Recommended Posts

Publicado (editado)

boas pessoal para quem não tem conhecimento tal como eu não tinha, existe uma espécie de filtro que tem cerca de 10 cm que se liga na entrada ou na saída do filtro, este trabalha através de iões que anula o gh e kh,para quem tem o mesmo problema que eu tinha como gh a 20,esta e uma boa soluçaõ para evitar resinas e gastar muito dinheiro em sistemas de osmose, fica aqui a dica para saberem mais e so falar cmg

P1010001_2.jpg

P1010002.jpg

Editado por nmvmartins

BOA AQUARIOFILIA, NUNO MARTINS
O meu feedback

Publicado:

mas isso são resinas, resinas de permuta iónica... normalmente mistas.

quer dizer, também há outras aldrabices no mercado que fazem "magia", espero que não seja o caso.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Por acaso nao estas a falar de qq coisa parecida com isto ? http://www.ecoaqualizer.com/aquarium.htm

ha algum tempo conheci quem quem estivesse a utilizar isto e falava-me de beneficios .... mas sempre fiquei cá com as minhas dúvidas da verdadeira eficacia deste sistema...

mts cumprimentos,

jamartins

Publicado:

e isso tem nome e site? para perceber como é que uma coisa que nao se gasta faz descer gH e kH ???

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 2 semanas depois...
Publicado:
e isso tem nome e site? para perceber como é que uma coisa que nao se gasta faz descer gH e kH ???

Ya tambem estou interessado em saber...dava um jeitão que a agua de Lisboa parece pedra!! lolol

Publicado:

mesmo com as fotos e pesquisando...nao vai dar a lado nenhum... a não ser a uma companhia teoricamente comprada por outra...

se houver algum sitio onde explique como uma coisa que não se gasta baixa o kh e o gH...

Publicado:

Olá.

mesmo com as fotos e pesquisando...nao vai dar a lado nenhum... a não ser a uma companhia teoricamente comprada por outra...

se houver algum sitio onde explique como uma coisa que não se gasta baixa o kh e o gH...

O que eu gosto mais, é a mítica do:

"Não tem químicos...", ou então, "funciona com iões". Querem ver que iões não fazem parte da química... ;)

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)
(...)

... e não tem químicos, só iões... ;)

PS. O Luís foi mais rápido... :D

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
pois químicos não tem, o certo e que tinha um gh de 23 no meu aquário e já esta nos 10 depois de estar a funcionar 2 dias

Bem, depois hás-de dizer afinal o que tem, pois para afirmares que não tem químicos deves saber o que tem. Já agora diz ao pessoal o que entendes por químicos, para que fiquemos a saber se é a tua noção de químico que está distorcida ou se o filtro não tem mesmo químicos...

Passando essa fase, oo que é certo é que "resulta", pois já tens o gh a 10...

É esse valor que queres?

Se sim, está no ponto e agora?

O aparelho que não tem químicos, admitindo que não está saturado, vai continuar a baixar o gh? Se vai tens de pensar numa forma de o "desligar".

Se o aparelho já está saturado, vai manter-te o gh de 10, pois já não adsorve mais... e na próxima TPA?

Ou seja, tens de pensar numa forma de "ligar" e "desligar" o aparelho, (controlar o seu efeito).

Cumps

Publicado:

pois comprei um pouco isto naquela de experimentar como uma segunda opção em relação a uma osmose porque o meu problema e mesmo a dureza da água, pelo que me disseram ele vai baixar ate a um certo nível o gh e o kh, em relação aos químicos funciona tipo se meteres uma pedra calcaria na agua sabes que vai subir o ph então aqui acontece o mesmo , mas funciona com iões, resultados só vou obter afim de um mês, informação acerca disto tb não encontro nada na net

O meu feedback

Publicado:
pois comprei um pouco isto naquela de experimentar como uma segunda opção em relação a uma osmose porque o meu problema e mesmo a dureza da água, pelo que me disseram ele vai baixar ate a um certo nível o gh e o kh, em relação aos químicos funciona tipo se meteres uma pedra calcaria na agua sabes que vai subir o ph então aqui acontece o mesmo , mas funciona com iões, resultados só vou obter afim de um mês, informação acerca disto tb não encontro nada na net

Nuno... e tu sabes o que são iões para dizeres que isso não são químicos?

Bem, de qualquer forma isso nem deve ter iões, pois os compostos iónicos são muito solúveis em água. O que isso deve ter é uma resina de permuta iónica, como já foi dito. (e vai saturar)

Mantém-te atento aos níveis de gh, não vão descer abaixo do que queres ou deixar de fazer efeito quando saturar.

Cumps

Publicado:

quando digo químicos são químicos que se vão libertar na água, pois valos la ver como se comporta, se vão vai para trocar porque garantiram-me que não saturava, uma caixa de resina para o mesmo efeito custa 13 euros porque raio este ia custar 60 euros e ia ter a mesma duração da resina

O meu feedback

Publicado: (editado)
assim a osmose inversa tb tem químicos porque também utiliza resinas

E há (ou haveria) algum problema nisso? Tudo o que existe que tenha "massa" é um químico... constituído pela associação de um ou vários dos pouco mais de 100 elementos conhecidos. O resto é conversa... nenhum dos que te responderam disseram que a osmose ou outra coisa qualquer não tem químicos, ou que os tem. Tu é que disseste que o aparelho que compraste não tem químicos, mas sim iões... o que é, logo à partida uma contradição!

Mas passando à frente disso, vou apelar a que uses um pouco a cabeça... para questionar se faz sentido pensar que o filtro não vai saturar...

Reduziste cerca de 10º o gh. Isto pode representar que será cerca de 180 mg/L ou seja, por cada litro de água que tens no aquário entraram 180 mg de sais (fundamentalmente sais de cálcio e magnésio).

Achas que eles vão continuar a entrar nesse filtro minúsculo até quando? (não te esqueças que são 18 g de sais por cada 100 L, se eu tiver feito as contas como deve ser e se consultei adequadamente o valor de 1º...)

A menos que isso tenha uma forma de regenerar, vai saturar rapidamente...

Cumps

Editado por AGA

Publicado:
assim a osmose inversa tb tem químicos porque também utiliza resinas

estou a ver se entendo este dialgo mas ainda nao persebi a molecula da agua tem ioes positivos e negativos

logo pode-se medir dh e kh

dh dureza da agua se a agua branda ou dura

kh dureza karbunada medida dos ioes positivos ou negativos

o que eu entedo e pouco mas se tiver dh com agua dura logo ph e alto

se tiver kh com medidas baixas e ph alto tem algum no aquario que aumenta o ph ( calcario)

o filtro de osmose inversa tem uma menbrana que faz com que a agua passe por cartuxo 5 ou menos micras de uma seramica e pro um cartuxo carvao com poucos micras logo fica a 0 tudo o que a agua pousa ter mas nao altera a natureza da agua dh o mesmo kh alguma coisa mas pouco

e o que se passa com a agua que eu utilizo

:)

Publicado:

pois todas essas perguntas eu fiz ao gajo da loja,porque se saturar mais vale investir numa osmose, mas como o meu problema e só a dureza nem é o no3 e po4 preferia ter uma coisa só para a dureza, quando digo químicos e desculpem se disse alguma asneira falo sim eu querer evitar tipo aqueles produtos que utilizam para baixar o ph, não sei se me fiz entender, sei que há produtos que sao interferir com a saúde de invertebrados que são sensíveis, e é isso que eu quis evitar por isso comprei para experimentar, estranho e que na entrada da agua esta devia se dispersar por dentro deste filtro o que não acontece parece um tubo com uma entrada e uma saída dentro deste filtro.se isto fose tipo massas filtrantes dentro do filtro não resultaria melhor?

O meu feedback

Publicado:
pois todas essas perguntas eu fiz ao gajo da loja,porque se saturar mais vale investir numa osmose, mas como o meu problema e só a dureza nem é o no3 e po4 preferia ter uma coisa só para a dureza, quando digo químicos e desculpem se disse alguma asneira falo sim eu querer evitar tipo aqueles produtos que utilizam para baixar o ph, não sei se me fiz entender, sei que há produtos que sao interferir com a saúde de invertebrados que são sensíveis, e é isso que eu quis evitar por isso comprei para experimentar, estranho e que na entrada da agua esta devia se dispersar por dentro deste filtro o que não acontece parece um tubo com uma entrada e uma saída dentro deste filtro.se isto fose tipo massas filtrantes dentro do filtro não resultaria melhor?

Ao que paree resultou bem, daí a dureza ter baixado para metade.

O problema é saber se satura ou não e, a menos que me esteja a escapara alguma coisa e que seja possível regenerar isso, deve saturar.

Vamos ver com o tempo (e as TPA's) se o dispositivo te consegue manter a dureza nos níveis que queres (nem abaixo, nem acima).

Se agora te está a manter isso nos 10º a questão que me coloco é porque não está a baixar (a menos que exista algum tipo de controlo ou que as eventuais resinas que tem funcionem com uma espécie de equilíbrio químico que desconheço existir).

Enfim, vai actualizando, nem que seja para o pessoal saber se pode contar com isso ou não.

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!