mfaria Publicado Julho 13, 2009 Publicado Julho 13, 2009 Boas, Vou montar um novo aquario 150 x 60 x 70 e queria que este fosse diferente. Queria dar um ar mais "amazonico" Então é assim: - 1 camada humus +/- 3 cm (Tetraplant complete substract) - 2 camada cascalho (castanho) parece ser pedra pomos muito poroso. +/- 4cm (akadama) - 3 e ultima camada estava a pensar num de cor escura (preto) +/- 4cm (ADA aqua soil amazonia) Gostaria de perguntar aos mais experientes se acham bem e se não que me aconselham. Claro que depois do fundo estar construido passarei a parte das plantas P.s- será um aquario para discus portanto e preciso ter uma certa atençao ao ph Cumprimentos Marco Citar Echoes of Nature
Nuno M. Lopes Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 boas acho que não vais ter problemas, o unica coisa que terás de ter atenção é á flora que colocares, como vais ter substrato fértil aconcelho-te a plantares bem o aqua de inincio para evitares dispersão de nutrientes pela coluna de água podendo dar origem a surtos de algas e paramentros desregulados. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
pedrioo Publicado: Julho 14, 2009 Publicado: Julho 14, 2009 Viva, Tetraplant substrat é humus? porque não usas mesmo humus? é de certeza bem mais potente e barato...é uma questão de o conseguires encontrar. No entanto também tenho boa ideia do tetraplant. Parece-me é que tens espessura a mais. Podias fazer uma mistura de akadama com substrato fértil e assim passavas a ter uma camada de substrato fértil mais alta (mas com o mesmo volume de fertilizante) podendo assim abrigar maior quantidade de raízes e depois em cima só aquasoil. Assim a camada fértil não fica tão compacta e minimizas o sufoco às raízes... para não falar de maior área para abrigar as bactérias (akadama) 4 cms akadama + tetraplan (ou húmus...ver quantidades que não sei decor) 4 cms de aquasoil O que achas? Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mfaria Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 Boas Nuno obrigado pelo conselho, a ideia é mesmo essa. Pedrioo não sei realmente se o tetraplant se é humus ou não, como é terra pensei que fosse . Em relação à tua sugestão acho boa ideia eu já tinha pensado nisso só não sabia se podia fazer, agora é assim parece-me pouca quantidade 4cm achas que dá? Quanto aos 4 cm de aquasoil espero que dê porque pelo preço que está... Cumprimentos Citar Echoes of Nature
pedrioo Publicado: Julho 19, 2009 Publicado: Julho 19, 2009 Viva, Olha.. tive a repensar melhor isso e pergunto-me...porque usar aquasoil? já tens fertilizante por baixo onde vão estar a maioria das raízes. O aquasoil não te traz grande vantagem...é simplesmente de cor diferente da akadama e um pouco mais rica mas não adianta se já tens por baixo fertilizante. A diferença é a granulumetria e cor... de resto e igual ao akadama que também baixa o kh e ph e também tem micronutrientes. Existe o akadama shaolin ou especial, cuja granulometria é identica ao do aquasoil. Sugiro que faças uma coisa simples barata e extremamente rica e eficiente que é o seguinte: fundo de humus tratado (melhor que tetraplant de certezinha) 7 cms de akadama especial (na HA encontras a bom preço) tal como quando se usa um outro substrato fértil qualquer, quando usares humus tens de ter cuidado em não fazer com que este se solte na coluna de água ao arrancar plantas ou remexer no substrato por qualquer razão. Em vez de arrancares as plantas corta-as junto à base e deixa as raízes que mais tarde se transformarão elas próprias em alimento para outras planas nas proximidades. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mfaria Publicado: Julho 26, 2009 Autor Publicado: Julho 26, 2009 Boas, Obrigado Pedrioo, penso que vou fazer isso mesmo, so tenho um pequeno problema não sei onde enconttrar o tal humus tratado penso que vou optar pelo tetraplant por essa razao. Em questao ao akadama obrigado pela dica do HA ja fui ver e realmente muito bom preço. Cumprimentos Citar Echoes of Nature
Recommended Posts