Recommended Posts

Publicado

Bem caríssimos, o que se passa é o seguinte:

Aqui há uns tempos atrás o meu aquario de água doce começou a ficar verde por tudo quanto é lado, no areão, vidros, pedras, enfim, por todo lado mesmo, resolvi então limpar tudo de fio a pavio e mudar algumas coisas tal como o areão todo o interior do filtro, mangueiras, aguentou-se limpo durante talvez duas semanas, tendo voltado o verdete a instalar-se, e esteve assim com o verdete durante algumas semanas, depois de já andar chateado com a imagem de um aquário todo verde voltei a limpá-lo todo mudando quase tudo de novo.

Isto foi há 5 dias atrás, agora passados estes dias já ando outra vez a esfregar os vidros pois o verdete está a voltar e as plantas estão a ficar sofucadas porque o verdete está-se a depositar também nelas.

Necessito que me ajudem de alguma forma para ver se consigo debelar este problema com algum producto ou outra coisa qualquer.

Desde já muito obrigado pela atenção dispensada.

Publicado: (editado)
Bem caríssimos, o que se passa é o seguinte:

Aqui há uns tempos atrás o meu aquario de água doce começou a ficar verde por tudo quanto é lado, no areão, vidros, pedras, enfim, por todo lado mesmo, resolvi então limpar tudo de fio a pavio e mudar algumas coisas tal como o areão todo o interior do filtro, mangueiras, aguentou-se limpo durante talvez duas semanas, tendo voltado o verdete a instalar-se, e esteve assim com o verdete durante algumas semanas, depois de já andar chateado com a imagem de um aquário todo verde voltei a limpá-lo todo mudando quase tudo de novo.

Isto foi há 5 dias atrás, agora passados estes dias já ando outra vez a esfregar os vidros pois o verdete está a voltar e as plantas estão a ficar sofucadas porque o verdete está-se a depositar também nelas.

Necessito que me ajudem de alguma forma para ver se consigo debelar este problema com algum producto ou outra coisa qualquer.

Desde já muito obrigado pela atenção dispensada.

compra bastantes ottos, comedores de alga chineses ou mesmo aqueles caracois que comem as algas, as vezes o verdete tem a ver com iluminaçao a mais.. espero ter ajudado, espera por opinioes mais experientes

cumps

Editado por chocopics17
Publicado:
compra bastantes ottos, comedores de alga chineses ou mesmo aqueles caracois que comem as algas, as vezes o verdete tem a ver com iluminaçao a mais.. espero ter ajudado, espera por opinioes mais experientes

cumps

Isso da iluminação também já tentei menos horas mas não resolveu.

Obrigado pelo interesse.

Publicado: (editado)

ja procuraste respostas aqui no site ?tens varios posts sobre isso , pode ser desequilibrios de nutrientes , fosfatos altos ( por acaso diria que será por isso visto que se limpaste tudo podes ter fosfatos na agua da rede) , procura aqui que vais encontrar tudo detalhado , com post de muita gente inclusive eu ... no lado esquerdo po baixo de google tens um motor de busca , basta escreveres algas , selecionares aquariofilia.net e clicares na pesquisa . é mais rapido...

Cumprs filipe

Editado por Filipe_cruz
Publicado:
Isso da iluminação também já tentei menos horas mas não resolveu.

Obrigado pelo interesse.

experimenta os peixes se puderes :animal_fish:

Publicado:

Boas,

Por acaso o aquario não está a apanhar luz directa do sol?

Excesso de comida?

experimenta os peixes se puderes

Isto poderá ser uma ajuda, mas pode não ser a solução, até porque o aquario (não sabendo o setup dele) pode já estar sobrelotado...

Abraço

Cláudio Reis

PS: já agora coloca o setup dele (Flora, Fauna, equipamentos, dimensões, etc)

nada2.jpg

Publicado:

Boas,

Seria óptimo postares o setup do aquário bem como os parâmetros da água: NH3/NH4 ; NO2 ; NO3 ; PO4 (principalmente estes dois últimos).

Com tantas limpezas gerais ao aquário, tens tido em conta o ciclo do azoto? Parece-me que esse aquário está algo desequilibrado biologicamente.

Está perto de alguma janela?

Esse problema pode derivar de alguma das situações: apanha luz do sol directa, nitratos (NO3) altos, fosfatos (PO4) altos, excesso populacional, excesso de comida.

Espero ter ajudado :P

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Tenho um Aquapor

space02.jpg

Modelo 750

Larg. 760(mm)

Prof. 360(mm)

Altura 457(mm)

Volume 125(litros)

Filtro

Eheim 2213

Ehfi Substrat

Ehfi Mech

Disco de espuma azul a dividir os anteriores

Disco de espuma branca e disco de espuma de carvão activo a terminar.

População

6 Néons

img0635k.jpg

2 Botias

img1211.jpg

2 Arco-íris

img0632u.jpg

1 Coridora

img0633p.jpg

2 (não se de momento o nome)

img0637zfk.jpg

1 Escalar bébé

img1212gcc.jpg

O aquário encontra-se num corredor, não está exposto ao sol.

Quanto aos valores da água não sei, pois ainda não fiz testes, se me poderem dizer qual o melhor kit de testes necessários a usar, agradeço.

Publicado:

Boas,

Realmente fauna a mais não é, podes então pensar nos Otocinclus (Oto), SAE ou afins para ajudar (não resolver) o controlo das algas.

Em relação ao Kitt é uma questão de veres nas lojas, senão compra em separado, porque nem sempre os kitt's trazem tudo o que precisamos (ou então tras a mais e são caros).

Os testes necessários, como disse VANG, são os NO3, PO4 (essenciais para controlo de plantas/algas), PH (para medir tempos a tempos) e os outros NH3/NH4 e NO2 (menos importantes, para o caso do aquario ter feito o ciclo e estar estabilizado).

Faz os testes e diz os resultados.

Abraço

Cláudio Reis

PS: um aparte, a cory gosta de mais companhia, compra mais duas ou três dessas.

nada2.jpg