Recommended Posts

Publicado

Boas!

Andei por aqui a pesquisar e não encontrei muitas respostas para o meu prob.

Tenho um aqua a cliclar há 3 semanas

Dimensões:50x50x50

Filtro: Eheim 2324

Iluminação: 72w 8h diárias

Injecção de CO2: 8h diárias

Filtro UV-C desligado

O que consegui saber foram as tipicas TPA's que resolveriam o problema, comecei a fazer hoje com mais intensidade e tenho adicionado Bactozym da Tetra no filtro e na água para aumentar a colónia de bactérias.

O que vejo é que algumas plantas estão com uma espécie de algodão, ou rela viscosa tal como os tubos que levam o CO2 até ao difusor. A água não parece água, parece leite.

Tenho um filtro UV-C mas como ainda estou a adicionar bactérias não está ligado para nao destruir o que não deve.

Alguém já passou pelo mesmo, será que só com TPA's é que resolvo a situação? Ou deixo o aqua estar, vou adicionando bactérias e vejo o que acontece? Esta hipotese é a que tenho estado a fazer e não vejo melhoras, aliás a rela parece ter aumentado um pouco.

Obrigado desde já!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Fotos ajudava... pq pode ser diversas coisas... como se o CO2 for de fermentação estar a passar para a coluna de água... caso o uses!

Pode ser excesso de carga organica...

Pode ser filamentosas castanhas... parece tipo lodo (viscoso) agarrado às plantas!!

Cumps

Publicado:

O CO2 é pressurizado

Não são algas, são brancas, hoje fiz uma TPA das grandes e a água tinha um cheiro mais forte do que estou habituado...eu nao tenho nada que podesse estar podre dentro do aqua.

Parece mesmo algodão ensopado em água...fotos vou ver se consigo

Publicado:

Não, nao tem peixes...

...parece ranho de facto...é viscoso...estava uma carrada agarrado ao tubo de CO2 e estive a limpar com um pano...

Eu medi os Nitratos e os Fosfatos há pouco tempo estava dentro do paramentros normais, os Nitratos a 5 e os Fosfatos a 1, iluminação a menos não me parece que seja...

Publicado:

Não são filamentosas...são aglomerados de "algodão" viscoso. Então quer dizer que volto Às tipicas TPA's que resolvem tudo e pronto é o que sugeres?

Mandar o aqua pela janela não, pois não?

Publicado:

Eu nao queria ligar já o UV pq estou a adicionar bactérias à coluna de água e sendo assim se elas passam no UV são destruidas, eu sei que o UV está depois do filtro...mas não queria estar a deitar bactérias para serem destruidas

Publicado:

O que tu dizes faz sentido e tb sei disso, mas esse alojamento não deverá ser instantaneo, deve levar o seu tempo, e quando se coloca bactérias na coluna de água, não acredito que na 1ª passagem pelo filtro todas fiquem lá alojadas...acredito que ao fim de 2 ou 3x a água dar a volta que todas fiquem alojadas.

Acho que vou manter as TPA's, amanhã faço outra das boas e depois espero 2 dias e vejo como ficou a água...só nao fico a saber se o filtro está ciclado...como posso ter a certeza?

Publicado:

O ciclo leva o seu tempo... 2 a 3 semanas.... em média.... mas para teres bactérias tem de existir amonia/nitritos...

Esses produtos aceleram o processo.. mas a ver nao justifica o seu uso... pois as bactérias depois de alojadas nas matérias porosas é que começam a multiplicar-se!

Cumps

Publicado:

Haver amónia e nitritos nao indica que não há bactérias? Supostamente as bactérias nitrificantes decompoem esses produtos em nitratos...estou errado?

Estas perguntas são mesmo parvas, mas ter um aqua já clicado há muito tempo faz-me ter deixado de preocupar com algumas coisas...estou mais habituado a outro tipo de questões que se me levantam

Publicado:

Existir amonia não é sinonimo de existir bactérias.... a verdade é que as bactérias só aparecem em função da disponibilidade da amonia/nitritos na água.. só que levam algum tempo a colonizar e a multiplicarem-se entre si e a amonia pode disparar num dia...

Normalmente existe um pico elevado de amonia e nitritos no aquario na fase do ciclo de azoto... e quando este pico baixar para valores aceitáveis é sinal que o ciclo está concluido

Sim tens razão as bactérias transformam a amonia e nitritos em Nitratos

Cumps

Publicado:

Ou seja

Se não colocar fauna e não tiver o ciclo feito, vai parecer que tenho pq como não há "consumiveis" para as bactérias nunca vou ter o teste de Nitratos a dar algum valor.

A unica forma é colocar um peixinho ou 2 para eles produzirem escrementos...adicionar bactérias, fazer TPA's para nao deixar a amónia e os nitritos subirem para niveis perigosos e esperar que tudo corra bem...

No final, se tivermos nitratos dissolvidos na água é pq o ciclo já deve estar concluido...certo?

Publicado:

Prob é que esses gajos se reproduzem como ratos...neste cubo estava a pensar meter uns ramirezi, umas neritinas, e não sei se reds aqui se davam, com os ramirezi...podia correr mal...

Ele já veio plantado para mim mas as plantas estão em mau estado, estou a tentar recuperar a coisa, entretanto o filtro com o transporte deve ter perdido a colónia de bactérias pq ficou sem água. Ás vezes começar do zero é mais facil do que aproveitar uma coisa...mas eu gosto de como ele está e com pode ficar.

Bem obrigado pelas dicas, não tinha duvidas à cerca de iniciação de ciclos há algum tempo, é daquelas coisas que eu já passei há muito tempo e que só se passa geralmente 1x...e agora estou a montar este de 100L (50x50x50) +/- 80litros certos e outro de 540L...e ainda tenho outro de 60L densamente plantado, quando é dia de TPA's imagina com que vontade tenho de iniciar o trabalho!!

Obrigado mais uma vez!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!