Filipe_cruz Publicado Julho 19, 2009 Publicado Julho 19, 2009 (editado) Entrei recentemente na aventura dos invertebrados , tem estado tudo relativamente normal até ontem á noite . O meu aqua tem estado sobre um ataque constante de algas o qual tenho vindo a debelar , nos ultimos tempos tenho adicionado 1 ppm de potassio pois tinha fosfatos muito elevados . As mudanças no aqua , foram essencialmente: retirei uma casca de cortiça , que após muitos anos começou a apodrecer , penso que derivado a mudança do ph da agua para acida , sendo que penso ser a fonte de fosfatos( ha cerca de 2 dias substituindo por 2 red moor wood) Fiz uma tpa de 20 % ontem e limpei um reator externo onde faço filtragem biologica, o proximo só daqui a uns dias para não afectar o nivel de amonia Verifiquei que a temperatura do aqua subiu para 29 graus ( hoje) A dureza da agua desceu pois alem de restituir a agua de evaporação ainda introduzi agua mais mole ( tratada previamente com capatta) Ãgora em relação aos reds : Verifiquei uma morte confirmada , mas encontrei varias cascas As botias palhaço começaram a partilhar o esconderijo dos reds pelo que pode ter sido um dos factores ( o esconderijo delas era a cortiça) Agora será possivel que ao baixar a dureza da agua tenha iniciado uma mudança de cascas em alguma escala ? Fiquei um pouco perplexo com o desaparecimento dos reds e das multidentatas , vejo alguns aparentemente normais e não consigo perceber as causas ... Tou fd com isto e ja tinha 2 reds cheias de ovinhos ...tava todo feliz... Aquario Fauna 3 botias palhaço 1 botia paquistanesa ( todas estas botias são para ser substituidas por ottos e pitbuls quando arranjar um dono decente para elas ) 9 iriatherinas werneri 3 neons ( já velhinhos) 2 ldas 25 1 otto 3 vittinas semiconicas 1 neritina natalensis 2 septtarias porcelana introduzi anteontem 6 caridinas japonicas colonia inicial de 12 reds - pelo menos entre 6-8 estavam aqui ontem Flora - hygrofilas rosanervis, siamensis e bacopas carolianas , 2 anubias nana e barteri, 2 limmnophilas sessiliflora (edit) 2 porções de chrystmas moss , cuba 4 porções e eleocharis parvula 12 h de luz 6 h de moonligth e bomba de ar Ph - 6,7 Kh , 3-4 Gh 16 . passou para 12 n03- 10 N02 -0 Nh3/nh4 -0 p04- 0,5-1 fe - 0,1 Cu-0 Temp Esteve a 29 até eu ligar as fans( atemperatura externa só começou a aumentar durante o dia de hoje ) o aqua tem 100x30x35 tem 4x 39w - neste momento apenas 3 Reactor interno de c02 da sera tabs plus e teste continuo de c02 Tem filtro interno com uv- jup ( foi limpo á uma semana e meia) Filtro externo 2213 ( irá ser limpo daqui a uns dias ) Reactor externo com ceramicas e uma pequena esponja no inicio para prefiltro , com bomba interna de fluxo( um antigo alga duplo control , modificado) Sistema de 6 ventoinhas - multifan - como o aqua é aberto aumenta bastante a evaporação e como tal aumenta tb a dureza da agua ... Alguem sabe o que aconteceu ? Será da temperatura ? Com os melhores cumprimentos filipe cruz Editado Julho 20, 2009 por Filipe_cruz
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Olá, Se for só a "casca" vazia, semi-transparente que encontraste não significa que tenha havido mortes. Como deves saber, os camarões para crescerem precisam mudar de exoesqueleto, ou seja, fica curto para eles e tem que o renovar, fazem isso largando o exoesqueleto (casca) velho e cria-se um novo. Nesta altura eles estão muito vulneráveis, por isso procuram-se sempre esconder, pode ser esse o caso. Tens consciência que habitam ai alguns peixes que são possíveis predadores de camarões (pelo menos das crias)? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Filipe_cruz Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Olá, Se for só a "casca" vazia, semi-transparente que encontraste não significa que tenha havido mortes. Como deves saber, os camarões para crescerem precisam mudar de exoesqueleto, ou seja, fica curto para eles e tem que o renovar, fazem isso largando o exoesqueleto (casca) velho e cria-se um novo. Nesta altura eles estão muito vulneráveis, por isso procuram-se sempre esconder, pode ser esse o caso. Tens consciência que habitam ai alguns peixes que são possíveis predadores de camarões (pelo menos das crias)? Eu sei que as botias e os neons gostam de uma boa gamba al dente mas nem lhes ligam , às crias acredito que sim, mas como esta no post é apenas temporario ... Uma das cascas parecia ser o camarão inteiro , quando eles morrem ficam com a alguma côr ? ou ficam translucidos tb ? E que se for o caso nenhuma tinha côr,,, Cumprs Filipe
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Quando morrem ficam brancos, ou rosados. As "cascas" mais correctamente o exoesqueleto é inteiro que fica, aparenta mesmo um camarão mas sem recheio, daí o translucido. com antenas e tudo. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Filipe_cruz Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Quando morrem ficam brancos, ou rosados. As "cascas" mais correctamente o exoesqueleto é inteiro que fica, aparenta mesmo um camarão mas sem recheio, daí o translucido. com antenas e tudo. realmente um deles estava inteiro mas esbranquiçado pareceu mesmo que era o camarão pois tinha as nervuras dos musculos , não tinha um pingo de cor os outros eram só exoesqueleto... vamos ver amanha pelo menos 6 do total dos camarões vi que estão vivinhos da silva... se calhar a mudança do gh da agua estimulou-os a mudar a casca , achas que devo dar um suplemento de calcio? Obrigado filipe
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Controlava o aquário de forma a verificar se existem mais mortes/desaparecimentos. Depois disso pensaria então no que fazer. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Filipe_cruz Publicado: Julho 20, 2009 Autor Publicado: Julho 20, 2009 Bem realmente só uma morte , de um dos maiores reds , penso que provavelmente já de idade pois afinal todos os outros encontram-se ok , só vejo 2 japonicas , mas podem estar escondidas da luz, e eram bem pequenas... encontrei varias exoesqueletos , talvez a mudança de gh levou a uma melhor muda , não sei ...
Hugo R. Silva Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 Sim é provável. Ainda bem que tudo aparenta estar bem. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Recommended Posts