Meu primeiro Plantado


ZABOU

Recommended Posts

Venho cá pedir ajuda aos mais experientes a ver se esta minha aventura no mundo dos plantados me corre bem. A ver se amanha consigo meter umas fotos.

 

 

Setup :

-Aquário 100cump.x50larg.x40alt.

Cerca de 150 Litros reais.

 

-Substrato:

Base – 7 kg Seachem flourite

Cobertura – 28 kgs Seachem onyx sand

 

-Hardscape:

1 tronco (não sei dizer de que tipo)

1 gruta em xisto enterada no substracto

 

-Iluminação:

Calha HFL100 T5 4x39 Watts, da frente para traz :

1000K – 6500K – 4200K – 6500K

8 horas de iluminação diária.

 

-Filtragem:

Filtro Eheim 2215

 

-Aquecimento:

Aquecedor interno 200 Watts

Temperatura da agua - 26 graus

 

- Co2 (s+o o vou ligar no sábado)

Botija de 2 Kg

Válvula Solenoide

Reactor de cerâmica pappillon e teste permanente

 

-Flora:

Já tenho :

Echinodorus Osiris

HZ

Alternanthera Reineckii var roseifolia (um restinho)

Limnophila Sessiflora

Eleocharis Parvula

Falta-me : (se tiverem digam-me)

hydrocotyle verticillata

Cabomba Aquatica

Tonina sp.

Staurogyne sp.

 

-Fauna:

A não ser umas melanoides tuberculata, neste nomento ainda não há moradores no aqua e a lista ainda não está bem definido pois dependerá dos parâmetros finais do aqua, mas à partida tal como para as plantas pretendo peixes da América do Sul únicamente.

 

 

Primeiro o plantado :

 

O aqua está montado há já uns meses com umas plantas e uns Melanoides tuberculata, esta semana juntei a Elecharis parvula e a HZ.

 

No aqua tenho Kh 5 , Ph 8, Gh 12, Fe 0, No2 0,05, Po4 0,10, Nh3/Nh4+ 0 (detesto testar, aquilo nunca parece bem uma coisa ou outra grrrrrrr). Algum teste importante que eu não tenha???

 

A Echinodorus osiris cresce bem mas não é lá muito vermelha, a alternanthera até está avermelhada nas pontas mas na base está bastante carreca, acho que é tempo de começar a fertilizar, mas como? Tenho em casa Flourish trace, Iron, Phosphorus e Nitrogen, mas não faço ideia das medidas a usar. Sei que há quem fertilize uma vez por semana e há quem fertilize todos os dias um pouco, o que será melhor no meu caso??Deito o produto directamente ou devo diluir? Em que medidas e o quê???

 

Visto que a agua sai da torneira com ph8, espero poder baixar isso pelo menos para 7 com o Co2, mas para não prejudicar os peixes mais tarde penso que o devo manter ligado 24h/24h para não ter oscilações de Ph, certo???? Se bem entendi, 1 bolha por segundo correcto?? Tb sei que primeiro devo acertar as fertilizações e mais tarde preocupar-me com o ph, pois uma vez o plantado estabilizado isso poderá ajudar a fixar o ph, e mais tarde com a introdução de peixes tb, ou será que estou enganada??

 

Sabendo que quero apenas plantas e peixes da América do Sul, que peixes posso introduzir para ajudar o aqua no inicio??? É que chegaram-me a falar em cascudos, num pittbull, mas não me recordo e queria pesquisar.

 

Lamento se estiver a ser chata, mas por mais que leia não percebo grande coisa aos cálculos que fazem, tipo 1 ml disto aumenta x isto e influencia aquilo. Fico mesmo à toa. Também não queria fazer experiências sozinha e ver o aqua cheio de algas.

 

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dispensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho cá pedir ajuda aos mais experientes a ver se esta minha aventura no mundo dos plantados me corre bem. A ver se amanha consigo meter umas fotos.

 

 

Setup :

-Aquário 100cump.x50larg.x40alt.

Cerca de 150 Litros reais.

 

-Substrato:

Base – 7 kg Seachem flourite

Cobertura – 28 kgs Seachem onyx sand

 

-Hardscape:

1 tronco (não sei dizer de que tipo)

1 gruta em xisto enterada no substracto

 

-Iluminação:

Calha HFL100 T5 4x39 Watts, da frente para traz :

1000K – 6500K – 4200K – 6500K

8 horas de iluminação diária.

 

-Filtragem:

Filtro Eheim 2215

 

-Aquecimento:

Aquecedor interno 200 Watts

Temperatura da agua - 26 graus

 

- Co2 (s+o o vou ligar no sábado)

Botija de 2 Kg

Válvula Solenoide

Reactor de cerâmica pappillon e teste permanente

 

-Flora:

Já tenho :

Echinodorus Osiris

HZ

Alternanthera Reineckii var roseifolia (um restinho)

Limnophila Sessiflora

Eleocharis Parvula

Falta-me : (se tiverem digam-me)

hydrocotyle verticillata

Cabomba Aquatica

Tonina sp.

Staurogyne sp.

 

-Fauna:

A não ser umas melanoides tuberculata, neste nomento ainda não há moradores no aqua e a lista ainda não está bem definido pois dependerá dos parâmetros finais do aqua, mas à partida tal como para as plantas pretendo peixes da América do Sul únicamente.

 

 

Primeiro o plantado :

 

O aqua está montado há já uns meses com umas plantas e uns Melanoides tuberculata, esta semana juntei a Elecharis parvula e a HZ.

 

No aqua tenho Kh 5 , Ph 8, Gh 12, Fe 0, No2 0,05, Po4 0,10, Nh3/Nh4+ 0 (detesto testar, aquilo nunca parece bem uma coisa ou outra grrrrrrr). Algum teste importante que eu não tenha???

 

A Echinodorus osiris cresce bem mas não é lá muito vermelha, a alternanthera até está avermelhada nas pontas mas na base está bastante carreca, acho que é tempo de começar a fertilizar, mas como? Tenho em casa Flourish trace, Iron, Phosphorus e Nitrogen, mas não faço ideia das medidas a usar. Sei que há quem fertilize uma vez por semana e há quem fertilize todos os dias um pouco, o que será melhor no meu caso??Deito o produto directamente ou devo diluir? Em que medidas e o quê???

 

Visto que a agua sai da torneira com ph8, espero poder baixar isso pelo menos para 7 com o Co2, mas para não prejudicar os peixes mais tarde penso que o devo manter ligado 24h/24h para não ter oscilações de Ph, certo???? Se bem entendi, 1 bolha por segundo correcto?? Tb sei que primeiro devo acertar as fertilizações e mais tarde preocupar-me com o ph, pois uma vez o plantado estabilizado isso poderá ajudar a fixar o ph, e mais tarde com a introdução de peixes tb, ou será que estou enganada??

 

Sabendo que quero apenas plantas e peixes da América do Sul, que peixes posso introduzir para ajudar o aqua no inicio??? É que chegaram-me a falar em cascudos, num pittbull, mas não me recordo e queria pesquisar.

 

Lamento se estiver a ser chata, mas por mais que leia não percebo grande coisa aos cálculos que fazem, tipo 1 ml disto aumenta x isto e influencia aquilo. Fico mesmo à toa. Também não queria fazer experiências sozinha e ver o aqua cheio de algas.

 

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dispensar.

 

Viva.

Bem-vinda ao mundo dos plantados :(

Na questão das fertilizações, eu achoq ue o melhor é a fertilização diária apesar de haver quem defenda a semanal pois ai teria uma maior concentração, mas depois uma parte do resto da semana iria ficar sem fertilização... Aconcelho então a diária ...

Quanto ás quantidades, diz tudo tim tim por tim tim no folheto do fertilizante... Normalmente diz a quantidade semanal mas basta dividires por 7 ....

A aplicação do fertilizante não é nada de especial e complicado... pegas na seringa ou outra coisa que dê para medir pequenas quantidades, "sugas" a quantidade necessária e deitas para dentro do aquário...

Pelo setup que me deste creio que tens tudo o necessário para um palnatdo lindo de alta manutenção ! :unsure:

Espera então pelas informações dos "expertise"... :bs_quesexclaim:

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

No aqua tenho Kh 5 , Ph 8, Gh 12, Fe 0, No2 0,05, Po4 0,10, Nh3/Nh4+ 0 (detesto testar, aquilo nunca parece bem uma coisa ou outra grrrrrrr). Algum teste importante que eu não tenha???

 

NO3 será importante.

 

GH 12 é uma agua um pouco dura tens de ter em atençao as plantas que escolhes, mas nada de alarmismos :rtfm:

 

A Echinodorus osiris cresce bem mas não é lá muito vermelha, a alternanthera até está avermelhada nas pontas mas na base está bastante carreca, acho que é tempo de começar a fertilizar, mas como? Tenho em casa Flourish trace, Iron, Phosphorus e Nitrogen, mas não faço ideia das medidas a usar. Sei que há quem fertilize uma vez por semana e há quem fertilize todos os dias um pouco, o que será melhor no meu caso??Deito o produto directamente ou devo diluir? Em que medidas e o quê???

 

por norma as dosagens a seguir vem no rotulo da embalagem, basta que as sigas e começando um pouco menos que o recomendado, depois com a ajuda dos teste de NO3 e PO4 entre outros verificas se precisa de mais um ajuste ou nao.

 

Niveis base que podes tentar manter sao N-5 P-0,5 K 5 ou N-10 P-1 K 10

 

Nao fertilizes Phosphorus " P04 " juntamente com micros ou ferro dá um espaço de tempo entre eles, os restantes nao tem problema.

 

As dosagens sao em mililitros, com uma seringa tiras do frasco e aplicas directo no aquario.

 

 

Visto que a agua sai da torneira com ph8, espero poder baixar isso pelo menos para 7 com o Co2, mas para não prejudicar os peixes mais tarde penso que o devo manter ligado 24h/24h para não ter oscilações de Ph, certo???? Se bem entendi, 1 bolha por segundo correcto??

 

 

O CO2 mantem apenas ligado juntamente com o periodo de iluminaçao, visto teres KH 5 as oscilaçoes nao seram muitas , sim fala-se 1 bolha por segundo mas isso acho um pouco relativo , 1bps num aquario de 60l e 1bps num aquario de 600l será igual ?? percebes

 

podes depois te guiar pelos testes de PH e KH ou por um teste permanente de CO2 no aquario.

 

tabela:

 

tabelaco2atualfn0.gif

 

 

Em mantendo sempre o mesmo caudal de CO2 e um KH adequado entre 4 a 8 o ph se manterá mais o menos estavel sem grandes oscilaçoes.

 

 

Tb sei que primeiro devo acertar as fertilizações e mais tarde preocupar-me com o ph, pois uma vez o plantado estabilizado isso poderá ajudar a fixar o ph, e mais tarde com a introdução de peixes tb, ou será que estou enganada??

 

 

Primeiro regulas o PH KH e GH e o CO2 depois preocupas-te com as fertilizaçoes :techi:

 

Depois do Ciclo do Azoto completo e sua posterior maturaçao é quando um aquario está estabelizado.

estabelizamento esse que quer dizer parametros em numeros aceitaveis tais como os descritos mais a cima e tambem a niveis de consumos de nutrientes no aquario, tais como MACROS e MICROS.

 

A intruduçao de mais peixes nao ajuda a estabelizar o PH, pelo contrario faz o descer um pouco mais ,derivado á sua orina acida e outras coisas mais :tongue:

claro que falando num numero razoavel ou de porte grande.

 

Se falhei em algo alguem provavelmente ade corrigir ;)

BOA SORTE.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

NO3 será importante.

Bem me parecia

 

GH 12 é uma agua um pouco dura tens de ter em atençao as plantas que escolhes, mas nada de alarmismos :)

Tenho de repetir os testes, pois não percebo como é que os resultados da água da companhia e do aqua são identícos em tudo, excepto no Gh que na torneira é de 5 e passa para 12 no aqua :cry4:

 

por norma as dosagens a seguir vem no rotulo da embalagem, basta que as sigas e começando um pouco menos que o recomendado, depois com a ajuda dos teste de NO3 e PO4 entre outros verificas se precisa de mais um ajuste ou nao.

Já liguei o Co2 e vou então começar a fertilizar com calma, faço um mapa dos testes e logo vejo como corre.

 

Niveis base que podes tentar manter sao N-5 P-0,5 K 5 ou N-10 P-1 K 10

Pois isso é que me mete mais confusão, os produtos não traziam folheto, só tenho as instruções do próprio frasco, que apenas me dizem para deitar x ml 1 ou 2 vezes por semana. Não me explica de quanto aumento o valor do teste por cada ml deitado. Daí eu perguntar que doses devo usar. Mas é como dizes, vou deitando aos poucos e logo vejo.

 

Nao fertilizes Phosphorus " P04 " juntamente com micros ou ferro dá um espaço de tempo entre eles, os restantes nao tem problema.

Por acaso já sabia disso, mas fizes-te bem em falar nisso.

 

As dosagens sao em mililitros, com uma seringa tiras do frasco e aplicas directo no aquario.

Li num outro tópico uma pergunta que me deixou pensativa, problema é que ninguém respondeu. Uma vez que os testes não dão o mesmo resultado, quer os faça durante o fotoperiodo ou fora, quais os valores a levar em conta para decidir quanto fertilizar? E já agora, seria preferível fertilizar durante o fotoperiodo certo????

 

O CO2 mantem apenas ligado juntamente com o periodo de iluminaçao, visto teres KH 5 as oscilaçoes nao seram muitas , sim fala-se 1 bolha por segundo mas isso acho um pouco relativo , 1bps num aquario de 60l e 1bps num aquario de 600l será igual ?? percebes

podes depois te guiar pelos testes de PH e KH ou por um teste permanente de CO2 no aquario.

Ok !

 

Já agora deixo aqui umas fotos para terem uma ideia do meu projecto :

 

Vista geral

Pic_16453_15.jpg

 

Eis as minhas dúvidas :

1) O aquecedor está a meio do aqua mas à entrada da tal gruta que fiz, não sei se ei de o chegar um pouco para a esquerda, por cima da gruta, ou passar para o canto direito. Preferia para a esquerda pois ficava mais disfarçado, mas tenho receio que faça mal à Echinodorus?

2) Penso que talvez deva mexer o tronco um pouco mais para a direita, para dar mais espaço às plantas de grande porte, que acham??

 

Vista da metade esquerda :

Pic_16453_16.jpg

A Limnophila Sessiflora é para trocar por Tonina Sp. ou Cabomba, e gostava de arranjar Hydrocotyle Verticillata para trepar pelo tronco fora.

1) Queria uma planta não muito alta para tapar a entrada do "tunel" por baixo do tronco à direita da HZ. Estava a pensar em Staurogyne Sp. mas não sei se terá altura suficiente.

 

Vista lateral :

Pic_16453_17.jpg

Aqui podem ver a tal gruta cuja entrada espero esconder com um lindo relvado.

 

Plantas :

Pic_16453_18.jpg

A Echinodorus Osiris, cujas novas folhas têm um leve tom avermelhado que não aguenta muito tempo, mas que crescem muito bem.

Pic_16453_19.jpg

A Alternanthera com folhas vermelhas no topo, mas "carrecas" em baixo.

 

Habitantes :

Pic_16453_20.jpg

Para já só tenho mesmo melanoides tuberculata, mas estava a pensar acrescentar já pelo menos um LDA25 PITTBULL, só tenho medo que me remexe o areião e dé cabo da Parvula que ainda agora plantei. Têm alguma experiência com este peixe?

 

 

 

Digam lá da vossa justica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só tenho as instruções do próprio frasco, que apenas me dizem para deitar x ml 1 ou 2 vezes por semana.

Não me explica de quanto aumento o valor do teste por cada ml deitado. Daí eu perguntar que doses devo usar.

Mas é como dizes, vou deitando aos poucos e logo vejo.

 

Pois eu isso tambem nao fui ainda investigar bem, da linha da seachem só tenho experiencia com flourish e iron.

sempre podes fazer um teste , fazes uma troca de agua de 50% e fazes o testes de NO3 e PO4 e de seguida fertilizas Phosphorus e nitrogen pelas doses recomendadas , esperas uns minutos e fazes os testes de novo e já deves de ter uma ideia de quantos ml te aumenta no aquario em ppm, depois é uma questao de encontrares a dosagem certa.

 

 

 

Li num outro tópico uma pergunta que me deixou pensativa, problema é que ninguém respondeu.

Uma vez que os testes não dão o mesmo resultado, quer os faça durante o fotoperiodo ou fora,

quais os valores a levar em conta para decidir quanto fertilizar? E já agora, seria preferível

fertilizar durante o fotoperiodo certo????

 

Fazes os testes sempre depois do fotoperiodo acabar.

Depois ou fertilizas seguido ao fotoperiodo ou pela manha , como te der mais geito.

Eu fertilizo MACROS ao fim da noite e MICROS e FE pela manha, tambem pode ser o vice verço.

Os MICROS e FE podes tambem se quiseres fertiliza-los em dias alternados.

 

 

 

1) O aquecedor está a meio do aqua mas à entrada da tal gruta que fiz, não sei se ei de o chegar um pouco

para a esquerda, por cima da gruta, ou passar para o canto direito. Preferia para a esquerda

pois ficava mais disfarçado, mas tenho receio que faça mal à Echinodorus?

 

Podes encosta-lo a um dos cantos, nao tem problema nenhum, apesar de que com este tempo eles mal se ligam, actualmente nao uso termoestato.

A saida de agua do filtro, tambem poderia estar em uma das laterais do aquario para uma melhor circulaçao da agua, mesmo que para isso tenhas que curtar um pouco do tudo se nao lá caiba ;)

 

 

 

2) Penso que talvez deva mexer o tronco um pouco mais para a direita, para dar mais espaço às

plantas de grande porte, que acham??

 

Isso é uma questao de gosto teu , mas se ves que as plantas começam a ficar apertadas , sim podes desvia-lo um pouco.

 

 

 

1) Queria uma planta não muito alta para tapar a entrada do "tunel" por baixo do tronco à direita da HZ.

Estava a pensar em Staurogyne Sp. mas não sei se terá altura suficiente.

 

Staurogine pode ser uma boa opçao ou blyxas , depende da tua iluminaçao, com luz fraca/media crescem mais em altura , com luz forte ficam mais rasteiras.

 

Vendo essas fotos tem o substrato da seachem por cima correcto ?? se sim explica o aumento do GH no teu aquario em relaçao ao da torneira ;)

Em relaçao aos pequenos problemas com as plantas em começando a fazer sempre uma fertilizaçao adequada e depois com as podas iram ao lugar.

 

 

Se poderes colocar o setup do teu aquario pode ajudar em mais algumas opinioes e duvidas que tenhas.

 

EDIT: lol tinhas o setup em cima , e prontos tens aí a razao das duresas altas , é o substrato , mas isso nao é problema nenhum por aí alem :)

Falta de CALCIO e MAGNESIO ao menos nao tens.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu isso tambem nao fui ainda investigar bem, da linha da seachem só tenho experiencia com flourish e iron.

sempre podes fazer um teste , fazes uma troca de agua de 50% e fazes o testes de NO3 e PO4 e de seguida fertilizas Phosphorus e nitrogen pelas doses recomendadas , esperas uns minutos e fazes os testes de novo e já deves de ter uma ideia de quantos ml te aumenta no aquario em ppm, depois é uma questao de encontrares a dosagem certa.

Estou com um problema de pressão na botija, mal tenha isso resolvido começo a fertilizar e logo vejo.

 

 

Fazes os testes sempre depois do fotoperiodo acabar.

Depois ou fertilizas seguido ao fotoperiodo ou pela manha , como te der mais geito.

Eu fertilizo MACROS ao fim da noite e MICROS e FE pela manha, tambem pode ser o vice verço.

Os MICROS e FE podes tambem se quiseres fertiliza-los em dias alternados.

Obrigado pela dica

 

 

A saida de agua do filtro, tambem poderia estar em uma das laterais do aquario para uma melhor circulaçao da agua, mesmo que para isso tenhas que curtar um pouco do tudo se nao lá caiba

Pois não tinha pensado nisso, não sei é se o meu tubo tem cumprimento suficiente para chegar à lateral direita, mas nem que tenha de comprar, logo vejo.

 

 

Isso é uma questao de gosto teu , mas se ves que as plantas começam a ficar apertadas , sim podes desvia-lo um pouco.

Na próxima tpa faço isso, quando olho de frente acho mesmo que devia estar mais pro lado.

 

 

Staurogine pode ser uma boa opçao ou blyxas , depende da tua iluminaçao, com luz fraca/media crescem mais em altura , com luz forte ficam mais rasteiras.

Se calhar vou tentar mesmo a Staurogine visto a blixa ser asiática.

 

EDIT: lol tinhas o setup em cima, e prontos tens aí a razao das duresas altas , é o substrato , mas isso nao é problema nenhum por aí alem :)

Falta de CALCIO e MAGNESIO ao menos nao tens.

Não sabia que este substracto poderia ter esse efeito. Obrigado pela informação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já resolvi o problema do Co2 e já está a bombar, problema é que os valores alteraram-se e não estou a perceber.

 

o Kh passou de 5 para 7, o Gh de 12 para 14, o Ph de 8 para 7,5. Esperava que o ph descesse mais, e nunca imaginei que o Kh e Gh fossem subir. Como é possível? O que posso fazer? Tentei mudar de sítio o difusor, e meti-o mesmo por baixo da saída da água, a ver se a corrente ajuda a disolver ainda mais Co2 mas não vi ainda grande diferença.

Queria começar a introduzir peixes, mas assim nem sei, o que acham?

 

Vamos às alterações e evolução do aqua :

Mexi um pouco o tronco mais para o centro como tinha pensado, e cheguei as Echinodorus tb mais para o meio do aqua. Passei a HZ da frente para trás do tronco, dei um jeito à Alternanthera que estava feiota e meti a Staurogine à frente do tronco.

Pic_16453_21.jpgPic_16453_25.jpg

 

 

 

Comecei a fertilizar e aos poucos vou aumentando as doses a ver se consigo acertar com aquilo. Amanha vou comprar o teste de No3, mas para já tenho o Po4 a 0,25 e o Fe a quase 0,50. Para chegar a estes valores tive de deitar o dobro da dose semanal recomendada. Agora fico na dúvida quanto ao Nitrogen e o Trace, eu tenho aumentado tudo na mesma proporção, mas não sei se estarei a fazer bem. Que me dizem?

A Staurogine parece ter pegado bem, pelo menos parece-me que já cresce (obrigado Canito)

A HZ é que continua meladita, a ver se com o tempo melhora.

A minha relva é que parece mesmo ter pegado bem, já se nota nitidamente a evoluição.

Pic_16453_24.jpgPic_16453_23.jpg

Pic_16453_22.jpg

 

Que me dizem????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito porreiro o teu aquário.

Quando as plantas crescerem vai ficar um mimo, mas acho que escolhes-te mal a posição das Echinodorus, se fosse a ti metia-as mais para um dos cantos.

Não sei se tens alguma experiência com essas plantas, mas isso fica um monstro e qualquer dia tens uma couve no meio do aquário literalmente a saltar cá para fora. :D

 

Julgo que esses valores de KH, GH e PH se devem ao substrato que usaste , o Onix Sand que tem uma grande concentração de Ca e Mg.

Mas não te preocupes muito com isso é preferivel isso a teres GH e KH baixissimos e andares sempre preocupado com o PH. Podes sempre meter alguma turfa no filtro.

 

E em minha opinião pessoal, é dos substratos mais bonitos do mercado, tem um aspecto fantástico.

 

Se queres um plano de fertilização porreiro, utiliza o diário da Seachem, até porque já tens os produtos quase todos. Eu tenho usado com muito sucesso nos meus aquários.

 

1 Abraço

 

PS:Esse filtro é capaz de ser curto para esse aquário, eu para um projecto novo que estou a preparar comprei um Eheim Pro3 2075 para um aquário desse tamanho.

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Obrigado pela ajuda.

 

A minha preocupação vem do facto de eu querer um casal de ramirezis ou apistos com cardinais, e com estes parâmetros não me parece ser possível. Estou a seriamente a pensar em fazer uma boa TPA de agua de garrafão, tipo uns 50L ou mais um pouco, a ver se tem algum efeito, e daí para a frente passaria a fazer TPA e reposições de águia dessa forma. Mas será que é suficiente, será que o substrato não vai logo tratar de compensar? Se calhar tento uma vez e vejo como corre.

 

Quanto ao filtro, não me digas isso nem a brincar, com o dinheiro que já gastei neste aqua, se começo a falar em trocar de filtro o meu marido passa-se :D

 

A Ecchinodorus é capaz de crescer como dizes, mas até não me incomodava muito, visto que eu quero mesmo é que ela tape aquela entrada do tronco. Se vir que está a passar dos limites ou lhe corto as folhas antes de atingirem medidas exageradas ou a troco de sítio.

 

Vou então ver o que me falta do plano da Seachem e começo a aplicar esse.

 

Alguém tem outras ideias????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Realmente para Apistos não são os valores mais indicados e duvido que as TPA´s com água de garrafão vão dar grande resultado.

O melhor mesmo é arranjares algum espaço no filtro para meteres alguma turfa e veres se é suficiente para aquilo que pretendes.

 

Em relação ao Filtro, não te preocupes muito com isso, mas que é curto é...

 

Eu faço o plano de fertilização completo no meu aquário, incluindo o Excel, e também tenho CO2 pressurizado, mas se não usares, não há problema.

Só não uso o Potassium da Seachem porque fica mais em conta fazer KCl caseiro.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais