tunedpuma Publicado Julho 17, 2009 Share Publicado Julho 17, 2009 boas , tou com uma duvida que ate pode parecer um pouco parva , mas tenho 1 aquario de 400l com 1 filtro eheim 2217 que faz 1000L/H , nao é suficiente e sei disso , tenho a agua algo amarelada e os nitratos um pouco elevados . tou a pensar comprar outro filtro externo mas mais pequeno entre 500l/H a 700L7H e a minha duvida é a seguinte sera que resolvo o problema de pouco filtragem assim pois o 2217 + o outro juntos daria 1500L/h a 1700L/h ou deveria vender o 2217 e arranjar algo mais potente que faca os 1500l/h ? sera igual ter 1 so ou 2 que juntos facam a mesma litragem por hora ? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carvalhor Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 Boas Na minha modesta opinião , prefiro ter 2 filtros com a mesma filtragem do que 1 pelos seguintes motivos : Area de filtragem maior Caso 1 filtro falhe tens o outro que embora nao seja sufeciente da-te alguma margem de manobra . Circulação de agua dos 2 é superior. Desvantagens : o consumo de luz é maior do que apenas 1 filtro embora nao seja muita a diferença ... Esta é a minha opiniao , se alguem tem opinioes diferentes força Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João José Pimentel Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 boas vou pela opinião do carvalhor para juntar às vantagens podes sempre ter matérias filtrantes diferentes em cada filtro Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Oluap12 Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 boasvou pela opinião do carvalhor para juntar às vantagens podes sempre ter matérias filtrantes diferentes em cada filtro eu vou pela opinião do carvalhor e jo Pimentel, mas ainda acrscento que se avariar um o outro continua a funcionar enquanto se tiveres um e avariar não tens volta a dar Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tunedpuma Publicado: Julho 17, 2009 Autor Share Publicado: Julho 17, 2009 boas , tb pensei que dois seriam melhores que 1 , mas digam me na juncao dos dois filtro fico com uns 1700L/H acham que é suficiente para um aquario de 450 l mas reais anda nos 400 L ? cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
lgass Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 boas , tb pensei que dois seriam melhores que 1 , mas digam me na juncao dos dois filtro fico com uns 1700L/H acham que é suficiente para um aquario de 450 l mas reais anda nos 400 L ? cumps eu sou novato mas pelo que li deveria estar 2 a 5 vezes a litragem. se tens 400 litros de água o minimo seria então 800L/h. tu tens 4 vezes a litragem (sensivelmente) logo, se a teoria está certa, isso deverá chegar. mas pff alguem confirme o que eu disse... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
NunoCAST Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 boas , tb pensei que dois seriam melhores que 1 , mas digam me na juncao dos dois filtro fico com uns 1700L/H acham que é suficiente para um aquario de 450 l mas reais anda nos 400 L ? cumps Ainda nao nos disseste qual o setup do teu aqua, fauna, flora... tudo isso influencia o que precisas ou ano em relacao a filtragem... Citar FEEDBACK Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AGA Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 Boas. Em princípio não te vai resolver o problema a adição de outro filtro. Os filtros desse tipo não te consomem nitratos (para isso tens que fazer mais TPA´s e/ou apostar nas plantas de crescimento rápido com devida fertilização que exclua nitratos e/ou colocar resinas ou similares que adsorvam nitratos). Provavelmente também não te vão eliminar o "amarelo" da água, simplesmente porque são partículas demasiado pequenas para serem apanhadas pelo filtro. Para as eliminares/ reduzires terás que fazer mais TPA´s e/ou colocar carvão activado para adsorver essas partículas que dão cor. Também sou da opinião que dois filtros pode ser melhor opção que um, mas para os problemas que apontas não contes com grande diferença. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tunedpuma Publicado: Julho 17, 2009 Autor Share Publicado: Julho 17, 2009 Boas. Em princípio não te vai resolver o problema a adição de outro filtro. Os filtros desse tipo não te consomem nitratos (para isso tens que fazer mais TPA´s e/ou apostar nas plantas de crescimento rápido com devida fertilização que exclua nitratos e/ou colocar resinas ou similares que adsorvam nitratos). Provavelmente também não te vão eliminar o "amarelo" da água, simplesmente porque são partículas demasiado pequenas para serem apanhadas pelo filtro. Para as eliminares/ reduzires terás que fazer mais TPA´s e/ou colocar carvão activado para adsorver essas partículas que dão cor. Também sou da opinião que dois filtros pode ser melhor opção que um, mas para os problemas que apontas não contes com grande diferença. Cumps boas Em relacao ao nitratos , que na minha zona sao bastante altos acho que ja arranjei como resolver , arranjei mais plantas de crescimeneto rapido , comprei resina paa filto da JBL e umas em liquido da PROdac , so hj pus as liquidas e ha noite vou fazer entao o teste para ver como tá , tb pus carvao activado no filtro que ate agora nao tinha , so punha depois de fazer tratamentos e so deixava por 2 semanas , ate agora sempre pensei que era assim que se usava e que nao deveria estar sempre no filtro , ate que me disseram que o carvao é suposto estar sempre no filtro so se retira se necessario algum tratamento aos peixes . tb pensava que com a ajuda dos dois filtros iria ajudar a que nao havesse tantos nitratos ou seja se os nitratos sobem com resto de comida etc com maior litragem por hora era mais facil nao haver tanto "lixo" que fizesse com que os valores subissem . Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tunedpuma Publicado: Julho 17, 2009 Autor Share Publicado: Julho 17, 2009 Ainda nao nos disseste qual o setup do teu aqua, fauna, flora... tudo isso influencia o que precisas ou ano em relacao a filtragem... boas setup do aquario 150x50x60 -450 l brutos +- 400 l utilizaveis fauna uns 11 discus danios flora valisnerias HZ Echinodorus e mais umas de tb crescimento rapido que nao me lembro o nome Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Godlike Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 (editado) Boas sim 2x filtros aumentam muito mais a capacidade de filtragem do que teres apenas 1x mesmo que tenha o mesmo caudal e matérias.. (mas tb redobra as limpezas ) Nitratos altos é lixado de resolver se já vêm na água de abastecimento (resinas ou Sistema de osmose são as soluções).. água amarelada bem a lã filtrante costuma resolver isso! O carvão activo é bom.. mas não te esqueças que tira tudo á água... seja toxico ou não é sugado pelo carvão.. dai só recomendarem o uso de carvão activo depois de se efectuar tratamentos! O carvão activo deve ser trocado 3 a 4 semanas após o inicio da sua utilização, passado esse tempo o carvão fica saturado e começa a largar tudo o que foi absorvendo ao longo do tempo.. Se já tens um filtro 2217.. eu se fosse a ti tentava fugir um pouco da gama classic para não ter 2xclassic e pensava em investir mais na gamma professional cumps Editado Julho 17, 2009 por Godlike Citar Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tunedpuma Publicado: Julho 17, 2009 Autor Share Publicado: Julho 17, 2009 boas . sim realmente é muito complicado , esta agua do algarve deve de ser das piores do pais , pois o ph é de 7.4 e os nitratos vais ao 50 , com o ph nao tenho problemas pois desce um pouco , agora os nitratos espero tb resolver com a resina da jbl e o liquido da prodac . quantos ao filtros nao posso ir para algo muito caro senao a maria poeme as malas a porta , eheh , tenho de ir para algo mais simples e usado Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AlexMontenegro Publicado: Julho 17, 2009 Share Publicado: Julho 17, 2009 A água em Lisboa, onde eu moro é exactamente igual. Aconselho filtros profissionais em 2ª mão mais baratos e ficas mais bem servido. Cumps. Citar Cumprimentos Alexandre Montenegro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts