filipeafonso Publicado Outubro 13, 2004 Share Publicado Outubro 13, 2004 Boas! Então é o seguinte, tenho tido problemas com o meu akua desde q adquiri 6 gupies, o mais engraçado é que para além dos guppies morreu-me um escalar, não tenho difusor e já me disseram que seria disso que estaria a ter problemas, no entanto o meu filtro é de 1000l/h e penso que resolve o problema de ventilação mas será que é esse o problema?Para além disso tenho as plantas que tb ajudam na ventilação Os nitritos e nitratos estão a 0s por isso penso q n será disso será o Ph? Ando preocupado pk n entendo o pk da morte dos gyppies, será que alguém me consegue explicar esse facto? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joao Machado Publicado: Outubro 13, 2004 Share Publicado: Outubro 13, 2004 Bom dia. Gupies e escalares não e um casamento muito feliz. Enquanto os primeiros gostam de aguas duras, alcalinas e com algum sal, os segundos e a maior parte das plantas gostam de aguas moles e algo acidas. Mede PH, Gh, Kh, nitritos, nitratos e informa. Um abraço e documenta-te sobre as caracteristicas da agua das diversas especies. Um abraço. Joao Paulo Machado "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Regal Publicado: Outubro 13, 2004 Share Publicado: Outubro 13, 2004 O que é certo é que ambas as espécies têm registos de mortes. Não deverá ser dos parâmetros. Pode ser falta de oxigénio dissolvido. Experimenta colocar um alimentador de Oxigénio no aquário e faz uma TPA. Deixa estar assim durante um mês, faz TPAs semanais e daqui a 1 mês diz qualquer coisa. Aliás, se não for esse o problema, continuarás a ter probs. Quanto tempo tem o aquário? Foi montado por ti? Fazes TPAs com regularidade? Estás a fazer injecção de CO2? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 13, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 13, 2004 n tenho feito injecção de CO2 aumentei o caudal do filtro para ver se resolve penso que sim pk a agua ficou com mais particulas de oxigénio mesmo assim será necessário uma bomba de ar? As tpas sim tenho feito mas infelizmente não com a regularidade q devia as vezes por falta de tempo, ja que me pediram para temperar a agua antes de a colocar. Dois dos escalares apresentam um problema apareceram-me com as guelrras e cauda rasgada parece q foi comida e isso quer dizer que a agua esta em mas condições pelo que me informei, vou tentar fazer TPAS de 10% semanais para ver se resolvo o problema outra coisa será que existe alguma coisa que ajude a melhorar esse tipo de coisas? ou acabam por voltar ao k eram Obrigado pela ajuda Filipe Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
oblivion Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 Qual o Ph do aquario ? PEACE !!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 14, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 14, 2004 Pois o Ph realmente ainda n consegui medir pk me acabaram os testes...vou compra-los no fim de semana e depois dou os resultados, ja agora qual sera o ph ideal para as duas especies? será algum intermedio entre o dos escalares e dos guppies neh? Cumprimentos Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petervmaster Publicado: Outubro 14, 2004 Share Publicado: Outubro 14, 2004 Boas, Penso que antes de tentares mudar o ph, tens de medir o mesmo. Compra o teste o mais depressa possível, depois tem em atenção que uma mudança brusca no ph é pior que mantelo como está. Outra coisa, como já referido escalares com guppy´s não dá muito bem. Se queres saber o ph ideal? escalares estre os 6,2 e 6,8, Guppy's acima de 7,0. No entanto à pessoal que mantém as referidas especies noutros valores com sucesso. Deves antes de mais verificar os valores da àgua, efectuar uma tpa generosa, aspirar o areao etc... e depois verificar novamente os valores da àgua para ver se está tudo bem. Outra coisa, nunca deixes de efectuar tpa's com regularidade, isso é o principio do fim..... Cumprimentos, Pedro Vieira http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1961_2.jpg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 16, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2004 Outra coisa que tenho notado é que há dois escalares por sua vez os maiores que andam sempre a tona da agua e para alem da cauda e barbatanas um pouco rasgadas, apresentam os olhos um pouco dilatados, estou a ficar preocupado pk eles n melhoram... Ja pensei que poderia ser do oxigénio mas eles durante a noite vao para o fundo do akua, alem disso ate estão logo ao lado do filtro que teoricamente é onde apanham menos com a corrente de agua, axam que há alguma coisa que possa fazer para que eles melhorem rapido para alem de controlar o PH? Cumprimentos e obrigado pela ajuda que têm dado Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Kebras Publicado: Outubro 16, 2004 Share Publicado: Outubro 16, 2004 Boas !!!!! Outra coisa que tenho notado é que há dois escalares por sua vez os maiores que andam sempre a tona da agua e para alem da cauda e barbatanas um pouco rasgadas, apresentam os olhos um pouco dilatados, estou a ficar preocupado pk eles n melhoram.... Provavelmente estes sintomas que os escalares apresentam serão derivados a qualidade da agua, pois pelo que descreve deve ser infecção bacteriana que faz com que as barbatanas apodreçam, experimenta isolar os escalares num aqua hospital, com uma bomba de ar auxiliar, e preparara um banho de sal, se isto não resultar, e só se não resultar, avança para um anti-biótico. Andar a tona da água, é sinal de falta de O2 dissovildo na água, como já foi dito pelo pessoal deves arranjar uma bomba tambem para o aqua principal, quanto a apresentarem os olhos inchados é derivado a má nutrição, pois os peixes não se devem alimentar correctamente há algum tempo,certo ? Quanto ao resto já foi tudo dito !!!!! Espero ter ajudado e melhoras pos teus escalares !!!! Abraço Fica bem http://aquanaturae.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 16, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2004 Quanto ao CO2 dissolvido será mesmo esse o problema é que so os dois escalares que apresentam os olhos inxados é que andam a tona da agua os outros apresentam-se de saude perfeita e a nadar no fundo do akua...a alcalinidade do Ph tb faz com que os peixes sintam isso e respirem a tona da agua neh? No entanto keria evitar a bomba de ar isto pk tenho o akua num sitio calmo e o barulho incomoda bastante...será q n é o tal problema do Ph? Existe alguma forma de oxigenar a agua de forma a nao haver o barulho da bomba? Cumprimentos Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Outubro 16, 2004 Share Publicado: Outubro 16, 2004 Olá, só uma pergunta, fizeste quarentena aos gupies antes de os introduzires no teu aquário?? :D Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 17, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 17, 2004 Pois n fiz pk tinha um akua com agua para fazer de quarentena, axas k foi isso k causou o problema nos escalares? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petervmaster Publicado: Outubro 17, 2004 Share Publicado: Outubro 17, 2004 Boas, No entanto keria evitar a bomba de ar isto pk tenho o akua num sitio calmo e o barulho incomoda bastante...será q n é o tal problema do Ph?Existe alguma forma de oxigenar a agua de forma a nao haver o barulho da bomba? A bomba de àr não faz barulho algum!!! Só se estás a referir a vibração da bomba no movel? Se for deste barulho que falas é facil de resolver, colocas por baixo da bomba um pano qualquer dobrado em quatro, e deixa de haver a tal vibração. Podes também subir a bomba (cabeça) do filtro até à tona da agua que assim provoca agitação superficial oxigenando a àgua. ( isto claro se o filtro for interno). Cumprimentos, Pedro Vieira http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1961_2.jpg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 19, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 19, 2004 Ora bem adquiri um conjunto de testes da tetra e la fui eu inspecçionar a desgraça, morreram-me 3 escalares....para alem dos guppyes No entanto depois da tempestade tem corrido tudo bem, o k estranhei já que os testes estão desastrosos, o PH que de certeza foi o k afectou o akua esta a um nivel muito alto. 7,5. Pelo que me estive a informar esse tipo de Ph ja por si reduz o oxigénio logo os escalares dias antes de morrer tenham andado no cimo do akua Bem....agora precisava da vossa ajuda já q tenho o akua com este ph e com mais dois escalares a habitar o akua, o k poderei fazer para fazer com k o ph baixe e fike a niveis aceitaveis? A variação tão grande de Ph para voltar ao normal poderá fazer mal aos habitantes? Tnho medo é que se continuar assim o destino dos 3 k tenho seja o mesmo k os 3 que morreram...A proposito os que estam de boa saude sao de Véu, enquanto que os outros n eram e em termos de tamanho tb eram um pouco maiores... Será q me podem ajudar so mais neste aspecto, garanto que n xateio mais mas gosto de ouvir outras opiniões, quanto a bomba de ar axo que tudo se resolve com o ajuste de Ph já que nunca tive problemas de oxigénio dissolvido no akua Cumprimentos Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
petervmaster Publicado: Outubro 19, 2004 Share Publicado: Outubro 19, 2004 Boas, Deves baixar o ph devagar ou seja ir diminuindo lentamente 0,2 por dia e nunca mais que isso. No entanto existe algo que não bate certo. 1º Qual era o ph do aqua antes das mortes? 2º Quais os valores dos nitratos antes e actual? dureza total etc...... pois parece-me que mesmo com esse ph haverá algo mais porque das duas uma! ou o ph subiu derrepente causando a morte aos peixes, o que não me parece pelo que descreves e se aconteceu deve-se a algo que antes de mais convém descobrir, ou então será mesmo falta de O2 na àgua. Se poderes coloca o set up completo para se poder ver de onde vem o problema. Cumprimentos, Pedro Vieira http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1961_2.jpg Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno da Silva Publicado: Outubro 19, 2004 Share Publicado: Outubro 19, 2004 Olá, desculpem a insistencia mas para mim o problema está na falta de quarentena. Nuno Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 19, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 19, 2004 Penso que o problema em relação a subida do Ph tem a ver com o produto que coloquei por causa da doença dos pontos brancos...n sei vou tentar fazer uma tpa razoavel para ver se os parametros da agua se alteram, em relação ao ph tenho de diminuir, aconselham algum produto em especial? Cumprimentos Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
filipeafonso Publicado: Outubro 21, 2004 Autor Share Publicado: Outubro 21, 2004 Ora bem vou tentar explicar o k fiz para ver o k axam... Como notei que tinha o Kh da agua muito baixo (4) e isso poderia e provoca alterações no ph subi através de Bicarbonato de Sódio pra este subir para um valor médio de 7/8 que é o valor que se encontra de momento. Para além disso arranjei um produto para baixar o ph apesar de o estar a fazer lentamente ja se nota diferenças ao medir já que me parece a mim que o a cor ja n tem uma cor azul tão viva (que se referia ao valor de agora está mais verde aproximando-se do valor pretendido que é entre 6,5 e 6,8, se ficar a 7 tb n terá mal nenhum neh? Depois disso terei tb atenção ao Kh para que este faça com que o Ph se mantenha menos instável. Outra coisa que tive conhecimento ao falar com o lojista onde adquiri o produto para o Ph, este falou dum desinfectante que faz com que o peixe passe por uma quarentena antes de o colocar no akua, que se baseia num "banho" durante uns 15 minutos num recipiente com a agua do akua e o desinfectante para que estes n transmitam possiveis doenças aos outros habitantes, tanto para peixes como para plantas, axei interessante e para mim se calhar é a melhor opção já que não posso ter dois akuas a funcionar para que um sirva de akua para quarentena... Gostava de saber a vossa opinião acerca deste desinfectante tendo em conta a falta de espaço Cumprimentos a todos e obrigado pela vossa ajuda Filipe Afonso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts