Desparatização de Discus


pec04004

Recommended Posts

Boas!

 

Gostava de partilhar convosco que neste momento mantenho os dois primeiros discus desde que os comprei.

 

Nota-se uma grande diferença de crescimento entre ambos... Penso que se possa dever a duas coisas.

 

1. Parasitas internos.

2. Muito tempo a alimentar-se mal ou nada.

 

ou uma 3 hipótese..... :character0050:

 

3. AS DUAS JUNTAS!!!!! :-D

 

Os dois discus que mantenho neste momento são:

 

1 Pigeon qualquer coisa....

gallery_31459_1292_3693245.jpg

 

1 Malboro???

gallery_31459_1292_2919966.jpg

 

Nota: Estas fotos são dos primeiros dias em que os mesmo foram colocados no aquário... Fevereiro!

 

Neste momento o malboro está um matolão. Pelo menos comparado com o pigeon, que esteve muito tempo sem comer e com parasitas, etc, etc, etc... Bem, foi uma bela aventura!!!

 

Dentro de dias espero colocar aqui umas fotos para poderem dizer de vossa justiça o que acham dos meninos.

 

Agora, gostava de vos pedir que partilhassem cmg (já fiz pesquisa e subsistem sempre algumas dúvidas) alguma informação e aquilo que fariam no meu lugar.

 

Eu não noto, nem fezes brancas nem vejo os discus a coçarem-se nas plantas ou nos troncos. Mas de qualquer forma preferia ter aqui uma ideia de como deva proceder quanto à desparatização.

 

Para parasitas internos:

Costumam usar flagyl. 1 comprimido cada 50 l, duração oito horas. No final das oito horas TPA e nova dose de tratamento. Duração de 4 dias. (corrijam-me se estiver enganado).

1ª Dúvida - Li algures que o flagyl devia ser usado depois de um anti parasita qualquer e não como anti parasita, então porquê usar no combate aos parasitas internos?

2ª Dúvida - Qual a percentagem da TPA?

3ª Dúvida - Qual a dosagem do tratamento depois das TPA's? É em função da água que retiramos ou em função do volume do aquário?

 

Para parasitas externos:

Tratamentos:

- Permanganato de Potássio

- Esha 2000

- Outros

 

Para um comunitário (com corydoras, ancistrus, neocaridina japónica, red's e os Discus) qual o tratamento que fariam? Esha parece-me ser o mais indicado por ser um tratamento da especialidade e com dosagens claras. Parece-me ser o mais segura também. E menos exigente para quem o utiliza (sou novato nesta coisa de tratamentos).

O Permanganato de potássio talvez fosse mais eficaz (nesta eficácia tanto quanto pude ler, inclui as bactérias do filtro...), mas é um pouco arriscado de o aplicar num comunitário. Além disso, pode ser aplicado com as espécies que aqui referi? Quem já o utilizou, como costuma fazê-lo?

Permanganato de Potássio:

Dosagem -

Duração - 3 x 4 horas, ou quando perde a cor que lhe é caracteristica

TPA's entre cada tratamento?

Quantidade de sal de cozinha a adicionar -

outros cuidados -

 

Isto já vai extenso. Espero contar com a vossa colaboração.

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha não sou a pessoa mais indicada para dar opinião mas aqui vai a minha experiencia que tenho tido durante estes ultimos quatro meses: (sou novato nos discus)

Para parazitas internos: Já fiz com flagil e resultado 0, acho que o flagil é só para dar misturado na comida para eles não ficarem com parasitas pq se já tiverem não faz nada pelo menos no meu caso não resultou.

O unico que resultou foi o prazinquantel, dois tratamentos e lá estavam os disquinhos a comerem feitos doidos e fezes brancas nem sombra delas. Mas passado 2 semanas lá voltou tudo ao mesmo. pq o que tenho lido o prazinquantel não mata os ovos das tenias. então resolvi fazer um tratamento com prazinquantel e agora estou a fazer um com fluvermal pq este acho que ataca os ovos mas ainda não posso colocar os resultados pq começei hoje com o fluvermal, mas mal tenha resultados digo alguma coisa.

Sobre os externos não tenho nenhuma experiencia pq felizmente ainda não tive esse problema. Mas acho que já li em algures que o prazinquantel tb é bom para os parazitas das guelras.

Mas espera mais opinioes pq como já disse ainda sou muito novato nos discus. Esta foi só a minha experiencia.

Cumps: Ricardo Mateus

Editado por William
quote desnecessário
ricardo482347.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Eu pelo que tenho lido também me parece que o flagyl é apropriado sim para depois de fazer a desparatização. Ou seja, julgo que o seu efeito é óptimo após tratamento com o fluvermal por exemplo.

 

O prazinquantel não conheço (usei), mas já me disseram que funciona muito bem para os parasitas internos.

 

A minha experiência tem sido tremazol. E posso dizer que tenho excelentes resultados.

 

onde posso comprar o fluvermal?

Qual a forma de tratamento?

É possivel fazer em comunitário ou tem de ser em aquário hospital?

 

Cump's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo.

 

Eu pelo que tenho lido também me parece que o flagyl é apropriado sim para depois de fazer a desparatização. Ou seja, julgo que o seu efeito é óptimo após tratamento com o fluvermal por exemplo.

 

O prazinquantel não conheço (usei), mas já me disseram que funciona muito bem para os parasitas internos.

 

A minha experiência tem sido tremazol. E posso dizer que tenho excelentes resultados.

 

onde posso comprar o fluvermal?

Qual a forma de tratamento?

É possivel fazer em comunitário ou tem de ser em aquário hospital?

 

Cump's

 

Boas

Olha o fluvermal encontras nas farmacias pq é um medicamento para humanos e tem no seu principio activo flubendazol (medicamento contra parasitas)

modo de uso 1ml para 10 litros de água.

Eu estou a fazer no cumunitário, mas deves ter melhor resultado num aqua hospital

Sobre as tpa´s pelo que tenho lido é so passado 3 dias 30 a 40 %(não tenho a certeza) e voltar a fazer tratamento passado 8 dias.

Mas como te disse tb ainda não percebo muito disto, tenta fazer uma pesquiza sobre o flubermal aqui no forum que vais encontrar muita coisa

Cumps:Ricardo Mateus

ricardo482347.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes vai de onde os compraste.Pode ter a haver da maneira como foram criados no inicio da vida deles,creio eu.Tive discus de algumas pessoas e o crescimento notava-se bastante de discu para discu.Mas também há discus que crescem mais rapidamente que outros sem se quer estarem doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais