Recommended Posts

Publicado

Ando com umas dúvidas em relação aos meus peixes e agradecia que alguém me ajudasse.

1ª - Há três dias reparei que um deles tinha uma pequenina mancha branca atrás da cabeça. Mancha essa, que parece estar a aumentar. Fiquei assustada porque já tinha lido sobre a doença dos buracos na cabeça e achei que podia ser esse o caso. O problema é que não consigo apanhar o safadinho do peixe para ver bem. Ele é extremamente rápido, come bem, comporta-se como os outros e parece de saúde. Acham que se fosse a tal doença ele estaria assim? Também há hipótese de ser uma mancha branca na pele a surgir. Já tive outros, donde nasceram estes, que eram pretos e brancos.

Eis a melhor foto que consegui do peixe (é o preto que está a sair de debaixo da folha de nenúfar):

6e5dffb5f2.jpg

2ª - A minha carpa e o kinguio maior adoram-se e são inseparáveis. Há un stempos a carpa andava sempre a mordiscar o kinguio e reparei que ele parece ter talgumas escamas danificadas na zona da barriga. Digo isto porque em algumas das manchas brancas, as escamas parecem estar meio levantadas. Contudo, ele comporta-se como sempre, come bem e nada como um louco. Devo fazer alguma coisa ou as escamas acabam por recuperar?

b8a0b89c1d.jpg

3ª - A minha carpa era riscada de preto e branco e tinha apenas uma pequena mancha laranja na cabeça. Agora, a mancha aumentou e parecem estar a surgir outras manchas laranja pelo corpo. As carpas podem mudar de cor, como os kinguios?

d01e06c31c.jpg

Publicado:
Ando com umas dúvidas em relação aos meus peixes e agradecia que alguém me ajudasse.
De acordo com suas observações tudo lçeva a crer que "as doenças oportunistas" estão se instalando em seus peixes. Faça testes e cuide da qualidade da água que é a porta de entrada de doenças e que podem ser várias. Pesquise fotos das doenças no Google.

3ª - A minha carpa era riscada de preto e branco e tinha apenas uma pequena mancha laranja na cabeça. Agora, a mancha aumentou e parecem estar a surgir outras manchas laranja pelo corpo. As carpas podem mudar de cor, como os kinguios?
As carpas são primas dos Kinguios e também trocam as estampas/cores mesmo depois de varios meses, portanto é normal. sua preocupação seria as cores ficarem "desbotadas" aí sim é mal sinal.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Publicado:

Felizmente parece que não eram doenças, mas sim mudança de cor. O pinta branca do preto já desapareceu, mas os kinguios vermelhos estão a mudar de cor. O grande já tem a barriga toda branca e a mancha está aumentando, os dois pequeninos que já foram também todos vermelhos estão ficando com grandes manchas brancas e o vermelho e preto está a deixar de ser preto e ficando apenas vermelho.

As manchas laranja da carpa parece que estão estacionárias.