Escalares Doentes


Recommended Posts

Olá caros aquarifilistas

preciso da vossa ajuda urgente. Tenho os meus escalares doentes, o negro já não come. Os peixes estavam saudáveis mas começaram com umas manchas brancas uns dias após introduzir 2 novos escalares mais pequenos. Os 2 novos não parecem ter qualquer tipo de problema e andam felizes pelo aquário e a comer bem. Tenho 3 escalares adultos e todos apresentam as manchas mas o negro está em pior estado. Na sexta à noite apliquei Fungol da JBL a pensar que era um problema de fungos mas não está a resultar.

 

Setup aquário:

 

200l; 29ºC; PH:6,7;

Fauna: Além dos escalares só alguns peixes bêbado 8 ; Escalares: 3 adultos e 2 juvenis (os novos)

 

IMG_7343.JPG

IMG_7348.JPG

IMG_7349.JPG

 

As fotos foram tiradas a correr mas o escalar negro parece ter uns buracos na cabeça, já devo ser eu a exagerar. Esta doença é comum nos discus e não apresentam manchas brancas (acho eu), não é este o problema dos meus peixes, será? Senão, serão bactérias. Pf respondam rápido estou bastante preocupado com o escalar negro. :puppydogeyes:

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá caros aquarifilistas

preciso da vossa ajuda urgente. Tenho os meus escalares doentes, o negro já não come. Os peixes estavam saudáveis mas começaram com umas manchas brancas uns dias após introduzir 2 novos escalares mais pequenos. Os 2 novos não parecem ter qualquer tipo de problema e andam felizes pelo aquário e a comer bem. Tenho 3 escalares adultos e todos apresentam as manchas mas o negro está em pior estado. Na sexta à noite apliquei Fungol da JBL a pensar que era um problema de fungos mas não está a resultar.

 

Setup aquário:

 

200l; 29ºC; PH:6,7;

Fauna: Além dos escalares só alguns peixes bêbado 8 ; Escalares: 3 adultos e 2 juvenis (os novos)

 

IMG_7343.JPG

IMG_7348.JPG

IMG_7349.JPG

 

As fotos foram tiradas a correr mas o escalar negro parece ter uns buracos na cabeça, já devo ser eu a exagerar. Esta doença é comum nos discus e não apresentam manchas brancas (acho eu), não é este o problema dos meus peixes, será? Senão, serão bactérias. Pf respondam rápido estou bastante preocupado com o escalar negro. ;)

 

Obrigado

o teu escalar negro nao vai ter muita sorte desculpa ser tao direto os teu peixes nao ten fungos tem parazitas internos desparazita os peixes isso a primeira vista e carpilaria

felicidades amigo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o teu escalar negro nao vai ter muita sorte desculpa ser tao direto os teu peixes nao ten fungos tem parazitas internos desparazita os peixes isso a primeira vista e carpilaria

felicidades amigo :)

 

Em que te baseias para o garantir ?

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João e Ricardo pelos vossos comentários.

 

Em relação ao escalar negro, tinhas razão, não resistiu. :D

Agora em relação aos parasitas internos não tenho tanta certeza. Os outros dois escalares adultos estão a alimentar-se bem e comportam-se normalmente. Mas têem as tais manchas brancas.

 

Em conversa com um colega que percebe bastante do assunto surgiu outra hipótese. A temperatura da água! Este ano no Verão, e ao contrário do anos anteriores, eu não abri as tampas do aquário e a temperatura tem rondado os 29ºC. Hoje de tarde, quando fui tirar o escalar negro reparei que estava a 30ºC. Fará sentido? Alguém sabe quais os sintomas nos peixes por temperatura muito alta?

 

Se for este o motivo vou sentir-me bastante culpado pela morte do escalar. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João e Ricardo pelos vossos comentários.

 

Em relação ao escalar negro, tinhas razão, não resistiu. :D

Agora em relação aos parasitas internos não tenho tanta certeza. Os outros dois escalares adultos estão a alimentar-se bem e comportam-se normalmente. Mas têem as tais manchas brancas.

 

Em conversa com um colega que percebe bastante do assunto surgiu outra hipótese. A temperatura da água! Este ano no Verão, e ao contrário do anos anteriores, eu não abri as tampas do aquário e a temperatura tem rondado os 29ºC. Hoje de tarde, quando fui tirar o escalar negro reparei que estava a 30ºC. Fará sentido? Alguém sabe quais os sintomas nos peixes por temperatura muito alta?

 

Se for este o motivo vou sentir-me bastante culpado pela morte do escalar. ;)

Boas, já tive problemas com os meus escalares graças a uma temperatura elevada da água. Mas nota-se bem quando isso acontecce, ficam com a respiração ofegante e vem mais para junto da superficie da água. É esse o comportamento deles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente vêm mais para junto da superfície da água (até dá para ver nas fotos).

 

O mais estranho são as manchas brancas. No caso do escalar negro dava para ver nas escamas algo bastante estranho, visível na primeira foto na parte de trás do peixe. As escamas pareciam empoladas ou irritadas, além das manchas brancas por todo o corpo.

Do meu conhecimento isto deveria ser fungos mas o tratamento não está a resultar.

 

Já perdi um escalar e não queria perder mais nenhum, estes escalares adultos já estão comigo à ano e meio e não é fácil perdê-los. Já tenho que arranjar uma desculpa para o meu miúdo de 3 anos que ainda não reparou na falta do peixe ou melhor do Mantorras como ele lhe chamava. :D

 

Ajudas agradecem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, realmente vêm mais para junto da superfície da água (até dá para ver nas fotos).

 

O mais estranho são as manchas brancas. No caso do escalar negro dava para ver nas escamas algo bastante estranho, visível na primeira foto na parte de trás do peixe. As escamas pareciam empoladas ou irritadas, além das manchas brancas por todo o corpo.

Do meu conhecimento isto deveria ser fungos mas o tratamento não está a resultar.

 

Já perdi um escalar e não queria perder mais nenhum, estes escalares adultos já estão comigo à ano e meio e não é fácil perdê-los. Já tenho que arranjar uma desculpa para o meu miúdo de 3 anos que ainda não reparou na falta do peixe ou melhor do Mantorras como ele lhe chamava. :(

 

Ajudas agradecem-se.

Estou-me a dar bem no tratamento de doenças com os produtos da Esha, nomeadamente o Esha 2000, mas tens outros como o Exit. Infelizmente ás vezes o que é difícil é identificar a doença, não o tratamento. Por isso aconselho-te essa marca, que permite combinar vários "remédios" no mesmo processo de tratamento de maneira a aumentar as hipóteses de estar a aplicar o tratamento correcto para a doença; isto no caso de não conseguires identificar a doença.

Também sei o que é perder escalares adultos e também tenho um filho com 3 anos que já sabe "muito" sobre alguns aspectos da aquariofilia, já identifica todas as espécies de peixes que tenho em casa, e não são poucas; entre outras coisas...

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou-me a dar bem no tratamento de doenças com os produtos da Esha, nomeadamente o Esha 2000, mas tens outros como o Exit. Infelizmente ás vezes o que é difícil é identificar a doença, não o tratamento. Por isso aconselho-te essa marca, que permite combinar vários "remédios" no mesmo processo de tratamento de maneira a aumentar as hipóteses de estar a aplicar o tratamento correcto para a doença; isto no caso de não conseguires identificar a doença.

Também sei o que é perder escalares adultos e também tenho um filho com 3 anos que já sabe "muito" sobre alguns aspectos da aquariofilia, já identifica todas as espécies de peixes que tenho em casa, e não são poucas; entre outras coisas...

Boa sorte...

ja tou a ver que se fala em tratamento ja e um bom sinal

o ricardo a silva comentou como me baciava na minha dica eu respondo

se calar ja compra-te peixes criados por mim expriencia muitos peixinhos e muita artemia

os peixes ex escalares nao queredo desfazer do que se disse, mas eu quando tenho ploblemas de fugos eu ponho a tempratura a 30 ou 31 graus

porque nao ha fungus que se desenvolva a essa temperatura e se repararem na rotulajem dos medicamentos diz sempre aumentar a temperatura para 30graus

o que aconteceu com os teu peixes e eles comiao bem e visualmente nao se nota esse muco viscoso e de dia para o outro aperese

eles ja tinham essa doenca so que nao detetaste a tempo mas #cool quando comprares mais peixes desperazita-os e tenta fazer quaretena como no forum te explica

morrer peixes todos aquariofilista ja passaram por essa infeliz expreriencia

no meu caso tenho muitas morrer 1 casal que no dia antes ter tirado uma postura um aquario de engorda 200 peixes ficar com dois ex ex ex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais