GH e KH elevado


Maçarico

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

Tenho no meu aqua umpH de 7.2 o GH- 22º e o KH-8º, o que me dá uma água muito dura.

 

Tenho feito umas pesquisas e vi em vários lados falar num produto à base de resina o Mutacal - Prodac.

 

Alguém já usou, sabe dizer se é bom ou não para baixar a dureza da água?

 

Alguém sabe onde adquirir esse produto?

 

Ou melhor se alguém me souber informar de como baixar de outra forma, agradeço.

 

Aguardo comentários.

 

Nuno Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nada calcário dentro do aqua? alguma pedra, areão?

 

Para testares colcoar um pouco de vinagre em cima, se fizer efervescencia, é pq reage com a água...e aumenta-te o pH, o KH e o GH

 

Entretanto estive a ver o que existe e encontrei o EHEIM EHFI TORF PELLETS que parece fazer o mesmo efeito, vende.se na Pet4you

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha no início, umas rochas calcárias, mas retirei-as todas, depois cheguei à conclusão de que o areão também fazia subir o pH um pouco.

Tirei tudo do aquario comprei um areão que me disseram que era neutro, neste momento tenho 3 troncos, turfa no filtro e injecção de co2 caseiro, e nem assim consigo baixar a dureza da àgua.

O pH consegui baixa-lo um pouco de 7.8 para 7.2

 

Mas tenho algumas plantas que não se estão a aguentar e julgo que é da dureza da àgua.

 

Filtro da Eheim Profissional 3e 2078

 

Luz tenho uma calha T5 com 4 lampadas de 80W cada.

 

Tenho substrato Tetraplant 10kg mais o areão por cima

 

co2 caseiro

 

Troncos x3

 

Não sei o que fazer mais.

 

E também não estou a gostar muito da turfa, pois turva um pouco a àgua e gosto de ver um aquario com àgua transparente, mas isso é um mal menor, a não ser que exista uma melhor solução.

 

Estou a tentar a todos os custos evitar utilizar químicos.

Editado por Maçarico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não utilizes quimicos, provavelmente vai resultar na altura de adição, mas depois a água vai viltar a ficar com os valores dela, e ficas agarrado aos quimicos para sempre.

 

Qual é o ph, Gh e KH que sai da tua torneira? A água com que fazes TPA's é da torneira ou de um poço?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de um poço.

 

O pH é de 6.8

GH 20º

Kh 7º

 

Eu sei que é dura, mas para trocas de àgua com um aquario desta dimensão 150x45x50 ainda é muita àgua, não me posso de dar ao luxo de andar a comprar àgua para as TPA´S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Assim só mesmo se investires em osmose doutra forma vais ter sempre a agua dura, hoje em dia já consegues um sistema de osmose por pouco mais de 60 euros e como não pagas conta de agua até que não fica caro.... doutra forma so indo para quimicos mas a compra destes a longo prazo fica-te mais cara que a osmose....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se calhar melhor uma osmose inversa, mas que tb tem consumiveis....20% de água por cada TPA não me parece ser uma factura demasiado grande ao fim do mês, mas tu é que sabes as tuas finanças não me quero meter

 

Geralmente água de poços são calcárias...pq a água escava por tuneis calcários...logo vem com pH,KH e GH muito altos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de um poço.

 

O pH é de 6.8

GH 20º

Kh 7º

 

Eu sei que é dura, mas para trocas de àgua com um aquario desta dimensão 150x45x50 ainda é muita àgua, não me posso de dar ao luxo de andar a comprar àgua para as TPA´S

 

Boas.

Com esse Gh elevadissimo, a turfa pouco adianta.

Tens várias hipoteses:

 

1-Agua pouco mineralizada. Se fosse um aqua pequeno... resolvias o problema rápidamente... umas trocas semanais com água de garrafão pouco mineralizada.... e ficava resolvido.

2-Agua de osmose`. É de facto, um grande "gasto" adicional de água... mas é de longe(na minha opinião) a melhor solução para baixar a dureza da água.

3-Agua fervida.

4-Resinas... como essa que falas(Mutacal da prodac). Essas resinas promovem a troca dos iões de calcio e magnesio por iões de sódio. baixam efectivamente o Gh da agua.... mas provavelmente vais ter uma subida do Kh da agua. E kh`s elevados significam Ph`s alcalinos.

5-Acidos. Aqui já não te posso ajudar... mas há quem utilize ácidos dissolvidos na água para baixar as durezas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Com esse Gh elevadissimo, a turfa pouco adianta.

Tens várias hipoteses:

 

3-Agua fervida.

Não sabia que ferver a água fazia baixar o KH e o GH :alberteinstein:

4-Resinas... como essa que falas(Mutacal da prodac). Essas resinas promovem a troca dos iões de calcio e magnesio por iões de sódio. baixam efectivamente o Gh da agua.... mas provavelmente vais ter uma subida do Kh da agua. E kh`s elevados significam Ph`s alcalinos.

 

O Mutacal tal com o EHEIM EHFI TORF PELLETS fazem baixar o KH e o GH...esse problema não iria existir

 

5-Acidos. Aqui já não te posso ajudar... mas há quem utilize ácidos dissolvidos na água para baixar as durezas.

 

Se colocares ácidos na coluna de água com esse GH e esse KH na altura que colocas o ácido a água é capaz de atingir o valor pretendido, mas passdo 1h volta a estabelizar no pH inicial, fazendo grandes flutuações de pH e não é aconselhavel...nunca tinha ouvido falar que adicionar ácidos fazia baixar o GH e o KH...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para o meu aquario de 400l mais ou menos tinha que ter um sistema maior os poco mais de 60€ tinham que ser bem mais.

 

Estou tentado a utilizar as tais resinas que li em vários comentários "Mutacal - Prodac" antes de avançar para um sistema de osmose.

 

Quanto menos material melhor, vamos ver se consigo encontrar esse produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres ficar dependente de quimicos, osmoses, águas de garrafão, resinas, e outras engenhoas, muda de peixes, Ciclidios Africanos, são tb bem giros e não ficam atrás de nada!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei, tenho um aquario com ciclideos.

 

Se não encontrar outra solução terei que ir por aí mesmo e adquirir um mais pequeno para o comunitário, e aí sim utilizar àgua do garrafão.

 

Tenho que ponderar bem as coisas, por isso estou a tentar adquirir o máximo de opiniões possíveis para colocar na "balança" e ver para que lado ela tomba.

 

Agradeço os vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava para aqui a pensar, e se eu utilizar a àgua da companhia, tem um pH mais elevado 7.6, mas tem uma dureza bem menor GH 10º e um KH 8º

 

O que acham?

 

Só tem o inconveniente de conter cloro e os respectivos produtos que utilizam para podermos consumir a àgua.

 

Será que mesmo com o pH um pouco mais alto do que a àgua do poço pH6.8 com menos dureza geral e de carbonatos ela depois de estar no aquario não viria a descer mais rápidamente, com 3 troncos e co2.

 

Talvez agora por a àgua ser muito dura seja mais dificil baixar o pH.

 

Mas continuo com o inconveniente de ter algumas variações no pH que não é nada bom para os peixes.

 

Com os 400l de àgua se fizer TPA'S de 20% os peixes sentiram essa mudança na água, até porque estamos a falar de uma diferença 0.4 de PH.

 

7.2 é o que tenho e 7.6 é a água da companhia.

 

O que me aconselham a fazer?

 

E mais uma coisa, a água da companhia é melhor estar quanto tempo a "céu aberto" para ficar em condições de colocar no aquário. Li que se colocar AquaSafe da Tetra na água poderei utiliza-la logo no aquário, é verdade?

 

Agradeço todos os comentário já efectuados e os que possam fazer.

Editado por Maçarico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adquires um produto que se chama Prime que 500ml trata 20.000L de água e que custa 15€ e que para além de retirar o cloro, cloramidas, anula o efeito da amónia e nitritos, e faz com que possas colocar a água logo no aqua, aliás para um aqua de 400L eu fazia a TPA colocando uma mangueira a despejas directamente lá para dentro e antes colocava 2 tampas de 5ml de Prime e a coisa dava-se.

 

Água da companhia com essas caracteristicas certamente vai ser mais facil baixar o pH!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não afecta os peixes, neste tipo de TPA tens é de colocar produto correspondete ao volume total do aqua e não á quantidade de água que vais usar, o que faz com que se utilize um pouco mais de produto...mas é como eu faço quando tenho de fazer TPA's ao meu de 540L...não me estava a ver a acartar baldes consecutivos para dentro do aqua...

 

O Prime é um produto da Seachem, podes adquirir numa loja on-line portuguesa a Pet4You mas que agora só tem embalagens de 250ml, mas que dão para 10.000L, podes tb adquirir na Aquarustic.net e aí têm o de 500ml.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas pessoal...

 

Tenho no meu aqua umpH de 7.2 o GH- 22º e o KH-8º, o que me dá uma água muito dura.

 

Tenho feito umas pesquisas e vi em vários lados falar num produto à base de resina o Mutacal - Prodac.

 

Alguém já usou, sabe dizer se é bom ou não para baixar a dureza da água?

 

Alguém sabe onde adquirir esse produto?

 

Ou melhor se alguém me souber informar de como baixar de outra forma, agradeço.

 

Aguardo comentários.

 

Nuno Fernandes

 

Nao Sou Expriente mas nao sei prquê nunca gostei de usar produtos tenta mudar parte da agua e volta a fazer os testes caso nao resulte exprimenta por os produtos

 

Filipegordo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.