450lts Publicado Julho 17, 2009 Publicado Julho 17, 2009 Boas, tenho uma dúvida em relação à iluminação que gostava que me esclarecessem. Quais as diferenças entre as lâmpadas pll e t5 ? Quais as mais indicadas para um aquário de 73cms de altura plantado e com discus ? Citar Cumprimentos, JC
Godlike Publicado: Julho 17, 2009 Publicado: Julho 17, 2009 (editado) Boas as T5 são identicas as PLL só que as pll são dobradas . As PLL são boas para aquarios com pouco comprimento... consegues incidir mais potençia num curto espaço. As T5 são excelentes se os aquarios tiverem comprimento para as receber, senão conseguires ter comprimento para as receber.. as PLL são boas soluções.. As T5 tem mais diversificação do que as PLL em temperaturas (kelvins) 73cm de altura é um patamar complicado.. mas as T5 conseguem responder bem... só se tiveres plantas de altas exigençias é que talvez devas ponderar usar HQI Cumps Editado Julho 17, 2009 por Godlike Citar Cumps
450lts Publicado: Julho 17, 2009 Autor Publicado: Julho 17, 2009 Boas, antes de mais, obrigado pela resposta. Falaste nas HQI, mas será que não vão aquecer muito a água? Citar Cumprimentos, JC
Luis carrilho Publicado: Julho 17, 2009 Publicado: Julho 17, 2009 Boas, antes de mais, obrigado pela resposta. Falaste nas HQI, mas será que não vão aquecer muito a água? Boas, Se a calha ficar muito proxima do nivel da agua vai,por isso com HQIs tens sempre que ter uma distancia da lampada ao nivel da agua de pelo menos(e é mesmo o minimo) de 30cm,mas o ideal será cerca de 40cm,mas tem que ser visto caso a caso por causa da abertura do feixe de luz da HQI vs o comprimento do aqua. Um abraço. Citar
450lts Publicado: Julho 18, 2009 Autor Publicado: Julho 18, 2009 Boas,Se a calha ficar muito proxima do nivel da agua vai,por isso com HQIs tens sempre que ter uma distancia da lampada ao nivel da agua de pelo menos(e é mesmo o minimo) de 30cm,mas o ideal será cerca de 40cm,mas tem que ser visto caso a caso por causa da abertura do feixe de luz da HQI vs o comprimento do aqua. Um abraço. Boas, obrigado Luis, vou ter de pensar bem no assunto. Citar Cumprimentos, JC
pedro.silvao Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 Boas Tardes Amigos Falando de HQI's pergunto se as Lâmpadas de Iodetos Metálicos são as normais ou serão especiais para aqua? Qual a temperatura de cor? Estou a montar um aqua de 150x51.5x42 ( oferecido ) e não sei o que colocar. Obrigado Citar Pedro Silvão pedro.silvao@gmail.com 938687935
Godlike Publicado: Julho 21, 2009 Publicado: Julho 21, 2009 se só tem 42cm de altura... mete lampadas T5 é o melhor Citar Cumps
Recommended Posts