Vallisneria gigante...


goncas94

Recommended Posts

Boas.

Comprei umas vallisnerias gigantes, e até certo ponto, achei engraçado o crescimento delas, mas agora, elas tornaram-se excessivamente grande, tapando a luz do aquário, e cobrindo grande parte da superficie, o que dificulta a hora da comida e outras coisas...

Gostava de saber, o que posso fazer com elas... Devo cortar-lhes as folhas por onde quero? Se sim, elas voltam a crescer ou então dá para plantar esses bocados cortados como se faz por exemplo com a limnophila sessiflora...???

Cumps

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes cortar por onde quiseres, quanto a voltar a plantar acho que não... normalmente ponho as pontas cortadas no meu lago e elas continuam a crescer, mas não ganham raizes.

 

PauloA :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu deixei crescer uma, até me "cansar", cobriu uma área de 120x60, até que um dia peguei na ponta de uma das folhas e subi a uma cadeira levantando-a para tentar ver o tamanho dela quando vejo que "batia" no tecto e voltava para baixo.

 

Peguei numa fita metrica e medi, resumindo, sem contar com as raizes medida desde uma ponta á outra da folha maior, foram só 4 metros e 21 cm aproximadamente.

 

Cortei e ela voltou a crescer.

 

Por isso como disse e bem o goncas94, pode ser cortada pela medida que se queira que ela volta a crescer.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corta as folhas quando estiverem muito grandes, eu costumo cortar de maneira á ponta da folha ficar com um corte na diagonal, fica mais natural. As valisnerias "reproduzem-se" por runners, isto significa que a planta principal vai-se propagando através da parte debaixo da planta que envia um pequeno e fino "braço" por baixo do substrato e outras vezes por cima, que dará origem a outra planta. Podes cortar essa ligação entre as duas plantas e replantar essa nova planta onde quiseres...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como te disseram podes cortar por onde quiseres , essas plantas crescem que se fartam , por isso nunca gostei muito delas , quando cortares os runners tenta cortar quando tiverem mais ou menos metade do tamnho da planta original ,é um concelho que vem em varios livros de plantas de aquario ... eu sinceramente nunca as mantive nos meus aquas ...

Cumprs Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas se voltar a plantar, ou melhor enterrar no chao, as pontas cortadas, elas continuam a crescer como se fossem uma planta normal, ou tenho que deixar a flutuar?

 

Cumps

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As valis multiplicam-se por extenções da planta mãe , debaixo da terra , tipo continuações da raiz que formam plantinhas iguais , pelo menos tenho essa ideia , as folhas podes mesmo deitar fora , não me parece que se desenvolvam a partir delas ,,,

Pelo menos acho eu que é assim .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pontas cortadas crescem... mas mesmo muito.. já tive pontas cortadas que deitei no lago e creceram até ficar com mais de 2 metros.

 

Raizes é que não...

 

PauloA :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

sim, nao preciso que ganhem raizes...

so queria saber é se eu as plantar, mesmo sem raiz se elas nao apoderecem ou assim...

ou seja posso prendelas ao areão por uma ponta que fazem o mesmo efeito das outras...

cumps

Gonçalo Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais