diodon Publicado Julho 6, 2009 Publicado Julho 6, 2009 boas pessoal gostava de saber qual seria o melhor sitio para recolher agua para o meu aqua de 330 lt? ou se sera mais façil fazer ... cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
diodon Publicado: Julho 6, 2009 Autor Publicado: Julho 6, 2009 ha ja agora perto de almada cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 Boas diodon, a malta aqui da margem sul costuma ir ao portinho da arrábida, nao fica propriamente muito perto de almada mas tambem nao é assim tao longe Tenho o meu montado só com água do portinho e até agora não tenho tido nenhuns problemas. O meu Aquario: Visita o meu Aquario
diodon Publicado: Julho 6, 2009 Autor Publicado: Julho 6, 2009 Boas diodon, a malta aqui da margem sul costuma ir ao portinho da arrábida, nao fica propriamente muito perto de almada mas tambem nao é assim tao longe Tenho o meu montado só com água do portinho e até agora não tenho tido nenhuns problemas. boas paulo obrigado pela ajuda nem tinha ainda pensado no portinho da arrabida nunca tiveste qualquer tipo de problema com a agua de la ? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 boas paulo obrigado pela ajuda nem tinha ainda pensado no portinho da arrabida nunca tiveste qualquer tipo de problema com a agua de la ? cumps Por enquanto não, mas tambem so tenho o aquario montado há um mês e pouco, mas há muita gente a ir la buscar água. Convem é fazeres a recolha quando a maré estiver a encher e nunca depois de ter chovido pois as águas ficam muito barrentas por causa dos detridos que escorrem pela serra. Depois quando chego a casa passo ainda a água toda por uma meia filtrante de modo a não ir com impurezas ou algas que possam ter sido recolhidas. O meu Aquario: Visita o meu Aquario
Tex Dias Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 E aqui no Portinho é facil recolher água ou teremos mesmo que ter bomba e gerador? Em Alpurtuche, nunca ninguem recolheu agua? Abraço. Tex Dias
diodon Publicado: Julho 6, 2009 Autor Publicado: Julho 6, 2009 pois mas pensando bem o portinho da arrabida nao e assim tao perto de almada para me deslocar la de 15 em 15 dias para fazer as t.p.a agua de garrafao nao serve ? ou e melhor de osmose? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 E aqui no Portinho é facil recolher água ou teremos mesmo que ter bomba e gerador? Em Alpurtuche, nunca ninguem recolheu agua? Abraço. Boas Tex, respondendo á tua questão, com uma bomba ligada aquele aparelho (inversor de corrente, penso que é o nome) para se ligar ao isqueiro do carro, é sem duvida muito mais fácil, especialmente no Inverno que nao apetece nada apanhar molha tem é que estar a maré cheia,mas por enquanto que há calor apanha-se bem, eu o que faço é levar 2 baldinhos e com uma garrafa cortada a servir de funil, pimbas, em 5 minutos tenho 100 litrinhos de agua. Quanto a Alportuche é um bocado mais chato porque o acesso aos carros não dá até á praia e assim temos que depois fazer uns bons 100 metros a subir de jerricans ás costas... por isso fico-me pelo portinho Outro sitio que tambem me parece bom, é um acesso com umas escadinhas que há ali a seguir onde era a discoteca Seagle, vai dar a uma plataforma em cimento que com a maré cheia é so jogar o balde á agua e encher os jerrican sempre a andar!!! O meu Aquario: Visita o meu Aquario
paulo_chinak Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 (editado) pois mas pensando bem o portinho da arrabida nao e assim tao perto de almada para me deslocar la de 15 em 15 dias para fazer as t.p.a agua de garrafao nao serve ? ou e melhor de osmose? cumps Para fazeres as TPA´s tens de usar água salgada, não percebi bem se estavas a falar em colocar a água do garrafao directamente no aquario ou de primeiro adicionares sal. Caso seja isso que pretendes fazer, tens que ter cuidado com o PH da agua que vais adicionar, adicionar sal ate encontrares o valor de salinidade que queres obter e depois convem deixares a repousar de um dia para o outro. Ela dar para fazer, é claro que dá mas na minha humilde opinião...não há nada como a água recolhida do mar, quer a nivel de nutrientes que possa trazer, quer a nivel de pureza. Mas penso que não precisas de andar de 15 em 15 dias a ir buscar água para as tpa´s é questao de estudares a litragem que usas e comprares jerricans para teres armazenada. Eu vou apanhar água 1 vez por mes. Cumprimentos Paulo Conceição Editado Julho 6, 2009 por paulo_chinak O meu Aquario: Visita o meu Aquario
NunoCAST Publicado: Julho 6, 2009 Publicado: Julho 6, 2009 (editado) pois mas pensando bem o portinho da arrabida nao e assim tao perto de almada para me deslocar la de 15 em 15 dias para fazer as t.p.a agua de garrafao nao serve ? ou e melhor de osmose? cumps E recolheres mais agua do que a que precisas para uma tpa, rentabilizando assim a deslocacao? EDIT: anteciparam se! lol Editado Julho 6, 2009 por NunoCAST FEEDBACK
lsdluis Publicado: Julho 7, 2009 Publicado: Julho 7, 2009 Para fazeres as TPA´s tens de usar água salgada, não percebi bem se estavas a falar em colocar a água do garrafao directamente no aquario ou de primeiro adicionares sal. Caso seja isso que pretendes fazer, tens que ter cuidado com o PH da agua que vais adicionar, adicionar sal ate encontrares o valor de salinidade que queres obter e depois convem deixares a repousar de um dia para o outro. Ela dar para fazer, é claro que dá mas na minha humilde opinião...não há nada como a água recolhida do mar, quer a nivel de nutrientes que possa trazer, quer a nivel de pureza. Mas penso que não precisas de andar de 15 em 15 dias a ir buscar água para as tpa´s é questao de estudares a litragem que usas e comprares jerricans para teres armazenada. Eu vou apanhar água 1 vez por mes. Cumprimentos Paulo Conceição Boas ,sem querer criar controversia ,a apanha de agua natural não esta isenta de riscos . O pior da agua do mar não é a sugidade que se vê ,mas a que não se vê,e pode acabar com um aquario em 3 tempos.Para mim a apanha de agua do mar é um pouco jogar roleta russa.Os azares não acontecem s´so aos outros
diodon Publicado: Julho 7, 2009 Autor Publicado: Julho 7, 2009 boas pessoal obrigado mas acabei por ficar ainda mais baralhado afinal de contas como devo de fazer entao ? qual e a melhor maneira? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 boas pessoal obrigado mas acabei por ficar ainda mais baralhado afinal de contas como devo de fazer entao ? qual e a melhor maneira? cumps Fica ao teu critério agora decidires o que achares melhor para ti e para o teu aquário, como o lsdluis referiu, a apanha de agua do mar nao está isenta de riscos, daí devermos escolher bem os sitios para efectuar essas recolhas, mas isso é como tudo, tambem nao estas isento de riscos com a agua de osmose, ou com agua do garrafão...há sempre coisas boas e más que podem acontecer. Cabe-te a ti escolheres agora o que pretendes e que seja funcional para ti mas de preferencia que ponhas sempre em primeiro lugar a boa saude do aquario. O meu Aquario: Visita o meu Aquario
diodon Publicado: Julho 8, 2009 Autor Publicado: Julho 8, 2009 Fica ao teu critério agora decidires o que achares melhor para ti e para o teu aquário, como o lsdluis referiu, a apanha de agua do mar nao está isenta de riscos, daí devermos escolher bem os sitios para efectuar essas recolhas, mas isso é como tudo, tambem nao estas isento de riscos com a agua de osmose, ou com agua do garrafão...há sempre coisas boas e más que podem acontecer. Cabe-te a ti escolheres agora o que pretendes e que seja funcional para ti mas de preferencia que ponhas sempre em primeiro lugar a boa saude do aquario. pois a minha ideia é essa dai eu estar a perguntar qual a melhor agua para o efeito mas torna-se muito complicado para mim deslocar-me a uma praia como o portinho da arrabida ou sesimbra etc visto que ainda nao tenho carta de conduçao dai ser mais façil para mim comprar uma osmose ou por agua de garrafao e adiçionar sal mas nao queria estar a por em risco a saude do aqua cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
lsdluis Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 boas pessoal obrigado mas acabei por ficar ainda mais baralhado afinal de contas como devo de fazer entao ? qual e a melhor maneira? cumps Boas ,o que vou dizer é uma opinião estritamente pessoal,portanto vale o que vale . Tens membros aqui no forum que sempre apanharam agua do mar e nunca aconteceu mal nenhum ao aquario mas isso não quer dizer que um dia não possa acontecer uma desgraça lcom uma apanha que traga para o aquario alguma coisa (doenças quimicos etc)não detectavel a olho nu e que deitará a perder o que demora muito tempo a construir, sem falar na questão monetaria. Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa . Mas isso é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir .
diodon Publicado: Julho 8, 2009 Autor Publicado: Julho 8, 2009 Boas ,o que vou dizer é uma opinião estritamente pessoal,portanto vale o que vale .Tens membros aqui no forum que sempre apanharam agua do mar e nunca aconteceu mal nenhum ao aquario mas isso não quer dizer que um dia não possa acontecer uma desgraça lcom uma apanha que traga para o aquario alguma coisa (doenças quimicos etc)não detectavel a olho nu e que deitará a perder o que demora muito tempo a construir, sem falar na questão monetaria. Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa . Mas isso é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir . entao para si qual e a melhor deçisão? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Ripley Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 Ola diodon, Olha desde janeiro que vou ao portinho (15min) buscar agua, inclusive hoje trouxe cerca de 90L! Apanhei maré vazia, mas quando esta cheia é chegares la as escadinhas e toca andar! Eu Recomendo, até hoje nao tive nenhum azar mas tambem nunca trouxe agua depois de chuvadas! Nao esqueças de ver os parâmetros....
paulo_chinak Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 pois a minha ideia é essa dai eu estar a perguntar qual a melhor agua para o efeitomas torna-se muito complicado para mim deslocar-me a uma praia como o portinho da arrabida ou sesimbra etc visto que ainda nao tenho carta de conduçao dai ser mais façil para mim comprar uma osmose ou por agua de garrafao e adiçionar sal mas nao queria estar a por em risco a saude do aqua cumps Pronto então o melhor é planeares as coisas de maneira a criares um padrão para as tuas TPA´s, não será muito boa opçao uma vez fazeres uma TPA com agua do mar e no fim de semana a seguir fazeres com agua de osmose. Pela minha experiencia (que em salgados ainda é minima) e pelo que tenho pesquisado, para que o aquario estabilize não deves fazer TPA´s com grandes variações dos parametros da água, e isso com certeza irá acontecer se as fores fazendo uma vez com agua do mar outra com osmose... Por isso aconselho-te a pensares e planeares as coisas um bocado a longo prazo, se achas que será dificil para ti não falhares TPA´s sempre com agua do mar e da mesma proveniencia, então opta por aquilo que será mais regular para ti conseguires. Espero ter ajudado nas tuas duvidas. O meu Aquario: Visita o meu Aquario
lsdluis Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 (editado) entao para si qual e a melhor deçisão? cumps Boas ,respondi-te aqui "Eu PESSOALMENTE acho que o risco não compensa" . Mas tambem disse isto " é daquelas coisas que tu e so tu podes e deves decidir"e se não tens facilidade em ires buscar agua ,penso já teres a resposta. Boa sorte Lê o post acima deste ,porque o que o Paulo disse é muito importante. Editado Julho 8, 2009 por lsdluis
diodon Publicado: Julho 8, 2009 Autor Publicado: Julho 8, 2009 ok obrigado a todos tou mais esclareçido cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 8, 2009 Publicado: Julho 8, 2009 eheheh eu acho que tu no fim disto tudo ficaste com respostas e esclarecimentos mas ao mesmo tempo com duvidas em relaçao ao que fazer É uma questão de opção, tanto uma como outra sao correctas nao te preocupes O meu Aquario: Visita o meu Aquario
diodon Publicado: Julho 10, 2009 Autor Publicado: Julho 10, 2009 eheheh eu acho que tu no fim disto tudo ficaste com respostas e esclarecimentos mas ao mesmo tempo com duvidas em relaçao ao que fazer É uma questão de opção, tanto uma como outra sao correctas nao te preocupes mas agua de garrafao tambem serve? e que acabei por nao perceber a do mar e correcta osmose tambem claro entao e a de garrafao nao serve para o efeito? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
paulo_chinak Publicado: Julho 11, 2009 Publicado: Julho 11, 2009 mas agua de garrafao tambem serve? e que acabei por nao perceber a do mar e correcta osmose tambem claro entao e a de garrafao nao serve para o efeito? cumps Serve sim, mas convem quando fores comprar teres atenção ao valor do PH da á agua que compras, convem ser uma de PH alto. O meu Aquario: Visita o meu Aquario
diodon Publicado: Julho 11, 2009 Autor Publicado: Julho 11, 2009 Serve sim, mas convem quando fores comprar teres atenção ao valor do PH da á agua que compras, convem ser uma de PH alto. boas pois as aguas que vi ate agora tem um PH baixo para ai 5.0 e baixo tem que ter um PH +ou- de quanto? e os nitritos e nitratos e silicatos calcio etc nao interessa? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
diodon Publicado: Julho 14, 2009 Autor Publicado: Julho 14, 2009 boas o maximo de ph que vi nos garrafoes de agua foi 5.35 e 5.64 mais ou menos isto nao vou perçisar bem mas acho que é isto mas nenhuma chegou ao 6 sequer o que faço? ha e o resto dos componentes nao interessa? cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts