fkessler Publicado Julho 2, 2009 Publicado Julho 2, 2009 Estou a montar uma nova vateria de aquarios são 4 aquarios de 125L cada e comprei uma bomba de ar Mistral 2000. Resolvi tentar fazer os filtros em vez de comprar, mandei vir dos EUA as esponjas dos filtros Hydro (ver link). Pareceram ser bastante bons e como o dolar está baixo acabou por sair barato. Com um tubo de 3cm de diametro fiz os furos na area onde assentavam as esponjas. O problema é que parece que a bomba que até tem 6 saidas, não tem força para 4 filtros!! Quando ponho os 4 a trabalhar um deles não dá nada. e até tenho as duas outras saídas da bomba fechadas para não ter perdas. Não sei porque motivo uma bomba que deve dar cerca de 1600L/h não tem força para 4 filtros. Os aquarios têm 40cm de altura, e os tubos dos filtros ficaram com 20cm, de puser o último mais perto da superficie da agua ele até trabalha quando o ponho para baixo.... vai-se. Parece que não tem pressão suficiente. Agradeço a vossa ajuda para este problema. Citar Moderador | Membro #:9
Antonio Violante Publicado: Julho 2, 2009 Publicado: Julho 2, 2009 ola os tubos nao serao largops de mais esperimenta meteres uma mangueira igual ah dos filtros externos 16/22 mm de diametro e ver se trabalha melhor mas antes podes meter uma torneira em cada filtro e ires ajustando o ar a medida que precisas Citar TOYOTA
fkessler Publicado: Julho 3, 2009 Autor Publicado: Julho 3, 2009 Pois, estava a pensar hoje, que realmente 3cm de diametro pode ser muita agua para levantar. E assim julgo que mesmo com a Aquamedic a pressão é muita.... ou seja, ou ponho uma bomba para cada filtro ou tenho que por filtros novos... Citar Moderador | Membro #:9
fkessler Publicado: Julho 3, 2009 Autor Publicado: Julho 3, 2009 Bom realmente depois de falar com mais algumas pessoas e de pensar na possível causa para o problema resolvi testar a teoria de que a coluna de água dos filtros feitos com as esponjas que encomendei era demasiado para a bomba, mesmo sendo uma Mistral 2000. O que reparei é que por exemplo um filtro como sera 300L tem um tubo com 1cm, ou seja 1/2 da largura o que se traduz em uma área e um volume de água muito inferior, o que gera menos pressão sobre o ar para que a bomba possa operar. Comprei 2 filtros da sera de 300L e combinei, 1 diy com 1 sera, e resulto, ou seja diminui o total do volume da coluna de agua que a bomba suporta nos filtros e assim consegui aumentar o número de filtros por aquario.... Estamos sempre a aprender:) Espero que ajude quem um dia passe pelo mesmo dilema Citar Moderador | Membro #:9
Recommended Posts