opinião precisa-se p.f


Recommended Posts

desculpem mas sou iniciante neste site, e ainda não tou a 100% a mecher nisto

 

lol não é, que sou cabecadura

 

mas já agora alguem me pode ajudar em outra questão:

 

qual o tipo de água a colocar nos aquarios???

 

da torneira tem muito cloro, a das fontes não sabemos ao certo se são adquadas,

existe alguma água compradada que seja fixe para as TPA dos aquarios ????

 

:character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sandra,

 

Metes agua da torneira, pois não podes estar a ir à fonte, poço, lago, rio todas as semanas.

 

Compras um jerrican/garrafão com 20% da capacidade do teu aqua (ou optas por um de 20 ou 30 litros e guardas o que sobrar) onde colocas a água durante 1 ou 2 dias antes de meteres no aqua. Mantens, de preferência, destapado e antes de colocares no aquario adicionas o anti-cloro.

 

A menos que tenhas uma fonte a 10 metros de casa.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem mas sou iniciante neste site, e ainda não tou a 100% a mecher nisto

 

lol não é, que sou :-D

 

mas já agora alguem me pode ajudar em outra questão:

 

qual o tipo de água a colocar nos aquarios???

 

da torneira tem muito cloro, a das fontes não sabemos ao certo se são adquadas,

existe alguma água compradada que seja fixe para as TPA dos aquarios ????

 

:character0050:

Podes comprar água, mas fica mais cara do que a da rede. Tem cloro, pois tem... Mas se fizeres como eu não tens problemas. Ponho água em garrafões 48 horas antes de uma tpa, deixo repousar a água sem tapar os garrafões para o cloro evaporar, et voilá aguinha barata e pronta a meter em qualquer aqua. Se o teu problema é o cloro aí tens a solução.

Agora respondo-te a outra possível dúvida, se tiveres peixes que necessitem de um ph mais baixo do que a água da rede podes por um tronco ou injectas co2 no aqua; também podes por turfa mas isso vai fazer com que a água fique com um tom cor de chá. Se quiseres aumentar o ph, põe uma pedra calcária, há por aí aos montes.

Com o tempo vai-se aprendendo que se pode poupar algum neste hobby. Quando comecei fartava-me de por quimicos na água (o que ás vezes dava mau resultado), para baixar o ph, para tirar o cloro, para criar bactérias,... Agora, só faço tpa's e fertilizo. Tenho dois aquas só com fetos de java, anúbias e musgo que nem de fertilização necessitam.

Boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente aqui em Lisboa é difícil ou quase impossível ir à fonte (não existem), no entanto, nas aldeias há fontes que têm óptimas águas para os aquários.

 

Podes sempre fazer testes (pH, Nh3/Nh4, No2) a essa água e se tudo estiver como se pretende, não vejo porque não.

 

Numa aldeia perto de Idanha-a-Nova, a minha cunhada, tem um peixe de água fria há cerca de 2 anos e não faz mais nada a não ser dar comida, o peixe habita num aqua redondo e troca-lhe a água toda. Perguntei-lhe se não lhe metia bactérias e anti-cloro, TPA's de pelo menos 50% e ela respondeu-me, muito calma e admirada: "não", e nem tão pouco sabe o que é anti-cloro nem bactérias.

 

Quando lá for levo os testes, se for boa, trago áua de lá.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos os que me responderam ;) ,

 

Eu aqui na aldeia tenho muitas fontes, e é de lá que trago realmente, já experimentei de 3 ou 4,

mas acho que 1 ou 2 não eram muito boas, alteravam-me logo o PH e não estabilizava, tenho quase sempre

de colocar quimicos, ou para baixar ou aumentar.

 

Mas essa ideia de testar as águas das fontes é muito boa ideia, vou fazer isso.

 

Acho interessante essa ideia de colocar tecnicas convencionais para tratar certas coisas,

e gostava que me dessem mais algumas dicas então, para além das pedras de calcário,

nomes das plantas ou dos troncos, ou outroas tecnicas que saibam,

como por exemplo para não aparecer aquela "relva" verde nas folhas das plantas.

 

:character0050:

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos os que me responderam :thumbup3: ,

 

Eu aqui na aldeia tenho muitas fontes, e é de lá que trago realmente, já experimentei de 3 ou 4,

mas acho que 1 ou 2 não eram muito boas, alteravam-me logo o PH e não estabilizava, tenho quase sempre

de colocar quimicos, ou para baixar ou aumentar.

 

Mas essa ideia de testar as águas das fontes é muito boa ideia, vou fazer isso.

 

Acho interessante essa ideia de colocar tecnicas convencionais para tratar certas coisas,

e gostava que me dessem mais algumas dicas então, para além das pedras de calcário,

nomes das plantas ou dos troncos, ou outroas tecnicas que saibam,

como por exemplo para não aparecer aquela "relva" verde nas folhas das plantas.

 

:animal_fish:

 

Para não te aparecerem algas?

As algas aparecem quando há nutrientes a mais no aqua, ou seja geralmente é sinal que não tens flora que aproveite esses nutrientes, e então surgem as algas que os consomem. E quanto mais nutrientes tiveres, mais algas aparecem. Também podem haver outras causas para isso acontecer, teres excesso de fauna que produz nitritos que depois de transformados em nitratos não são aproveitados(estou-me a repetir, já referi isto atrás), ou no caso do aqua apanhar luz directa do sol, o que também faz com que as algas se "reproduzam" mais facilmente. Soluções: inserires plantas de crescimento rápido no aqua ou fazeres tpa's com mais frequencia para retirares os nutrientes em excesso da água; e diminuires a flora, diminuires o fotoperiodo ou tirares a luz directa do sol que incide sobre o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos os que me responderam :thumbup3: ,

 

Eu aqui na aldeia tenho muitas fontes, e é de lá que trago realmente, já experimentei de 3 ou 4,

mas acho que 1 ou 2 não eram muito boas, alteravam-me logo o PH e não estabilizava, tenho quase sempre

de colocar quimicos, ou para baixar ou aumentar.

 

Mas essa ideia de testar as águas das fontes é muito boa ideia, vou fazer isso.

 

Acho interessante essa ideia de colocar tecnicas convencionais para tratar certas coisas,

e gostava que me dessem mais algumas dicas então, para além das pedras de calcário,

nomes das plantas ou dos troncos, ou outroas tecnicas que saibam,

como por exemplo para não aparecer aquela "relva" verde nas folhas das plantas.

 

:animal_fish:

 

 

Essa "relva" verde que falas, suponho que seja algas se for, terás que não ultrapassar as 8 horas diárias de luz acesa, verifica se a luz não é em demasia (fala-se em 1watt/litro).

O aquário não deverá apanhar luz directa do sol. Verificar se não estás a dar comida em demasia aos peixes, a comida deverá ser devorada sem ir ao fundo, se verificares que a comida que lhe dás assenta no chão e nao é comida, quer dizer que essa comida é a mais.

Se de momento tens algumas algas a mais, deixa a luz apagada durante dois dias seguidos e sem alimentares os peixes. Sem medo, eles serã obrigados a alimentar-se das algas, que também lhes faz falta ao organismo e estas terão uma diminução considerável.

Todos estes conselhos são úteis para a diminuição de algas.

 

As pedras calcárias ajudam a subir pH, troncos ajudam a baixar o pH, evita sempre que puderes os químicos para elevar/diminuir o pH. É mais aconselhável saber que pH necessitas e escolheres o que mais se adequa às necessidades dos teus peixes para com a água que tens para lhe oferecer.

Editado por betarato

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betarato,

 

Não te esqueças que os peixes de água fria resistem muito melhor que os de água quente...

 

Sofia,

 

Quanto às águas das fontes, podem não ter NO2/NO3 nem amónia mas podem ter bactérias.. (que o cloro mata).

E nós não temos testes para as bactérias...

 

Em todo o caso se a água for corrente e correr bem, normalmente indica que a água é boa.

 

PauloA :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betarato,

 

Não te esqueças que os peixes de água fria resistem muito melhor que os de água quente...

 

Sofia,

 

Quanto às águas das fontes, podem não ter NO2/NO3 nem amónia mas podem ter bactérias.. (que o cloro mata).

E nós não temos testes para as bactérias...

 

Em todo o caso se a água for corrente e correr bem, normalmente indica que a água é boa.

 

PauloA :lol:

 

 

Olha! Nisso não pensei... É verdade! Mas se o bemdito peixe da minha cunhada é bem feliz é porque aquela água é boa (é de nascente), não é corrente, mas está sempre em movimento, as pessoas deslocam-se lá com frequência para a levarem para casa.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos mais uma vez, e obrigada pelas ajudas!

 

Quanto ás algas, os meus aquarios não es tão ao pé de janelas, estão longe e ficam com pouca claridade,

tive esse cuidado quando montei os aquarios, em escolher o melhor local, uma amiga disse-me logo.

 

A comida que eu dou a eles nunca chega ao fundo, até acho que dou pouca, eles devoram td num instante.

 

O excesso de flora tambem nao me parece que seja, tenho apenas 4 plantas (anubias) 2 delas são pequenas, até queria por mais,

queria colocar aqui uma foto para verem, mas não consigo...

 

As fontes aqui são todas de muita corrente, mas eu trouxe um garrafão hoje e o ph está perfeito, será que esta é boa?

Ainda não fui comprar mais tentes (acheios tão cáros) :discuss_gathering:

 

Já agora, todas as pintas brancas que os peixes tinham (ictio) desapareceu tudo, agora parece que já esta tudo a estabilizar :discuss_gathering:

 

:D

Editado por sandra sophia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sophia!

 

Não é excesso de flora, a flora que tens é que não é suficiente oar consumir os nutrientes que tens no aqua.

Por ex: Imagina que tens ferro, cálcio, etc, mas as plantas que tens não conseguem consumir todos os elementos ao mesmo tempo que é produzido, então resulta que é espalhado no habitat o que se transforma em algas.

Para elminar isso, não metas produtos contra algas, mas sim compõe o teu aqua com mais plantas para que elas possam comsumir todos esses nutrientes que estão a ser produzidos pelo substrato, escolhe plantas de crescimento rápido e que não sejam muito exigentes a nível de iluminação.

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes mais baratos são os que vêm em conjuntos.

 

Comprei o MiniMaster Test Kit da Nutrafin e tem NO2;NH3/NH4, kh; gh; ph alto e ph baixo.

Paguei menos de 30 euros.

Depois comprei o NO3 à parte... mais 10 euros...

 

Cada conjunto anuncia mais de 80 utilizações.

 

Quanto a algas arranja um otto que é um comedor nato de algas.

 

PauloA ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betarato!

 

ok já percebi isso da flora. :mrgreen:

defenitivamente vou compar mais plantas

 

Alfapa!

 

Pois eu já reparei que mesmo assim fica mais barato esses todos em conjunto, vou comprar esses mesmo

agora até tenho medo de colocar mais algum peixe no aqua... de vir doente, ou trazer doenças.

 

mas agora vou esperar mais uns dias para ver como fica, se isto tudo estabiliza

 

obga

 

:P

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais