Planeamento de um Salgado


Nuno Dinis

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de alguns anos de agua doce (Comunitário durante 1 ano e Ciclideos Africanos há dois), achei por bem aventurar-me nos salgados.

Necessito de alguma ajuda para começar, ou mesmo decidir se começo.

 

O layout seria o seguinte:

Aqua: 120X40X50 240lts brutos

Iluminação: 80W - 1x40w Acitinica e 1x40W Powerglo

RV:15kg para começar

RM:6kg

Circulação: 2 bombas de 6000lt/h + 1 1000 junto ao fundo

1 filtro seco humido 2227

Escumador: ainda não decidi, mas será que necessito para este layout?

 

TPA's semanais de 20% com agua recolhida no portinho da arrábida

 

Orçamento... curto, daí querer aproveitar algum do material que possuo dos CA's.

 

Duvidas: gostaria de não ter que investir em escumador, tendo em conta os preços destes meninos...

Será que o filtro não fará parte do trabalho do escumador?

 

Relativamente ao resto, o que acham?

Faz sentido?

O objectivo seria colocar corais, eremitas, e dois ou três peixitos. pelo menos até ter alguma experiência e perceber alguma coisa de salgados.

 

Ou seja a fauna seria reduzida.

Equipa de limpeza, corais (moles ou duros?), 2 palhaços e eventualmente mais um ou outro peixito dos baratitos para me ir habituando.

 

Desculpem a ignorância, mas como vos digo, a minha experiência mais aproximada são CA's que necessitam de muitos cuidados, em dois anos tive 3 baixas, e neste momento mantenho mais de 60 peixes, divididos em vários aquas. de todas as formas nestes tenho sempre imenso cuidado com TPA's, e manutenção.

 

Dos CA's mantenho Mbunas, todos a criar e tropheus... tambem a criar.

 

Se os salgados forem como estes sem duvida que uns meses depois "estou lá", não a criar, mas a manter com sucesso.

 

Abraço e obrigado antecipadamente, pelas opiniões.

 

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,o filtro podes arruma-lo e o escumador podes começar a pensar em comprar para, um aquario dessa litragem é essencial.

Quanto á iluminação se for so para ter peixes penso que chega mas se for para ter corais (se for duros mais luz precisaõ)é mais uma coisa que vais ter de investir(t5 ou hqi).

Vais por sump ?

Pesquisa um pouco aquoi no forum para ficares mais elucidado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tal como o lsdluis disse, para um aquario dessa litragem, com peixes e corais, sem duvida que o escumador é uma das principais coisas que necessitas. Os filtros usados nos Água doce nao se usam em salgados. Parte da filtragem da água será feita pela rocha viva, uma sump ajuda muito tambem, e o escumador...bem é essencial.

 

Lê um pouco mais sobre o assunto para que possas ficar melhor esclarecido acerca das coisas de um modo geral.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Conceição

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal já deu uma ajuda mas acho que podemos arrumar um pouco mais as ideias.

 

Iluminação: 80W - 1x40w Acitinica e 1x40W Powerglo

É fraco. Tens que optar por algo mais forte. Podes manter só lâmpadas T5, talvez umas 4x54w ou 6x54w.

 

RV:15kg para começar

RM:6kg

Pensa que vais precisar no total de cerca de 30kg

 

1 filtro seco humido 2227

Como já disseram, é para esquecer.

 

Escumador: ainda não decidi, mas será que necessito para este layout?

É necessário, na minha opinião.

 

TPA's semanais de 20% com agua recolhida no portinho da arrábida

Podes fazer de 10% por semana que chega bem.

 

Será que o filtro não fará parte do trabalho do escumador?

O escumador basicamente faz filtragem mecânica. A grande diferença é que num filtro a matéria retida pelas esponjas ficam a decompor-se, e em água salgada é num instante. No escumador ficar no copo do escumador que não tem forma de estar a dissolver-se na água.

 

Mais ajuda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.