Recommended Posts

Publicado:

Maravilha para os olhos :wink::cry: :D Muito bonito mesmo, quanto ao layout fazia diferente mas cmo nao e meu não faço nada :D , ja tenho problemas que cheguem com o meu layout pois so hoje e que acho que consegui fazer qualquer coisinha de jeito :shock: Se pudesse ser gostava de conhecer ao vivo hehehe pois comecei nisto ate a pouco tempo e sem ser lojas e 1 ou 2 reef's do Duarte e do Marco que sao maravilhas, nao vi nada "feito".

Mais uma vez esta lindo continua :D

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Eh, eh, eh eu já vi ao vivo… LOL :lol:

Realmente está tão espectacular que DEVE ser visto ao vivo (lá vai o pessoal fazer uma excursão a casa do Ricardo…). As fotos estão muito boas mas ao vivo é ainda melhor!!! 8)

Nem imaginam o meu espanto quando (depois de ver o reef de 1m) subo ao sótão e vejo uma maravilha destas!

Agora as perguntas:

O setup é “ 720l (200 x 60 x 60cm)

Iluminação - HQI (2 x 250W + 1 x 150W, T5 actínicas);

Circulação - bomba principal - 3400 l/h, circulação de água - 2 x Tunze 6080 8500 l/h;

Escumador de injecção de ar de dimensões apropriadas;

Sistema de reposição de água automático com kalkwasser;

Reactor de Ca.

Aquário sobre a estrutura, sump (170l) com reactor de Cálcio e bomba de retorno, depósito de água de osmose para reposição automática (80l). “

Mas quais (marca, função, etc) são aqueles aparelhos electrónicos todos??? Só me lembro do medidor de pH e do ozonizador…

Eu vou montar um novo reef de cerca de 400L lá para Junho mas tenho de começar já a fazer o projecto e estes tópicos são excelentes para tirar dúvidas e ficar com novas ideias…

Tens um medidor de nível de água para controlar o repositor, certo? Onde é que arranjaste (se quiseres diz por MP)?? Isso deve poupar imenso trabalho…

Publicado:

Olá,

Aproveito mais uma vez para agradecer a todos as palavras simpáticas e responder às vossas questões:

Pedro Pacheco, fico extremamente contente por os "meus" peixes e corais se estarem a dar bem no teu aquário, se fosse possível gostava de ver fotos dos mesmos. Vou responder à questão da diferenciação sexual dos Cardinais no referido tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=16982

p@ck, quando quiseres és bem vindo para conhecer os aquários ao vivo, envia-me mp para combinar.

Nuno Mendes, os aparelhos electrónicos que viste são apenas para monitorizar a água do aquário: Monitor de pH Pinpoint (American Marine), Controlador de Potencial Redox (Sander), Ozonizador Sander (100mg/h), Controlador de pH Aquamedic 2001 C para controlar o pH no interior do reactor de Cálcio (ainda não está em funcionamento) e termômetro digital com registo de temp. máxima e mínima. Para além da informação que estes aparelhos me dão costumo também fazer análises químicas à água: Nitratos, Cálcio e KH. O repositor automático é da marca Tunze (Osmolator Universal 3155) e futuramente vai estar ligado a um reactor de kalkwasser igual àquele excelente projecto DIY da revista Aquário Magazine (foi o Luis Simões do Templo Aquático que "inventou" aquele esquema). Vai mantendo-nos actualizados desse teu projecto de 400l.

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Lá para dia 13 de Fev. (quando acabarem os exames…) coloco um tópico com o projecto do meu futuro reef. Por enquanto vou tirando umas ideias mas vai ser muito parecido com o do Diogo Lopes.

Desejo a melhor sorte para esse teu projecto fantástico e que continues a povoa-lo de muitas maravilhas!!!

Cmpts

Publicado:

Olá Ricardo,

Pelas descrições de todos, parece que está tudo a andar muito bem...

Por enquanto vou tirando umas ideias mas vai ser muito parecido com o do Diogo Lopes.

Por este andar ainda o vais montar primeiro que o meu... vou seguir com atenção e se tiveres alguma dúvida é só dizeres.

Publicado:

Olá Diogo,

Apesar dos corais moles se estarem a dar muito bem os duros não estão a gostar e como tal tenho o recife de 200l atafulhado de corais duros. A alga coralina está-se a desenvolver muito bem. As análises que faço à água não revelam nada, o escumador tira pouco, a Caulerpa cresce pouco (indica ausência de nutrientes), as tridacnas e todos os corais moles que tenho desenvolvem-se a olhos vistos. Julgo que este problema está relacionado com o pouco tempo que o aquário tem (ainda não fez 3 meses). Há aqui factores que contribuem para a boa saúde dos corais duros que estão para além dos testes que fiz e também dos meus conhecimentos!

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Publicado:
Realmente está tão espectacular que DEVE ser visto ao vivo (lá vai o pessoal fazer uma excursão a casa do Ricardo…).

ehehehe também quero RICARDO organiza la ai uma escursão a tua casa.. :)

Quero ver o peixinho que tenho no meu AVATAR :D

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Publicado:

Olá Ricardo,

Há aqui factores que contribuem para a boa saúde dos corais duros que estão para além dos testes que fiz e também dos meus conhecimentos!

Eu diria que o principal factor é efectivamente a maturidade do aquário! Os corais duros gostam de alguns nutrientes na água que filtram e utilizam na sua alimentação.

Publicado:
Por este andar ainda o vais montar primeiro que o meu... vou seguir com atenção e se tiveres alguma dúvida é só dizeres.

Era bom mas só para a semana é que vou encomendar os vidros, tubagens, etc.

E também tenho obras cá em casa que tão a andar à velocidade de caracol… :(

Vai ser mesmo parecido mas o refúgio em vez de ficar à esquerda vai ficar à direita…

André Filipe escreveu:

[ehehehe também quero RICARDO organiza la ai uma escursão a tua casa..

Quero ver o peixinho que tenho no meu AVATAR]

Levamos uns salgados… E depois fico eu a limpar a casa por ter falado na visita… :arrow::wink:

Publicado:

Ricardo

Aquele escumador grande que fizeste já está a funcionar?

Não podes pôr umas fotos… :wink::arrow:

Se isso funcionar bem ainda tento fazer um idêntico para o meu futuro reef. :(

Cmpts

Publicado:

Olá Nuno,

Faltam só umas colagens finais para começar a funcionar. Ontem estive a avaliar os níveis de água na coluna de reacção e a optimizar a válvula Venturi. Brevemente coloco aqui fotos e até um video do seu funcionamento.

Abraço,

Ricardo Rodrigues

• 1 mês depois...
Publicado:

olá,

GRande projecto o aquário ficou impecável...pra quando são essas novas fotos e o video??? :arrow:

Fiquem Bem

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá,

O meu "novo" aquário fez a semana passada 6 meses. Já comecei a introduzir alguns corais duros. No princípio do ano coloquei lâmpadas novas (hqi e actínicas). Após esta mudança notei que alguns dos corais perderam um pouco a cor voltando a ganhá-la meses mais tarde. Tenho feito todos os meses uma mudança de água correspondente a 10% o volume do aquário (75l). Adiciono frequentemente náuplios de artemia e rotíferos excedentes das culturas que mantenho para alimentar os Bangaiis e palhaços. Tenho alguns Turbo snails neste aquário que já produziram descendência.

Aqui fica uma sequência de fotos tiradas no início de fevereiro quando coloquei a cobertura do móvel - madeira de faia (ainda falta renovar a calha de iluminação):

159_5928.jpg

159_5940.jpg

159_5943.jpg

159_5948.jpg

159_5949.jpg

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

• 4 meses depois...
Publicado:

Isto está muito bom!! Podias-me mandar uma mp com o investimento que tiveste na construção do aquário (vidros).

Parabens!

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

• 5 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Parabéns pelo aquário, está espetacular!

Gostava de saber se o esqueleto em pinho do movél foi aparafusado entre si ou só levou cola e pinos de madeira?

estrutura_esqueleto.jpg

???

Um abraço,

Ivo Miguel

Publicado:

Olá Ivo,

O esqueleto foi aparafusado e também levou os tais pinos e cola para madeira em todo o lado. Depois de pronto foi tudo envernizado com verniz para soalho. As madeiras foram cortadas ao mm, depois foi só encaixar as peças.

Já viste o vídeo? http://www.reefforum.net/anexos/videos/RRo...gal_reef_00.WMV

Abraço,

Ricardo Rodrigues

• 7 meses depois...
Publicado:

Olá Carlos,

Aqui vai uma foto tirada a semana passada. Não tenho ainda muitos corais novos porque os que introduzi inicialmente vindos de outros aquários meus cresçeram e o espaço já não abunda. Estou a planear fazer uma alteração na população de corais que consiste em retirar a maior parte dos corais moles e introduzir mais corais duros.

E tu, já tens um aquário de recife?

IMG_1210_2.jpg

Abraço

Publicado:

Olá Ricardo,

Isso está de facto muito povoado. Há tempos que quero ver isso novamente ao vivo mas infelizmente das últimas vezes não foi possível... o tempo não abunda!

Quando quiseres passar por aqui diz qualquer coisa!

Já agora, vê-se muita Xénia no aquário ou é impressão minha?

Esse sarco está impressionantemente grande!!!

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Publicado:

Bom dia,

Quazar, se estiveres interessado tenho alguns fragmentos de corais moles e duros para venda.

João Cotter, quando quiseres aparecer já sabes que és bem-vindo, estou a planear fazer uma visita ao aquário do Pedro Costa, assim aproveito e vou ver o teu também. Na semana passada fiz uma poda valente à Xenia.

Abraço

Publicado:

Buenas Ricardo,

Falta de espaço? :oops::oops::lol: Com a poda ás xénias deve ter ficado muito espaço livre :lol::lol::lol:

Tenho um 70x40x40 feito por mim desde Fevereiro mas que só á dez dias atrás levou finalmente rocha viva/morta e areia viva e posso dizer que arrancou. Isto de morar numa ilha não facilita nada a coisa e sem os conselhos do Duarte Conceição, Nuno Prazeres e até do Octopus (malta que muito melguei mas que tiveram paciência de me aturar), acho que ainda n teria arrancado :):oops:

Agora é esperar por Agosto, altura que penso voltar a esses lados, para começar a encher com alguns corais moles e quem sabe até mesmo uns peixes... vamos a ver o que os testes dizem da qualidade da água nessa altura. Se tudo correr bem meto depois umas fotos com algo mais que rocha a maturar, uns camarões da costa e uns caramujos :lol::lol::oops:

"O tamanho não interessa, mas sim o que consegues e sabes fazer com ele." :twisted::twisted::twisted:

O meu nano - http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45238

Publicado:
e obrigado pelo conselho em relaçao as algas vermelhas

e já agora qual foi?? È que tenho uma praga omg

Já agora parabens pelo aquario. Que tal umas fotos parciais para podermos ver os promenores?

abraço