wesley_boy Publicado Julho 17, 2009 Publicado Julho 17, 2009 (editado) Boas.. Sei que pode parecer uma pergunta assim meio chata, mas é assim... Numa troca que tive que fazer, recebi em troca uns camarões.. Não é o meu forte sem duvda.. mas até que gosto bastante de os ver num aqua que montei só para eles.. A minha pergunta e por não saber os nomes reais é ... Quando os troquei explicaram me que eram Reds, e Greens.. até ai td bem, agora a minha duvida é .. Será que estes camaroes se cruzam uns com os outros? Eu já vi a tabela de cruzamentos vezes sem fim, mas derivado a não saber os nomes cientificos fiquei na mesma.. É que os tenho dentro do mesmo aqua... e já nasceram alguns.. Se alguem conseguir ajudar nesta pequena duvida agradeço bastante. E já agora deixo aqui uma foto a ver se se consegue identificar... Tem um tom assim meio castanho. Dá para ver bem a diferenca entre os red e os greens e este... ou será que é algum alteração ? .. Está ovada.. Será que alguem identifica? Obrigado.. Editado Julho 17, 2009 por wesley_boy O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Hugo R. Silva Publicado: Julho 17, 2009 Publicado: Julho 17, 2009 Olá, Sem saber os nomes científicos ou designação correcta não será fácil dizer-te a 100% se cruzam ou não. Quando se por norma designam Greens eu aposto que são heteropodas, logo cruzam com red's. A confusão que se gera com os greens é que poderiam ser Caridina Babaulti green (nesse caso não cruzariam) mas não compreendo porque razão alguém ter Caridina Babaulti green não chamaria pelo nome correcto visto serem mais valiosos.... Alguns dos meus aquários (shrimps)
wesley_boy Publicado: Julho 17, 2009 Autor Publicado: Julho 17, 2009 Olá, Sem saber os nomes científicos ou designação correcta não será fácil dizer-te a 100% se cruzam ou não. Quando se por norma designam Greens eu aposto que são heteropodas, logo cruzam com red's. A confusão que se gera com os greens é que poderiam ser Caridina Babaulti green (nesse caso não cruzariam) mas não compreendo porque razão alguém ter Caridina Babaulti green não chamaria pelo nome correcto visto serem mais valiosos.... Boas.. Pois entendo que seja bastante dificil sem saber ao certo o que é .. E se calhar tambem quem os trocou comigo, tambem não sabia.. Tenho ai umas fotos a ver se consegues ajudar em algo mais.. Se precisarem de mais fotos avisem que eu tento tirar da melhor maneira.. Obrigado O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
wesley_boy Publicado: Julho 17, 2009 Autor Publicado: Julho 17, 2009 Deixo uma fotos mais a ver se alguem me consegue ajudar nesta odisseia.. Este acho que é red .. Mas qual é o nome cientifico? .. Isto se se consegue saber... Isto será o tal "green" ?? ... Já não me chegava o meu comunitario.. lol.. Muito obrigado desde já a todas as respostas.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Hugo R. Silva Publicado: Julho 17, 2009 Publicado: Julho 17, 2009 (editado) Boas o vermelho sem dúvida é red cherry, não se poderá afirmar que é homozigoto. O outro não consegues mais fotos? é que no meu monitor não vejo nada de green (mas pode ser mau funcionamento do meu monitor lol). P.S. Red cherry = Neocaridina Heteropoda var. Red Editado Julho 17, 2009 por Hugo R. Silva Alguns dos meus aquários (shrimps)
wesley_boy Publicado: Julho 17, 2009 Autor Publicado: Julho 17, 2009 Boas o vermelho sem dúvida é red cherry, não se poderá afirmar que é homozigoto. O outro não consegues mais fotos? é que no meu monitor não vejo nada de green (mas pode ser mau funcionamento do meu monitor lol). P.S. Red cherry = Neocaridina Heteropoda var. Red Obrigado pela explicação.. homozigoto ... Não sei bem o que quer dizer.. desculpa.. O outro que dizes é o das fotografias do 1º post? Ou das ultimas fotos? O da ultima foto, ainda é pequeno... dai eu dizer que tem um tom assim meio verde.. e uns outros mais ou menos do mesmo tamanho, são com tons de vermelho.. Obrigado. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
AlbCab Publicado: Julho 18, 2009 Publicado: Julho 18, 2009 Simplificando, penso que homozigoto aqui quererá dizer que herdou dos pais genes semelhantes no que respeita à cor. Nos Neocaridina heteropoda, o verde (a cor natural inicial da espécie) é dominante sobre o vermelho, que foi uma mutação que apareceu há alguns anos. Se um animal tiver um gene verde e um vermelho, parecerá verde. (isto simplificando, pois penso que neste caso, não serão só 2 genes a dar a cor, como acontece por exemplo na cor dos olhos das pessoas). Logo filhos de pais exclusivamente vermelhos tendem a ser vermelhos, mas filhos de pais e mães verdes e vermelhos já não. Se o pai/mãe verde for recessivo (isto é tiver 1 gene verde e 1 vermelho) e o outro for vermelho, a descendência será 25% verde, 50% vermelho homozigotico e 25% verde recessivo. Espero não ter simplificado demais e cometido algum erro !
AlbCab Publicado: Julho 18, 2009 Publicado: Julho 18, 2009 Ah, e quanto aos outros, parecem-me greens - Neocaridina heteropoda . Cruzam-se com os red cherries, com resultados variáveis (como expliquei acima). Para se obter reds, temos que partir apenas e só de reds. A mim já me aconteceu nascerem reds de greens, ou seja, não eram greens puros (eram meios reds meios greens). Como existem outras variedades (blue perl, white, yellow) dos Neocaridina a questão dos genes da cor deve mais bem mais complexa do que referi acima.
Hugo R. Silva Publicado: Julho 18, 2009 Publicado: Julho 18, 2009 Boas, Não tinha visto as primeiras fotografias (no meu trabalho não abriram. O AlbCab já disse tudo, acho que te esclareceu nas dúvidas que tinhas e eu tb me parece serem Neocaridina Heteropoda var. Green, ou seja, cruzam com red cherrys. E se virmos bem as fotos esse camarão quase branco será o que? Alguns dos meus aquários (shrimps)
wesley_boy Publicado: Julho 18, 2009 Autor Publicado: Julho 18, 2009 Simplificando, penso que homozigoto aqui quererá dizer que herdou dos pais genes semelhantes no que respeita à cor. Nos Neocaridina heteropoda, o verde (a cor natural inicial da espécie) é dominante sobre o vermelho, que foi uma mutação que apareceu há alguns anos. Se um animal tiver um gene verde e um vermelho, parecerá verde. (isto simplificando, pois penso que neste caso, não serão só 2 genes a dar a cor, como acontece por exemplo na cor dos olhos das pessoas). Logo filhos de pais exclusivamente vermelhos tendem a ser vermelhos, mas filhos de pais e mães verdes e vermelhos já não. Se o pai/mãe verde for recessivo (isto é tiver 1 gene verde e 1 vermelho) e o outro for vermelho, a descendência será 25% verde, 50% vermelho homozigotico e 25% verde recessivo. Espero não ter simplificado demais e cometido algum erro ! Boas, Obrigado pela explicação.. Ou seja..uma grande salganhada que aqui vai dentro.. É o que dá ir na conversa dos outros.. Ou seja, agora ñunca saberei ao certo o qe vai nascer ? É isso? .. Quando comecarem a crescer ai sim dá para ver se são reds ou greens? É isso? .. Boas, Não tinha visto as primeiras fotografias (no meu trabalho não abriram. O AlbCab já disse tudo, acho que te esclareceu nas dúvidas que tinhas e eu tb me parece serem Neocaridina Heteropoda var. Green, ou seja, cruzam com red cherrys. E se virmos bem as fotos esse camarão quase branco será o que? Boas.. Pois relativamente a esse camarão tambem não sei ao certo o que será.. mas parece que tem partes de Red.. ( digo eu lol.. ) O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
AlbCab Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 E se virmos bem as fotos esse camarão quase branco será o que? Quando pequenos, os Neocaridina Heteropoda parecem brancos (tipo despigmentados) . Vai vendo à medida que ele cresça se aparecem cores ou não. Pode ser um white ...
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 (editado) Boas, Obrigado pela explicação.. Ou seja..uma grande salganhada que aqui vai dentro.. É o que dá ir na conversa dos outros.. Ou seja, agora ñunca saberei ao certo o qe vai nascer ? É isso? .. Quando comecarem a crescer ai sim dá para ver se são reds ou greens? É isso? .. Boas.. Pois relativamente a esse camarão tambem não sei ao certo o que será.. mas parece que tem partes de Red.. ( digo eu lol.. ) O problema é que as pessoas podem vender/dr o que quiserem convém é indicarem correctamente o que se está a vender/dar, só isso. Sabes sempre o que irá nascer, Neocaridina Heteropoda tens a certeza Em juvenis/adultos tens a certeza do que terás e a partir do momento que tenhas mais de um do que de outro esquece os de menor percentagem, vais sempre ter alguns mas poucos. Será sem dúvida um neocaridina heteropoda com quase nenhum vermelho e aí já começas a perder a var. red. Quando pequenos, os Neocaridina Heteropoda parecem brancos (tipo despigmentados) . Vai vendo à medida que ele cresça se aparecem cores ou não. Pode ser um white ... Nem sempre, os meus neocaridinas heteropoda var. red mesmo sendo crias são muito mas muito vermelhos Depois pelo tamanho e comparando com o green que se encontra na mesma foto não me parece assim tão novo quanto isso. E parece-me macho por isso é normal não ficar do tamanho das fêmeas vistas na mesma foto. Editado Julho 19, 2009 por Hugo R. Silva Alguns dos meus aquários (shrimps)
wesley_boy Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Bom... Agora não há muito a fazer.. Está tudo misturado... Agora é impossivel tentar alguma coisa ? Não é ? Eu queria ter algo que realmente mantivesse a qualidade e a cor sem esse problema de poder ou não cruzarem... Mas já vi que com estas duas qualidades que tenho dentro do aqua não há nada a fazer.. Porque mesmo para vender, na verdade iria estar a enganar alguem, não é ? Só não entendi bem a parte de quando crescerem, dá para ver que especie são?.. Desculpem as perguntas um pouco , mas só perguntado a algume bastante mais entendido é que consigo aprender.. Mil obrigados desde já.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Vasco Matos Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Eu pela primeira foto, parece-me (e apenas me parece) que a pessoa que te deu os camarões já tinha cruzamentos no aquário e já te deu cruzamentos. Quando cruzas Reds com Greens, muitos deles continuam vermelhos, ou seja continuam Red Cherrys, outros continuam Greens, e depois há os outros, que ficam amarelos, castanhos, etc... Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Bom... Agora não há muito a fazer.. Está tudo misturado... Haver há, se desejas mesmo manter a variedade ou espécie, é desfazeres-te desses. Agora é impossivel tentar alguma coisa ? Não é ? Impossível voltar ao ponto anterior a esse se continuarem todos juntos. Se separares podes voltar a conseguir mas é complicado e demorado. Eu queria ter algo que realmente mantivesse a qualidade e a cor sem esse problema de poder ou não cruzarem... Mas já vi que com estas duas qualidades que tenho dentro do aqua não há nada a fazer.. Certo, teres algo que mantenha a cor e sem cruzarem tens que recomeçar. Porque mesmo para vender, na verdade iria estar a enganar alguem, não é ? Não enganas ninguém desde que indiques previamente o que estás a vender/dar. Aí as pessoas estão devidamente informadas e compram/aceitam se quiserem. Só não entendi bem a parte de quando crescerem, dá para ver que especie são?.. Com a maturidade torna-se mais fácil identificar as espécies, no teu caso não creio que seja preciso deixar crescer, tens duas variantes cromáticas misturadas que resulta o que o Vasco Matos indicou a seguir. Desculpem as perguntas um pouco , mas só perguntado a algume bastante mais entendido é que consigo aprender.. Mil obrigados desde já.. Não estamos cá para outra coisa Alguns dos meus aquários (shrimps)
wesley_boy Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Muito obrigado por todas as respostas dadas até agora, aprendi bastante com estas ajudas prestadas.. Vamos lá ver como resolvo então isto.. Não quero fazer mal ao camaroes, como tal vou tentar trocar ou dar e dps sim tentar fazer qq coisa, visto que não conhecia, mas até acho bastante interessante esta parte da aquarofilia dedicada aos invertebrados Obrigado.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Filipe_cruz Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Esses green não serão caridinas multidentata , japonicas ? Eu tenho uns identicos esverdeados , que são caridinas multi.... Mas não percebo nada de invertebrados ...
wesley_boy Publicado: Julho 19, 2009 Autor Publicado: Julho 19, 2009 Esses green não serão caridinas multidentata , japonicas ?Eu tenho uns identicos esverdeados , que são caridinas multi.... Mas não percebo nada de invertebrados ... Boas.. Então somos dois.. Eu acho que ainda percebo menos que tu.. Tenho tentado seguir as indicacoes e dicas que me tm dado.. Abraço. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Filipe_cruz Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 (editado) Boas.. Então somos dois.. Eu acho que ainda percebo menos que tu.. Tenho tentado seguir as indicacoes e dicas que me tm dado.. Abraço. se quiseres dá um olhinho nete site que é dum shrimpfarm americano ete é o green que falam , acho eu ... http://www.petshrimp.com/greenshrimp.html Cumprs filipe Editado Julho 20, 2009 por Filipe_cruz
Hugo R. Silva Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 desculpem lá mas japónicas não são greens muito menos conhecidos como tal. Nas fotos não vi nenhum japónica. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Filipe_cruz Publicado: Julho 20, 2009 Publicado: Julho 20, 2009 (editado) desculpem lá mas japónicas não são greens muito menos conhecidos como tal. Nas fotos não vi nenhum japónica. peço desculpa mas so disse que me pareceu , não o penso ter afirmado , e os meus tenho certeza do que são... E não disse que os japonica são green , muito pelo contrario ,apenas disse que podem ficar esverdeados ... Mas como tb ja disse não percebo nada de invertebrados... Cumprs filipe Editado Julho 20, 2009 por Filipe_cruz
wesley_boy Publicado: Julho 21, 2009 Autor Publicado: Julho 21, 2009 Tambem não precisam de se zangar... A culpa é minha que não sei o que lá tenho dentro e estar a ver por fotos tambem não deve de ser facil.. Eu dps das explicações realmente tou mais virado para serem Neocaridina Heteropoda , agora se são Reds ou Greens é que já deve de ser mais dificil ter a certeza visto estarem todos misturados.. Boa aquarofilia O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Hugo R. Silva Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Peço desculpa se ofendi alguém, nunca foi minha intenção tal coisa. Muito menoz zangar. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Filipe_cruz Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Peço desculpa se ofendi alguém, nunca foi minha intenção tal coisa. Muito menoz zangar. Não estou zangado hehe , epa isto é o problema de ser por escrito , por vezes parece que estamos zangados e ofendidos ... Mas hugo não te preocupes , alias até me estas a ajudar num topico meu .. logo não poderia estar chateado .. Apenas démos duas opiniões distintas ... Mas tu percebes muito mais de gambas do que eu ... Abraço filipe
wesley_boy Publicado: Julho 21, 2009 Autor Publicado: Julho 21, 2009 Não estou zangado hehe , epa isto é o problema de ser por escrito , por vezes parece que estamos zangados e ofendidos ... Mas hugo não te preocupes , alias até me estas a ajudar num topico meu .. logo não poderia estar chateado .. Apenas démos duas opiniões distintas ... Mas tu percebes muito mais de gambas do que eu ... Abraço filipe Ainda bem que tudo acaba em bem... lol.. Já temos gambas, já só faltam as jolas... Obrigado pela ajuda de ambos.. O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps.
Recommended Posts