ok , só vejo 2 japonicas , mas podem estar escondidas da luz, e eram bem pequenas...

encontrei varias exoesqueletos , talvez a mudança de gh levou a uma melhor muda , não sei ...