Recommended Posts

Publicado

Primeiro post no forum, mas vamos la.

Estou montando um aquario novo, suas dimensoes são 100x45x50 (Comprimento x profundidade x altura) tenho um outro aqui em casa que vou desativa-lo e pretendo usa-lo para fazer um dry wet suas dimensões são 50x25x35 (Comprimentoxprofundidadexaltura). As dúvidas são as seguintes: o tamanho desse aquario que irei usar como dry wet é suficiente para uma boa filtragem? Como elementos filtrantes pretendo usar perlon, bio balls e carvao ativado. Como devo dispo-los no aquario? o carvao ativado tem q ser colocado dentro de alguma "coisa" para nao vazar em direção a bomba? Qual a capacidade da bomba que devo usar? sendo que o aquario está a +- 1m acima do sistema dry wet e pretendo captar a agua pela parte de cima do aquario principal, pois nao pretendo fazer furos na sua base.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Abraço

Patrick E. Farias

Publicado:

À parte de outras opiniões sobre dimensões, carvão activado só se usa em caso de alguma urgência, ou para limpeza da água por algum motivo momentaneo, não é utilizafo para filtragem continua, até pq inicialmente te vai retirar muitos constituintes da água essenciais até para as plantas.

Findo o prazo do carvão activado, altura em que fica saturado, essas mesmas substancias que ele andou a absorver vão começar a ser lançadas na coluna de água e a fazer o processo inverso.

Eu colocava tudo o que vais colocar excepto o carvão activado, contudo teria-o à mão na eventualidade de querer limpar a água por exemplo após a colocação de algum medicamento ou na eventualidade de a água se apresentar turva por alguma outra situação.

O carvão activado geralmente é em pó, nesse caso talvez utilizasse algum saco de pano para evitar que ele entrasse no aqua e nunca mais de lá saisse, contudo tb existem esponjas impregrandas em carvão activo, que não necessitam de nada, é apenas colocar e pronto, geralmente essas esponjas são pretas, para uma facil identificação.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
Primeiro post no forum, mas vamos la.

Estou montando um aquario novo, suas dimensoes são 100x45x50 (Comprimento x profundidade x altura) tenho um outro aqui em casa que vou desativa-lo e pretendo usa-lo para fazer um dry wet suas dimensões são 50x25x35 (Comprimentoxprofundidadexaltura). As dúvidas são as seguintes: o tamanho desse aquario que irei usar como dry wet é suficiente para uma boa filtragem? Como elementos filtrantes pretendo usar perlon, bio balls e carvao ativado. Como devo dispo-los no aquario? o carvao ativado tem q ser colocado dentro de alguma "coisa" para nao vazar em direção a bomba? Qual a capacidade da bomba que devo usar? sendo que o aquario está a +- 1m acima do sistema dry wet e pretendo captar a agua pela parte de cima do aquario principal, pois nao pretendo fazer furos na sua base.

Desde já agradeço qualquer ajuda.

Abraço

Patrick E. Farias

O aquario é pra ser um plantado ou comunitario de peixes?

Se fôr um plantado mete já a ideia do seco-humido na gaveta.

Publicado:

Eu quero fazer um plantado entao vou ter que desistir do dry-wet ehehhe.

Sendo assim qual filtro externo posso usar ? Tem que ser bastante silencioso, pois o aquario fico no quarto.

Desde já obrigado pelas respostas.

Publicado: (editado)
Eu quero fazer um plantado entao vou ter que desistir do dry-wet ehehhe.

Sendo assim qual filtro externo posso usar ? Tem que ser bastante silencioso, pois o aquario fico no quarto.

Desde já obrigado pelas respostas.

Boas,

Já agora aproveita e repensa essa ideia no aqua no quarto,é que por muito silenciosos que os equipamentos sejam acaba sempre por haver algum ruido e no completo silencio da noite póde-se tornar muito desagradavel,eu já passei por isso no passado. biggrin

Filtros...pessoalmente gosto dos Eheim,tanbem tens a JBL que tem optimos filtros mas pra mim ia pra um Eheim 2217 se o orçamento fôr curto,se estiveres mais "á larga" podias pensar num dos novos,ou o 2073 ou mesmo o 2075 e ai sim tinhas um filtro de 1ª. :lol:

Não sei se estás em Portugal(parece que "vejo" ai um sotaque...será? :medieval_mace: )mas se estiveres,apesar de não me pagarem pra isso não posso deixar de recomendar a minha loja online de eleição: http://www.crystalred.eu/produtos.php?page...b=23&fam=12

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Publicado:
Eu tenh um Eheim no quarto e nao tenho qualquer problema, nao o oiço mesmo. Utilizo um 2324

Boas,

Pois,acredito que não oiças o filtro,se há coisa que os Eheim costumam ser é silenciosos,mas se calhar ouves a movimentação da agua á superficie ou mesmo o abrir e fechar da valvula solenoide,enfim por minimo que seja haverá sempre algum ruido por infimo que seja e há pessoas extremamente sensiveis a isso na hora de adormecer por isso a haver escolha acho que uma sala é mais apropriada a montar um aqua que um quarto ,é apenas uma opinião pessoal.

Publicado:

Pois, mas quando se tem mais que 3 aquários o espaço tem de ser aproveitado e depois se sabemos que um aquário vai para um quarto é só ter cuidados especificos.

A saída de água está a baixo de linha de água, as luzes apagam à meia-noite, a valvula selenoide só faz barulho de um "click" lá prás 13 da tarde. Não, não há problema nenhum em ter um aqua no quarto, este está mesmo aqui ao meu lado e nao oiço absolutamente nada, tb a parte técnica está toda debaixo do aqua, dentro de um movel que isola ainda mais qualquer estalido.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
Pois, mas quando se tem mais que 3 aquários o espaço tem de ser aproveitado e depois se sabemos que um aquário vai para um quarto é só ter cuidados especificos.

A saída de água está a baixo de linha de água, as luzes apagam à meia-noite, a valvula selenoide só faz barulho de um "click" lá prás 13 da tarde. Não, não há problema nenhum em ter um aqua no quarto, este está mesmo aqui ao meu lado e nao oiço absolutamente nada, tb a parte técnica está toda debaixo do aqua, dentro de um movel que isola ainda mais qualquer estalido.

Desculpem o off-topic.

Como é que é isso da solenoide só abrir uma vez por dia?

Tens a solenoide temporizada para abrir com o acender das luzes e fechar quando estas se apagam?

Desculpa a pergunta,mas é que tenho a minha ligada ao medidor/controlador de PH e assim qq subida ou descida deste pra fora do que está programado faz a solenoide abrir ou fechar conforme o caso e em geral são algumas vezes por hora.

Publicado:

Boas,

Eu tenho, a solenoide do co2, a ligar 1 horas antes das luzes e a desligar também 1 hora antes das luzes.

Cumps,

PC

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado:
O carvão activado geralmente é em pó, nesse caso talvez utilizasse algum saco de pano para evitar que ele entrasse no aqua e nunca mais de lá saisse, contudo tb existem esponjas impregrandas em carvão activo, que não necessitam de nada, é apenas colocar e pronto, geralmente essas esponjas são pretas, para uma facil identificação.

O carvão activado serve essencialmente para remover químicos após tratamentos, quanto ao ser em pó nunca vi :P só tenho visto em grão.

ALCAIDE

Publicado:

Grato pelas dicas. Tenho aqui em casa outros aquarios e uso o Whisper o que vcs acham dele? Ele funciona bem em aquarios grandes? pois os dois que eu tenho sao para aquarios de 45l.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!