Visitante Publicado Setembro 28, 2003 Publicado Setembro 28, 2003 Olá, Tenho um EHEIM 2224 que anúncia um débito de 700 l/h.... Passados uns 3 meses do filtro estar em funcionamento pareceu-me que tinha perdido “força”, fiz um teste e medi um débito real de 450 l/h Agora, passados 8 meses de funcionamento, parece-me que o débito está a “morrer”, fiz o mesmo teste e obtive 200 l/h O filtro está instalado num aqua de 160 L e é limpo, em média, uma vez por mês, excepto a cerâmica que é apenas lavada, tal como as massas filtrantes que foram apenas substituidas uma vez em 50%. Fora alguma sujidade na “flauta” e nas paredes dos tubos, não estou a ver razão para tão fraca performance. Os magnetos não foram ainda limpos com escovilhão porque ainda não arranjei um próprio mas não acredito que o problema esteja aí. Alguém tem alguma ideia do que se estará a passar Citar
CMarques Publicado: Setembro 28, 2003 Publicado: Setembro 28, 2003 Viva, Eu tenho um filtro da série "classic", que é um pouco diferente do teu que é "professionel". Tenho o meu filtro à 9 meses, limpo a massa filtrante muito de vez em quando(chego a passar 3 meses sem mexer). E só tive de limpar o filtro(tubos, motor e flauta ) no mês passado, porque o débito tinha baixado. No meu caso tinha fios de lã no veio do motor!! Depois de tirar e limpar bem o motor e escovar os tubos e a flauta, ficou tudo a funcionar muito bem!! Citar Um Abraço, CMarques
Visitante Publicado: Setembro 29, 2003 Publicado: Setembro 29, 2003 Olá boas Eu tenho o 2211 da Eheim linha classica há coisa de 6, 7 meses, e até agora só notei o crescimento de "algas" no interior dos tubos que atrapalhão a passagem da água, no entanto e isto serão só palpites, poderás ter alguma das peças interiores na cabeça do filtro "entupidas" ou provavelmente numa das limpezas do filtro poderá ter sido montado alguma coisa fora do sitio inadevertidamente. Se tiveres um dia uns minutos, seria bom verificar se tudo no filtro está em condições. Cumpts. António Azevedo Citar
HomemPeixe Publicado: Setembro 29, 2003 Publicado: Setembro 29, 2003 Tenho um filtro da EHEIM à 20 anos e funciona muito bem. Possiveis problemas do filtro do António Castanheira 1 - O anúncio refere o débito máximo do motor, assim o débito real é menor a marca menciona 500 litros por hora para equipamento de origem e mangueiras com comprimento de origem sem incluir curvas (as curvas reduzem o débito) O que quer dizer que a na tua primeiira medição o filtro estava bom. 2 - Mangueiras sujas ou com algum peixe, planta ou areão (situação frequente) 3 - Materia filtrante na cabeça do motor (situação frequente) 4 - demasiada materia filtrante no copo e sujidade a impetir a circulação da água (situação frequente) 5 - Altura entre o fundo do copo e o aquário (não justifica a reduzão de potência com o tempo) 6 - Mangueiras muto compridas (não justifica a reduzão de potência com o tempo) 7 - Defeito de fabrico (as vezes aconteçe mesmo com os top - gama) Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
CMarques Publicado: Setembro 29, 2003 Publicado: Setembro 29, 2003 8 - O tubo que puxa a água do aquário deve ser muito curto, e deverá ser vertical desde o aquário até à entrada do filtro. (não justifica a redução de potência com o tempo, a não ser com problemas relacionados com itens anteriormente mencionados) Citar Um Abraço, CMarques
Visitante Publicado: Setembro 30, 2003 Publicado: Setembro 30, 2003 Olá, obrigado pelas vossas opiniões Pelo que li, acho que vou ter mesmo de limpar os tubos e a flauta... A propósito, existe alguma maneira prática de limpar os tubos ou será melhor ideia comprar uns novos? Os livros dizem que convém trocar cada 6 meses pq perdem flexibilidade...só que me pediram 12 euros por tubos novos Vou também reparar melhor na cabeça do motor a ver se há algum estrangulamento, no veio não há quaisquer linhas a impedir a rotação... Se uma das massas filtrantes entrou para o motor como é que a tiro? Aquilo é estanque Talvez o problema seja porque as esponjas não são de origem, as da marca são caras à brava, 13 euros que dão para duas mudas Este é capaz de ser o problema, as máquinas alemãs são fiáveis mas muito susceptiveis Obrigado pessoal Citar
HomemPeixe Publicado: Setembro 30, 2003 Publicado: Setembro 30, 2003 Qual é o problema de perderem flexibilidade tenho os mesmos tubos a 20 anos. Quando as massas filtrantes as da marca são melhores, mas as outras podes usar é questão de não compremires muito o material filtrante e trocares mais vezes Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
danielcvieira Publicado: Setembro 30, 2003 Publicado: Setembro 30, 2003 existe umas escovinhas proprias para limpar os tubos...tipo com escovilhao igual ao que le lavam as garrafas. em relação ao fraco debito penso que o melhor é procurares os papeis do filtro e veres como podes desmontar a cabeca para a çavares...porque normalmente a cabeca cria algas ou pode ate ficar entupida por outras materias...tenta desencaixar a cabeca e ate o veio e limpar Citar Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão: - Onde está a Eva? - Foi lavar-se ao rio ! - Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.
Visitante Publicado: Setembro 30, 2003 Publicado: Setembro 30, 2003 existe umas escovinhas proprias para limpar os tubos...tipo com escovilhao igual ao que le lavam as garrafas. Pois há! Comprei uma há 2 anos. Nunca a usei porque dá uma trabalheira desmontar os tubos e como toda a gente sabe que "em junta que veda não se mexe". Apesar de ficarem feios, a quantidade de bactérias úteis que abrigam não é desprezível. Citar
Visitante Publicado: Outubro 1, 2003 Publicado: Outubro 1, 2003 Olá boas Quando falei a um amigo meu sobre o problema do crescimento de algas no interior dos tubos ele referiu-me que havia uns escovilhões para limpeza dos mesmos, e comecei a imaginar como seria feita a limpeza dos mesmos, ai perguntei-lhe e realmente ele disse-me que se teriam que desligar os tubos em ambas as extermidades e depois com o escovilhão limpava-se o interior dos mesmos, ora realmente dá trabalho, mas depois a compensação é não ter nenhum elemento a atrapalhar o percurso da água. Trocar de tubos ao fim de 6 meses? acho desnecessário pois acho que os tubos aguentam mais tempo, se não compra-se uma mangueira com revestimento em corda (tipo mangueira de jardim) que essas aguentam bastante tempo. Fica aqui o link com o esquema do filtro desmontado pode ser que assim tenhas uma melhor ideia de como desmontar a cabeça do filtro: http://www.eheimparts.com/pdf/2224.pdf Cumpts. António Azevedo Citar
Visitante Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Olá Acabei por arranjar um escovilhão com cerca de 40 cm de comprimento e, depois de limpar a flauta e os tubos quase totalmente (há um pequeno sector no centro dos tubos que o escov. não alcança), o débito voltou a ser o normal Não parece mas a quantidade de porcaria que se junta nos tubos é imensa Quanto a bactérias úteis, é verdade que também lá existem, mas restaram muitas mais no aquário e no filtro, quando limpar estes já as dos tubos se recomposeram, pelo que o nível de bactérias nunca diminui muito Citar
HomemPeixe Publicado: Outubro 13, 2003 Publicado: Outubro 13, 2003 Espero não estar a repetir, mas a manutenção constante do filtro vária com a procaria produzida no aquário. Assim será melhor fazeres a manutenção do filtro com maior frequência. As mundaçãs de água acompanhadas da aspiração do aquário também ajudam. Citar +351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos
Gabriel Pinto Publicado: Maio 24, 2007 Publicado: Maio 24, 2007 Olá António Azevedo Fiz umas pesquisas no Google sobre filtros da Eheim, porque estou a pensar comprar aquele que comprou, e vi um tópico seu, do Forum onde também estou inscrito. Gostava de saber, se possível, a loja onde o comprou e qual o preço. Gostava também de saber se está satisfeito com ele e se é de fácil manuseamento. É que eu tenho algumas dificuldades, porque ando em cadeira de rodas e preciso de materiais que me facilitem o trabalho. Sem mais de momento, despeço-me com saudações aquáticas, ficandoa aguardar notícias. Obrigado Bobadela, 2007-05-24 Gabriel Pinto Citar
koyodu Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Olá,Tenho um EHEIM 2224 que anúncia um débito de 700 l/h.... Passados uns 3 meses do filtro estar em funcionamento pareceu-me que tinha perdido “força”, fiz um teste e medi um débito real de 450 l/h Agora, passados 8 meses de funcionamento, parece-me que o débito está a “morrer”, fiz o mesmo teste e obtive 200 l/h O filtro está instalado num aqua de 160 L e é limpo, em média, uma vez por mês, excepto a cerâmica que é apenas lavada, tal como as massas filtrantes que foram apenas substituidas uma vez em 50%. Fora alguma sujidade na “flauta” e nas paredes dos tubos, não estou a ver razão para tão fraca performance. Os magnetos não foram ainda limpos com escovilhão porque ainda não arranjei um próprio mas não acredito que o problema esteja aí. Alguém tem alguma ideia do que se estará a passar Desculpa lá, mas como é que tu consegues medir o debito actual do teu filtro? Citar CumprimentosRui Alves
netmaniac Publicado: Maio 25, 2007 Publicado: Maio 25, 2007 Desculpa lá, mas como é que tu consegues medir o debito actual do teu filtro? Exemplo a eheim tem um adaptador para a tubagem de saida para medir o caudal .... é uma peça da eheim , mas deve haver outros... Citar
Recommended Posts