Recommended Posts

Publicado

Boas,

Vou montar um novo aquario 150 x 60 x 70 e queria que este fosse diferente.

Queria dar um ar mais "amazonico"

Então é assim:

- 1 camada humus +/- 3 cm (Tetraplant complete substract)

- 2 camada cascalho (castanho) parece ser pedra pomos muito poroso. +/- 4cm (akadama)

- 3 e ultima camada estava a pensar num de cor escura (preto) +/- 4cm (ADA aqua soil amazonia)

Gostaria de perguntar aos mais experientes se acham bem e se não que me aconselham.

Claro que depois do fundo estar construido passarei a parte das plantas

 

P.s- será um aquario para discus portanto e preciso ter uma certa atençao ao ph

 

Cumprimentos

Marco

Publicado:

boas

 

acho que não vais ter problemas, o unica coisa que terás de ter atenção é á flora que colocares, como vais ter substrato fértil aconcelho-te a plantares bem o aqua de inincio para evitares dispersão de nutrientes pela coluna de água podendo dar origem a surtos de algas e paramentros desregulados.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Viva,

 

Tetraplant substrat é humus? porque não usas mesmo humus? é de certeza bem mais potente e barato...é uma questão de o conseguires encontrar. No entanto também tenho boa ideia do tetraplant.

 

Parece-me é que tens espessura a mais. Podias fazer uma mistura de akadama com substrato fértil e assim passavas a ter uma camada de substrato fértil mais alta (mas com o mesmo volume de fertilizante) podendo assim abrigar maior quantidade de raízes e depois em cima só aquasoil. Assim a camada fértil não fica tão compacta e minimizas o sufoco às raízes... para não falar de maior área para abrigar as bactérias (akadama)

 

4 cms akadama + tetraplan (ou húmus...ver quantidades que não sei decor)

4 cms de aquasoil

 

O que achas?

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas

Nuno obrigado pelo conselho, a ideia é mesmo essa.

 

Pedrioo não sei realmente se o tetraplant se é humus ou não, como é terra pensei que fosse :thumbup3:.

Em relação à tua sugestão acho boa ideia eu já tinha pensado nisso só não sabia se podia fazer, agora é assim parece-me pouca quantidade 4cm achas que dá?

Quanto aos 4 cm de aquasoil espero que dê porque pelo preço que está... :eusathink:

 

Cumprimentos

Publicado:

Viva,

 

Olha.. tive a repensar melhor isso e pergunto-me...porque usar aquasoil? já tens fertilizante por baixo onde vão estar a maioria das raízes. O aquasoil não te traz grande vantagem...é simplesmente de cor diferente da akadama e um pouco mais rica mas não adianta se já tens por baixo fertilizante. A diferença é a granulumetria e cor... de resto e igual ao akadama que também baixa o kh e ph e também tem micronutrientes. Existe o akadama shaolin ou especial, cuja granulometria é identica ao do aquasoil.

 

Sugiro que faças uma coisa simples barata e extremamente rica e eficiente que é o seguinte:

 

fundo de humus tratado (melhor que tetraplant de certezinha)

7 cms de akadama especial (na HA encontras a bom preço)

 

tal como quando se usa um outro substrato fértil qualquer, quando usares humus tens de ter cuidado em não fazer com que este se solte na coluna de água ao arrancar plantas ou remexer no substrato por qualquer razão. Em vez de arrancares as plantas corta-as junto à base e deixa as raízes que mais tarde se transformarão elas próprias em alimento para outras planas nas proximidades.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Boas,

Obrigado Pedrioo, penso que vou fazer isso mesmo, so tenho um pequeno problema não sei onde enconttrar o tal humus tratado penso que vou optar pelo tetraplant por essa razao.

Em questao ao akadama obrigado pela dica do HA ja fui ver e realmente muito bom preço.

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.