pec04004 Publicado Julho 8, 2009 Share Publicado Julho 8, 2009 Boas! Gostava de partilhar convosco que neste momento mantenho os dois primeiros discus desde que os comprei. Nota-se uma grande diferença de crescimento entre ambos... Penso que se possa dever a duas coisas. 1. Parasitas internos. 2. Muito tempo a alimentar-se mal ou nada. ou uma 3 hipótese..... 3. AS DUAS JUNTAS!!!!! :-D Os dois discus que mantenho neste momento são: 1 Pigeon qualquer coisa.... 1 Malboro??? Nota: Estas fotos são dos primeiros dias em que os mesmo foram colocados no aquário... Fevereiro! Neste momento o malboro está um matolão. Pelo menos comparado com o pigeon, que esteve muito tempo sem comer e com parasitas, etc, etc, etc... Bem, foi uma bela aventura!!! Dentro de dias espero colocar aqui umas fotos para poderem dizer de vossa justiça o que acham dos meninos. Agora, gostava de vos pedir que partilhassem cmg (já fiz pesquisa e subsistem sempre algumas dúvidas) alguma informação e aquilo que fariam no meu lugar. Eu não noto, nem fezes brancas nem vejo os discus a coçarem-se nas plantas ou nos troncos. Mas de qualquer forma preferia ter aqui uma ideia de como deva proceder quanto à desparatização. Para parasitas internos: Costumam usar flagyl. 1 comprimido cada 50 l, duração oito horas. No final das oito horas TPA e nova dose de tratamento. Duração de 4 dias. (corrijam-me se estiver enganado). 1ª Dúvida - Li algures que o flagyl devia ser usado depois de um anti parasita qualquer e não como anti parasita, então porquê usar no combate aos parasitas internos? 2ª Dúvida - Qual a percentagem da TPA? 3ª Dúvida - Qual a dosagem do tratamento depois das TPA's? É em função da água que retiramos ou em função do volume do aquário? Para parasitas externos: Tratamentos: - Permanganato de Potássio - Esha 2000 - Outros Para um comunitário (com corydoras, ancistrus, neocaridina japónica, red's e os Discus) qual o tratamento que fariam? Esha parece-me ser o mais indicado por ser um tratamento da especialidade e com dosagens claras. Parece-me ser o mais segura também. E menos exigente para quem o utiliza (sou novato nesta coisa de tratamentos). O Permanganato de potássio talvez fosse mais eficaz (nesta eficácia tanto quanto pude ler, inclui as bactérias do filtro...), mas é um pouco arriscado de o aplicar num comunitário. Além disso, pode ser aplicado com as espécies que aqui referi? Quem já o utilizou, como costuma fazê-lo? Permanganato de Potássio: Dosagem - Duração - 3 x 4 horas, ou quando perde a cor que lhe é caracteristica TPA's entre cada tratamento? Quantidade de sal de cozinha a adicionar - outros cuidados - Isto já vai extenso. Espero contar com a vossa colaboração. Obrigado desde já. Jorge O meu aqua aqui!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardovigilante Publicado: Julho 9, 2009 Share Publicado: Julho 9, 2009 (editado) Boas Olha não sou a pessoa mais indicada para dar opinião mas aqui vai a minha experiencia que tenho tido durante estes ultimos quatro meses: (sou novato nos discus) Para parazitas internos: Já fiz com flagil e resultado 0, acho que o flagil é só para dar misturado na comida para eles não ficarem com parasitas pq se já tiverem não faz nada pelo menos no meu caso não resultou. O unico que resultou foi o prazinquantel, dois tratamentos e lá estavam os disquinhos a comerem feitos doidos e fezes brancas nem sombra delas. Mas passado 2 semanas lá voltou tudo ao mesmo. pq o que tenho lido o prazinquantel não mata os ovos das tenias. então resolvi fazer um tratamento com prazinquantel e agora estou a fazer um com fluvermal pq este acho que ataca os ovos mas ainda não posso colocar os resultados pq começei hoje com o fluvermal, mas mal tenha resultados digo alguma coisa. Sobre os externos não tenho nenhuma experiencia pq felizmente ainda não tive esse problema. Mas acho que já li em algures que o prazinquantel tb é bom para os parazitas das guelras. Mas espera mais opinioes pq como já disse ainda sou muito novato nos discus. Esta foi só a minha experiencia. Cumps: Ricardo Mateus Editado Julho 10, 2009 por William quote desnecessário Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pec04004 Publicado: Julho 10, 2009 Autor Share Publicado: Julho 10, 2009 Boas Ricardo. Eu pelo que tenho lido também me parece que o flagyl é apropriado sim para depois de fazer a desparatização. Ou seja, julgo que o seu efeito é óptimo após tratamento com o fluvermal por exemplo. O prazinquantel não conheço (usei), mas já me disseram que funciona muito bem para os parasitas internos. A minha experiência tem sido tremazol. E posso dizer que tenho excelentes resultados. onde posso comprar o fluvermal? Qual a forma de tratamento? É possivel fazer em comunitário ou tem de ser em aquário hospital? Cump's Jorge O meu aqua aqui!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ricardovigilante Publicado: Julho 10, 2009 Share Publicado: Julho 10, 2009 Boas Ricardo. Eu pelo que tenho lido também me parece que o flagyl é apropriado sim para depois de fazer a desparatização. Ou seja, julgo que o seu efeito é óptimo após tratamento com o fluvermal por exemplo. O prazinquantel não conheço (usei), mas já me disseram que funciona muito bem para os parasitas internos. A minha experiência tem sido tremazol. E posso dizer que tenho excelentes resultados. onde posso comprar o fluvermal? Qual a forma de tratamento? É possivel fazer em comunitário ou tem de ser em aquário hospital? Cump's Boas Olha o fluvermal encontras nas farmacias pq é um medicamento para humanos e tem no seu principio activo flubendazol (medicamento contra parasitas) modo de uso 1ml para 10 litros de água. Eu estou a fazer no cumunitário, mas deves ter melhor resultado num aqua hospital Sobre as tpa´s pelo que tenho lido é so passado 3 dias 30 a 40 %(não tenho a certeza) e voltar a fazer tratamento passado 8 dias. Mas como te disse tb ainda não percebo muito disto, tenta fazer uma pesquiza sobre o flubermal aqui no forum que vais encontrar muita coisa Cumps:Ricardo Mateus Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Julho 10, 2009 Share Publicado: Julho 10, 2009 Por vezes vai de onde os compraste.Pode ter a haver da maneira como foram criados no inicio da vida deles,creio eu.Tive discus de algumas pessoas e o crescimento notava-se bastante de discu para discu.Mas também há discus que crescem mais rapidamente que outros sem se quer estarem doentes. O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pec04004 Publicado: Julho 16, 2009 Autor Share Publicado: Julho 16, 2009 Quais são as dosagens de fluvermal? Como proceder ao tratamento? Tem implicação com alguma espécie de peixes? Obrigado pelo vosso tempo. Jorge O meu aqua aqui!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts