Recommended Posts

Publicado

Boas, perdi a cabeça e,

Vou começar com um lago, expus a ideia aos meus pais, eles gostaram (desde que eu fizesse tudo :D) e vamos avançar com isso, o grande problema é msm a falta de experiencia

Bom e aqui vão umas fotos...

Local onde vai ficar o lago:

07072009002y.jpg

O lugar já meio delineado:

08072009f.jpg

Ao fundo encostado ao muro vai levar uma cascata, e a ideia é ficar assim

080720092.jpg

Agora é começar a escavar, meter uma protecção e tela e dps começar a ver o que se pode fazer daquilo fight

Já agora aos entendidos dos lagos, como é que isto dos filtros funciona?

Qual o melhor? Ou é preferivel fazer um à la mano? Se sim que tipos de massas filtrantes leva e que bomba leva? O melhor local tendo em conta o meu espaço?

Desculpem tanta pergunta mas quero fazer algo bonito e bom...

Sugestões?

Obrigado desde já

71939235md5.jpg
Publicado:

Olá e parabéns por teres iniciado esse teu projecto, mas o que eu te aconselhava a fazer era pores os teus pais a participar no lago porque os aliados (€€€€) são sempre bem vindos, porque a lagifilia é um hobi lindo e se toda a família participar é óptimo.

Eu gostei imenso do local escolhido mas penso que o lago é pouco profundo para o clima de Viseu, porque com o frio és capaz de ter problemas.

Diz quais são as medidas porque é mais facil ajudar.

As pedras que tens nas margens são lindas, são da região ou foram compradas

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Olá e parabéns por teres iniciado esse teu projecto, mas o que eu te aconselhava a fazer era pores os teus pais a participar no lago porque os aliados (€€€€) são sempre bem vindos, porque a lagifilia é um hobi lindo e se toda a família participar é óptimo.

Eu gostei imenso do local escolhido mas penso que o lago é pouco profundo para o clima de Viseu, porque com o frio és capaz de ter problemas.

Diz quais são as medidas porque é mais facil ajudar.

As pedras que tens nas margens são lindas, são da região ou foram compradas

É claro que eles ajudam, hoje a fazer o buraco já deram uma ajuda :animal_fish: lol

o lago é mais profundo, aquilo foi só para tirar as pedras que tinha da decoração :animal_fish:

Mas já vai uma actualização

E voltando ao trabalho aqui vão umas actualizações do meu projecto de lago ainda :animal_fish:

Toca a agarrar na pá e na enchada para começar a fazer o buraco

09072009001n.jpg

A delinear a região mais funda do lago para no inverno os peixinhos irem lá pro fundo :cry4:

09072009003.jpg

O inicio do buraco da parte mais funda

09072009010.jpg

09072009012.jpg

09072009013y.jpg

09072009014.jpg

E agora com as "plataformas" bem definidas

09072009019.jpg

09072009023.jpg

E pronto agora vou meter areia fina fazer a cascata e dps a tela, ou se calhar a tela e dps a cascata :animal_fish:

E que tal, to a ir bem? LOL

71939235md5.jpg
Publicado:

Repito o que perguntou o Gardenkoi, qual a profundidade?

Os peritos que se pronunciem, mas o que se lê aqui é tudo para mais de 1 metro. Há um caso de um indivíduo aí da Serra que até mostra a água congelada na superfície do lago, não me recordo o que ele diz da sobrevivência dos peixes.

Boa sorte

Publicado:
Repito o que perguntou o Gardenkoi, qual a profundidade?

Os peritos que se pronunciem, mas o que se lê aqui é tudo para mais de 1 metro. Há um caso de um indivíduo aí da Serra que até mostra a água congelada na superfície do lago, não me recordo o que ele diz da sobrevivência dos peixes.

Boa sorte

A parte mais funda terá à volta de 50 cms e a parte mais acima terá 25cm praí...e eu não moro na serra, é em Viseu, não tem nada haver :animal_fish:

71939235md5.jpg
Publicado: (editado)

Tambem sou Noob,

Mas julgo que para o local, que tem excelentes potencialidades!!!! o buraco que para já tens, não potência o que poderias vir a ter.

Se fosse a ti, não avances mais até ter o esquema perfeito!!

Acho que está demasiado centrado, e a zona funda demasiado estreita.

Eu tentaria aproximar uma das bordas do limite da área e ai mais fundo (1,20m)....tenta incorporar um deck em madeira. com umas mesinhas ao lado e espreguiçadeira e guardasol...huau..

compra um livro de lagos, vê as fotos, e faz muitos desenhos de guardanapo.

Vai com calma, eu ando á um mês com a cabeça no meu lago, e todos os dias me vem ideias novas....melhores espero eu.

Na minha modesta opinião e gosto, a tua zona daria um bonito lago de linhas rectas e circulares.....não informal, pois tens muitos bordos e muros rectos na envolvente....mas são gostos....deves seguir os teus.

Editado por pack21
Publicado:
Sim eu percebi que és de Viseu, mas aí a água também congela. 50cm é muito pouco, segundo as leituras aqui feitas.

É muito raro a agua congelar isso sim...se congelar 1 ou 2 vezes no ano e uma camada praí de 2mm é muito...tenho um tanque que congela nem metade um filme de 2mm praí...

71939235md5.jpg

Isso significa que à superfície a água atingiu o ponto de congelação, portanto os zero graus C.

Abaixo da superfície a água estará certamente muito fria também e os peixes têm um limite de resistência. As trutas são certamente muito resistentes, mas que peixes estás a pensar colocar aí? Vai procurar as respectivas fichas e os limites de resistência. Por exemplo as koi suportam 1ºC.

Eu não sou perito no assunto, mas com quem falo aconselham-me a maiores profundidades.

Editado por Luís Lampreia
Publicado:
Isso significa que à superfície a água atingiu o ponto de congelação, portanto os zero graus C.

Abaixo da superfície a água estará certamente muito fria também e os peixes têm um limite de resistência. As trutas são certamente muito resistência, mas que peixes estás a pensar colocar aí? Vai procurar as respectivas fichas e os limites de resistência. Por exemplo as koi suportam 1ºC.

Eu não sou perito no assunto, mas com quem falo aconselham-me a maiores profundidades.

Vou aprofundar mais então...

Em principio umas kois :P

71939235md5.jpg
Publicado:

E pronto cá está mais um update, desta vez foi afundar a parte funda do lago, e estou eu cavando, quando acontece o que eu temia, bati na laje que passa por baixo de minha casa lol, eu sabia que ela lá estava, não sabia era que estava tão perto :D

mas cá vão as fotos de como ficou

10072009002.jpg

10072009001.jpg

E pronto o trabalho de hoje foi pouco pq ando aqui todo lixado das costas :alberteinstein:

71939235md5.jpg

Esses degraus vão ficar engraçados,

Julgo que deves trabalhar agora a largura, pois está muito esguio, deverias tentar alargar a parte mais funda e esse alargamento tender para o limite do passeio, e assim essa zona sem patamares, serviria para te aproximares do lago, ver o que se passa e alimentar os KOI á mão.

Amanha é o meu dia de escavações, sorte minha, que não vão ser as minhas costas a escavar... :D

Pela cara desse companheiro na foto, vê-se que já esta desconfiado, que vem ai concorrência, são finos como o alho..... :alberteinstein:

09072009013y.jpg

Editado por pack21
Publicado:

Algum "iluminado" que me diga se esta bomba, depois adaptada à cascata é o suficiente para o meu lago e para a agua passar para um filtro e depois ir para a cascata...

HAILEA BOMBA C/ REPUXO HX

* Precious high aluminum ceramic shaft,for fresh and sea water dual use.

* Double water-cooled structure for rapid heat dissipation.

* Adopts high quality resin to seal the winding and never leak electricity.

* Super quality ABS plastic case , which is anti- alkali and anti-corrosive.

* Strong sucker to fix pump intensively, which is never chapped.

* It applies for straining water, oxygen supplying, wave making,

* filtration,fountain

dc403822114495ec5dbcff32588b8c9e.jpg

Débito 1000 L/H

Potencia 20W

Max(alt) 1.95M

Obg

71939235md5.jpg
Publicado:

Dando algumas opiniões para ajudar a esclarecer:

As Carpas podem absorver temperaturas até inferiores a 0ºC chegando inclusive a hibernar. Para que isso aconteça há necessidade "real" dos lagos terem profundidade superiores de 1,50 metros. A questão principal é que as variações "bruscas" é que provocam as doenças e não a temperatura em sí. As variações recomendadas são de até 5 graus em 24 horas e "considerem" que a cada 10 cms de profundidade mantem-se 1 grau de calor a mais portanto serão 15ºC pela profundidade e mais 5ºC por oscilação criando assim a possibilidade de absorverem uma queda brusca de até 20ºC, ok? Notem que isso é regra portanto pode-se ter menor profundidade e acontecer quedas de temperaturas e nada acontecer aos peixes mas, de repente em uma ou duas oportunidades acontece e perdes os peixes.

Quanto a bomba com o Débito 1000 L/H, Max(alt) 1.95M digo-lhe que para elevar a água ela vai perdendo a força portanto a Max(alt) 1.95M ela estará funcionando e nenhuma gota estará caindo dessa altura e a medida que abaixa ela irá aumentando o fluxo daí quanto menor a cascata maior será o caudal.

Aqui no Brasil, em nossos lagos "plantados", até consideramos a circulação filtragem em torno de 50% do volume do lago, "se" não for plantado terá que haver no mínimo uma circulação de uma vez o volume do lago.

Obs: Lembre-se de que terá que deixar as bordas do lago acima do nível do solo para evitar que a água da chuva escorra para dentro do lago.

Um lago deverá ter um ladrão (saída do excesso de água), tubulação para as bombas, e se possível um tubo para escoamento total da água do lago.

Ps.: Não entendí qual vai ser o processo de "impermeabilização do lago".

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:
Couto

Se puder deixe o lago com 1,00m de profundidade. Pode tambem colocar as paredes inclinadas o que certamente aumenta o volume de agua do lago. Quanto a bomba precisa saber qual o volume final que vai ter.

Para filtro veja o Topico abaixo:

http://www.forumaquario.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=27743

Boa Sorte

Alonso

Vou dar uma vista de olhos ao site que me envias-te ;)

Dando algumas opiniões para ajudar a esclarecer:

As Carpas podem absorver temperaturas até inferiores a 0ºC chegando inclusive a hibernar. Para que isso aconteça há necessidade "real" dos lagos terem profundidade superiores de 1,50 metros. A questão principal é que as variações "bruscas" é que provocam as doenças e não a temperatura em sí. As variações recomendadas são de até 5 graus em 24 horas e "considerem" que a cada 10 cms de profundidade mantem-se 1 grau de calor a mais portanto serão 15ºC pela profundidade e mais 5ºC por oscilação criando assim a possibilidade de absorverem uma queda brusca de até 20ºC, ok? Notem que isso é regra portanto pode-se ter menor profundidade e acontecer quedas de temperaturas e nada acontecer aos peixes mas, de repente em uma ou duas oportunidades acontece e perdes os peixes.

Quanto a bomba com o Débito 1000 L/H, Max(alt) 1.95M digo-lhe que para elevar a água ela vai perdendo a força portanto a Max(alt) 1.95M ela estará funcionando e nenhuma gota estará caindo dessa altura e a medida que abaixa ela irá aumentando o fluxo daí quanto menor a cascata maior será o caudal.

Aqui no Brasil, em nossos lagos "plantados", até consideramos a circulação filtragem em torno de 50% do volume do lago, "se" não for plantado terá que haver no mínimo uma circulação de uma vez o volume do lago.

Obs: Lembre-se de que terá que deixar as bordas do lago acima do nível do solo para evitar que a água da chuva escorra para dentro do lago.

Um lago deverá ter um ladrão (saída do excesso de água), tubulação para as bombas, e se possível um tubo para escoamento total da água do lago.

Ps.: Não entendí qual vai ser o processo de "impermeabilização do lago".

Boas,

Não consigo naquele local fazer uma profundidade maior que 80cms, pois dá em pedra, no máximo a cascata irá ter 50/75cms de altura por isso ainda iria ter um bom caudal, o ladrão eu já me tinha lembrado disso e já pensei em uma maneira..

Em relação à impermeabilização vai levar tela.

Obgdo pela participação dos dois..

71939235md5.jpg
  • 2 anos depois...