@Phoenix Publicado Julho 4, 2009 Publicado Julho 4, 2009 (editado) Boas, estou-me a iniciar lentamente em plantados, actualmente com 60L (50 úteis) e em breve ~200L. Tenho lido bastante aqui no fórum sobre fertilização mas continuo com algumas dúvidas. Faço a fertilização de Macros com base nos testes de NO3 e PO4, o problema é, antes e depois do fotoperiodo os resultados são diferentes e entendo porquê, agora, fertilizo com base em quais resultados? Nos de antes do fotoperiodo, nos depois ou na diferença dos depois menos dos do antes? Faço-me entender? Outra dúvida é, fertilizar de quanto em quanto tempo? Actualmente fertilizo com Ferro da HA de 3 em 3 dias e Micros (Sera Florena (a acabar, depois Flourish Trace)) uma vez por semana. Tenho também aqui PO4 e K da HA mas visto não saber em que dados me basear, não comecei. Dados do Aquário: 50L úteis PH: 6 KH: 1 GH: 2 ou 3 (não me lembro) NO3: entre 5 e 10ppm PO4: entre 0.02 e 0.05ppm Substrato: Akadama Injecção de CO2 (Aquaristic) Desde já, obrigado. Cumps. :D Editado Julho 4, 2009 por @Phoenix
Fernando Freire Publicado: Julho 25, 2009 Publicado: Julho 25, 2009 Olá Tenta fazer testes no fim do fotoperiodo. Tens o GH talvez um pouco baixo... se o subisses não fazia mal (tipo 5) mas se não o "puderes" também não é grave. "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
@Phoenix Publicado: Julho 26, 2009 Autor Publicado: Julho 26, 2009 Olá Tenta fazer testes no fim do fotoperiodo. Tens o GH talvez um pouco baixo... se o subisses não fazia mal (tipo 5) mas se não o "puderes" também não é grave. Boas, obrigado pela resposta Faz todo o sentido testar depois, é o que estou a fazer e no que me estou a basear para fertilizar. Quanto ao GH, introduzi um pequeno pedaço de rocha de coral no filtro de-manha e neste momento tenho GH a 4 e PH a 6.4, espero que se mantenha por aqui, pelo menos o PH. Cumps.
Godlike Publicado: Julho 26, 2009 Publicado: Julho 26, 2009 Boas, como já foi dito deve-se fazer 2x testes (um antes do foto periodo começar e outro quando o fotoperiodo acabar). Comparando os valores, consegues apurar o que está a ser gerado em excesso ou o que está a ser gerado em pouca quantidade... Podes continuar a fazer a mesma acção por mais dias para teres a certeza dos valores dos testes.. Após isso sabes quais os macros que deves repor diáriamente ou de 2x em 2x dias como achares melhor.. Os micros nutrientes convém fertilizar em dias diferentes da fertlização dos macros! (Convém) O Ferro depende um pouco das plantas que tens (desde que o valor de Fe ande perto dos 0.25 a 0.5ppm) Nota: Se fertilizares de 2 em 2 dias as doses tb duplicam em comparação a fertilizar todos os dias! Aumentares o GH é bom para as plantas, pois o Mg e Ca quanto maior for a dureza maior será a disponibilidade deles na coluna de água.. ( penso que 5ºDGH será o ideial) Cumps Cumps
@Phoenix Publicado: Julho 27, 2009 Autor Publicado: Julho 27, 2009 Boas, como já foi dito deve-se fazer 2x testes (um antes do foto periodo começar e outro quando o fotoperiodo acabar). Comparando os valores, consegues apurar o que está a ser gerado em excesso ou o que está a ser gerado em pouca quantidade... Podes continuar a fazer a mesma acção por mais dias para teres a certeza dos valores dos testes.. Após isso sabes quais os macros que deves repor diáriamente ou de 2x em 2x dias como achares melhor.. Os micros nutrientes convém fertilizar em dias diferentes da fertlização dos macros! (Convém) O Ferro depende um pouco das plantas que tens (desde que o valor de Fe ande perto dos 0.25 a 0.5ppm) Nota: Se fertilizares de 2 em 2 dias as doses tb duplicam em comparação a fertilizar todos os dias! Aumentares o GH é bom para as plantas, pois o Mg e Ca quanto maior for a dureza maior será a disponibilidade deles na coluna de água.. ( penso que 5ºDGH será o ideial) Cumps Boas, Fertilizo com macros todos os dias, com ferro de 3 em 3 como recomenda a HA e com micros duas vezes por semana (enquanto não acaba o Sera Florena) dividindo a dose semanal recomendada por 2. A fertilização de Macros e Micros não é em dias diferentes mas é em separado, Micros e ferro a noite em dias separados e Macros todas as manhãs. Em relação aos Macros, diz-se que para evitar as Green Spots se deve ter pelo menos 1ppm de PO4, mas as minhas plantas apenas consomem 0.5ppm diários, significa isso que tenho que fertilizar sempre em excesso para no fim do fotoperiodo ter 1ppm na coluna de agua? Cumps.
@Phoenix Publicado: Agosto 11, 2009 Autor Publicado: Agosto 11, 2009 Em relação aos Macros, diz-se que para evitar as Green Spots se deve ter pelo menos 1ppm de PO4, mas as minhas plantas apenas consomem 0.5ppm diários, significa isso que tenho que fertilizar sempre em excesso para no fim do fotoperiodo ter 1ppm na coluna de agua? Esta duvida continua-me a matar pois aplica-se aos outros fertilizantes, continuo sem perceber de as doses recomendadas são ao começar o fotoperiodo ou se no fim. Aguardo resposta. Cumps.
Just_me Publicado: Agosto 12, 2009 Publicado: Agosto 12, 2009 tens green spot em abundancia? sim - estás a fazer mal não ou o seu crescimento é muito lento - estás a fazer bem encara os valores como um referencia, e não como uma regra absoluta, que te levará à perdição caso não seja cumprida. se tens 1 ppm e o teu aquario consome 0,5 podes colocar 0,5 todos os dias de manha, se te esqueceres um dia... não é por ai que vem mal ao mundo. Fazer testes todos os dias? de manha e à noite? não me parece uma boa solução. Vais continuar essa rotina eternamente? é que todos os dias o aquario muda ligeiramente... Quando comecei a fertilizar e já foi há alguns anos atrás, tinha noção dos ppm, tinha noção dos ppm que introduzia, mas raramente fazia testes, e nunca eram exaustivos,( não que dizer que não se façam, ou que seja mau faze-los), era tudo baseado em ver e ajustar. Fertilizar e ter algas, perceber o que causa as algas, corrigir e passar a ter outras algas, ler mais um bocado, mudar mais um bocado as coisas, aparecerem plantas com problemas, corrigir mais um bocado e a certa altura percebes o que está a acontecer, e as algas saem de controlo mais raramente, as plantas estão mais bonitas. Continuas a experimentar e a ler e a colocar as plantas mais verdes ou mais vermelhas, mais densas ou menos densas, e deixas de ter testes e valores rigidos. demora tempo e por vezes é chato, mas acho menos chato do que fazer testes 2 vezes ao dia... e certamente vais perceber melhor as coisas, do que seguindo parametro fixos. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
@Phoenix Publicado: Agosto 12, 2009 Autor Publicado: Agosto 12, 2009 tens green spot em abundancia? sim - estás a fazer mal não ou o seu crescimento é muito lento - estás a fazer bem encara os valores como um referencia, e não como uma regra absoluta, que te levará à perdição caso não seja cumprida. se tens 1 ppm e o teu aquario consome 0,5 podes colocar 0,5 todos os dias de manha, se te esqueceres um dia... não é por ai que vem mal ao mundo. Fazer testes todos os dias? de manha e à noite? não me parece uma boa solução. Vais continuar essa rotina eternamente? é que todos os dias o aquario muda ligeiramente... Quando comecei a fertilizar e já foi há alguns anos atrás, tinha noção dos ppm, tinha noção dos ppm que introduzia, mas raramente fazia testes, e nunca eram exaustivos,( não que dizer que não se façam, ou que seja mau faze-los), era tudo baseado em ver e ajustar. Fertilizar e ter algas, perceber o que causa as algas, corrigir e passar a ter outras algas, ler mais um bocado, mudar mais um bocado as coisas, aparecerem plantas com problemas, corrigir mais um bocado e a certa altura percebes o que está a acontecer, e as algas saem de controlo mais raramente, as plantas estão mais bonitas. Continuas a experimentar e a ler e a colocar as plantas mais verdes ou mais vermelhas, mais densas ou menos densas, e deixas de ter testes e valores rigidos. demora tempo e por vezes é chato, mas acho menos chato do que fazer testes 2 vezes ao dia... e certamente vais perceber melhor as coisas, do que seguindo parametro fixos. Não faço testes todos os dias, faço uma vez por semana antes e depois do fotoperiodo para me certificar que está tudo correcto. As Green Spot tem um crescimento lento e não são em abundância, apenas em 2 ou 3 folhas de uma anubia barteri (que por acaso são as folhas mais antigas), já nas 3 petit não tem nada e em 1 das 2 Echinodorus ozelot também em 2 folhas mais uma vez, nas mais antigas, se então não é culpa da fertilização terei que investir nuns caracóis . Obrigado pela resposta, fiquei esclarecido. Cumps.
Recommended Posts